o que e um honda city para voce aqui no brasil o city e um fit transformado em seda ou um hatch menos conveniente que o fit criado para substitui lo de forma incompleta porem mais viavel economicamente certamente nao e o primeiro carro que que um entusiasta procura quando quer dirigir um carro divertido no japao dos anos 1980 porem o city era um carro legal de verdade ao menos na versao turbo feita especialmente para quem queria um hatchback pequeno com pegada esportiva e visual simpatico a primeira geraçao do city foi lançada em 1981 como uma alternativa aos kei cars da honda era um carro para quem queria a praticidade de um kei no dia a dia mas nao curtia muito a ideia de ter um motor limitado a 60 cv e queria um pouco mais de espaço interno seu motor de 1 2 litro 1 231 cm³ com comando no cabeçote entregava 67 cv na versao naturalmente aspirada na epoca do lançamento o city era o menor carro nao kei da honda e tambem era muito leve com cerca de 700 kg com apenas 3 40 metros de comprimento 1 57 metros de largura e 2 22 metros de entre eixos alem de suspensao independente do tipo mcpherson nas quatro rodas o city ja era um carro agil nas curvas e bastante estavel nao demorou para que alguem na honda percebesse que isso daria um belo esportivo esse alguem era por acaso hirotoshi honda filho de soichiro honda e fundador da mugen apesar da conexao familiar a mugen jamais foi parte da honda — ela nasceu no fim dos anos 1970 e ate hoje permanece uma empresa independente logo no inicio dos anos 1980 ela começou a fazer sucesso preparando carros e motos de corrida mas ainda nao tinha muito espaço nas ruas dizem que a ideia do city turbo era justamente ajudar a alavancar a boa reputaçao da mugen ainda segundo a lenda o proprio hirotoshi honda fez o primeiro prototipo preparando um exemplar regular do city com um turbo e modificaçoes na suspensao o carro claro virou um legitimo kei rocket e acabou aprovado no instante em que foi apresentado a honda em setembro de 1982 usando o turbo desenvolvido pela ihi e um sistema de injeçao eletronica com computador de 8 bits quer algo mais anos 80 que isto o motor 1 2 passava a entregar 100 cv a 5 500 rpm e 15 mkgf de torque a 3 000 rpm acoplado a uma caixa manual de cinco marchas era suficiente para que o city turbo fosse de zero a 100 km/h em 8 6 segundos para se ter uma ideia o civic si com motor k20 de dois litros precisava de 7 9 segundos para fazer a mesma coisa em novembro de 1983 a honda apresentou o turbo ii que justificava o sobrenome ao receber um intercooler novo coletor de admissao com uma nova caixa de ar e um corpo de borboleta maior e um aumento na taxa de compressao o motor 1 2 de quatro cilindros passou a entregar 110 cv a 5 500 rpm e 16 3 kgfm de torque alem disso algumas modificaçoes esteticas foram realizadas o city turbo ii tinha para lamas e bitolas alargados 30 mm na dianteira e 20 mm na traseira para choques mais imponentes e uma nova grade por dentro todo honda city turbo tinha bancos com apoio lateral mais pronunciado volante de tres raios e painel com conta giros velocimetro digital e manometro do turbo tambem digital — afinal estamos falando de um esportivo dos anos 1980 sua caracteristica mais intrigante contudo era um opcional a honda motocompo uma scooter dobravel feita especialmente para caber no porta malas com um motor dois tempos de 49 cm³ e 2 5 cv cambio cvt um banco relativamente confortavel para uma pessoa so naturalmente guidao velocimetro setas farol e lanterna a motocompo surpreende por pesar apenas 45 kg e ser do tamanho de uma mala grande quando dobrada media apenas 1 18 m de comprimento 24 cm de largura e 54 cm de altura e voce ainda conseguia levar mais algumas coisas no porta malas do city a logica era simples por mais compacto que fosse o city nao conseguia ir a todos o lugares especialmente no japao onde espaço fisico e uma questao problematica ha decadas entao por que nao parar o carro um pouco mais longe pegar a scooter no porta malas e seguir ate seu destino chegando la era so dobrar a motinho de volta e colocar em algum canto a honda fez ate uma campanha com a banda inglesa de ska madness para estimular o publico a comprar o city e a motocompo juntos embora a motoneta tambem pudesse ser adquirida separadamente o objetivo era vender mensalmente 8 000 exemplares do carro e 10 000 exemplares da scooter https //www youtube com/watch v=vayd2ak53p8 o city ate conseguiu atingir esse numero mas a motocompo nao fez o mesmo sucesso no fim de sua produçao em 1983 ela mal havia atingido 3 000 unidades por mes — o que nao e um numero ruim se pensarmos que ela era um opcional divertido mas nao necessario e que roubava espaço do porta malas hoje a maioria das motocompo virou item de colecionador esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.