na metade dos anos 1980 a ferrari decidiu entrar para valer no mundo dos ralis preparando um modelo exclusivo para disputar o grupo b o resultado desse esforço foi a ferrari 288 gto que rivalizaria com o porsche 959 nos estagios do wrc essa briga como sabemos nunca aconteceu pois o grupo b acabou cancelado apos uma serie de acidentes fatais com pilotos e espectadores na temporada de 1986 usar uma ferrari como carro de rali pode soar estranho — especialmente um modelo em forma de cunha e de perfil baixo como a 288 gto mas e exatamente o que a scuderia michelotto fazia desde o fim dos anos 1970 na verdade seus anos de experiencia nos ralis de terra e asfalto que mostraram a ferrari qual seria a base ideal para se fazer um carro de rali vencedor a 308 gts quando a ferrari lançou a 308 para ser seu verdadeiro modelo de entrada em 1975 ela nao tinha a menor intençao de coloca la para correr nas pistas — afinal naquele mesmo ano eles estavam muito bem na formula 1 com niki lauda ao volante de seus monopostos e um carro competitivo enzo ferrari acabou mudando de ideia no ano seguinte talvez empolgado com o titulo de sua equipe e de seu piloto na temporada anterior da formula 1 e passou a construir as 308 de corridas de acordo com o regulamento do grupo 4 da fia para nao atrapalhar o andamento da equipe de f1 as 308 de corridas foram produzidas pela divisao assistenza cliente o atendimento da ferrari aos clientes comuns ainda no começo de 1976 a ferrari homologou a 308 de testes e começou o seu desenvolvimento na pista de fiorano com a intençao de competir em provas de endurance os planos foram barrados pela fiat que ja controlava 50% da empresa e restringiu a atuaçao da ferrari a formula 1 sem poder correr com o carro a ferrari decidiu terceirizar a produçao da 308 do grupo 4 encarregando giuliano michelotto do serviço — ele era um concessionario da ferrari em padua e ja havia preparado os lancia stratos de rali em sua oficina no começo da decada alem da autorizaçao para produzir os carros a ferrari deu um bom nivel de ajuda extra oficial a ele a michelotto recebia os chassi desmontados da ferrari e construia todo o resto do zero — incluindo motor e carroceria o v8 de tres litros recebia novos pistoes para aumentar a taxa de compressao sistema de injeçao eletronica kugelfischer cabeçotes e tampa do virabrequim de liga leve de aluminio e lubrificaçao por carter seco como resultado o tipo f106 produzia 315 cv a 8 000 rpm [youtube id= bxduw6dr234 width= 620 height= 350 ] como um bom carro de corridas o cambio tinha cinco marchas encurtadas em relaçao as originais e um diferencial de deslizamento limitado de 80/20 os freios eram da lockheed com circuito duplo e usavam pinças de quatro pistoes para alicatar os discos de 305 mm a carroceria original de fibra de vidro e mais tarde de aluminio teve varias partes feitas de kevlar ou fibra de vidro com menor espessura a principal modificaçao eram os para lamas alargados para cobrir as rodas campagnolo identicas as que michelotto usou nos lancia stratos por dentro a cabine era toda modificada e recebia painel liso gaiola completa e bancos concha a primeira 308 gtb do grupo 4 ficou pronta em 1978 e estreou na targa florio de 1978 mas nao conseguiu completar a tradicional prova italiana a vitoria contudo veio no mesmo ano no rallye del monza depois desta a michelotto fez outras tres 308 entre 1980 e 1983 feitas a partir de carros novos ou usados um desses modelos a 308 chassi 19051 conseguiu a vitoria geral na targa florio de 1981 com o fim do grupo 4 da fia e a criaçao do grupo b como seu substituto a michelotto passou a produzir as 308 com as especificaçoes da nova categoria a partir de 1983 as 308 do grupo b usavam motores de 310 cv com quatro valvulas por cilindro e tinham suspensao mais elevada e reforçada alem de freios brembo elas tambem ficaram 30 kg mais pesadas mas isso nao as impediu de conseguir bons resultados antes da chegada dos monstros de traçao integral uma dessas ferrari feitas pela michelotto era esta 308 grupo b que sera leiloada no proximo dia 4 de fevereiro pela rm auctions ela foi fabricada para o piloto antonio zanini heptacampeao espanhol de rali que procurava um carro especial para a temporada de 1984 zanini viu na ferrari 308 a ferramenta ideal para manter o trofeu de campeao nacional pela oitava vez ele entao procurou o representante da ferrari na catalunha e perguntou se ele por acaso nao teria uma 308 para um multicampeao disputar uns ralis o concessionario deu a ele uma 308 gtb original de fabrica e michelotto foi chamado para fornecer os componentes e supervisionar a construçao do carro na espanha da italia vieram as bandejas aliviadas da suspensao freios ap lockheed barras estabilizadoras mais grossas caixa de direçao de relaçao mais curta cambio e embreagem e amortecedores ajustaveis para as quatro rodas — tudo homologado pela michelotto [gallery columns= 4 link= file ids= 36175 36180 36168 36182 ] o motor era um pouco menos potente que os carros fabricados pela michelotto na italia tinha apenas 280 cv e a carroceria nao tinha modificaçoes alem do conjunto de farois auxiliares que foi instalado em posiçao mais baixa a pedido de zanini contudo o carro nao ficou pronto para a abertura da temporada e zanini usou uma outra 308 grupo b feita pela pro motor sport o projeto acabou atrasando ainda mais e ficou pronto somente no fim da temporada quando zanini ja tinha assinado um contrato com a pro motor sport a ferrari acabou estreando somente na ultima corrida do campeonato com fernando serena jr — filho do concessionario catalao — ao volante mas acabou tendo um problema na linha de freios e abandonou a corrida enquanto isso zanini tornou se campeao espanhol pela oitava vez a ferrari 308 do grupo b voltou a correr outras provas do campeonato espanhol em 1985 mas foi aposentada naquele mesmo ano desde entao o carro rodou apenas 20 km desde entao agora ele esta a venda sem valor de reserva e a rm auctions espera que ele troque de maos por us$ 385 000
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