a mercedes amg nasceu nas pistas como suas rivais bmw m e audi sport mas desde o inicio a divisao esportiva da daimler tinha uma abordagem diferente das outras duas ela nao usava cupes leves e ageis e joviais era exatamente o oposto seu primeiro carro de corridas era um seda de luxo sisudo seu segundo carro de corridas foi um seda maior ainda com um motor v8 de quase sete litros vindo da limousine favorita dos ditadores e das estrelas do rock e do cinema pareado a um cambio automatico de quatro marchas que tipo de maluco faz isso mas como o tempo se encarregou de mostrar havia razao naquela loucura ao transformar um classe s em um carro de corridas a amg foi uma das pioneiras a combinar luxuosidade e esportividade em um mesmo carro e foi essa a tonica de seus carros desde entao — especialmente nos anos 1970 e 1980 quando os upgrades de luxo podiam ser feitos independentemente dos upgrades mecanicos sim era possivel fazer um esportivo de adesivo da amg comprando apenas suas rodas saias spoilers e bodykits foi essa filosofia de tambem oferecer modificaçoes de luxo sem upgrades de potencia que levou a criaçao mais inusitada da historia da amg uma van a diesel isso aconteceu antes de a amg ser incorporada a mercedes no final dos anos 1980 na epoca a mercedes produzia uma van compacta do porte da kombi chamada mb 100 ela foi uma filha tempora da relaçao entre a mercedes e a auto union que durou de 1958 a 1964 sua historia começou um ano antes do fim em 1963 quando a subsidiaria espanhola da dkw a industrias del motor sa imosa desenvolveu uma versao mais moderna para a antiga dkw schnellaster seu nome era dkw f 1000 l que usava uma carroceria maior mais espaçosa porem o mesmo motor dois tempos de 981 cm³ das ultimas schnellaster na pratica era uma schnellaster com uma carroceria mais nova da fissore mas ai veio 1964 a volkswagen arrematou a auto union e como ja tinha a kombi matou a f 1000 l exceto na espanha onde a f 1000 l continuou em produçao porque a imosa nao estava incluida no acordo de venda para a volkswagen ela continuaria sendo uma propriedade da daimler benz que simplesmente grudou sua estrela de tres pontas na grade instalou um de seus motores diesel mudou o nome para n 1300 e continuou a produçao ate 1980 como se nada tivesse acontecido em 1981 a n 1300 foi atualizada mais uma vez ganhando uma nova dianteira com para brisa mais amplo e mais destacada seu nome tambem mudou e ela passou a ser conhecida como mb 100 ou mb 130 dependendo da motorizaçao em 1987 veio uma nova atualizaçao que deu a ela uma carroceria mais moderna e a levou para o resto do mundo voce certamente a conheceu no brasil como mercedes mb180d uma vez que ela foi vendida por aqui entre 1994 e 1996 na alemanha ela chegou um pouco mais cedo em 1988 e como todo mercedes ela tambem caiu nas maos da amg o conceito das modificaçoes era um visual futurista para a van — que ironicamente era uma modernizaçao de um carro dos anos 1960 os para choques ganhavam spoilers integrados que se juntavam as molduras dos arcos de roda e as saias laterais e traseira a pintura era de dois tons com a parte inferior prata enquanto a traseira ganhava uma faixa vermelha estriada que dava a impressao de continuidade ligando as duas lanternas na dianteira o farol quadrado era substituido por um conjunto optico circular duplo que dava um ar menos careta a van as rodas eram as classicas amg monoblock de liga leve redesenhadas exclusivamente para o mb 100 d no lado de dentro os bancos eram trocados por outros mais acolchoados e revestidos de alcantara enquanto o piso recebia carpete e as paredes mais carpete alcantara e couro o entretenimento a bordo era tipico dos anos 1980 sistema de tv com video cassete alto falantes de alta definiçao e telefone combinados a um maior isolamento acustico e vidros verdes escurecidos para proteger a privacidade dos ilustres ocupantes no posto do motorista o volante original de plastico e borracha era trocado por outro de couro e o quadro de instrumentos ganhava novos mostradores esportivos apesar de todas as modificaçoes esteticas a amg nao preparou uma modificaçao especifica para seu motor diesel 2 4 om616 de 72 cv controlados por um cambio de quatro marchas ate 1991 mas era possivel optar por pacotes de 85 a 100 cv — este ultimo com adoçao de turbo a partir de 1992 ele passou a desenvolver 75 cv e ganhou um cambio de cinco marchas e continuou com as mesmas opçoes de preparaçao nessa mesma epoca ele se tornou o carro de apoio das equipes apoiadas pela mercedes na dtm ganhando as mesmas pinturas dos 190e de competiçao o mb 100 d seguiu produzido ate 1997 apesar de ter sido substituido pelo mercedes vito dois anos antes as versoes amg nao sao muito comuns como as demais uma vez que a transformaçao mais que dobrava seu preço — o mb 100 d basico custava 37 620 dm marcos alemaes 19 300 em valores de hoje mas chegava aos 95 000 dm 48 500 com o pacote completo da amg depois do mb 100 d a amg voltaria a trabalhar em um modelo diesel com o c30 cdi amg dos anos 2000 e ainda daria seu tratamento completo a uma van no final daquela decada lançando o r63 amg o sucessor do mb 100 d o vito jamais ganhou uma versao completa amg mas em sua atual geraçao pode ser equipada com rodas e acessorios esteticos da divisao esportiva quem tambem oferece um visual mais luxuoso e agressivo para o vito e a brabus sucessora natural da amg como preparadora independente de mercedes insanos esta materia e uma amostra do nosso conteudo exclusivo que foi publicada aberta como um presente para voce provar um pouco do que produzimos diariamente para os nossos assinantes e flatouters se voce gostou da leitura escolha seu plano e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem tem acesso ao grupo secreto plano flatouter descontos com empresas parceiras para detailing compras de peças e acessorios acesso exclusivo aos eventos para flatouters [fo form plans]
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