as 24 horas de le mans sao uma prova francesa todos sabemos; mas se eu perguntar para voces quais os paises que mais ganharam a prova dificilmente alguem dira que e o pais onde a prova e realizada todo mundo lembra da dominaçao atual e do passado da ferrari fazendo da italia um bom chute todo mundo lembra dos bentley dos jaguar e do mclaren f1 inglaterra talvez a alemanha com a mercedes benz e especialmente a dominaçao da porsche desde o 917 em 1970 e outro bom chute bugatti type 57g tank um frances vencedor de le mans mas sim a inglaterra e o pais que teve mais carros ganhadores mas depois dela vem justamente a frança os franceses como voces podem imaginar sao absolutamente obcecados com a prova e fazem de tudo para ir bem la ate mudar regras se for o caso o fato e que sempre ganharam de um jeito ou de outro ainda que nao com uma so marca talvez por isso sendo menos reconhecido a primeira prova de 1923 foi vencida por um carro frances um chenard walcker type u3 15cv sport a tambem desconhecida hoje lorraine de dietrich ganhou duas vezes nos anos 1920 renault alpine vence em 1978 orgulho nacional e desfile em paris mas tanto bugatti quanto a delaheye venceram nos anos 1930; tanto a peugeot quanto a renault ganharam a prova das marcas atuais francesas na verdade apenas a citroen uma empresa sem historia de competiçao desse tipo nao ganhou mas talvez o mais interessante fabricante frances a ganhar a prova e o fazer 3 vezes em seguida 1972 1973 e 1974 seja a matra peugeot 905 vencedor em 1992 e 1993 interessante por que ao mesmo tempo que e um grande conglomerado aerospacial e de armamentos frances produziu tambem carros de rua de todo tipo e nasceu na verdade como produtor de carros em le mans uma empresa patriotica e tao diferente que parece bem a mais francesa de todas elas le mans 1973 matra vence movidos por v12 proprios os prototipos da matra em le mans ainda ecoam os mais incriveis urros jamais produzidos por um motor em la sarthe ate hoje no museu da marca em romorantin a musica ambiente que toca ad infinitum e a melodia de doze cilindros da matra o glorioso v12 de 3 litros da matra motor de f1 mas de uma forma bem francesa nao era o motor sensacional que fez os carros vencedores foi o chassi disse em retrospectiva para a revista classic&sportscar henri pescarolo piloto nas 3 vitorias da matra em le mans bernard boyer o projetista dos carros matra construiu para le mans um carro que nao era o mais rapido nas retas mas o mais rapido no tempo de volta era um chassi muito rigido e um melhor compromisso entre dirigibilidade downforce e velocidade e tinhamos uma suspensao fantastica com uma geometria perfeita esse era o segredo de todos os carros se voce olhar meu recorde de volta em spa vera que ali o matra era muito mais rapido do que qualquer outro especialmente na curva burnenville que faziamos a toda velocidade a mais de 300 km/h em quinta marcha com um piso muito ruim o matra era fabuloso la enquanto todos os outros carros eram muito dificeis de dirigir com as imperfeiçoes da pista suspensao excelente em curvas mesmo em piso ruim uma tradiçao francesa de verdade mantida aqui matra simca ms670 a primeira vitoria de 1972 foi meio anticlimatica os franceses limitaram a cilindrada dos carros de corrida em 3 litros especialmente para que os porsche 917 ficassem de fora; os carros mais competitivos eram os matra mas muitos esquecem que havia o porsche 908 de oito cilindros e tres litros tambem; ele so nao era tao competitivo quanto os franceses de uma forma ou de outra a marca ficou famosa e se consolidou na mente de todos com as vitorias ali uma empresa francesa intimamente ligada a mais francesa de todas as provas do automobilismo mundial d b a origem o envolvimento da matra em automoveis e quase acidental nascida como fabricante de componentes aeronauticos perto do inicio da segunda guerra por marcel chassagny no pos guerra decide investir em uma area pouco explorada no pais a de foguetes e um sucesso estrondoso a empresa crescendo basicamente com o governo frances como cliente principalmente com aplicaçoes militares mas tambem aeroespaciais o asterix 1 primeiro satelite frances e projeto da matra o primeiro d b base citroen o sucesso traz expansao e diversificaçao de materiais plasticos a telecomunicaçoes passando por equipamentos ferroviarios e avioes ate que em 1962 o braço de plasticos da matra o generale d’aplications plastiques sediada na cidade de romorantin a 120 quilometros ao sul de paris recebe um pedido de fornecimento da carroceria do bonnet djet novo carro de motor central da pequena empresa de rene bonnet aqui um parentese e necessario e um que nos leva de volta a le mans mas primeiro a uma uma pequena garagem de construçao de veiculos de traçao animal num suburbio ao sudeste de paris chamado champigny sur marne numa oficina chamada maison deutsch fundada a mais de 120 anos atras em 1929 o jovem charles deutsch herda esta oficina com a morte prematura de seu pai resolve vender o negocio para terminar a faculdade de engenharia que entao cursava o comprador foi justamente rene bonnet os dois se tornam grandes amigos em volta de um interesse comum o automovel em pouco tempo começavam a fazer carros de competiçao com desenhos do jovem deutsch e na oficina de bonnet; nascia a marca d b https //flatout com br/dyna o ultimo panhard/ era uma marca totalmente amadora claro que existia apenas para prover o entusiastico bonnet com carros de corrida mas no pos guerra deutsch interessado na nova formula junior para monopostos ate 500cm3 resolve desenhar um carro para a categoria usando o novo bicilindro contraposto de panhard et levassor lançado em 1948 no panhard dyna x deslocando originalmente 610 cm³ facilmente podia ser reduzido para 500 cm³ alem disso era uma pequena joia as bielas eram em uma so peça e o virabrequim era roletado a camara de combustao era hemisferica valvulas opostas com pequenas barras de torçao como molas arrefecido a ar era um motor levissimo girador suave e potente para a cilindrada e muito eficiente com economia de combustivel e velocidade impares para a categoria o dyna x era um carro de traçao dianteira; o formula junior d b teria portanto esta estranha configuraçao para um carro de corrida o formula junior da d b monoposto de traçao dianteira mas foi um sucesso tremendo de qualquer forma com este sucesso as portas da panhard se abriram para a pequena empresa um acordo e firmado com paul panhard no fio do bigode sem nenhum papel ou advogado por perto panhard forneceria peças a preço de custo mao de obra da fabrica emprestada publicidade conjunta garantias a fornecedores alem disso para cada premio que a db ganhasse em corridas a panhard dobraria o valor a d b praticamente se torna o braço esportivo da panhard criando carros para competiçoes de carro esporte e tambem os vende nas ruas se torna multipla vencedora de la mans na categoria ate 750 cm³ uma fonte de orgulho aos franceses e uma publicidade de valor inestimavel para a panhard por anos a fio mas quando chegam os anos 1960 a parceria de deutsch e bonnet estremece deutsch era engenheiro concursado em uma estatal francesa e teoricamente tinha envolvimento apenas amador com a d b a empresa para todos os efeitos legais pertencendo a bonnet este nao tinha outra fonte de renda e vendo a situaçao ruim da panhard acabaria vendida a citroen em 1967 resolve quebrar o acordo de cavalheiros e se associar a renault deutsch nao concorda resultando numa separaçao deutsch claro saiu da parceria sem nada mas contratado por paul panhard por mais um ano vence le mans na categoria mais uma vez provando quem era o genio mecanico da parceria afinal bonnet nao se importou muito; tinha seus planos de se tornar um fabricante de algum volume nasce entao a automobiles rene bonnet seu primeiro carro e o primeiro de rua no mundo com motor central traseiro uma berlinetta com mecanica renault e muito parecido por fora com os alpine contemporaneos sua estrutura era tubular em aço mas a carroceria como ja tinha feito nos db panhard era em plastico reforçado com fibra de vidro matra mas bonnet como se pode imaginar nao durou muito entre 1962 e 1964 tenta bravamente manter se funcionando mas acaba insolvente seu maior credor e o fornecedor de carrocerias em plastico uma empresa do grupo matra acaba tomando posse do pequeno fabricante em setembro de 1964 djet primeiro matra de rua marcel chassagny ve na grande tradiçao em competiçoes da pequena empresa uma oportunidade tinha um objetivo bem diferente na cabeça um objetivo empresarial de levar o nome da matra a gloria e ao conhecimento do mundo la fora vencendo le mans e na formula 1 a nova matra sports s a fica a cargo de jean luc lagardere o jovem diretor da empresa que no futuro substituiria chassagny no comando do conglomerado um extenso programa de competiçao e iniciado que levaria a vitorias na formula 1 mas mais importante a tres vitorias em le mans de 1972 ate 1974 estes carros e motores criaram varios rumores de que um matra de rua com uma versao amansada dos v12 de corrida apareceria mas infelizmente isso nunca aconteceu manteve a operaçao de automoveis pequena fabricando carros quase como um meio de reduzir os custos do programa de competiçao seu grande interesse em 1969 e firmado um acordo com a simca entao parte da chrysler europa os proximos matra teriam mecanica e componentes simca e seriam vendidos e mantidos por concessionarios da marca os carros de competiçao em le mans seriam agora chamados de matra simca matra simca muitas vezes os carros de rua da marca sao esquecidos frente aos de competiçao mas sao todos projetos interessantissimos diferentes e inovadores que muitas vezes moveram o estado da arte automobilistico para adiante e a melhor maneira de contar esta historia e falar de cada um deles um de cada vez matra djet 1964 1967 logo que comprou a marca a matra levou a produçao para sua planta de carroceria em romorantin; este se tornaria o famoso lar da marca e que hoje abriga o museu outra providencia imediata criar uma equipe de engenharia de verdade para a fabrica de carros antes claro era tudo construido em oficinas sem projeto a matra um conglomerado focado em engenharia e ciencia aplicada nao poderia continuar assim o djet escrito assim para foneticamente soar como jet em ingles portanto melhora muito ao passar dos anos apesar de piorar um pouco em estilo com para choques mais narigudos e outras mudanças com origem em legislaçao o carrinho era realmente sensacional apesar das origens humildes o motor montado longitudinalmente em posiçao central traseira vinha do renault 8 e o cambio da van estafette com 1 1 litro e 65 cv chegava a uma maxima de 165 km/h depois motores gordini com camara hemisferica e 100 cv foram usados para mais de 200 km/h o carrinho pesava apenas 610 kg um claro exemplo de alto desempenho nao por alta potencia mas sim baixissimo peso matra m530 1967 1973 o projeto do m530 começou assim que a marca de automoveis matra apareceu chefiada por phillipe guedon ex simca uma equipe formada por engenheiros de foguetes criou um carro que se um pouco lerdo e criticado por isso quando novo era ainda assim extremamente inovador e original um exemplo maravilhoso de pensamento fora da casinha bem fora mesmo uns bons quilometros da casinha na verdade tinha motor central traseiro longitudinal uma unidade motor cambio do ford taunus alemao de traçao dianteira mas parecia tanto um carro esporte quanto um buggy psicodelico frances era um 2+2 teto targa e vidro basculavel traseiro removivel incomum em carros com motor central traseiro um generoso porta malas existia la atras tambem a estrutura do carro seguia o principio dos d b de estrutura em aço com carroceria em resina poliester reforçada com fibra de vidro mas agora o processo era mais moderno moldes de smc com desenho definido em ambos os lados substituia o artesanal e comum metodo de laminaçao manual em molde aberto com um lado so a matra se tornaria lider na tecnologia de moldagem via smc o carro nunca foi sucesso mesmo contando com a rede de concessionarias simca para venda e reparo a partir de 1969 o desempenho contido do motor v4 de apenas 1 7 litro e 78 cv em um carro que agora pesava mais de 900 kg era constante reclamaçao principalmente pelo preço alto e vindo de uma empresa que entao produzia os v12 de competiçao mais exoticos de sua epoca matra simca bagheera 1973 1980 primeiro fruto da parceria com a simca o bagheera tem grande participaçao da chrysler europa em sua criaçao ate no nome a pantera negra dos livros de rudyard kipling foi sugerida pelos americanos nome de missil militar como m530 nao era la muito politicamente correto seu lançamento e auspicioso em le mans 1973 ano de vitoria da matra o carro era interessantissimo e bem menos estranho que o anterior minusculo de novo com motor central traseiro ainda assim podia levar tres passageiros em uma fileira dianteira piadas envolvendo franceses e sua fixaçao com menage a trois sao inevitaveis aqui os componentes agora sao todos simca claro um quatro em linha ohv transversal de 1 3 litro que com dois carburadores duplos dava entusiasmados 85 cv a 6 000 rpm num carro que pesava 965 kg em 1976 aparece o bagheera s com uma versao de 1 5 litro e 90 cv do mesmo motor como se tornava tradiçao generoso porta malas atras do motor tambem era parte da especificaçao deste extremamente bem empacotado cupezinho em 1974 a matra tenta fazer um supercarro do bagheera sem gastar muito dinheiro junta dois motores de 1 3 litro em um angulo de 82° por meio de um carter comum que incorporava suporte para uma corrente que juntava os dois virabrequins um u8 que com dois weber duplos dcnf 36 por motor e deslocando exatos 2 588 cm³ produziu 170 cv o motor agora era longitudinal traseiro e usava caixa de cambio porsche apesar de promissor permaneceu apenas um prototipo em 1978 a chrysler em crise financeira grave vende a simca para o grupo psa os simca sao renomeados talbot e no seu ultimo ano o bagheera se torna um talbot matra matra simca rancho 1977 1984 produzido em paralelo aos seus carros esporte o matra simca rancho era mais uma ideia genial se totalmente fora do normal que emana de romorantin baseado na versao furgao do hatch simca 1100 era um furgao misto passageiros carga com cores de veiculo off road em 1978 na psa os matra simca viram talbot matra execrado pelos entusiastas da epoca por nao ser um off road de verdade o rancho foi nao obstante um incrivel sucesso de vendas poucos tinham dinheiro para um range rover mas a aparencia dele podia ser conseguida aqui com grande desconto foi produzido ate 1984 sua demanda sempre maior do que a pequena fabrica era capaz de fazer e o percussor nao so de todo suv de shopping como tambem de furgoes de uso misto como berlingos kangoos e doblos e por isso extremamente relevante talbot matra murena 1980 1983 o substituto do bagheera e o murena segue basicamente seu conceito inclusive com lugar para todos os participantes de um menage a trois e suas malas agora modernizado para os anos 1980 com chassis galvanizado e componentes tambem peugeot e citroen nao somente simca o motor principal agora era um 2 2 litros desenvolvido pela simca para o carro lançado em 1979 como talbot tagora com comando no cabeçote e 115 cv com carburador duplo e 140 cv com dois carburadores no murena s ainda pesando menos de uma tonelada era um carro esporte bem interessante 0 100 km/h em 8 4 segundos e 210 km/h de final menage a trois renault espace 1984 2002 o primeiro renault espace talvez a primeira minivan moderna nasceu nos estudios da chrysler europa durante o inicio dos anos 1970 criado pelo designer grego antonis volantis o designer do murena era para ser um substituto para o rancho um projeto matra mas a psa agora dona da renomeada talbot nao aprovou por medo de investir em algo tao diferente a talbot se mostrava tambem um beco sem saida para a psa que logo decide acabar com a marca o acordo de cooperaçao com a matra fechado quando a empresa ainda se chamava simca em 1969 e cancelado pela psa em 1983 a matra entao coloca o projeto da minivan debaixo do braço e vai bater na porta do maior concorrente da psa a renault o resultado ja sabemos a renault faz uma revoluçao nos anos 1980 com suas minivans a partir do estrondoso sucesso de publico e critica do espace o carro era fabricado em romorantin por tres geraçoes ainda no mesmo metodo de sempre com carroceria em plastico a chrysler americana ao mesmo tempo retomaria o projeto usando metodos convencionais de produçao na sua minivan de 1984 outro grande sucesso que saiu conceitualmente do mesmo lugar renault avantime 2002 2003 em 2002 para aumentar o volume de produçao a renault traz o novo espace agora todo em aço estampado para suas proprias fabricas para nao acabar com a matra oferece a ela um novo conceito criado pelo seu original chefe de design patrick le quement o renault avantime um carro positivamente original e psicodelico na tradiçao da matra apesar de nao originar dela um cupe de duas portas sem coluna b de alto luxo mas com desenho e espaço interno de minivan se parece algo estranho realmente e mas extremamente interessante a critica foi extremamente generosa com a marca em seu lançamento todo mundo adorando o luxo o desempenho o espaço a visibilidade e clara originalidade do conceito o teto de vidro e o desenho sem coluna b foram muito elogiados mas o publico nao foi tao generoso o carro nunca vendeu bem falhando em gerar o prestigio que este tipo de carro precisa para se tornar um sucesso sera que apenas o fato da marca pobre decretou seu fim nunca vamos saber o fato e que as vendas baixas fazem um fim prematuro e com ele o fim da matra como produtora de automoveis uma longa e interessante historia de uma empresa praticamente nascida e impulsionada por corridas em le mans mas que nas ruas ajudou a levar a tecnologia do automovel adiante e ajudou a fazer da simca a chrysler a talbot e a renault mais do que eram sozinhas mesmo permanecendo independente pode se dizer que com as minivans permitiu crescimento tanto da chrysler quanto da renault em pontos decisivos de sua historia teriamos chrysler e renault hoje sem suas respectivas minivans talvez nao o que faz a historia dessa pequena empresa francesa um tanto mais interessante do que o normal
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.