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Um Twingo nas 24 horas de Nurburgring

Todo mundo adora o Renault Twingo original de 1993. O Twingo nasceu da cabeça fértil de Patrick Le Quemént, designer francês educado na Inglaterra que é um dos gênios de sua era, e é simplesmente adorável. Um colorido e alegre monovolume minúsculo, extremamente confortável e arejado, que não falha em nos colocar um sorriso no rosto.
Mas vamos lá: não é exatamente o que se usaria como base para um carro de corrida. Não é bem isso que gostamos nele; não é para isso que foi criado. Mas tudo pode ser usado em competição se há vontade para isso, e esta é uma dessas vezes. Sim, um Twingo vai participar das 24 horas de Nurburgring!
Nos últimos 30 anos, as 24 Horas de Nürburgring se transformaram em algo diferente; embora agora uma prova séria, mantém um pé nas suas origens de “corra com qualquer coisa” permitindo uma grande variedade de inscrições peculiares. Um Opel Manta e um Dacia Logan correram nos últimos anos, mas a estrela da corrida do próximo ano pode ser mesmo o Renault Twingo.
Sim, uma equipe chamada Rauh Racing planeja correr com ele na prova. Junto com carros GT3 de equipes de fábrica; gente como Lamborghini, BMW, Porsche e Ferrari. OK, não é um Twingo normal: seu motor original de 60 cv foi trocado por um quatro cilindros de 200 cv de um Clio RS. Mas ainda assim…
A dupla de irmãos Felix e Filip Rauh queriam algo que fosse incomum e alegrasse o público na prova, e acabaram com esta ideia bem maluca. E é claro que é genial: um ano após sua estreia em uma corrida de 24 horas, 52.000 fãs já acompanham a jornada do Twingo no Instagram.

Chegar às 24 Horas de Nürburgring é um procedimento complicado que exige licenciamento e autorização tanto para o carro quanto para seus pilotos. Felix, Filip e o Twingo iniciaram esse processo juntos em um teste aberto antes das 24 Horas deste ano. Os três passaram, e as 30 voltas percorridas na Nordschliefe durante o teste também serviram como a primeira corrida real na pista para o carro.
Seu único concorrente conhecido na categoria, um BMW 318ti ligeiramente modificado, de uma categoria monomarca alemã. Espiritualmente, os irmãos também veem o Dacia Logan turbo que correu na corrida do ano passado como um concorrente, embora esteja em outra categoria; chamam isso de “shitbox rivalry.”

O objetivo é colocar o carro na prova ano que vem; ela ocorre de 14 a 17 de maio de 2026. Até lá você pode seguir as peripécias do carrinho no Instagram, na conta @rauhracing. (MAO)
Kardian ganha versão automática mais barata

Mais um carro ganha uma versão de R& 119.990, bem no limite para receber os incentivos para os compradores PcD, aqui no país da meia entrada. Agora é a vez do Kardian, que apesar de ter uma versão manual mais em conta, a Evolution de R$ 106.990, ganha agora uma automática que pode ter desconto do IPI, à um atestado médico de distância.

A nova verão se chama Authentic, e vem com o mesmo motor 1.0 TCe de até 120 cv na gasolina e 125 cv no etanol, com torque de 20,4 / 22,4 mkgf. De diferente para baixar o preço, esta nova versão-base com câmbio DCT vem com maçanetas internas e externas na cor preta, e as rodas de aço 16 polegadas com calotas passam a ter design mais simples e serem pintadas somente na cor preta. O controle de cruzeiro adaptativo também é defenestrado, o que para alguns é até uma vantagem. Afinal de contas, permanece o controlador e limitador de velocidade, além de sensor de estacionamento traseiro, e a importante multimídia de 8” com conexão Android Auto e Apple Carplay.

Como todo carro moderno, é equipadíssimo; ar-condicionado digital, direção elétrica, faróis em LED, banco do motorista com regulagem de altura, volante com regulagem de altura e profundidade, painel digital de 7”.
A versão básica com câmbio manual de seis velocidades ainda parece a melhor opção, mas não é elegível para o PcD. Então aí já está mais uma forma de ajudar a opção manual sumir: com os descontos para PcD, a vantagem do manual desaparece.

Não se enquadra na categoria PcD? Ora, já foi em concessionários ultimamente? Folhetos indicam “especialistas” para ajudar na sua documentação e compra, então eu imagino que não seja difícil. Mas posso estar errado. O fato é que continuamos o país da exceção. (MAO)
Ford pode voltar a fazer carros na Europa

A Ford Europa desistiu de carros no geral para se concentrar em SUVs. Matou Ka, Mondeo, Fiesta, S-Max e Galaxy. O Focus vai morrer ainda este ano, deixando a Ford sem nenhum carro de produção regular em sua linha que não seja um crossover/SUV. Mas a estratégia parece que falhou: as vendas estão em queda vertiginosa. A participação de mercado da empresa no continente caiu para 3,3%, enquanto a Toyota, por exemplo, detém o dobro disso, com 6,6%, ainda com Corollas e Yaris em sua linha.
Agora, o jornal de negócios alemão Automobilwoche relata que as concessionárias Ford foram informadas de que novos modelos estão a caminho. Ainda não se sabe quais, mas aparentemente, devem ser mais modelos a gasolina, direcionados a preencher as lacunas dos carros descontinuados.

Isso pelo simples fato de que modelos como o Explorer e Capri elétricos parecem ser à prova de venda. Ambos são montados na fábrica da empresa em Colônia, na Alemanha, onde um acordo trabalhista foi fechado para demissões voluntárias em resposta à fraca demanda.
A Automobilwoche cita concessionários dizendo: “Este é um grande alívio. Precisamos de novos modelos — e não apenas modelos elétricos”. No entanto, como as concessionárias estão apenas agora conhecendo esses carros, é improvável que algum deles esteja disponível em um futuro próximo.

A Ford desistiu de ser totalmente elétrica na Europa até 2030, então os novos modelos provavelmente terão realmente motores de combustão. Ainda assim, a UE ainda pretende proibir a venda de veículos novos á combustão a partir de 2035. Uma revisão da polêmica proibição está planejada para 2026, mas, em maio passado, a UE afirmou que não mudaria de ideia. Já compramos pipoca e esperamos assistindo, interessados, ainda que de longe, como este imbróglio acabará. (MAO)
Chevrolet diz que pode criar Corvette mais rápido que o ZR1X

Há ainda lugar, acima do ZR1X, para um Corvette ainda mais potente, e mais caro? Em uma entrevista recente ao Top Gear, o engenheiro-chefe Tony Roma insinuou a possibilidade de um Corvette ainda mais ridículo no futuro. Disse: “O ZR1X não é o fim da história, é apenas o capítulo mais recente.”
Pode estar falando de um Corvette totalmente elétrico ainda mais rápido? Parece que não. O desejo da Chevrolet de construir um Corvette elétrico está se dissipando. Já se passaram três anos desde que o presidente da General Motors, Mark Reuss, disse que existiria no futuro um “Corvette totalmente elétrico, baseado em Ultium”, mas esse futuro parece ter ficado no passado. O mesmo Tony Roma, disse sem rodeios em uma entrevista recente:
“Não vou fazer um elétrico e colocar um emblema no Corvette [que não seja digno] dos mais de 70 anos de história da marca. Ninguém quer isso. Desculpe, vou me manter firme nisso. O emblema significa algo para as pessoas.”

As declarações de Roma indicam que a empresa está pelo menos explorando maneiras de extrair ainda mais da plataforma C8. Tudo indica por seus discursos que vai se concentrar em números importantes: velocidade máxima, e tempo no Nurburgring.
Oficialmente, o ZR1X tem a mesma velocidade máxima do ZR1 normal: 374 km/h. Mas disse Roma: “Acho que vamos continuar a tornar o carro mais rápido, porque nossos clientes apreciam isso. É o mesmo com qualquer fabricante de carros de alto desempenho — nós nos desafiamos com os tempos de volta em Nürburgring por esse motivo.”

A Ford atualmente detém o tempo de volta mais rápido no ‘Ring’ para um carro americano, com o Mustang GTD, com 6 minutos e 52,072 segundos. Fica fácil de imaginar o próximo passo; Corvettes camufladas estão constantemente no Nurburgring em testes, e não deve demorar para o recorde da Ford ser batido. Nem que para isso, um novo modelo, ou um “pacote de pista” especial seja posto a venda, como faz a Porsche com a Manthey. Veremos! (MAO)