spin off o termo em ingles significa uma empresa ou obra qualquer que e derivada de outra maior ou anterior no minimo o melhor exemplo desse tipo de coisa esta no entretenimento pense quantos spin off existem da historia do filme star wars de 1977 pense em young sheldon vindo de the big bang theory para quem e mais novo um spin off ontem na industria automobilistica existem tambem claro nao falamos aqui de divisoes inventadas lexus infinity e acura sao parte da empresa que as criou; falamos aqui de empresas independentes criada por gente que sai da original ou a empresa original vendendo uma parte da sua empresa para criar outra cair fora escapar do que era para ser outra coisa spin off saca queria por exemplo poder dizer tambem que a citroen e um spin off da voisin que aconteceu quando andre lefebvre saiu da moribunda voisin e foi aplicar seus principios na marca de outro andre o citroen mas nao a citroen ja era a maior produtora de carros da frança quando lefebvre chegou e continuou sendo citroen entao nao vale apesar do espirito alinhado com o que contamos aqui o cabra tem que criar outra empresa tambem nao vale da mesma forma casos como o da opel que foi vendida apenas e apenas mudou de conglomerado de gm para stellantis hcs spin off de stutz; as iniciais sao de harry c stutz pois bem; puxando pela memoria lembrei de alguns casos famosos; se voce se lembrar de outros fique livre para comentar afinal de contas nao e uma lista que pretende ser definitiva e oferecida apenas pelo que e pensamentos em voz alta de um sujeito a respeito do assunto começando no caso mais famoso sao eles ferrari spin off da alfa romeo a famosa foto de enzo piloto num alfa claro quando venceu pela primeira vez a alfa romeo na nascente formula 1 em 1951 enzo chorou feito um bebe e depois disse hoje eu matei a minha mae sim o mais famoso caso de spin off automotivo e o da ferrari nascendo da alfa romeo ate 1937 a vida e carreira de enzo ferrari estava intrinsicamente ligada a da alfa romeo tinha sido piloto e chefe de equipe para a famosa marca de milao e se voce prestar atençao vera que a alfa romeo era no pre guerra o que a ferrari no pos guerra fabricante de carros de corrida que vendia exoticos derivados das pistas para uso nas ruas a alfa romeo era tambem fabricante de motores aeronauticos porem o que a faria estatal durante os anos 1930 e diferente depois da guerra a escuderia ferrari em modena chegou a ser uma subsidiaria da alfa e construia carros de corrida em suas instalaçoes em 1937 a scuderia ferrari foi dissolvida enzo ganhou uma grande quantidade de dinheiro como compensaçao e virou um diretor da alfa corse a nova equipe de corrida sediada em milao mas enzo nao funcionava bem sem ser o chefe seria demitido em seguida seu contrato tinha uma clausula de nao competiçao de quatro anos que foi cumprida durante a guerra quando enzo fez outra fortuna fazendo material belico em sua fabrica em 1947 aparecia a ferrari s p a a alfa estatal do pos guerra virou marca de volume um concorrente da fiat; a sua spin off ferrari tomou seu lugar no mundo do automovel para nunca mais perder mini spin off da rover o mini nasceu na verdade na bmc um modelo com marca austin ou morris mas a obra prima de sir alec issigonis foi tao sensacional diferente e atemporal que sobreviveu a tudo bmc se junta a jaguar e vira bmh depois se junta a layland para virar bl que depois vira rover group e e comprado em 1994 pela rover durante isso tudo o mini original permanece em produçao a bmw cria entao a marca mini separada e independente das outras; cria um novo mini que aparece finalmente em 2000 como a rover e vendida na mesma epoca e a mini permanece e um spin off classico um modelo um tipo de coisa que acaba uma empresa independente nao totalmente ainda pertence a bmw mas e um exemplo bom demais para ficar de fora land rover spin off da rover rover na traduçao da empresa que leva este nome significa andarilho mas tambem significa outras coisas segundo o dicionario vagabundo pirata corsario a rover emerge no pos guerra administrada pelos irmaos spencer e maurice wilks a empresa estava com problemas entao necessitava desesperadamente de algo novo para vender e fazer caixa seus carros de luxo herdados do pre guerra eram simplesmente a prova de vendas entao a enorme fabrica em solihull criada durante a guerra para fazer motores aeronauticos estava parada; algo era necessario para ser fabricado la maurice wilks e o seu rover maurice wilks tinha uma fazenda nela como tantos outros usava um jeep que sobrara do conflito para usos diversos os irmaos wilks notaram tambem que a standard começara a produzir o trator ferguson te20 com grande sucesso e e assim que a rover uma empresa de automoveis e nao caminhoes começa a fazer jipes o carro de wilks pretendia ser o meio termo entre um trator e o jeep; tinha por exemplo tomadas de força para implementos agricolas tinha tambem carroceria de aluminio rebitado para nao enferrujar e produçao mais facil naqueles tempos de materiais escassos nascia em 1948 o rover do mato da terra o land rover o land rover foi um imenso sucesso desde 1948 dali em diante sempre se venderia mais land rover que rover em alguns anos o dobro de carros fora de estrada em comparaçao aos de rua depois em 1970 charles spencer spen king coloca um v8 de aluminio dos carros rover num novo chassi 4x4 com molas helicoidais e carroceria perua e cria o suv de alta performance moderno o range rover outro imenso sucesso o rover group e comprado pela bmw que imediatamente quase vai a falencia junto com ele; quando e vendido novamente a land rover e spinned off para a ford que a junta com sua jaguar hoje a rover nao existe mais mas a land rover hoje uma marca separada continua firme e forte eram modelos os land rover e o range rover; agora uma marca pagani spin off da lamborghini horacio e o mais baixinho; com o countach evoluzione o argentino horacio pagani começa na lamborghini em 1982 graças a uma indicaçao de fangio logo se destaca e em pouco tempo inicia pesquisas a respeito de compositos plasticos termofixos na empresa o que o leva a criar um countach muito especial de verdade um que chama hoje de o primeiro carro com estrutura de fibra de carbono da historia era o countach evoluzione mas nao conseguiu colocar suas ideias adiante; pagani via o futuro em fibra de carbono e preparou um plano de negocios favoravel para a lamborghini comprar um autoclave e ficar na ponta de lança desta tecnologia zonda 1999 o inicio mas recebia sempre o nao pois a ferrari nao usa ao ver o f40 que tinha em 1987 decide que basta tomou emprestado o capital para comprar seu proprio forno autoclave no final de 1987 criou sua propria empresa modena design e começou a fornecer peças em fibra de carbono para a industria; em pouco tempo tinha dinheiro suficiente para realizar seu sonho o carro pagani caterham spin off da lotus lotus seven twin cam ss colin chapman como era de seu feitio esqueceu do lotus seven assim que o lançou e o desenvolvimento ficou a cargo de alguns engenheiros dedicados na empresa um sem fim de motores foi instalado no seven durante sua vida na lotus todos de quatro cilindros em linha inicialmente era um ford 1 1 litro de valvula laterais e apenas 28cv e culminando a partir e 1969 com o motor lotus twin cam derivado do bloco ford de 1 6 litros mas com duplo comando no cabeçote dois webers duplos saindo pelo capo e 125cv apesar de todo o sucesso do seven como sabemos ele estava fora dos planos de chapman que quando entra nos anos 1970 quer para si a mesma gloria e reconhecimento de um enzo ferrari a quem ja derrotara repetidas vezes na formula 1 para isso queria se distanciar de carros como o seven com sua imagem de kit car sem sofisticaçao para chegar no que seria o esprit um supercarro de motor central traseiro com motor lotus seus engenheiros ainda criam o seven serie 4 mas parecia que era o fim ali perto em caterham no condado de surrey graham nearn ganhava sua vida como um concessionario lotus especializado no seven praticamente todo seu faturamento vinha da venda de kits e da contrataçao de montagem deles e do mercado de sevens usados os carros montados pela sua caterham cars eram mais valiosos no mercado de usados por sua qualidade e carinho na montagem percebendo que sua fonte de renda secaria em breve resolve ir ate a lotus e conversar com chapman o resultado sabemos chapman vende todos os ferramentais e os direitos sobre o projeto para a caterham cars de graham nearn em 1973 este esperto e conhecedor do modelo imediatamente abandona o feio serie 4 reverte o desenho para o mais tradicional da serie 3 e começa a produzir o caterham seven nao uma replica como alguns imaginam mas a continuaçao oficial do projeto original hoje 52 anos depois a empresa continua a faze lo ford spin off da cadillac henry e o seu carro de corrida de 1902 henry ford desde cedo era extremamente determinado quebra a parede lateral do porao com uma marreta para tirar seu primeiro quadriciclo dali em 1896 mostrando o carro para investidores em potencial consegue financiamento para sua primeira empresa a detroit automobile co mas nem henry nem seus investidores tinham noçao ali das dificuldades em montar algo tao complexo em serie em um par de anos a empresa acaba com zero carros vendidos alguns dos investidores ainda acreditam em ford porem e abrem outra empresa a henry ford motor co para seu desespero henry nao cria entao algo para ser vendido e sim um carro de corrida ford sabia que a unica maneira de chamar atençao para si era provando que era mais veloz e duravel que os outros e queria uma coisa acima de tudo ganhar de alexander winton winton era o produtor de automoveis de maior sucesso na america e mais que isso era um heroi popular em competiçoes e o detentor da maioria dos recordes de velocidade em circuito fechado ford passa seis meses trancado em seu galpao gastando dinheiro da empresa vivendo de suas economias nao havia salario numa empresa deficitaria para terminar seu carro de corrida um esbelto e leve quadriciclo com um motor gigante um bicilindrico contraposto de 8 9 litros e 26 cv a estratosfericos 900 rpm este monstro que pode ser visitado ainda hoje no museu henry ford em detroit venceu winton henry ford ao volante numa epica corrida no circuito de grosse pointe michigan em 10 de outubro de 1901 em frente a uma plateia gigante e da imprensa internacional o heroi local do michigan vencia o estabelecido campeao clara ford escreve para a irma henry esta se cobrindo de poeira e gloria eu queria que voce pudesse estar aqui e ouvir o urro da plateia quando ele passou winton o publico ficou louco mas os investidores liderados por william murphy estavam impacientes cansado de seu inventor excentrico gastando dinheiro irresponsavelmente murphy tem uma ideia que nao podia dar certo contrata um chefe para henry ford entra em cena henry leland dono da leland & faulconer uma oficina de usinagem famosa em detroit leland aprendera seu oficio na lendaria springfield armory produtora das armas de fogo de samuel colt e era famoso pela precisao e durabilidade de suas peças usinadas em visita a fabrica de ford pinta um quadro aterrador de fracasso iminente para murphy e acaba sendo contratado como supervisor geral da henry ford company ford e claro nao dura muito ali saindo em pouco tempo o nome da empresa muda e henry leland se torna famoso por empregar metodos de intercambialidade de peças em produçao seriada que aprendera fabricando armas o novo nome da empresa cadillac motor co entao quando a henry ford motor co vira cadillac henry ford vai embora e funda a ford motor company e mole bristol spin off da bmw bristol 400 a bristol aeroplane company queria fazer automoveis no pos guerra visto que a demanda gigante de aeroplanos acabaria com o fim do conflito entra em uma joint venture com a afn ltd fabricante dos carros esporte frazer nash e importadora de bmw para o reino unido antes da guerra https //flatout com br/icones dos anos 2000 bristol fighter/ a bmw enquanto isso era um monte de ruinas bavaras e a ajuda do coronel aldington dono da afn que da as permissoes necessarias a empresa para voltar as suas atividades naquele periodo dificil em troca disso a bmw da para aldington os desenhos e direitos do motor bmw 328 seis em linha hemi de 2 litros dos 327 e 328 do pre guerra e desenhos do 327 bmw 327 totalmente redesenhado pela bristol o bmw 327 vira bristol 400 em 1948 a ligaçao entre as duas empresas fica clara quando a bmw volta a fazer automoveis nos anos 1950 com o bmw 501 antes da guerra os bmw eram 300 ; a bristol ficou com os 400 e os novos bmw eram 500 a bristol nao evoluiu dai porem; mantendo se um fabricante pequeno ate seu fim em 2020 a bmw vai muito bem obrigado reo spin off da oldsmobile a maioria das spin offs e como esta o fundador saindo da empresa original e fazendo outra august horch cria a audi horch orelha em latim quando sai da horch; harry c stutz cria a hcs quando sai da stutz sao muitos assim entao vou resumir so nesse exemplo disso aqui de uma certa forma ate a dodge e spin off da ford e nash e chrysler da buick mas essas historias para outro dia ransom eli olds reo e uma marca de pouquissima fama e historia pequena ransom eli olds quando deixou sua oldsmobile para a general motors em 1904 partiu para criar outra empresa a reo nome criado com o simples expediente de se juntar suas iniciais reo speedwagon 1936 pois bem a empresa nunca alcançou o sucesso da oldsmobile mas conseguiu alguma notoriedade com caminhoes e conseguiu fazer pelo menos uma coisa memoravel seus caminhoes leves hoje chamariamos de picapes desde muito cedo receberiam um dos nomes mais legais ja criados para um automovel reo speedwagon nao importa que esses caminhoezinhos fossem extremamente espantosamente tremendamente lentos 60 km/h de maxima em 1935 por exemplo ; propaganda enganosa ou nao o nome e muito legal na verdade ele e tao forte sonoro e facil de lembrar que acabou virando nome de banda de rock reo speedwagon e tambem o nome de um quinteto americano que ficou famoso nos anos 80 cantando inesqueciveis baladinhas extremamente sonoras e deliciosamente pegajosas o que me da oportunidade de terminar a materia de hoje com uma cançao https //www youtube com/watch v=wjznz1c5c9c
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.