ja se perguntou por que a rodovia que margeia o litoral brasileiro se chama br 101 mas nao existe uma br 102 nem br 103 ou br 110 e que a rodovia que corre paralela a ela se chama br 116 e se a gente corre na br 3 onde e que ela esta quem inventou esse sistema de nomes e qual o sentido deles a construçao de estradas no brasil começou ainda no periodo imperial quando a coroa construiu caminho como a calçada do lorena por exemplo um caminho estreito e pavimentado por onde os viajantes cavalgavam entre o litoral de sao paulo e a capital paulista foi por ela que o principe da beira pedro passou antes de chegar a regiao do riacho do ipiranga no dia 7 de setembro de 1822 contudo nao houve um programa oficial de construçao de estradas antes dos anos 1920 quando o presidente washington luis publicou o decreto nº 5 141 de 5 de janeiro de 1927 criando o fundo especial para construçao e conservaçao de estradas de rodagens federais para financiar o desenvolvimento rodoviario do brasil o plano do presidente washington luis foi sucedido pelo plano geral de viaçao nacional pelo plano nacional de estradas de rodagem e pelos planos rodoviarios [caption id= attachment_191003 align= aligncenter width= 1075 ] washington luis de preto com chapeu vice presidente do automovel club de sao paulo e proprietario de um cadillac foto caltabiano[/caption] foram estes os planos que instituiram o primeiro sistema nacional de numeraçao das rodovias como ja acontecia nos eua a partir do final dos anos 1940 as rodovias brasileiras federais começaram a ser numeradas porem usavam um sistema diferente do atual elas eram divididas em quatro categorias e usavam numeraçao sequencial distribuidas da seguinte forma radiais — rodovias que partiam da capital federal rio de janeiro eram numeradas de br 1 ate br 6 longitudinais — rodovias no sentido norte sul e que nao passavam pelo rj eram numeradas de br 7 a br 21 transversais — rodovias no sentido leste oeste e que nao passavam pelo rj eram numeradas de br 22 ate br 54 diversas — rodovias sem direcionamento definido e que nao passavam pelo rj eram numeradas de br 55 ate br 105 nao e preciso pensar muito para perceber que se tratava de um sistema limitado que nao considerava o crescimento da malha viaria brasileira em longo prazo e enumerava apenas as rodovias existentes assim em 1964 quando os militares começaram seus planos faraonicos de desenvolvimento nacional eles lançaram o ii plano de viaçao nacional no qual idealizavam um sistema nacional unificado para coordenar os sistemas rodoviarios do governo federal e das unidades da federaçao foi este plano seguido pelo iii plano de viaçao nacional de 1973 que foi instituido o atual sistema de nomenclatura um sistema mais racional e preparado para atender a futura expansao da malha viaria do pais o padrao de nomenclatura e formado por duas letras seguidas de tres algarismos o significado das letras e facil se a rodovia e federal as letras sao br se for estadual as letras sao a sigla do nome do estado quanto aos numeros cada unidade da federaçao usa um criterio proprio como e inviavel explicarmos os 27 sistemas estaduais/distrital do brasil vamos nos concentrar somente nas rodovias federais o primeiro algarismo indica a categoria da rodovia enquanto o segundo e o terceiro indicam sua posiçao e localizaçao elas se dividem em cinco categorias radiais longitudinais transversais diagonais e de ligaçao radiais as radiais sao as rodovias que partem de brasilia em direçao aos extremos do pais seus codigos começam sempre com o algarismo 0 e as posiçoes variam de 10 a 90 no sentido horario como partem de brasilia a contagem de distancia das rodovias radiais aumenta a medida em que a rodovia se distancia da capital foram planejadas originalmente nove rodovias federais radiais porem a ultima delas nunca foi construida sao as seguintes br 010 segue para o norte e tem como extremidade a cidade de belem/pa br 020 segue para o nordeste e tem como extremidade fortaleza/ce br 030 segue para o leste e tem como extremidade marau/ba br 040 segue para o sudeste e tem como extremidade o rio de janeiro/rj br 050 segue para o sul e tem como extremidade santos/sp br 060 segue para o sudoeste e tem como extremidade bela vista/ms br 070 segue para o oeste e tem como extremidade caceres/mt br 080 segue para o noroeste e tem como extremidade uruaçu/go br 090 nao construida planejada para ligar brasilia ao extremo norte do pais longitudinais depois temos as rodovias longitudinais isto e que cruzam o pais no sentido norte sul sem necessariamente passar pela capital brasilia seus codigos começam sempre com o numero 1 e as posiçoes variam de 01 a 50 do extremo leste do brasil ate brasilia e de 50 a 99 de brasilia ao extremo oeste do brasil atualmente existem apenas 15 rodovias federais longitudinais que começam no litoral com a br 101 e vao ate a br 174 que foi planejada para ligar roraima ao mato grosso do sul a contagem de distancia e sempre do norte para o sul exceto na br 156 br 163 e br 174 a mais longa das rodovias longitudinais e a br 101 que inicia em touros/rn e se estende por 4 772 4 km ate sao jose do norte/rs porem tem uma interrupçao no estado do parana onde o trecho planejado nao foi construido sem interrupçoes a br 116 e a segunda maior sendo praticamente paralela a br 101 ao longo de 4 513 2 km transversais as rodovias transversais cortam o territorio brasileiro no sentido leste oeste o mesmo sentido da rotaçao da terra tambem sem necessariamente passar por brasilia seus codigos começam sempre com o numero 2 e as posiçoes variam de 01 a 50 do extremo norte ate brasilia e de 50 a 99 de brasilia ate o extremo sul atualmente existem 21 rodovias federais longitudinais elas começam no extremo norte com a br 210 e vao ate a br 293 no rio grande do sul e a contagem de distancia e feita sempre do leste para o oeste a mais longa delas e br 230 mais conhecida como transamazonica que começa na rua duque de caxias em cabedelo/pb e se estende por 4 223 km ate a rua dr joao fabio em labrea/am diagonais as rodovias diagonais cortam o territorio brasileiro nos sentidos noroeste sudeste ou nordeste sudoeste tambem sem necessariamente passar por brasilia seus codigos começam sempre com o numero 3 e as posiçoes sao identificadas de um jeito um pouco diferente das demais as rodovias noroeste sudeste usam sempre o ultimo numero par variando de 02 a 50 do extremo noroeste ate brasilia e de 52 a 98 de brasilia ate o extremo sudeste as rodovias nordeste sudoeste usam sempre numeros impares no final variando de 01 a 49 do extremo nordeste ate brasilia e de 51 a 99 de brasilia ao extremo sudoeste atualmente existem 30 rodovias diagonais no brasil elas começam no noroeste com a br 304 entre o ceara e o rio grande do norte e vao ate a br 393 entre o espirito santo e o rio de janeiro a contagem de distancia e sempre iniciada no ponto mais setentrional ao norte da rodovia a mais longa delas e a br 364 que começa na fronteira do brasil com o peru no acre e se estende por 4 324 6 km ate a rodovia sp 330 em limeira/sp de ligaçao as rodovias de ligaçao apesar do nome obvio afinal toda rodovia liga um lugar a outro sao rodovias que nao se enquadram nas classificaçoes acima como rodovias locais usadas para ligar duas rodovias federais ou uma rodovia federal a uma localidade ou fronteiras seus codigos começam sempre com o numero 4 e as posiçoes sao identificadas pelos numeros de 01 a 50 ao norte de brasilia e de 51 a 99 ao sul de brasilia existem apenas duas exceçoes a regra as rodovias br 610 e br 600 que nao tem ligaçao com outras rodovias federais sendo criadas/administradas para acesso a instalaçoes federais a br 610 usa o traçado de pouco mais de 5 km da sp 19 e liga a sp 270 ao aeroporto de guarulhos enquanto a br 600 liga a cidade de foz do iguaçu a usina de itaipu com 6 km de extensao sendo mais conhecida como avenida tancredo neves a contagem de distancia tambem inicia no ponto mais setentrional ou se for uma ligaçao entre duas rodovias federais a contagem começa na rodovia de maior extensao atualmente existem 91 rodovias federais de ligaçao e a menor delas e a br 488 que liga a br 116/dutra ao santuario de nossa senhora aparecida com apenas 5 9 km esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
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