Um dos assuntos mais recorrentes do meio entusiasta é o fato de a Porsche não explorar o potencial máximo do Cayman para não tirar os holofotes do 911. Isso por que o motor central-traseiro faz do Cayman um carro naturalmente mais equilibrado e menos abrutalhado que seu irmão mais velho. Os defensores da ideia dizem que se o Cayman fosse tão potente quanto o 911, ele provavelmente lhe daria uma surra, e a Porsche não quer que isso aconteça.
Só que o Cayman está chegando cada vez mais perto do 911 — e o Cayman GT4, que foi apresentado na noite de ontem, é a maior prova disso: com motor de 385 cv derivado do Carrera S, aerodinâmica avançada e "componentes e espírito genético do 911 GT3", este é o Cayman mais rápido e potente já desenvolvido.
Desde maio de 2014 o Cayman GT4 vem sendo "flagrado" em testes, com direito a fotos sem camuflagem divulgadas no início do mês passado, mas isto não significa que ele não seja um carro surpreendente — especialmente pela ousadia de