em materia de atualizaçao do clio eu ando um tanto quanto relaxado nao e so aqui no flatout nao galera e um abandono pessoal devido a muitos problemas que andei passando com o carro nos ultimos tempos acho que todo mundo que encara um project car ja deve ter passado por um surto de desanimo ao longo dos anos mas como estamos em um novo ano vamos retomar a historia e mostrar o saldo positivo pois ao longo desses meses nem tudo foram rosas de tudo o que ja rolou desde a minha ultima apariçao por aqui entao se acomode bem por que a historia e longa no ultimo post eu comentei sobre o termino do swap as primeiras impressoes com o carro e a ajuda dos amigos nessa etapa tao importante foram meses de muitas alegrias e algumas tristezas prometi nao falar das partes ruins do projeto o foco sao as vitorias mas esse pedaço eu preciso contar pois foi a alavanca que faltava para que eu pudesse me dedicar um pouco a estetica do carro em dezembro de 2013 cerca de um mes apos o termino do swap eu resolvi viajar com os amigos para ilha bela litoral sul de sao paulo no caminho foram mil maravilhas ter um carro com torque bom e um show a parte nas subidas e retomadas em serra eu estava radiante com o desempenho do carro na estrada pois era a primeira viagem que eu fazia com ele desde a minha volta de belo horizonte/mg onde realizei o swap o fim de semana foi tranquilo ate entao mas apos um passeio pela ilha quase na volta para a casa onde estavamos hospedados eu acabei perdendo o controle do carro e bati minutos depois da colisao ainda nao havia caido a ficha do que tinha acontecido mas com o passar das horas eu comecei a perceber o tamanho da encrenca por sorte nem eu nem o amigo que estava comigo no carro sofremos nada apenas escoriaçoes leves apos a batida sai rapidamente para analisar os danos do carro por sorte nada relacionado a mecanica havia sido afetado mas a lataria passado o susto chamei o guincho do seguro e apos o fim de semana o carro ja esta de volta a sao paulo nesse meio tempo ja havia contatado meu grande amigo luciano que mesmo com a oficina cheia de prontidao abriu as portas para receber o carro e assim dar inicio aos reparos com o carro na oficina comecei a pensar nos gastos que eu teria e nas ideias que ainda tinha com o carro todo mundo aqui ja deve ter percebido que o meu objetivo para o clio e chegar o mais proximo possivel de um autentico renault sport clio mas confesso que desanimei muito ao ver o tamanho da lista de peças que eu precisaria trocar para deixar o carro como original imagine entao continuar o projeto mas nesse momento entraram novamente em cena a ajuda e os conselhos do bruno que foi uma das pessoas mais importantes na lista de incentivadores da etapa swap e que nao podia ficar de fora dessa fase ele que ja passou por poucas e boas no seu projeto me deu diversos conselhos e alternativas para continuar com o meu agradeço demais o apoio e incentivo nao so dele mas de todos os meus amigos que acompanharam essa etapa chata que vivi passado esse pequeno surto de desanimo começamos os trabalhos cotamos cores batemos codigos listei a lista de peças a serem trocadas a mao de obra de funilaria e pintura e finalmente me decidi era o momento certo para mudar a cor do carro e deixa lo o mais proximo do meu objetivo de todas as cores existentes o azul monaco e a cor renault sport que eu mais me apaixonei sem duvidas foi a minha melhor escolha dentre todas as opçoes que eu tinha o bruno com seu vasto conhecimento da familia renault conseguiu os codigos e a empresa que trabalhava com as mesmas marcas de pigmentos da cor original que infelizmente nao veio para o brasil em nenhum veiculo renault se quer entao foi so questao de tempo entre preparar a cor com os pigmentos necessarios e enviar para sao paulo para que o carro pudesse ser pintado foram cerca de tres meses entre a entrada do carro na oficina e sua saida tempo relativamente normal para um trabalho desse tamanho foi realizado a desmontagem de vidros e acabamentos funilaria da batida funilaria dos ralados decorrentes da idade do carro e a pintura completa mas para mim foi uma eternidade com o carro em maos novamente o animo para continuar o projeto ganhou um gas descomunal fiquei empolgado com o novo visual do carro e resolvi das inicio ao stage ii da mecanica para ficar um pouco mais perto do meu objetivo mecanica full do clio rs172 como contei no segundo post ate entao eu so havia realizado o swap o f4r sigla dos 2 0 16v renault ainda usava muitas peças compartilhadas do antecessor 1 6 e nao tinha extraido ao maximo a potencia que o 2 0 era capaz de gerar como nao disponho de grana a vontade tive novamente que recorrer as planilhas do projeto para começar a listar os itens que precisaria para o upgrade e assim fazer tudo isso caber no meu orçamento foram longos nove meses de aquisiçoes e parcelamentos para conseguir tudo ou o essencial para concluir a segunda fase depois de muita luta adquiri a tao sonhada injeçao programavel finalmente sairia a injeçao original para a entrada da fueltech ft500 e todos os seus acessorios necessarios para montagem com a ajuda dos amigos do mundo renault tambem consegui cabeçote e comandos originais de clio rs172 vindos da inglaterra para se juntar o coletor de admissao que particularmente eu acho a cereja do bolo para esse motor que havia importado a quase 1 ano atras e depois de tanta peça comprada e um acumulo gigante de embalagens em casa eis que chegam as ferias de 2014 para por tudo isso em funcionamento era uma etapa bem corrida pois envolvia a montagem da injeçao que foi feita em casa mesmo com a ajuda do amigo thiago da p9 e a montagem do cabeçote e demais peças mecanicas que seriam montadas na so renault de belo horizonte sim viajei novamente 600km para montar as peças no carro quatro dias apos a conclusao da montagem da injeçao em casa foram dias corridos viramos duas noites e finalmente concluimos a montagem sem maiores dores de cabeça agradeço d+ ao apoio e empenho do thiago da p9 power factory que alem de muito amigo foi um profissional sensacional ao se comprometer a entregar o carro arrumei as malas embalei o restante das peças e fui pra bh alguns me chamaram de louco por viajar pra tao longe para fazer um serviço relativamente simples mas sou metodico com as coisas e sempre penso que em time que ta ganhando nao se mexe de volta a sao paulo e hora de arrumar os detalhes minimos que ficaram para tras dei uma geral no cofre montei intake filtro mudamos a bateria de lugar coloquei um novo coletor de escape sai o 4x1 de copa clio entra um 4x2x1 feito sob medida refiz refiz as curvas e instalei as tao sonhadas oz f1 este modelo e original dos clios rs172 fase 1 e foram importadas da inglaterra para fechar o visual dessa fase apesar de algumas peças terem sido compradas a quase um ano tudo isso aconteceu entre outubro e dezembro do ano passado em dezembro consegui fazer um acerto basico do carro para melhorar o consumo e um pouco da performance ainda existem detalhes que preciso resolver pois atualmente o carro esta com um pouco de falta de combustivel em alta sendo necessarios novos bicos de maior vazao no mais estou bem contente com o resultado pois sao tres anos de projeto e 80% de conclusao so agora eu posso dizer que esta acabando vou ficar devendo os videos do dinamometro mas essa parte eu deixarei para um proximo post onde contarei um pouco melhor sobre a etapa de acerto receita escolhida e ajustes da mecanica para chegar no estagio em que ele esta bom e isso neste ano pretendo resolver as ultimas pendencias desse estagio ii fazer manutençao no sistema de freios e partir para a etapa de suspensao que com certeza rendera muito conteudo para o project cars agradeço de coraçao ao espaço do flatout e a sua paciencia de ler esse extenso para nao dizer gigante relato de um gearhead abraços e ate a proxima por diego santiago project cars #78
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.