como vimos nos posts anteriores da serie lendas do wrc os primeiros anos do mundial de rali foram dominados pelos italianos com tres vitorias do lancia stratos e tres do fiat 131 abarth — este campeao em 1977 1978 e 1980 mas o que aconteceu em 1979 naquele ano um pequeno britanico papou nove das 12 etapas da temporada era o ford escort rs1800 — carro que acredite passou muito perto de nao competir no wrc e estranho pensar nisso visto que as duas primeiras geraçoes do escort tem uma belissima historia nos ralis — ja na primeira geraçao de 1968 o escort venceu provas importantes como a corrida de londres ao mexico em 1970 parte do world cup rally uma das quatro maratonas de rali intercontinentais que aconteceram entre 1968 e 1974 na verdade o wcr foi a competiçao que plantou a semente para o rali dakar em uma historia que sem duvida merece ser contada em outra ocasiao de qualquer forma por que entao o escort mk2 quase nao competiu no wrc [youtube id= vaebquzkkrs width= 620 height= 350 ] a razao era puramente tecnica a divisao de ralis da ford temia que o carro nao fosse competitivo o suficiente veja bem o escort de segunda geraçao lançado em 1975 era basicamente uma evoluçao do anterior incorporando todos os seus aspectos chave a plataforma de motor dianteiro longitudinal e traçao traseira a distribuiçao de peso e ate motores e versoes seu visual era bem mais moderno sim com uma grade preta aletada e mais linhas retas na carroceria mas a concorrencia era brava começando com o porsche 911 e o lancia stratos — e mole estes tinham como uma das principais vantagens o fato de o motor e as rodas motrizes estarem bastante proximos o que melhorava a traçao e consequentemente a velocidade nos estagios de terra e asfalto irregular do wrc o fiat 131 abarth tambem tinha motor dianteiro e traçao traseira mas a fiat alterou quase tudo no carro e as modificaçoes especialmente a suspensao traseira independente o tornaram um verdadeiro rolo compressor esmagando todo mundo menos o escort rs1800 em 1979 como o ford conseguiu uma palavra cosworth o motor do escort rs1800 era espetacular e compensava o fato de diferentemente do que aconteceu com a fiat — que praticamente transformou o 131 em outro carro para o wrc — a ford nao destinar boa parte de seus investimentos para desenvolver um especial de homologaçao para os ralis o 131 abarth usava um sofisticado sistema de suspensao traseira independente para garantir o estabilidade e velocidade nas curvas o escort era força bruta — claro o carro recebeu uma gaiola de proteçao de 14 pontos ganhou um sistema de suspensao traseira com feixes de mola e amortecedores telescopicos e teve o peso aliviado mas seu coraçao era mesmo o motor este foi projetado pela companhia britanica em 1967 usando como base o motor do ford cortina o chamado cosworth bda foi usado no escort rs1600 versao de rali do escort mk1 deslocava 1 6 litro e com comando duplo no cabeçote entregava ate 200 cv nas versoes mais potentes nao seria o bastante porem para enfrentar a dura concorrencia que se formaria nos anos seguintes nao vamos repetir todos os nomes toda vez ok sendo assim em 1975 a cosworth começou a melhorar o motor para coloca lo no nem tao novo assim escort começando pelo obvio maior = melhor aumentando o diametro dos cilindros de 80 97 mm para 86 75 mm o curso dos pistoes permaneceu em 77 62 mm o deslocamento do motor aumentou de 1 6 para 1 8 litro na versao de rua feita para homologaçao o motor entregava modestos 122 cv na versao de competiçao o bloco permitia um aumento ainda maior no diametro dos cilindros que ficaram com 90 4 mm e o resultado era um motor de dois litros em especificaçoes padrao o motor era alimentado por dois carburadores weber de corpo duplo e entregava algo entre 240 cv e 255 cv com injeçao mecanica kugelfischer porem o rendimento arranhava os 280 cv — em um motor de dois litros sem turbo ou compressor [youtube id= olserlkdhiq width= 620 height= 350 ] a estreia do escort mkii no wrc aconteceu em 1975 e notavelmente ele se mostrou um forte concorrente desde o inicio — especialmente na ultima etapa o rac rally britanico quando timo makinen venceu com outros dois escort atras dele vitoria tripla em seu ano de estreia epico o rs1800 continuou vencendo com relativa consistencia mas o ano de 1978 foi um marco pois com tres vitorias sendo uma dobradinha e uma vitoria tripla o escort chegou muito perto de conquistar seu primeiro titulo marcando 100 pontos contra 134 pontos da fiat na temporada [gallery columns= 4 link= file ids= 37648 37647 37646 37650 ] a gloria porem demoraria mais um ano em 1979 o escort conseguiu cinco vitorias em 12 etapas e acumulou 147 pontos some a isto uma mare de azar da fiat que so venceu uma vez e marcou 82 pontos e voce tem um carro campeao para melhorar dois dos pilotos da equipe de fabrica da ford — o sueco bjorn waldegård e o finlandes hannu mikkola — subiram ao podio juntos nada menos que nove vezes e ficaram com o primeiro e o segundo lugar no campeonato de pilotos mas ainda nao acabou ari vatanen tambem correu pela ford naquele ano ao volante do escort e do fiesta e sua pontuaçao foi essencial para abrir a enorme vantagem sobre a fiat dear god nao e o que dizem [youtube id= xv3hp9xjjxm width= 620 height= 350 ] agora infelizmente foi a primeira e ultima vez que o escort rs1800 conquistou um titulo nos ralis o ano de 1980 trouxe uma recuperaçao da fiat e o ano seguinte viu um azarao chamado talbot sunbeam lotus abocanhar o titulo — mas em compensaçao ari vatanen foi o campeao entre os pilotos em 1981 com o escort de qualquer forma todos eles ficaram ultrapassados em 1982 quando uma revoluçao chamada audi quattro trouxe consigo a traçao integral e mudou para sempre a historia dos ralis mas esta e uma historia para uma proxima vez
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