houve uma epoca em que os motores v10 pareciam uma certeza na industria automobilistica ele chegou no dodge viper no inicio dos anos 1990 depois se tornou a regra da formula 1 na segunda metade daquela decada e entao os fabricantes começaram a trabalhar com esta configuraçao nos carros de rua vimos o lamborghini gallardo o audi r8 o porsche carrera gt o bmw m5 e ate mesmo o volkswagen touareg com seu v10 a diesel curiosamente a ferrari que sempre transferiu tecnologia da formula 1 para seus carros de rua nunca fez um modelo v10 ate mesmo a ford tentou fazer um mustang v10 quero dizer tentou e uma licença poetica eles realmente fizeram um mustang v10 mas ninguem realmente acreditava que ele poderia chegar as ruas alem disso esse projeto aconteceu em um mundo muito diferente no distante ano de 2003 quando downsizing hibridos plug in carros eletricos e veiculos semi autonomos eram previsoes para um futuro distante na epoca o mustang de quarta geraçao ja estava bem estabelecido — fora lançado em 1994 e era bem visto pelos entusiastas afinal foi a geraçao que salvou o mustang devolvendo o muscle ao car especialmente depois das versoes svt cobra e claro do ja iconico svt cobra r de 2000 foi justamente o pessoal da svt que inspirou um outro grupo de engenheiros a fazer o mustang v10 o projeto nao estava nos planos oficiais da ford; eles decidiram faze lo por conta propria depois do expediente um caso classico de skunkworks em entrevista ao site hot rod kevin byrd que foi o lider do projeto na epoca conta a ideia inicial fizemos o v10 para inspirar a empresa a entrar no segmento dos supercarros para competir com o viper e o corvette outra parte da empresa estava desenvolvendo o ford gt mas isso nao era divulgado nem mesmo internamente na epoca esperavamos que os dois [o v10 e o ford gt] pudessem se fundir no fim das contas construimos aquele mustang nao tanto para impulsionar a produçao de um mustang v10 mas para inspirar algo mais especial a ideia original era fazer um mustang boss 351 moderno mas embora o motor modular v8 fosse uma base confiavel para isso o espaçamento dos cilindros bore spacing impedia o aumento do diametro necessario para se atingir as 351 pol³ 5 75 litros a soluçao encontrada pelo pessoal do setor de pesquisa de powertrains da ford foi simplesmente fazer mais espaço como dando ao motor mais dois cilindros como o deslocamento de cada cilindro originalmente ja era de 575 cm³ fazer o motor com dois cilindros a mais resultaria exatamente na cilindrada desejada e ainda com a vantagem de se usar o mesmo conjunto de pistao e biela claro o orçamento limitado tambem colaborou para o aproveitamento maximo de materiais ferramental e componentes que ja existiam no deposito da ford os moldes para o bloco do v10 por exemplo foram feitos usando moldes de v8 cortados e colados e o mesmo foi feito para os moldes dos cabeçotes bielas do mustang cobra r e pistoes com taxa de compressao de 10 1 de outros projetos foram reaproveitados e novos comandos de valvula foram feitos com base nas medidas do cobra r o motor foi instalado no carro sem jamais ter sido testado em um dinamometro de bancada nao havia recursos bastantes para isto ainda assim houve componentes essenciais que nao puderam ser reaproveitados de estoque a equipe fabricou um carter de oleo sob medida e começou a projetar um coletor de admissao especifico montado a partir de um coletor do cobra r cortado e modificado com dutos retos e plenum duplo — cada lado alimentado por um par de corpos de borboleta de 70 mm acionados por um sistema exclusivo de polias e cabos outro problema foi a falta de um modulo de controle do motor adequado nenhum sistema disponivel no catalogo da ford conseguia operar o v10 do mustang devido ao design do virabrequim com duas bielas por moente common pin — o unico v10 que a ford tinha disponivel era o v10 6 8 usado na linha comercial mas ele usava virabrequim com um moente para cada biela split pin entao nao era possivel usar uma unica ecu do motor v10 6 8 essa ecu contudo era capaz de controlar um motor de cinco cilindros em linha entao a equipe decidiu usar duas ecu uma para cada bancada de cilindros byrd explica o arranjo o fato de termos dois modulos de controle e o motivo pelo qual ha dois corpos de borboleta e um par de medidores de fluxo de ar de 80 mm o controlador v10 da epoca conseguia gerenciar um motor de cinco cilindros em linha ou um v10 split pin mas como fizemos um v10 common pin o controlador original nao era compativel por isso utilizamos dois modulos configurando os como dois motores de cinco cilindros em linha e dobrando os sensores de fluxo de ar virabrequim comando de valvulas posiçao do acelerador e temperatura da agua se voce olhar a foto do interior vera os dois modulos de controle presos juntos no assoalho do lado do passageiro o proprio carro alias era um mustang ja bem usado — era um carro de frota que serviu para testar a compatibilidade do motor v8 supercharged de 5 4 litros usado pela svt no cobra r que precisava de um capo especial para acomodar o compressor de polia com o motor v10 a saliencia no capo nao era necessaria visto que ele tinha a mesma altura do v8 de 4 6 litros e apenas 100 mm a mais no comprimento geral coletores de escape 5x3x1 e uma travessa tubular feita sob medida ajudaram o motor v10 a se acomodar na mesma posiçao em relaçao a parede corta fogo que ficaria o v8 original e o espaço na dianteira se mostrou suficiente para o sistema de arrefecimento da mesma forma a transmissao manual de seis marchas tremec t 56 foi encaixada sem problemas depois de alguns meses de trabalho eles tinham um prototipo completo e pronto para rodar surpreendentemente o motor ficou 30 kg mais leve que o motor 5 4 do cobra r que tinha bloco de ferro e ainda manteve exatamente 351 polegadas cubicas de deslocamento testado no dinamometro o motor v10 rendeu 432 cv a 6 500 rpm e 55 3 mkgf de torque a 5 200 rpm felizmente e possivel ve lo e ouvi lo em açao graças a este video relembrado pelo pessoal da road and track https //youtu be/ho9ud3vi9ho com esta força o mustang v10 cobria o quarto de milha em 11 93 segundos a 188 3 km/h como comparaçao o dodge viper com seu v10 de oito litros com comando no bloco e 456 cv completava o quarto de milha em 12 2 segundos a 192 8 km/h e uma comparaçao puramente baseada no numero de cilindros visto que o v10 one off do mustang era outro tipo de motor com comando duplo no cabeçote e capacidade de girar muito mais dito isto o viper tambem usava o cambio tremec t56 os executivos da ford ficaram tao impressionados que pediram a equipe que desenvolvesse uma versao de 427 pol³ sete litros do v10 para alguns projetos especiais de competiçao byrd e sua equipe fizeram o motor levando ao extremo os limites dimensionais do v10 modular o motor foi usado no conceito ford shelby cobra de 2004 em uma variaçao de 6 4 litros segundo byrd o motor era completamente viavel e a engenharia toda se animou com a possibilidade de o v10 chegar a linha de produçao — afinal era um carro com 605 cv de potencia declarada pela fabricante um numero impressionante para a epoca infelizmente a crise economica da epoca fez com que o projeto fosse cancelado e o mustang acabou guardado em um deposito onde esta ate hoje byrd descreve bem a sensaçao que nao apenas a engenharia da ford mas qualquer entusiasta sente ao ler esta historia estava tudo pronto para ser feito incluindo a linha de produçao de baixo volume o transeixo a engenharia o desenvolvimento tudo estava la era uma visao incrivel e poderiamos ter feito dois ou tres supercarros com base na mesma plataforma fazia muito sentido do ponto de vista de fabricaçao tambem poderiamos ter feito uma versao com bloco de ferro usando peças prontas de estoque poderia ter havido variantes de 2 e 3 valvulas imagine as coisas incriveis que poderiam ter acontecido infelizmente nao aconteceu o motor v10 tambem durou pouco apesar de ter sido usado pela porsche bmw lexus audi lamborghini e dodge a formula 1 o abandonou em 2005 aos poucos cada um deles foi deixando de ser produzido — o porsche em 2006 o bmw em 2010 o lexus em 2012 o viper em 2014 e a audi e a lamborghini ate 2024 e evidente que a historia teria sido muito diferente se a ford tivesse entrado no terreno dos motores v10 a questao e se ela teria sido positivamente diferente como nos inclinamos a crer lembre se que estamos falando de um projeto anterior a crise de 2008 o que poderia ter acontecido a ford durante a crise se ela tivesse investido para valer nesse projeto com a tendencia ao downsizing e a atual eletrificaçao dos carros o que teria sido deste v10 da ford e melhor deixa lo mesmo no passado e admira lo a distancia
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.