FlatOut!
Image default
Car Culture

O motor que transformou a Cosworth em uma lenda

Há 20 anos a Fórmula 1 corria com motores V10 aspirados, Michael Schumacher conquistava seu sétimo título, Fernando Alonso estreava na Renault, Ralf Schumacher e Juan Pablo Montoya dividiam a garagem da BMW-Williams e o Verstappen do grid era Jos, o pai de Max. Red Bull? Racing Bulls? Aston Martin? Ainda eram Jaguar, Minardi e Jordan. Passados estes 20 anos, Jos se aposentou, criou o filho e o colocou na F1 — e ele já se tornou tricampeão. Montoya foi para a Nascar e depois para a Indy, a BMW abandonou a F1, Schumacher também "colocou" seu filho na F1, Alonso foi bicampeão, a Jordan virou Midland, que virou Spyker, que virou Force India, que virou Race Point, que virou Aston Martin. Os motores V10 foram trocados por V8 aspirados que, há mais de dez temporadas, foram trocados por motores V6 turbo. Essa é a dinâmica da Fórmula 1 moderna — e não apenas dela, mas também do mundo moderno. Pense no seu celular de 2003, em como você assistia aos seus filmes e séries favoritos. Em como você