foi um tempo incrivel mesmo — e que poucas torcidas puderam experimentar de 1970 a 2017 vimos pilotos brasileiros disputando o campeonato mundial de formula 1 nestes 48 campeonatos os brasileiros venceram oito vezes ficaram em segundo lugar outras oito e chegaram ao podio ao menos uma vez em 41 temporadas quando voce olha para as estatisticas da formula 1 a bandeira auriverde aparece la no topo em terceiro lugar na lista dos paises que mais venceram grandes premios — a uma distancia segura da frança quarta colocada e fizemos tudo isso com apenas seis pilotos nestas 48 temporadas senna e ate hoje o quinto piloto com mais vitorias na categoria — com apenas 10 temporadas completas e no maximo 15 ou 16 corridas por ano sabe o que isso significa que ficamos mal acostumados o brasil e um pais enorme e cheio de gente nossas terras continuas sao maiores que as dos eua somos o quinto maior territorio soberano do planeta o brasil e maior que a uniao europeia inteira a populaçao brasileira e a sexta maior do mundo e a unica destas — ao lado dos eua — a ter miscigenaçao etnica em sua formaçao historica estatisticamente e impossivel o brasil nao despontar nas coisas que faz e muita gente com muitas culturas diferentes fazendo muitas coisas diferentes no mesmo lugar nao tem como dar errado e como pegar uma amostra de cada continente colocar numa caixa agitar e colocar um rotulo chamado brasil veja o hipismo por exemplo um esporte elitizado caro como o automobilismo e mesmo assim temos tres medalhas olimpicas na modalidade o mesmo acontece com a vela outro esporte caro e por isso elitizado somos o 11º pais com mais medalhas olimpicas na categoria tenis gustavo kuerten e maria esther bueno mandam lembranças ser grande deixa a gente mal acostumado a gente fica com a impressao de que e facil vencer e por isso precisa ganhar tudo o que disputa contrariando o barao pierre de coubertin e aquela historia da importancia de competir vencer e algo extraordinario — ou seja fora da ordem a ordem o normal o padrao e nao vencer se aquilo e fora da ordem vira ordinario o que se tornara extra ordinario e o que isso tem a ver com o automobilismo bem pra bom entendedor ja esta claro quando nossa sequencia de campeoes mundiais da formula 1 acabou — tragicamente com a morte de senna ha quase 30 anos — imediatamente elegemos um jovem adulto um piloto inexperiente como seu sucessor nao como sucessor na categoria ou nas vitorias numa jornada de evoluçao que poderia acabar com uma disputa pelo titulo e com uma combinaçao muito especial de fatores com um titulo mundial nos elegemos aquele jovem piloto ainda inexperiente como o sucessor de senna na conquista de um titulo mundial como proxima grande lenda do automobilismo como se bastasse ser um brasileiro com um carro que caiu do ceu pronto para leva lo a vitoria e isso resultou em dois problemas o primeiro foi a frustraçao generalizada por ele nao ser um novo senna nao por suposta falta de talento mas pense em um cara que competiu com schumacher hakkinen e alonso quem critica stirling moss por nao ter sido campeao o cara competiu com fangio e brabham essa frustraçao para muita gente se tornou um desrespeito grosseiro pela trajetoria do piloto [caption id= attachment_333098 align= aligncenter width= 804 ] schumacher e a tartaruga rubens presente de um programa de tv[/caption] o outro problema e que com o auge do auge — uma serie de campeoes da categoria mais alta do automobilismo — tido como normal deixamos de nos satisfazer com outras grandes conquistas de outros grandes pilotos chegando ao ponto de minimiza las com se fosse mais facil ganhar uma corrida profissional de automobilismo em qualquer lugar do planeta a formula 1 afinal nao e apenas para os pilotos mais talentosos e preciso ter uma combinaçao de talento carisma dinheiro capacidade de trabalhar em equipe e resultados desde 1994 quando o brasil decidiu sem analisar o contexto que rubens barrichello seria campeao mundial gil de ferran venceu a cart/indy duas vezes seguidas cristiano da matta levou mais uma e tony kanaan faturou outra foram quatro titulos consecutivos enquanto rubinho era massacrado pela torcida por ser apenas vice campeao atras de michael schumacher isso claro sem contar a inesquecivel vitoria de andre ribeiro na rio 400 em 1996 que reacendeu a torcida brasileira depois da tragedia de imola https //flatout com br/a importancia da vitoria de andre ribeiro na rio 400 da indy em 1996/ o desempenho dos brasileiros na indy colocou o brasil como o segundo pais com mais campeoes da indy/cart e o segundo pais com mais vitorias em corridas da indy/cart — superando ate mesmo os britanicos sao 112 vitorias de 12 pilotos diferentes e 6 titulos de quatro pilotos diferentes e nem falamos da indy 500 que embora seja so uma corrida e uma das tres provas da triplice coroa por sua importancia historica ali os pilotos brasileiros tambem fizeram historia enquanto todos ficavam olhando so para a formula 1 de 1994 ate 2022 os brasileiros venceram a indy 500 seis vezes — quatro com helio castroneves um dos recordistas de vitorias da prova e o unico dos recordistas que pode conquistar uma inedita quinta vitoria o que faria dele o maior vencedor da indy 500 em todos os tempos a torcida brasileira tem noçao disso a mais antiga das provas do automobilismo ainda realizada anualmente uma das tres maiores do planeta nao bastasse o recorde de helio castroneves o brasil tambem e o pais com o maior numero de vitorias na indy 500 depois dos eua claro — oito vitorias de quatro pilotos empatado com os britanicos que tambem tem oito vitorias com cinco pilotos dois escoceses e tres ingleses e antes de dizer que a indy 500 nao tem um alto nivel lembre se que fernando alonso tentou duas vezes e nao conseguiu vencer desde 2018 nao ha brasileiros na formula 1 mas helio castroneves acabou de vencer as 24 horas de daytona pela terceira vez igualando o recorde de christian fittipaldi — que foi bicampeao da imsa em 2014 e 2015 no wec andre negrao venceu o titulo de pilotos da lmp2 em 2018 19 e daniel serra venceu a gte pro nas 24 horas de le mans de 2019 joao paulo oliveira venceu a super gt 300 japonesa em 2020 e 2022 e eu vou parar de estatisticas por aqui porque elas tornam a conversa muito enfadonha a mensagem ja ficou clara se o torcedor brasileiro quer ver brasileiro ganhando nas pistas bem os brasileiros vencedores estao por todos os lados sempre estiveram a gente e que estava olhando para o lado errado esta materia e uma amostra do nosso conteudo exclusivo que foi publicada aberta como um presente para voce provar um pouco do que produzimos diariamente para os nossos assinantes e flatouters se voce gostou da leitura escolha seu plano e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem tem acesso ao grupo secreto plano flatouter descontos com empresas parceiras para detailing compras de peças e acessorios acesso exclusivo aos eventos para flatouters [fo form plans]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.