Bom dia, FlatOuters! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa seleção das principais notícias do Brasil e de todo o mundo. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
E lembre-se: se você ainda não é assinante do FlatOut considere se tornar um. Além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias e vídeos exclusivos para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!
O Renault Kardian 2026

Com o VW Tera chamando a atenção dos compradores nesta faixa, a Renault se apressa a mostrar o Kardian ano/modelo 2026 com algumas atualizações; afinal de contas, este é o tipo de carro que todos precisam vender hoje para ter algum sucesso de verdade no país.

O painel de instrumentos digital com tela de 7″ segue como item de série em todas as versões, mas a Iconic, topo de linha, recebe uma nova tela de 10″. A partir da versão Techno, passa a trazer também carregador de celular por indução.

O Kardian Techno estreia o novo sistema multimídia OpenR Link, com tela flutuante de 10,1″, e “operação mais rápida e fluida”. É o mesmo sistema usado na Europa, e traz o Kardian para a atualidade neste apecto importante do mercado. Coloca o Renault em vantagem no segmento, neste aspecto.
A tela do OpenR Link tem melhor definição e sensibilidade ao toque. A alta performance do sistema é possível graças à adoção da nova arquitetura eletrônica baseada no processador Snapdragon Cockpit Platform da Qualcomm. O Android Auto e Apple CarPlay com conexão sem fio são parte do pacote, e a nova interface é ainda mais personalizável.

De resto, mecanicamente permanece o excelente conjunto mecânico que já conhecemos no kardian: motor 1.0 turbo de três cilindros, com injeção direta, até125 cv e 22,4 mkgf de torque, e câmbio automatizado de dupla embreagem EDC com 6 marchas. Há uma versão básica, também, com câmbio manual também de seis marchas.

Há evolução também no pacote de ADAS, que conta com destaque para o alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência, alerta de colisão e câmera com visão 360 graus nas versões mais completas. O radar antes localizado no para-choque foi substituído por uma câmera de longo alcance instalada no para-brisa. Isso evoluiu o sistema de frenagem automática de emergência com o reconhecimento de pedestres e ciclistas. Outra evolução foi no piloto automático adaptativo, que passa a funcionar a partir de 20 km/h; antes era 30 km/h.

O Kardian começa aos R$ 113.690,00 na versão Evolution MT; a topo de linha Iconic automática começa nos R$ 149.990. (MAO)
Suzuki Every J Limited: espaço em pouco espaço

Se você tem alguma dúvida de que legislação desenha carros, olhe para a popularidade das vans Kei no Japão. Como o tamanho físico do caro, largura e comprimento, são limitados pela legislação dos Kei-cars, evoluíram para um formato que ocupa este espaço ao máximo. Sim, um caixote alto.

A atual sexta geração da Suzuki Every existe desde 2015, mas continua popular no mercado japonês. Agora, existe uma nova versão é baseada na versão topo de linha Join Turbo, e se beneficia de uma série de atualizações externas que destacam seu lado aventureiro. É o Suzuki Every J Limited.

Os para-choques dianteiro e traseiro ganham um acabamento em preto brilhante, que lembra o acabamento plástico sem pintura encontrado em off-roaders retrô. O mesmo tratamento foi aplicado aos retrovisores, maçanetas e colunas. Outro recurso interessante são os conjuntos de faróis escurecidos, que vêm de fábrica com tecnologia LED. Um conjunto de adesivos adorna a carroceria, disponível nas cores Verde Hera Metálico, Laranja Tool, Azul Denim Metálico e Cinza Musgo Metálico.

A pequena van mede 3.395 mm de comprimento, o que a torna 237 mm mais curta que um Fiat 500. Ainda assim, possui um interior espaçoso para “acampamentos”. Vem de série com ar-condicionado automático e portas deslizantes elétricas em ambos os lados. Acessórios opcionais abundam par personalização: bagageiro de teto, barras de bagagem nas laterais e um suporte de rede no forro do teto acima do porta-malas. Além disso, há um display de infoentretenimento opcional de 7 polegadas com conectividade Bluetooth, câmera de ré, porta USB e antena GPS.

O carro vem com motor tricilíndrico turbo de 658 cm³ que gera 64 cv e 9,7 mkgf de torque, câmbio CVT, tração traseira ou 4WD selecionável. O carro está disponível para encomenda no Japão, onde custa a partir de ¥ 1.835.900 (R$ 68.120). (MAO)
A despedida do BMW série 8

Parece que não há mais lugar nas faixas de preço mais altas para carros “mundanos” como um BMW ou Mercedes-Benz; luxo cada vez mais parece ser ligado a marca que com a qualidade do produto em si. O magnífico BMW série 8 é um exemplo disso: está sendo descontinuado.

A empresa, porém, pretende se despedir do carro com uma série especial de inspiração retrô. A produção está prevista para o próximo ano, e será uma edição limitada M Heritage para celebrar o carro original da década de 1990.

Baseado no M850i xDrive Gran Coupé e limitado a apenas 500 unidades, o Edition M Heritage homenageia a geração E31 do Série 8, vendido de 1990 a 1999, com uma variedade de cores disponíveis no carro original. Os compradores poderão escolher entre Bright Red, Mauritius Blue, Cosmos Black, Oxford Green, ou Daytona Violet.
O carro vem com teto de carbono com listras tricolores M, além de rodas de liga leve especiais de 20 polegadas. O pacote M Sport Professional, geralmente um opcional, também é de série.

No interior, os bancos M Sport são revestidos em Alcantara e couro Merino preto costurado em padrão diamante. Alcantara também reveste o forro do teto, o painel e partes dos painéis das portas, enquanto o painel é revestido em fibra de carbono fosca. Na soleira da porta, uma placa com os dizeres “M850i Edition M Heritage” diz qual dos 500 carros é o seu.

Não há alterações mecânicas: é o mesmo V-8 biturbo de 4,4 litros 530 cv e 70,4 mkgf de torque. A tração chega às quatro rodas por meio de uma transmissão automática de oito marchas, com a BMW anunciando um tempo de 0 a 100 km/h de 3,9 segundos e uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 km/h.

Nos EUA, o carro começa nos US$ 131.575 (R$ 720.761), ou US$ 23.000 (ao redor de R$ 125 mil) a mais do que um M850i Gran Coupe normal. A produção está prevista para começar no final de 2025, com as primeiras entregas planejadas para o início do ano que vem. (MAO)
Conceito mostra design do Lexus LFR

No The Quail, durante a Monterrey Car Week, a Lexus mostrou um conceito que revela, acreditamos, como será o design do seu tão esperado supercarro de motor dianteiro, o LFR. É o Lexus Sport Concept
A Lexus não divulgou detalhes sobre o carro, mas a gente sabe algumas coisas: motor dianteiro entre-eixos e tração traseira, um V-8 biturbo e um transeixo no eixo traseiro. Haverá também uma versão da Toyota, embora não para o mercado americano; o carro servirá de base também para o próximo carro de corrida GT3 da Toyota.

Em um comunicado, a Lexus afirmou que “o carro esportivo com estilo progressivo, focado no futuro e verdadeiramente autêntico, sinaliza o caminho a seguir para o design da Lexus. Este carro-conceito inspirador apresenta um formato amplo e discreto de duas portas que combina elementos dinâmicos e emocionais em uma visão para um carro esportivo de próxima geração.”
Fora algum detalhe ou outro, o que vocês veem nas fotos é certamente o LFR. O Sports Concept não tem interior, e todos os logotipos, exceto os da Bridgestone, foram raspados das laterais dos pneus. Mas, pelo capô, fica óbvio que este carro terá seu motor bem posicionado atrás do eixo dianteiro, dando credibilidade à ideia de que ele possui um transeixo traseiro.

A empresa se inspirou no antigo AMG GT R como referência no desenvolvimento deste carro, já que era o topo da performance neste tipo de configuração, antes de ser descontinuado em favor de um “SLC” moderno. E é isso: resta-nos esperar este sucessor do LFA, que definitivamente, promete. (MAO)