FlatOut!
Image default
Car Culture

Lendas do WRC: Ford Escort RS1800, a ovelha negra britânica

Como vimos nos posts anteriores da série Lendas do WRC, os primeiros anos do Mundial de Rali foram dominados pelos italianos, com três vitórias do Lancia Stratos e três do Fiat 131 Abarth — este, campeão em 1977, 1978 e 1980. Mas o que aconteceu em 1979? Naquele ano, um pequeno britânico papou nove das 12 etapas da temporada. Era o Ford Escort RS1800 — carro que, acredite, passou muito perto de não competir no WRC. É estranho pensar nisso, visto que as duas primeiras gerações do Escort têm uma belíssima história nos ralis — já na primeira geração, de 1968, o Escort venceu provas importantes, como a corrida de Londres ao México em 1970, parte do World Cup Rally, uma das quatro maratonas de rali intercontinentais que aconteceram entre 1968 e 1974. Na verdade, o WCR foi a competição que plantou a semente para o Rali Dakar, em uma história que sem dúvida merece ser contada em outra ocasião. De qualquer forma, por que, então, o Escort Mk2 quase não competiu no WRC? [youtube