a arte de filmar carros de forma artistica e complexa que o diga a nossa equipe que produz os videos para o canal do flatout no youtube e por mais que a gente tente fazer algo matador nao chegamos nem perto da dificuldade que deve ser produzir um longa metragem inspirado em automoveis a parte boa e que para filmar carros e preciso usar mais carros mas de uma forma totalmente diferente do que se costuma fazer e igualmente fascinante ao que estamos acostumados ao usar um automovel como instrumento para registrar imagens de outros carros e preciso ter em mente tudo o que aquele carro oferece normalmente e mais algumas questoes especificas sobre filmagem e pilotagem embora seja um assunto altamente especifico que interessa de verdade aos nerds de cinema bem estamos falando de carros e isso nos interessa de verdade para começar voce vai notar que a maioria dos camera cars modernos e preto preto fosco embora eles fiquem totalmente escondidos um cinegrafista que deixa o equipamento aparecer nas cenas merece ser demitido um carro de cor vibrante e clara atrapalharia a captaçao das imagens alterando as cores e reflexos e ate mesmo dificultando a vida dos coloristas e editores mas claro voce vai ver que isso nao e unanimidade a escolha de um bom camera car passa por outros fatores importantes e desejaveis que variam de acordo com a necessidade via de regra um bom camera car precisa de uma suspensao complacente que absorva a maior quantidade possivel de vibraçoes voce nao quer que o video saia todo tremido quer e claro que rigs e gimbals possuem sistemas de estabilizaçao mas este processo começa na hora de mitigar a trepidaçao causada pelo piso e por isso que muitos camera cars sao suvs que tem suspensao macia por natureza entretanto dependendo do que voce quer captar um suv de mamae nao vai ser suficiente se voce estiver fazendo um video com carros rapidos vai precisar de um camera car que ao menos os acompanhe nesse caso se voce for usar um esportivo como camera car vai querer um ajuste de suspensao feito sob medida que utilize amortecedores tao complacentes quanto for possivel se for um carro naturalmente duro usando amortecedores feitos sob medida com circuito de alta velocidade para absorver impactos mais contundentes como sobre a zebra de um circuito ou irregularidades do piso; e um circuito de baixa velocidade para lidar com as transferencias de peso em frenagens e curvas esta parte e extremamente importante e claro que se o objetivo for fazer um filme sobre automobilismo e houver a necessidade de usar um esportivo ou carro de competiçao isso todo acaba indo para o ralo o importante e ter algo que possa acompanhar o objeto da filmagem e as possiveis imperfeiçoes causadas pela vibraçao e pela falta de estabilidade podem ate agregar ao material dependendo do tipo de filme a ser feito agora ha tambem outra questao o ronco do motor embora muitos filmes utilizem audio captado em sessoes especificas para este fim ha diretores que preferem o audio genuino feito in loco nesse caso pode ser uma boa ideia escolher o camera car mais silencioso possivel um eletrico talvez [caption id= attachment_247617 align= aligncenter width= 1920 ] hmm melhor nao[/caption] e ha ainda outro fator especialmente em tomadas rapidas em circuitos de corrida por exemplo a pilotagem o piloto de um camera car neste cenario nao pode seguir o traçado que um carro de competiçao normalmente faria ele precisa posicionar o carro onde o cinegrafista quer que ele fique e para isso e preciso ter noçao de fotografia e enquadramento levando tudo isso em consideraçao separamos neste post alguns dos camera cars mais iconicos e/ou matadores que ja vimos ford gt40 um exemplo talvez o melhor deles de carro camera iconico e matador e o ford gt40 que foi usado em duas das peliculas essenciais sobre automobilismo que o ser humano ja produziu grand prix de 1966; e as 24 horas de le mans de 1971 em grand prix de john frankenheimer o carro utilizado foi um gt40 1965 o carro de chassi p/1027 o carro que com seu v8 small block de quase 500 cv era capaz de acompanhar monopostos de formula 1 e que estava mais facil de conseguir para as filmagens as seçoes dianteira e traseira da carroceria foram removidas para acomodar as cameras a pintura era amarela mas naquela epoca e no contexto todo nao era prioridade trocar a cor da carroceria e ele fez um trabalho espetacular destaque para as filmagens em monza onde james garner acompanhou o gt40 a centimetros de distancia em manobras perfeitamente sincronizadas que ficaram sensacionais na telona https //www youtube com/watch v=7ha71tyl640 o carro que na epoca das filmagens pertencia a metro goldwin mayer mgm foi vendido para o museu automobilistico briggs na california onde permaneceu ate o fim da decada de 1990 depois disso ele foi comprado pelo colecionador anthony bamford que mandou restaura lo de meados dos anos 2000 para ca o gt40 trocou de maos mais vezes e participou de diversas corridas historicas ja o ford gt40 de as 24 horas de le mans le mans 1971 produzido e estrelado por steve mcqueen foi um carro de 1968 adquirido pela solar productions a produtora de mcqueen apos o fim oficial do programa do gt40 por parte da ford ele ja tinha uma historia e tanto em competiçoes sendo uma especie de cobaia da john wyer automotive para experimentaçoes incluindo um dos primeiros usos da fibra de carbono em um automovel de competiçao homologado pela fia um segundo lugar em le mans e um recorde de volta com jacky ickx e uma vitoria em monza na epoca de grand prix a mgm alugava o carro diretamente da ford e por isso nao podia fazer modificaçoes radicais mcqueen que era o dono do carro foi mais agressivo e simplesmente cortou o teto do carro abrindo espaço para um estabilizador giroscopico no deque traseiro e possibilitando a instalaçao de uma camera operada manualmente na lateral do passageiro as filmagens de as 24 horas de le mans terminaram em 1970 e depois disso mcqueen vendeu o carro de chassi p/1074 o comprador mandou recolocar o teto usando paineis genuinos e o gt40 teve alguns outros donos depois disso ele foi leiloado pela ultima vez em 2012 pela rm auctions que se saiu muito bem na venda depois de estimar algo entre us$ 2 3 e 2 5 milhoes eles o venderam por nada menos que us$ 11 milhoes lamborghini huracan hoje em dia decadas depois existem empresas especializadas em converter carros para uso em filmagens e a americana incline dynamic em 2018 conseguiu bastante atençao com o huracam um lamborghini huracan que segundo eles era o camera car mais rapido do mundo na epoca nao e dificil de acreditar o supercarro de traçao integral e movido como sabemos por um v10 de 5 2 litros e 610 cv capaz de leva lo ate os 100 km/h em 2 9 segundos [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 247611 247612 ] o carro passou por algumas modificaçoes importantes como a reduçao da altura da suspensao para abaixar o centro de gravidade compensando pela instalaçao do enorme gimbal no compartimento dianteiro de acordo com o fundador da incline dynamic nathan garofalos a premissa era simples o que acontece quando voce coloca 700 kg de equipamentos em um suv e tenta filmar os carros mais incriveis do mundo voce consegue chegar a 100 km/h no maximo com sorte ele garante que o huracan mesmo com todo o lastro ainda e capaz de chegar aos 301 km/h um pouco menos que os quase 330 km/h do carro sem os equipamentos de filmagem claro mas ainda assim muito veloz ferrari 360 na mesma vibe do huracam ha alguns anos uma empresa chamada filmotechnic usa criou uma ferrari 360 usada em filmagens a diferença principal e que em vez de colocar o braço mecanico do gimbal na dianteira o equipamento foi instalado na traseira https //vimeo com/90776635 a empresa afirma que com o equipamento correto a ferrari 360 modena e capaz de capturar imagens estaveis a velocidades de ate 260 km/h tranquilamente facil de acreditar considerando que atras dos bancos esta um v8 de 3 6 litros 400 cv a 8 500 rpm e 38 kgfm de torque a 4 750 rpm suficientes para chegar aos 295 km/h a linha da pursuit systems https //www youtube com/watch v=cpmdpjdd40o este se tornou um classico entre os carros camera o mercedes benz ml63 amg da pursuit systems que traz toda a indumentaria tipica dos camera cars começando pela carroceria em preto fosco embora seja a versao esportiva do ml com um v8 m156 de 6 2 litros e 510 cv ele ainda e mais macio e vibra menos que um supercarro e tem robustez suficiente para carregar equipamentos maiores e mais pesados no teto a empresa e uma das mais conhecidas no ramo dos camera cars e possui uma linha que inclui tambem o porsche cayenne turbo com seu v8 de 4 5 litros e 450 cv; ou turbo s no qual o mesmo propulsor e calibrado para chegar aos 521 cv https //www youtube com/watch v=cbhplqo3208 e tambem alguns veiculos mais exoticos como o side by side polaris rzr criado especialmente para filmagens off road em complacencia da suspensao e dificil bate lo o projeto mais recente da pursuit systems e o ford edge st que segue a mesma receita do ml e do cayenne pintura preto fosco rig para camera no teto e interior equipado com sistemas de comunicaçao e telas para acompanhar tudo em tempo real e natural que eles tenham escolhido a versao mais potente do edge com seu v6 biturbo de 270 cv afinal toda a tralha de filmagem adiciona 600 kg aos ja parrudos 1 989 kg do crossover esportivo https //www youtube com/watch v=qcykhrk8trm ford mustang gt o filme need for speed de 2014 foi um dos grandes flops cinematograficos dos ultimos anos apesar de ser uma superproduçao de hollywood estrelada pelo carismatico aaron paul breaking bad a historia mal amarrada foi considerada uma falha imperdoavel mas o camera car usado era matador https //www youtube com/watch v=8ykwv3ncccs o ford gt preto fosco foi feito para filmar superesportivos e para isso recebeu um supercharger sallen que elevou a potencia do motor coyote 5 0 para 630 cv alem de um diferencial traseiro com autoblocante fora isso foram instalados suportes para cameras na dianteira e na traseira bancos do tipo concha no interior e uma redoma de vidro no lugar da tampa do porta malas para que o operador da camera pudesse capturar imagens dos carros que vinham atras ford focus st estate e fiesta st tambem falando em fords vamos ao lado mais inusitado da lista esta e ou foi uma perua focus st equipada com um motor 2 0 turbo 16v de 250 cv ela foi convertida pela propria ford para auxiliar na produçao de comerciais e outros videos promocionais e sua adaptaçao e curiosissima a parte posterior da carroceria foi cortada e recebeu um jump seat um banco voltado para tras para que o cameramen possa operar o equipamento talvez voce nunca a tenha visto em açao mas certamente ja deve ter topado com um video produzido com sua ajuda como se nao bastasse a ford tambem fez o mesmo com um ford fiesta st de quarta geraçao o detalhe mais curioso como diferentemente do focus o fiesta mk4 tinha as lanternas ao lado do vigia traseiro elas foram mantidas por questoes de legislaçao na mesma altura porem deslocadas para a coluna b deve ser interessante trabalhar na execuçao de veiculos especiais para uso da frota interna das fabricantes westfield seven um projeto de camera car mais recente e este westfield seven interessante porque como sabemos os seven sao bastante leves com versoes que pesam parcos 500 kg imaginamos que com todo o equipamento de filmagem ele agora pese quase o dobro de todo modo estamos falando de um veiculo agil que muda de direçao rapido e pode ser muito veloz um detalhe interessante ele nao e um caterham e sim um westfield sua fabricante foi fundada no reino unido em 1982 e imediatamente enfrentou problemas com a justiça por plagiar o caterham seven este o sucessor oficial do lotus seven desde 1973 quando a caterham foi fundada e passou a fabricar o seven usando o projeto original um detalhe importante enquanto os caterham seven sao feitos de aluminio o westfield seven usava fibra de vidro na construçao da carroceria o camera car construido por uma empresa chamada sixtyseven pictures e batizado super67 e movido por um quatro cilindros vindo de uma honda cbr1000 com escape akrapovic e retrabalho de fluxo ele entrega saudaveis 180 cv mais que suficientes para ziguezaguear pelo asfalto enquanto captura imagens de outros esportivos em alta velocidade o motor trouxe consigo o cambio sequencial de seis marchas da honda e a força e levada para as rodas traseiras atraves de um diferencial quaife com autoblocante bugatti chiron https //youtu be/fffdhm7pw5k voce ja se perguntou como se filma um bugatti chiron a 400 km/h afinal nao ha muitos carros no mundo capazes de chegar a essa velocidade por isso a melhor forma de gravar o chiron a 400 km/h e usando outro chiron claro al clark produtor do video que mostrou o recorde do bugatti chiron publicou no youtube um video explicando como a tomada da aceleraçao foi feita ele usou uma camera de drone dji montada em uma caixa que por sua vez foi montada na parte de tras do chiron com varios pontos de fixaçao diferentes para estabilidade embora a ideia de usar um chiron como carro de camera pareça loucura em um primeiro momento ela faz muito sentido quando se vende o carro mais rapido do mundo algo tipo nao existe nenhum outro carro capaz de acompanha lo ainda no mesmo video clark diz que nao se deu conta que os gases do escape poderiam invadir o quadro e por isso eles tornaram a cena sutilmente embaçada lembre se disso quando filmar um carro a 400 km/h ok
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