pode reparar as melhores noticias aparecem quando a gente menos espera voce esta por ai vivendo sua vida numa terça feira e de repente alguem te conta uma coisa muito boa que muda tudo aconteceu ontem mas em escala global um monte de gente estava brigando nas redes sociais por causa de carros eletricos outros estavam pensando que um virtus automatico talvez nao seja tao ruim para o dia a dia de um entusiasta quando a porsche disparou uma bomba nuclear no mundo automobilistico o 911 s/t sim porsche 911 s/t uma clara referencia ao classico 911 st dos anos 1970 que aparentemente foi tambem seu muso inspirador na receita se voce nunca ouviu falar do 911 st nao se preocupe pouca gente o conhecia porque ele e uma das versoes mais obscuras do 911 nem poderia ter sido diferente ele foi feito para corridas de longa duraçao no inicio dos anos 1970 justamente quando a porsche tinha o 917 roubando toda a atençao do publico e ele nao durou muito logo a porsche colocou nas pistas o carrera rsr e ninguem mais quis saber daquele que o antecedeu sim o 911 st foi o antecessor do rsr na verdade o 911 st e o ancestral comum o elo perdido entre o porsche 911 r e o porsche 911 carrera rs o primeiro de uma linhagem que hoje segue em frente com o 911 rsr e os gt tudo começou com esse cara em 1970 foi quando a porsche pegou o 911 s e criou uma versao de homologaçao — a primeira do porsche 911 para a surpresa de muitos — com mais potencia e menos peso o resultado foi o 911 sport touring ou st ele foi feito apenas para as pistas entao sua produçao foi muito limitada — a porsche menciona apenas 24 unidades feitas para corridas de endurance ele e um carro purista desde seu nascimento na epoca a porsche tinha tres versoes do 911 a basica 911 t que era a mais leve por ser espartana; a intermediaria e com injeçao mecanica einspritzung dai o e e no topo da linha o 911 s mais esportivo e veloz para criar o 911 st ela simplesmente fez o que o nome do carro sugere misturou o s e o t o ponto de partida era um 911 s que passava por uma reduçao de peso que o deixava leve como um t mas ainda com o desempenho do s o problema e que por haverem tao poucos — e por causa do programa de equipes clientes da porsche na epoca — e dificil saber exatamente qual era a receita do 911 st o que se sabe e que ele usava tudo o que havia disponivel para o motor 2 4 o que resultava em uma potencia de 270 cv alem disso ele tinha suspensao com amortecedores koni barras estabilizadoras mais espessas e rodas mais largas na traseira tao largas que dizem os primeiros exemplares usavam um par de rodas fuchs na dianteira e um par de minilites na traseira pois a fuchs nao fazia rodas taludas como era preciso o alivio de peso incluia a remoçao dos paineis de porta e das maçanetas substituida por uma tira de couro que era ligada a fechadura atraves de um ilhos no painel plano da porta as grades da buzina eram removidas o para choques tinha janelas para os radiadores de oleo os vidros eram mais finos e o revestimento interno era simplificado sem os isolamentos termoacusticos no fim das contas o carro ficou com 800 kg e se tornou ou 911 mais leve disponivel ainda era possivel aliviar mais o carro mas isso nao aconteceria em uma garagem alema e sim com a equipe de um piloto frances que levou um dos raros 911 st para as pistas gerhard larousse que correu com um 911 st o tour de france de 1970 sabia que tinha de onde tirar mais peso e fez uma aposta para motivar seus pilotos ele daria uma garrafa de champanhe para cada quilograma que a turma conseguisse diminuir do carro no dia da corrida ele tinha o 911 st mais leve de todos ao custo de 11 garrafas de champanhe faça as contas https //flatout com br/porsche 911 st hippie a historia do 911 mais leve ja feito/ voltando ao 911 st ele durou pouco em 1972 ja nao era mais oferecido mas aquela altura ele tambem ja nao era mais necessario a porsche ja sabia que precisava de um 911 de homologaçao e fez uma serie de modelos consecutivos que existe ate hoje — e de quebra deu origem a linha gt foi justamente ela a encarregada de dar nova vida ao 911 st — ou melhor 911 s/t voce pode encara lo como um presente de aniversario de 60 anos para o porsche 911 ele foi lançado em 1963 lembra ele segue a mesma receita do classico nao apenas nas especificaçoes tecnicas mas tambem no envolvimento com o motorista a base para o 911 s/t foi nada menos que o atual 992 gt3 — as versoes rs e touring a mais potente e a mais espartana do gt3 para fazer jus ao nome ela se tornou tambem a mais leve de todos os 992 com apenas 1 386 kg e tambem a mais cara por quase us$ 300 000 serao feitos so 1 963 exemplares — e voce sabe o porque voltando a receita ele usa a carroceria estreita do gt3 touring porem com os respiros das caixas de roda dianteiras do gt3 rs assim como suas portas de fibra de carbono o motor tambem e o mesmo do gt3 rs o 4 0 de 525 cv que gira 9 000 rpm lembra da carroceria do 911 t com o motor do 911 s ai esta agora sendo um carro que apela ao espirito da epoca em que seu ancestral foi lançado ele tem algumas caracteristicas bem puristas para começar nao da para comprar um s/t com cambio automatico todos os 1 963 exemplares terao uma alavanca em h espetada no console e um pedal de embreagem acoplando e desacoplando o cambio do volante do motor o volante alias e outro elemento old school peça unica aliviado como um carro preparado a moda antiga deve ser f8d4 trabalhar na divisao gt da porsche; eu varreria o chao para trabalhar la a medida nao serve apenas para dar um feeling mais esportivo mas tambem para reduzir 10 5 kg do conjunto rotativo a reduçao de peso tambem contou com a ajuda do capo do teto e dos para lamas tudo feito de fibra de carbono as rodas sao de magnesio tambem para diminuir o peso ah e aquele sistema maroto de esterçamento das rodas traseiras nao esta aqui tambem para economizar peso — mas tenha certeza que o pessoal da porsche gt deve ter se divertido horrores com a traseira alegre desse carro os freios tambem sao mais leves pois sao de carbono ceramica vidros tambem sao mais leves pois sao mais finos e o revestimento interno dispensou o isolamento acustico afinal quem quer isolar os ruidos de um flat 6 de quatro litros e 525 cv ate a gaiola parcial e feita de fibra de carbono o resultado e uma reduçao de quase 32 kg em relaçao ao gt3 touring de resto — pneus michelin pilot sport cup 2 nas rodas de 20 polegadas na frente e 21 polegadas na traseira — o 911 s/t tem as mesmas especificaçoes do touring incluindo a suspensao double wishbone dianteira e multilink traseira por dentro os bancos com a parte posterior de fibra de carbono sao de serie o quadro de instrumentos tem tipografia esverdeada em referencia aos 356 e aos primeiros 911 — afinal este ainda e um especial de aniversario do 911 no fim das contas ele parece muitissimo com o 911 r de 2016 — aquele que foi vendido apenas aos compradores do 918 spyder e que se tornou um classico instantaneo justamente por combinar elementos do gt3 e do gt3 rs o agio e a especulaçao do 911 r no mercado de usados foram tao exagerados que a propria porsche criou o gt3 touring como resposta agora o gt3 touring da origem a outro carro na mesma pegada do 911 r — a historia parece mesmo se repetir em ciclos desta vez contudo a historia e um pouco diferente em 2016 o futuro ainda nao era eletrico o cambio manual ainda existia em muitos esportivos e o pessimismo ainda nao era recorrente no cenario automobilistico mesmo assim a porsche vem com um carro desse calibre em uma terça feira qualquer de 2023 e mesmo que a maioria de nos jamais va passar perto de um desse a simples existencia de um carro como o 911 s/t e um banho para a alma dos entusiastas esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
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