Pense em todas as fabricantes europeias de supercarros que você conhece. Boa parte delas é italiana (Ferrari, Lamborghini), algumas são britânicas (Aston Martin), há uma ou outra francesas (Bugatti) e algumas têm origem mista (como a Pagani, cujo fundador é um argentino radicado na Itália). Agora, quantos supercarros que você conhece vieram, sei lá... da República Tcheca? Nós conhecemos ao menos um: o MTX Tatra.
Se o nome não lhe é estranho, há uma boa razão: a Tatra é uma das mais antigas fabricantes de automóveis do mundo — foi fundada em 1850, quando começou a fabricar carruagens para cavalos. Em 1891 a empresa passou a fabricar vagões ferroviários e, naquele mesmo ano, seu fundador, Ignác Šustala, morreu.
O então diretor técnico da Tatra, Hugo Fischer von Roeslerstamm, assumiu a empresa a partir dali e, em 1897, comprou um dos primeiros automóveis desenvolvidos por Karl Benz na Alemanha. Inspirado por ele, projetou o Tatra Präsident — uma "carruagem sem cavalos" que,