FlatOut!
Image default
Mercado e Indústria

Usados “baratinhos”: as escolhas dos FlatOuters de até R$ 17.500 e R$ 35.000

Como vimos na semana passada, a crise do mercado automobilístico brasileiro, que começou em 2014 e deixou resquícios até hoje, dez anos depois, mudou drasticamente o mercado de carros usados, especialmente nas faixas mais baixas de preço. A queda no volume de vendas, que começou a dar sinais em 2013 e chegou ao seu ponto mais baixo entre 2015 e 2016, está refletindo no mercado dos "usadinhos" agora, depois de quase dez anos. Um outro fator que mudou o mercado, que acabei não mencionando na matéria original, foi a introdução dos carros com airbags e ABS obrigatórios, que encareceu os modelos de entrada e também tirou de linha projetos antigos, porém mais acessíveis. Como resultado, estes carros ainda estão circulando com mais de 10 anos na faixa de entrada dos usados, como veremos mais adiante. Na prática, a segurança veio só para quem pôde ou pode comprar um carro novo. Para quem depende dos usados, especialmente na faixa de até R$ 20.000, a maioria das opções não tem airbags ou ABS