sou um fanatico por porsches e por consequencia volkswagens desde a minha infancia tive meu primeiro carro aos 17 anos um vw sedan 1500 azul pavao que ainda esta comigo hoje ele tem motor de subaru ej22 rollcage freios redimensionados bancos e rodas porsche e mais uma firulas trabalho para a volkswagen do brasil ha seis anos sou engenheiro mecanico automobilistico formado pela fei ja trabalhei nos departamentos de avaliaçao do veiculo completo na engenharia do produto onde nos realizavamos todos os testes necessarios para a validaçao do projeto do veiculo ate minha posiçao atual na engenharia de manufatura onde planejo e construo linhas de pintura automotiva e montagem final participo tambem ativamente de um forum de entusiastas de golf isso mesmo nao polo onde tive o prazer de ajudar a fundar junto com meus amigos arved carlos abel rodrigo mira michel lima e mais alguns membros honorarios o vwgolfclub com br mas nao estou aqui pra falar do que faço a razao e o project cars #91 meu polo gti ou melhor meu segundo polo gti e olha ele e o quinto polo que tive por isso talvez seja melhor botar as coisas no contexto os cinco polos minha historia com polos começou muito antes de eu mesmo ter carteira de motorista ou de ter o proprio fusca o primeiro polo que dirigi na minha vida foi um typ 6n ou 6kv o polo classic em 1998 este polo classic serviu minha familia por alguns anos e entao meu pai o trocou em 2003 pelo polo 9n 2 0 comfortline hatch o mais longevo dos polos em minha casa isso aconteceu na epoca do lançamento do veiculo e tenho ate hoje um livro brochura com capa dura sobre o modelo que foi entregue aos primeiros proprietarios este carro ficou em nossa familia ate 2012 teve suspensao alterada com kit h&r e mecanica refinada com remapeamento para alcool e aumento da taxa de compressao o que elevou a potencia dos pacatos 116cv originais para inacreditaveis 134cv digo inacreditaveis porque nunca achei que remapeamento em motores naturalmente aspirados pudesse trazer resultados tao expressivos mas o polinho foi colocado a prova algumas vezes e o resultado nao deixava duvidas quanto ao potencial do motor ea 113 meu terceiro polo e tambem meu primeiro veiculo zero km foi um 9n3 sportline branco que comprei em 2010 este foi o primeiro e unico polo que tive que recebeu mais adereços esteticos que refinamentos de mecanica mas tivemos nossos momentos como primeiro carro zero sera dificil esquecer a reaçao dos meus familiares que nao acreditavam que em uma semana o carro ja tinha recebido o kit h&r de suspensao e rodas mais que especiais na epoca as borbet ariettas do polo gti cup edition aro 17 foi neste carro tambem que dei as primeiras caronas e fiz as primeiras viagens para uma pessoa que seria a mais importante em minha vida michely hoje minha esposa naquela epoca apenas uma conhecida que logo se tornaria minha namorada eis que em maio de 2011 a oportunidade bate em minha porta vejo um polo gti 2007 em um anuncio no mercado livre algumas ligaçoes o apoio da michely apesar de um pouco descrente do negocio ela nao entendia como que eu iria trocar um polo 2010 quatro portas por um polo 2007 que tinha duas portas a menos e custava 10 mil reais a mais e uma viagem para curitiba pronto na sexta feira eu tinha um sportline zerado no sabado estava voltando de curitiba sentado em belos bancos recaro no carro que nem eu sabia ainda mas que ja era o dos meus sonhos o 1º polo gti o polo gti veio ao brasil em 2006 como modelo 2007 a vw apresentou o veiculo no salao do automovel junto com a nova geraçao a 9n3 e o carro causou furor tinha apenas 1 160 kg motor 1 8 20v turbo de 150 cv e chegava aos 100 km/h em 8 2 s um belo pocket rocket recheado com quatro air bags e esp com asr respondendo ao furor que o modelo causou no salao a volks trouxe um primeiro lote experimental de 30 carros 10 unidades prata sirius e 20 unidades vermelho flash todos com duas portas todos sem teto solar e sem bancos em couro nem aquecimento; por r$ 99 800 se a falta do teto solar entristecia quem estava disposto a desembolsar quase 100 mil reais pelo veiculo 10 mil reais mais caro que o irmao mais velho golf gti ja em sua versao mk4 5 e 193cv os bancos recaro em tecido eram o grande destaque no interior para os gearheads com padronagem interlagos e fartos apoios lombares infelizmente este lote piloto de 30 carros foi o unico que a volkswagen trouxe ao brasil por isso este veiculo se tornou uma raridade com baixa desvalorizaçao de mercado ate hoje bem voltando a minha historia fui a curitiba buscar meu primeiro polo gti duas portas vermelho sem teto solar e com bancos de couro o que bancos de couro pois e o ex dono tinha feito o sacrilegio de mandar o tecido xadrez para o espaço e eu nao preciso explicar para voces qual era minha maior decepçao em referencia a este carro este polo ja tinha um upgrade de respeito no motor com direito a uma turbina garret gt 25 substituindo a original borg wagner k 03s intercooler frontal de maior vazao e tudo o que era necessario para alimentar este conjunto mas muitas coisas me desagradavam pelicula escura nos vidros deixavam os dias melancolicos rodas escuras e couro tudo escuro o carro nao tinha vida e a preparaçao nao estava do meu agrado entao vieram os toques pessoais retirei a pelicula levei o carro para a oficina power class em sao bernardo do campo e instalei as rodas borbet arietta 17 e os coil overs fk ak street para deixa lo mais proximo do chao tambem troquei todos os fluidos por novos da marca motul o motor recebeu motul 8100 e condicionador de metais militec o carro seguiu para a advanced drag racing team em sao paulo onde recebeu revisao da preparaçao geral bicos siemens deka de 90lbs tomaram o lugar dos simplorios iwp46 abertos em eletroerosao uma bomba de combustivel walbro 255 entrou no tanque para aumentar a pressao na linha e suportar o uso de etanol velas novas filtro inflow e maf de 3 de um golf vr6 para aumentar o range de leitura e nova reprogramaçao tudo isso deu vida ao carro que respondia bem as puxadas com pressao de 1 2 bar pressurizando desde as 1 800 rpm e chegando a pressao maxima em bons 2 600 rpm a rotaçao de corte foi para 7 600 rpm mas ainda era um carro civil a potencia estimada do conjunto ficou em 310 cv neste carro eu terminei minha faculdade participei dos primeiros track days viajei pelo interior do estado fui contratado pela volkswagen pedi minha mulher em casamento durante uma volta rapida no aic e infelizmente tive de vende lo para comprar o teto que me protege neste momento que escrevo a voces nao da pra ter tudo mas este era o fato que iria dar mais cumplicidade para minha vida e de minha esposa o 2° polo gti fenix project cars #91 casamento chegando grana curtissima e eu gearhead nato guiando um gol 1 6 por ai sempre de olho nos exemplares de polo gti que apareciam no mercado mas eles nunca estavam ao alcance das minhas economias naquele momento eis que ocorre um incidente com um polo gti em fortaleza que entristeceu muitos entusiastas do modelo o carro do nosso amigo joao paulo deu uma pane eletrica no compressor do ar condicionado e pegou fogo os estragos eram poucos mas afetaram o chicote do veiculo e a seguradora nao teve duvidas decretou a perda total o carro ia a leilao e o preço parecia bom mas o momento para o arremate nao era dos melhores para mim com minhas economias todas comprometidas com a festa do casamento e a reforma do meu lar nao havia espaço na minha vida para aquela oportunidade apesar disso conversei com minha esposa e decidimos que iriamos tentar arrematar aquela talvez fosse a unica chance de começar um projeto do carro que eu tanto gostava e que era importante para nos e entao começa o leilao o ex dono estava no patio do leiloeiro para acompanhar os lances e garantir que eu venceria o lote quatro horas de espera eu conectado em sbc ele em fortaleza eu era o unico interessado dou lhe uma dou lhe duas foi para repasse como era o unico interessado o leilao pula o lote para tentar aumentar as chances de lucro o ex dono nao poderia mais acompanhar o andamento das coisas a partir dali seria eu a sos com o polo na verdade a 2 700 km de distancia acompanhando tudo pela tela do computador mais duas horas de espera dou lhe uma meu lance inicial ainda era o unico dado dou lhe duas serei o proprietario de outro polo gti sumiu o sistema online parecia ter caido e depois meu lance foi apagado o leiloeiro justificava nao ter atingido o preço minimo para venda e mais ele bloqueou o meu acesso para o novo leilao que aconteceria uma semana depois estava acabado nao iria conseguir comprar e mesmo uma briga judicial nao traria aquele gti de volta para mim pois a sexta feira subsequente chegou e a michely me avisou amanha voce tem o leilao para participar perguntei lhe como e ela respondeu com o meu usuario esta tudo pronto compraremos o carro usando meus dados no leilao sabendo que eu nao poderia participar ela havia se cadastrado sozinha no leilao para que eu pudesse ter a chance de comprar o carro ela me deu o melhor presente de casamento que um gearhead poderia ganhar a tal carta branca que muitos homens brigam por toda vida va e construa seu carro e vamos novamente viajar e participar de track days e aqui estou com muito prazer compartilhando a minha historia com voces a historia de um carro que pegou fogo e que minha amada esposa michely corajosamente comprou acreditando que aquilo me faria feliz como o fez e me deu para que eu possa brincar de lego com meu vw o projeto ira incluir muita coisa legal e a receita disso tudo e historia para o proximo post ate la por luciano jaccoud project cars #91
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