nos ultimos anos o mercado automobilistico passou por aquela sensaçao de terra parada devido as consequencias da pandemia e suas respectivas quarentenas projetos que seriam lançados foram adiados a quebra da cadeia de insumos acabou levando a paralisaçoes e mesmo quem quisesse lançar algo novo corria o risco de nao conseguir entregar o que prometeu ou melhor o que vendeu foram tempos dificeis mas que aos poucos vao ficando para tras a medida em que a normalidade da cadeia produtiva se reestabelece nao que o mundo esteja em pleno funcionamento afinal o pessoal na europa ainda esta com alguns problemas em relaçao ao fornecimento de energia eletrica — vejam so a ironia logo depois de aprovar o fim dos motores a combustao para ter apenas carros eletricos mas o que eu me refiro e a questao do aço e dos semicondutores que deu uma boa agitada na industria entre 2020 e 2022 e segundo o pessoal do ramo deve começar a se normalizar a partir de agora por isso tambem 2023 sera um ano mais promissor em termos de lançamentos do que foi 2022 e como fazemos habitualmente nos inicios de ano vamos ver os lançamentos mais aguardados no brasil e no mundo começando por aqui mesmo teremos tres modelos ja apresentados no ano passado mas que chegarao somente neste ano as lojas honda civic type r toyota gr corolla e a nova geraçao da ford ranger honda civic type r e toyota corolla gr os mais aguardados claro sao os dois esportivos primeiro porque foi uma enorme surpresa por parte da toyota anunciar para o brasil um carro tao nichado quanto o gr corolla que tem um que de especial de homologaçao dos anos 1980 e 1990 especialmente depois de flertar com o publico entusiasta trazendo o gt86 e na hora h nao aparecer na festa a honda que tem um historico importante na historia dos hot hatches oferecidos no brasil percebeu que nao poderia ficar fora dessa e logo anunciou a vinda do type r nada como um pouco de concorrencia para destravar algumas decisoes nao o pessoal da honda alias embora tenha claramente decidido trazer o type r so por causa do gr corolla merece uma mençao honrosa por ter trazido nada menos que cinco geraçoes do civic esportivo de forma oficial para o brasil — tivemos os vti de quinta e sexta geraçao e depois os si de oitava nona e decima nenhuma outra marca fez isso por aqui — nem mesmo a volkswagen com seus gti faça as contas depois alem de termos finalmente os esportivos pra valer por aqui a vinda da dupla significa que ainda teremos um duelo de hot hatches nesta decada — algo que todos juravam que iria acabar com o fim do sandero rs com a sutil decepçao do polo gts e da transformaçao do golf gti em jetta gli como oferta a quem procura um volkswagen mais esportivo as armas do duelo ja foram apresentadas o gr corolla tera uma versao do compacto girador vocal e maravilhoso tricilindrico do gr yaris chamado g16e gts em toyotes este motor de tres cilindros turbo de 1 6 litros produz nada menos 300 hp a 6 500 rpm e 37 7 mkgf de 3 000 a 5 500 rpm e a maior potencia declarada de serie deste motor ate agora; no gr yaris fica em 271 hp o aumento vem de um escapamento de saida tripla que reduz o backpressure e melhora o fluxo de escapamento um novo sistema de resfriamento do pistao por jatos multiplos de oleo valvulas de escape maiores e dutos de admissao usinados como num motor preparado o cambio sera uma caixa manual de seis velocidades com rev matching o punta tacco eletronico a alavanca e do tipo short shifter que a toyota diz ter uma posiçao onde o braço do motorista e naturalmente abaixado da direçao a traçao e nas quatro rodas permanente com configuraçoes de divisao de torque dianteiro traseiro selecionaveis de 60 40 50 50 e 30 70 a carroceria hatchback e inedita aqui no brasil no corolla e usa uma versao modificada da plataforma ga c com pontos de solda adicionais para a estrutura para fortalecer as juntas e uso extensivo de adesivo estrutural o capo e os paineis externos das portas dianteiras sao de aluminio para reduzir peso os para lamas sao alargados o fundo do carro e plano para reduzir o arrasto o peso total ficou nos 1 473 kg aceitavel para um carro de traçao integral com espaço para cinco pessoas ja o honda civic type r tera o motor turbo k20 de 2 0 litros e a transmissao manual de seis velocidades da geraçao anterior mas evoluindo os de uma forma gradual e definitiva a versao americana foi de 306 hp para 315 hp — 310 cv para 319 cv embora esse numero acabe arredondado para 320 cv pois a conversao exata e 319 347 cv ao que tudo indica o aumento na potencia se deveu a uma pequena variaçao na pressao do turbo e no comando de valvulas — nao ha detalhes mas a ficha tecnica mostra que a pressao do turbo passou de 23 2 psi 1 58 bar para 23 3 psi 1 61 bar e que o torque maximo alem de aumentar de 40 7 kgfm para 42 8 kgfm tambem e atingido 100 rpm mais tarde a partir de 2 600 rpm e nao mais 2 500 rpm a potencia maxima continua chegando as 6 500 rpm e o corte foi mantido em 7 000 rpm e um pouco frustrante saber que existe um type r de 330 cv e ele nao sera vendido por aqui especialmente se os rumores de que o carro ficou 40 kg mais pesado forem verdadeiros — a ficha tecnica ainda nao revelou o peso do carro mas ela revelou a relaçao de marchas que e quase a mesma da geraçao anterior as diferenças sao a sexta marcha e a marcha a re muito sutilmente quase insignificantemente alongadas a sexta de 0 735 1 para 0 734 1; a re de 3 758 1 para 3 757 1 e o diferencial mais longo passando de 4 111 1 para 3 842 1 outra relaçao modificada muito sutilmente e a da caixa de direçao que passou de 11 7 1 para 11 6 1 — o que significa que antes a direçao tinha 2 1 voltas 756º e agora tem 2 12 voltas e 763 2º de batente a batente nem todo mundo vai notar barras estabilizadoras tem a mesma medida nos dois eixos a dianteira foi mantida tubular com 29 mm x 5 mm e a traseira continua solida com 20 5 mm de espessura os freios tambem foram mantidos os mesmos da geraçao anterior com discos de 350 5 mm na frente e 304 8 mm na traseira a mudança mais significativa desta nova geraçao nesse setor do chassi foram as rodas a geraçao anterior usava rodas de 20 polegadas com tala de 8 5 polegadas e o novo modelo usa rodas de 19 polegadas com tala de 9 5 polegadas por isso os pneus tambem sao mais largos — 265/30 vs 245/30 da geraçao anterior apesar do aumento sutil na potencia o civic type r ainda tem mais folego que o toyota corolla gr seu rival quando desembarcar por aqui o corolla gr usa um motor 1 6 turbo de tres cilindros e 304 cv enquanto o civic como vimos mantem o 2 0 turbo agora com 319 cv ele certamente sera mais pesado que o antecessor mas o corolla gr nao sera leve afinal tem uma vantagem sobre o type r que no fim pode ser uma penalidade a traçao integral que nunca e um sistema leve infelizmente teremos que esperar mais uns meses para descobrir como um se sai contra o outro e qual deles sera melhor apostas agora sobre os preços ambos custam entre us$ 35 000 e us$ 45 000 nos eua considerando os preços praticados pela honda e pela toyota por aqui em outros modelos importados a estimativa e que se o dolar se mantiver no patamar atual eles venham por entre r$ 280 000 e r$ 340 000 ford ranger lembra do revival da autolatina em escala global que ford e volkswagen fariam com as novas geraçoes da ranger e da amarok pois bem o negocio melou por aqui neste cone ao sul da america a volkswagen decidiu que a amarok nao tera uma nova geraçao produzida na argentina e com isso a ford ira bancar sozinha a produçao da nova geraçao da ranger nesta nova geraçao a ranger ganhou o mesmo estilo de design adotado na f 150 e na maverick e embora tenha mudado por inteiro ela ainda conservou alguns elementos esteticos da atual geraçao como a leve dobra na base da janela das portas traseiras e sua area envidraçada em geral com algum esforço voce conseguira ver um design evolutivo na dianteira especialmente no modelo com a grade na cor da carroceria a ford nao revelou detalhes sobre a estrutura mecanica da picape mas confirmou que o chassi foi atualizado e tem uma estrutura dianteira feita por hidroformaçao para abrir mais espaço no cofre do motor permitindo a instalaçao do motor v6 e tambem de outras tecnologias de propulsao — espera se que a ranger ganhe um powertrain hibrido na europa o eixo dianteiro foi sutilmente avançado para permitir um melhor angulo de ataque o que tambem resultou em um entre eixos 50 mm mais longo no eixo traseiro a novidade e o reposicionamento dos amortecedores para suavizar a rodagem tanto em estrada quanto fora dela falando sobre off road a ranger tera dois sistemas 4×4 dierentes o primeiro e um 4×4 com acionamento eletronico e o segundo e um sistema integral permanente nos dois eixos as bitolas estao 50 mm mais largas o que serviu especialmente para aumentar o espaço da caçamba outra novidade foi a modificaçao da tampa da caçamba para que ela possa ser usada como uma bancada improvisada alem da instalaçao de pontos de suporte de ferramentas e mais pontos de amarraçao na caçamba o estilo mais moderno da carroceria foi acompanhado pelo visual mais sobrio da cabine — um padrao comum na atual geraçao de automoveis ja que o estilo clean e a sobriedade sao frequentemente associados a modernidade como esperado a picape ganhou um quadro de instrumentos digital e um novo sistema multimidia com uma tela vertical de 10 1 ou 12 1 polegadas de acordo com a versao o sistema tem uma tela dedicada aos modos off road com monitoramento da traçao angulo da direçao inclinaçoes e rolagem do carro ele tambem tem integraçao com o aplicativo fordpass que permite controlar remotamente algumas funçoes do carro como a partida e o ar condicionado alem de acessar informaçoes do carro julgando pelas fotos os materiais da cabine parecem ter ficado mais refinados como algo que normalmente se encontraria no focus e no fusion e nao em uma picape ainda nao ha muitos detalhes sobre versoes e pacote de equipamentos mas a ford ja confirmou que a ranger tera uma base de recarga por induçao para smartphones e mais compartimentos de armazenamento sob os bancos traseiros sob o capo a versao de topo agora tem um v6 turbodiesel de tres litros no lugar do duratorq 3 2 a ford diz que ele tem niveis interminaveis de potencia e torque mas nao diz quanto exatamente e a rollsroycizaçao da potencia na ford quanto tem o suficiente o motor 2 2 tambem foi para o espaço e no lugar dele veremos tres variaçoes de um 2 0 de quatro cilindros uma delas usa dois turbos e a outra tem um so turbo porem sera oferecida com dois niveis de potencia ela tambem tera um motor a gasolina o mesmo 2 3 ecoboost do bronco e do mustang e que desconfio nao sera oferecido por aqui devido ao nosso anacronico e insensato empoeirado e conveniente ipi baseado no deslocamento dos motores em vez de qualquer outro fator mais sensato a essa altura de 2030 aqui vale notar que nem todas as versoes da ranger com motor a diesel serao oferecidas em todos os mercados a ford evidentemente fara um mix de versoes mais adequado a cada mercado as transmissoes serao tres manual de seis marchas automatica de seis marchas e uma versao atualizada do automatico de dez marchas mustang s650 todo mundo ja viu tudo o que precisava ser visto sobre a nova geraçao do mustang mas ele so chegara as lojas americanas nao aquela que voce pensou na metade deste ano ao brasil ainda e uma incognita mas a ford certamente trara o carro — por nao ter muito mais o que trazer mas tambem porque o carro arrebentou de vender por aqui no brasil so faz sentido que ele seja vendido na versao gt e derivadas com o motor v8 e o mesmo v8 coyote dos mustang anteriores mas agora em uma quarta geraçao do motor que ganhou uma serie de atualizaçoes que incluem modificaçoes estruturais carter reprojetado e sistema de admissao dupla com duas borboletas as mudanças trouxeram 30 cv a mais levando o mustang gt aos 487 cv e 57 2 kgfm e ainda ha o escape ativo que aumenta a potencia para 493 cv quando aberta a valvula acima do gt ha outra versao que poderia ser trazida se a ford quiser minha opiniao a dark horse desenvolvida pelo pessoal da ford performance ela usa uma derivaçao do motor coyote modificada com pistoes e bielas forjadas virabrequim balanceado para maiores velocidades de pistao e maior taxa de compressao comandos de valvula reforçados e com perfil proprio desta configuraçao que permitem ao motor chegar a 7 500 rpm por ultimo na entrada da linha esta o mustang ecoboost com seu motor 2 3 turbo remetendo ao mustang turbo fox body mais sensato que um mustang v6 o motor agora e baseado na arquitetura modular power cylinder o que indica que a familia duratec/mazda l nao e mais usada como base para esta geraçao dos powertrains ecoboost ele tem uma nova relaçao de diametro e curso injeçao dupla e comando de valvulas variavel alem de recirculaçao de gases do escape e turbo de fluxo duplo essa nova configuraçao levou o mustang ecoboost aos 319 cv e 48 3 kgfm quando abastecido com gasolina premium e um aumento de apenas 5 cv em relaçao ao mustang ecoboost atual porem suficiente para torna lo o mustang mais potente de todos sem um v8 corvette z06 um corvette que pretende ser mais ferrari que a propria ferrari como disse o mao na ocasiao da apresentaçao do vette z06 desta oitava geraçao a principal mudança alem da posiçao do motor claro e que o v8 agora e o novo lt6 um v8 de 90° com o mesmo espaçamento entre cilindros de todos os v8 chevrolet de bloco pequeno desde o primeiro de 1955 4 4 polegadas ou 111 8mm mesmo o v8 lotus do c4 zr1 o unico outro motor dohc na historia do corvette mantinha esta distancia entre centros mas como era o motor lotus este e totalmente novo sem nenhuma relaçao com qualquer outro segundo a gm nem mesmo o cadillac blackwing v8 descontinuado recentemente como se imaginava e simplesmente o mais potente v8 aspirado da historia com 670hp e 63 6 mkgf de torque o motor e um dohc com quatro valvulas por cilindro e virabrequim plano injeçao direta com uma admissao elaborada de duas borboletas grandes que parece saida direto de um ferrari 458 mede 104 25mm x 80mm para um total de 5 5 litros e atinge potencia maxima a 8400rpm o corte como prometido ocorre a 8600rpm e o cambio e o mesmo dct de 8 velocidades mas com relaçao final mais curta o time de desenvolvimento do carro nao tem problema em dizer testaram tanto a ferrari 458 aspirada e a 488 turbo e decidiram que o objetivo devia ser superar a 458; o carro mais novo era simplesmente menos satisfatorio era apenas mais veloz nao melhor e o z06 dizem eles sera mais incrivel que qualquer um dos dois mas o carro nao e so motor claro e 9 4 cm mais largo do que o c8 normal acomodando enormes pneus traseiros com 345mm de largura as rodas agora medem 20 e 21 polegadas frente/atras as maiores rodas ja montadas em corvette rodas de fibra de carbono opcionais fazem um carro 18 4kg mais leve e na massa nao suspensa mas a um preço maior nao revelado ainda os para choques dianteiro e traseiro sao exclusivos do modelo para maior fluxo de ar a chevrolet diz que o ajuste especifico da suspensao incluindo o magnetic ride control 4 0 e freios maiores seis pistoes dianteiros do que o stingray contribuem para tornar o z06 o corvette com maior capacidade de pista de todos os tempos o pacote opcional z07 inclui aerofolio traseiro maior de fibra de carbono ajuste especifico do chassi e pneus michelin cup 2 r zp exclusivos junto com freios de carbono ceramica da brembo e as rodas de fibra de carbono opcionais ja mencionadas a aerodinamica revisada desse z06 z07 fornece 333kg de downforce a 300km/h segundo a gm tudo isso parece que consegue o seu objetivo num mundo onde ate os ferrari de motor central ja nao sao mais aspirados o corvette mira em quem se decepcionou com isso um objetivo bem inteligente e que perseguido com o zelo costumeiro pelos engenheiros da companhia parece plenamente atingido dados de preço e desempenho ainda nao estao disponiveis mas se sabe que o corvette z06 sera muito mais barato que o ferrari similar claro algo em torno de u$ 90 000 00 nos eua estima se tambem que fara o 0 100km/h ao redor de 2 5 segundos e que chegue a pelo menos 320km/h aston martin vanquish a aston martin ha anos quer se tornar a ferrari inglesa e para isso eles estao preparando um novo supercarro com um v8 central traseiro para concorrer diretamente com a ferrari 296 gtb o carro devera ser o terceiro aston de motor traseiro depois do valkyrie e o valhalla o trio foi exibido junto pela primeira vez no salao do automovel de genebra em 2019 e este terceiro carro era chamado de vanquish desde entao a aston passou por um processo de reinvençao sob nova administraçao e o carro finalmente sera lançado o motor sera um v8 biturbo de quatro litros fornecido pela mercedes amg uma unidade hibrida plug in que deve superar a ferrari em potencia provavelmente o v8 deve ser o mesmo conjunto do amg gt 4 portas com 630 cv para posiciona lo abaixo do valhala em preço um motor eletrico de 201 cv no eixo traseiro como a versao phev do amg gt 63 deve aparecer neste novo carro dando uma potencia combinada na casa dos 830 cv o que seria mais que o valhalla mas menos que o valkyrie hyundai rm20 n eu estava falando sobre aquela sensaçao de especiais de homologaçao dos anos 1980 e 1990 mais acima nao pois bem veja esse cara o hyundai rm20 n o que ele te parece com esses para lamas alargados na traseira com uma receptiva tomada de ar pois entao ele sera exatamente como voce imagina motor central traseiro e traçao la atras mesmo sendo um derivado do veloster — que so tem ma fama no brasil devido a uma certa divergencia de dados por parte de seu importador ainda nao se sabe muito sobre ele — rm20 n tem a ver com o ano 2020 quando ele foi apresentado pela primeira vez ainda na forma de conceito a unica certeza e que ele tera o 2 0 turbo dos demais modelos n com um pouco mais de potencia que no i30 e no veloster onde chega a 275 cv no prototipo que ja foi avaliado pela imprensa estrangeira ele tem 400 cv mas nao espere tudo isso o mais sensato e que ele venha com entre 300 cv e 350 cv — especialmente nestes tempos em que as emissoes de um esportivo produzido em serie limitada sao tratadas da mesma forma que as de um caminhao bitrem com milhares de unidades vendidas em todo o mundo pronto para rodar 500 000 km em um ano o prototipo tambem tem uma caixa manual de seis marchas mas voce sabe como e o mundo de hoje dominado por pessoas que preferem automaticos e se deixam levar mais numeros da ficha tecnica mais do que pelas suas sensaçoes ao volante entao ele tera uma caixa automatizada com embreagem dupla e oito marchas e isso e tudo o que se sabe sobre ele alem do fato de que ele sera lançado em 2023 ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.