se existe algo no passado do automovel que tenho realmente saudade e da forte identidade geografica dos automoveis ljk setright disse certa vez que o que arruinou toda essa historia do automovel foi o navio o novo carro oficial do presidente frances olhe um fiat 147 pequeno agil nervoso relaçoes curtas motor girador e liso basicamente pede para ser dirigido com brio em vielas apertadas estradas cheias de curva em montanhas e cidades movimentadas vespas por todos os lados e com metade do corpo para fora gesticulando improperios um mercedes benz dos anos 1980 nao podia ser mais alemao se tentasse um seven e um rolls royce espelhos dos dois extremos da sociedade inglesa como fazem o mesmo para os eua os sedas ford e cadillac os carros eram antes feitos por uma naçao para uma naçao; uma pequena tribo e seus carros vivendo em perfeita harmonia mas nos ultimos 30 anos tenta se uma ideia de aldeia global de diferenças diminuidas e diluidas e com isso cada vez ha menos diferença nos carros tambem sim ela ainda existe aqui e acola; as picapes grandes americanas e o imortal seven provas claras disso mas ate os morgan range rover e mini sao ingleses apenas de nascimento carros genericos mundiais em cosplay regional a noticia de hoje nos faz lembrar claramente isso diz respeito ao carro oficial do presidente da republica da frança como a realeza inglesa com seus daimler e land rovers carros presidenciais sempre foram reflexo da naçao que representavam a rainha num tipo diferente de carro oficial ate aqui no brasil tirando o famoso rolls royce cerimonial tivemos por exemplo o aero willys itamaraty executivo uma limousine presidencial criada pela willys so para isso depois foi muito usado o ford landau um excelente exemplo do que faziamos de melhor aqui hoje nao queria saber mas tive que perguntar ao oraculo que me respondeu o seguinte uma versao blindada do chery tiggo 8 max drive 2024 nosso atual carro presidencial tenho certeza de que e um carro melhor que o landau mas o fato e que mesmo tendo motores de origem estrangeira o itamaraty e o landau eram desenhados projetados e construidos aqui eram brasileiros e nao so fabricados aqui isso nao parece mais importante hoje entao nao sou eu que vou reclamar pelo menos o tiggo em questao e fabricado na unidade da caoa chery em anapolis goias e a caoa e uma marca brasileira meio que combina com o que a gente significa hoje; e o maximo de brasileiro que existe willys itamaraty executivo mas divago o fato e que as tres principais marcas francesas podem ter perdido um pouco de suas diferenças e distinçoes mas o carro presidencial continua sendo algo especial criado na frança ok hoje um pouco menos especial o novo carro de le president emmanuel macron e um renault rafale hyper hybrid um rafale especial nao normal mas ainda assim um automovel da especie crossover suv o rafale na verdade e chamado de cupe crossover e e parecido ao de um bmw x2 o carro de macron tem entre eixos aumentado mas a renault nao divulgou o quanto e blindado claro ainda que de novo nao saibamos o quanto mas certamente menos do que o tanque de guerra disfarçado de cadillac que e usado pelos presidentes americanos a cor e exclusiva bleu presidence e tem um efeito glitter branco e vermelho que brilha a luz do sol tem porta bandeiras removiveis uma grade nas cores da bandeira francesa e emblemas tricolores em cada para lama dianteiro onde os emblemas da alpine normalmente ficam no rafale topo de linha no interior a renault recrutou alguns especialistas para ajudar a desenvolver algo que segundo ela exiba o melhor do estilo luxo e artesanato frances a contribuiçao deles resultou no console traseiro no volante e no painel do rafale ambos exclusivos recebendo uma camada de marmore preto extraido dos pireneus e nos paineis de controle traseiros sendo feitos de madeira de faia escura por um renomado marceneiro gaules os bancos de couro personalizados contam com ventilaçao total e ha isolamento acustico adicional as portas traseiras tem funçao de fechamento suave algo normalmente visto apenas em carros de luxo a renault nao revela quanto peso tudo isso adiciona no carro mas nao pode ser pouco; o interior tem marmore lembre se um rafale phev normal pesa 1700 kg; especula se algo proximo de 3 toneladas para este carro presidencial o desempenho deve sofrer o rafale phev tem 300 cv e um hibrido eletrico/1 2 turbo e faz 0 100 km/h em 6 4 segundos este deve ser significativamente mais lento mas ainda andar o suficiente nao e la algo chique de verdade mas pelo menos e especial e frances em alma e espirito e nao e assim que a frança seja um pais de carros de luxo entao va la mas eu sei que voce se pergunta sera que o carro presidencial foi mais chique no passado ou este e uma continuaçao de uma tradiçao apenas otimo voce perguntar isso ia mesmo contar esta historia estes sao eles; se a frança melhorou ou piorou por este ponto de vista deixo para voces decidirem vale suv como simbolo do pais ou e hora de gritar aux armes citoyens le president e o automovel de gaulle na posse simca armand fallieres 1906 13 foi o primeiro presidente frances a usar um carro em 1906 ele tinha um charron 30cv e depois um panhard 18hp no entanto foi seu sucessor raymond poincare 1913 1920 quem primeiro usou um carro oficial rochet schneider panhard e berliet debaixo da carroceria chapron ha um citroen 15 6 depois de poincare os presidentes franceses utilizaram uma variedade de carros a maioria deles renault e entao em 1959 veio de gaulle seu primeiro carro e conhecido da gente um simca chambord conversivel especialmente convertido para sua posse depois recebeu limusines especiais da franay e chapron na base do citroen 15/6 de seis cilindros em linha e traçao dianteira mas a passagem do velho general pela presidencia 1945 75 e definitivamente ligada ao citroen ds; o carro que lhe salvou a vida de gaulle e o ds inseparaveis em 22 de agosto de 1962 o comboio de de gaulle composto por dois citroen ds 19 seguido por dois motociclistas de escolta estava a caminho do palacio de elysee para a base aerea de villacoublay a cerca de 13 quilometros a sudoeste de paris a esposa do presidente yvonne de gaulle sentou se ao lado dele na traseira enquanto seu assessor e cunhado o general alain de boissieu estava no banco do passageiro ao lado do motorista de de gaulle francis marroux quando o comboio se aproximava da rotatoria petit clamart nos suburbios do sudoeste de paris cinco paramilitares terroristas estavam escondidos atras de uma van renault estafette amarela sacaram suas metralhadoras e atiraram contra o carro de de gaulle o general de boissieu gritou para seus sogros se abaixarem em seguida mais homens armados em um citroen id 19 azul a versao menos luxuosa do ds sairam atras do carro de de gaulle e tambem abriu fogo antes de entrar em uma estrada secundaria aparentemente o id 19 deveria bloquear a estrada em frente ao comboio mas um dos atiradores correu para ver se o comboio se aproximava no tempo que levou para correr de volta ao carro e sentar se o carro de de gaulle passou o ds baleado sendo examinado milagrosamente ninguem no comboio ficou ferido centenas de balas foram disparadas contra o carro incluindo uma que segundo alguns relatos passou a poucos centimetros do nariz de de gaulle dois pneus dianteiro e traseiro tambem foram furados mas a suspensao hidropneumatica do ds permitiu que marroux o motorista mantivesse o controle do carro e seguisse em alta velocidade ate o aeroporto o guarda costas de de gaulle henri djouder no segundo ds oficial refletiu que nossa velocidade nos protegeu muito o ds como sabemos podia andar ate com uma das rodas faltando chegando no aeroporto a primeira preocupaçao de yvonne de gaulle foram as galinhas no porta malas do carro que os de gaulle estavam levando para sua casa em colombey les deux eglises espero que as galinhas nao tenham tomado bala seu marido respondeu voce e corajosa yvonne a enorme limusine ds chapron presidentiale depois disso de gaulle permaneceu leal a ds pelo resto de sua presidencia recusando ate mesmo a oferta de um renault rambler ambassador blindado no lugar de um ds sem blindagem em 1968 henri chapron foi contratado para construir um ds alongado que de gaulle insistiu que deveria ser mais longo do que a limusine usada pelo presidente eleito dos eua richard nixon que em breve o visitaria surgiu entao um ds de 6 4 m que foi desativado apos a visita de nixon georges pompidou 1969 74 que dirigia um porsche 356 como seu carro pessoal e estava por tras de um enorme programa de construçao de estradas incluindo o anel rodoviario de paris foi o maior entusiasta de carros a habitar o palacio de elysee ele era um citroenista usando um chapron ds em sua posse sm opera a mais classica limousine francesa em 1970 encomendou duas versoes opera conversiveis do novo sm tambem de chapron que as ampliou para 5 71 m adicionou portas para os passageiros do banco traseiro remodelou a carroceria traseira e adicionou uma barra cromada sobre os bancos dianteiros para que os dignitarios se segurassem enquanto desfilavam diante de multidoes os dois carros que transportaram a rainha elizabeth ii e o principe philip que estavam de visita em 1972 estao agora na garagem do palacio do eliseu e no conservatorio citroen deviam estar em serviço ate hoje sao os mais incriveis carros especiais da presidencia que ja foram criados se fosse eu o presidente estariam de volta a frota para sua posse o kennedy frances valery giscard d estaing 1974 1981 de 48 anos caminhou pelos champs elysees e entrou no palacio do eliseu a pe mantendo essa imagem mais informal ele dirigiu ate uma reuniao como presidente eleito em 1974 em seu ds 23ie ministerial mas ele era um verdadeiro fa da peugeot frequentemente dirigindo sedas 604 verde musgo da heuliez os primeiros carros presidenciais nao pretos a limousine peugeot 604 heuliez de valery giscard d estaing a maioria de suas placas começava com 691 apos um grave acidente do qual ele saiu ileso em um carro com essa placa ele tambem possuia um peugeot 505 e 305 alem de um renault 6 o citroen cx prestige — com teto especialmente elevado — tambem estreou como carro presidencial durante sua presidencia em 1976 mitterand de sm na inauguraçao quando giscard d estaing foi derrotado por françois mitterrand em 1981 ele deixou o elysee como havia entrado a pe embora ainda tivesse um gosto pelos sms em suas funçoes cerimoniais como o primeiro presidente socialista da quinta republica françois mitterrand 1981 95 mudou simbolicamente o principal carro presidencial para um da empresa estatal nacionalizada da esquerda a renault a limusine renault r25 de mitterand heuliez estendeu 22 7 cm o entre eixos de um r25 e o blindou mas um r30 e safrane tambem serviram o presidente em sua longa presidencia a mais longa da historia francesa ele usou um citroen cx durante seus ultimos anos e deixou o palacio em um citroen xm sob o olhar atento de seu sucessor jacques chirac durante uma carreira politica de cinco decadas chirac andou com a maioria dos iconicos sedas citroen do pos guerra como ministro nas decadas de 1960 e 1970 ele usou um citroen ds depois como prefeito de paris tornou se imensamente apegado ao seu citroen cx prestige chirac tambem usou um cx como seu carro pessoal no qual sofreu um grave acidente em 1978 ele ficou famoso por ter dirigido seu cx na noite de sua vitoria nas eleiçoes presidenciais de 1995 em meio ao caos das scooters e motocicletas transmitindo as imagens da tv via satelite durante o desfile pela champs elysees para sua posse como presidente ele usou um dos carros citroen sm opera que pompidou havia encomendado simbolizando assim o retorno de seu partido ao poder na frança jaques chirac e o sm opera no entanto ele tinha uma queda pela limusine renault safrane v6 baccara de mitterrand alongada em 25 cm e blindada por labbe embora um xm e depois um c6 fossem seus carros oficiais sarkozy e o 607 palladine nicolas sarkozy 2007 12 usou o carro conceito landaulet heuliez peugeot 607 paladine ex show de genebra para sua posse completo com teto retratil interior em couro hermes tela de tv e compartimento para champanhe mais comumente um c6 servia como seu carro presidencial ao lado de um renault vel satis v6 para outros compromissos ele continuou a usar um c6 como seu carro pessoal depois de deixar o cargo o sucessor de sarkozy françois hollande adorava o ds descrevendo o como o veiculo mais confortavel que se possa imaginar mas seu citroen ds5 hibrido oficial era provavelmente o carro presidencial frances mais discreto desde o renault 30 de françois mitterrand dito isso ele tambem usou um c6 e o blindado renault espace v que foram herdados por emmanuel macron em 2017 o ds5 e françois hollande como o lider mais jovem da frança desde napoleao macron tambem selecionou simbolicamente o modelo mais novo da marca de carros mais jovem da frança — um ds7 crossback de pre produçao — para representar mudança e modernidade macron com o suv ds7 agora a renault esta de volta com o novo rafale no palacio mas olha so macron ocasionalmente usa um citroen c6 como presidente apesar de sua produçao ter cessado ha 12 anos claro certamente continua sendo o mais elegante carro da frota presidencial francesa por uma boa margem sarkozy e o citroen c6 pena que apenas este rafale especial e possivel hoje ja pensou a stellantis criando um carro unico usando suspensao hidropneumatica e o v6 nettuno da maserati uma limusine de quatro portas chamada sm opera 2025 eu ja pensei
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