semana passada falamos do design do miura realizado pelo genial marcello gandini o design neste caso veio depois do projeto; a lamborghini fez um chassi e depois bertone fez o desenho e a carroceria isso acontece via um encontro entre ferruccio lamborghini e nuccio bertone no salao de milao e nesse encontro o contrato para criar o que seria talvez o maior desenho de carroceria ja feito foi para a bertone https //flatout com br/os seis pais do miura capitulo 4 marcello gandini/ para continuarmos com essa serie em seis capitulos que conta a historia do miura por meio de entrevistas de seus criadores temos que voltar no tempo; vamos do fim da historia para o começo pois este criador de hoje giotto bizzarrini nao estava presente quando o miura foi criado ainda assim e um dos criadores dele de qualquer forma e seu o desenho do sensacional motor v12 lamborghini que tornou o miura possivel https //flatout com br/os seis pais do miura capitulo 3 ferruccio lamborghini/ https //flatout com br/os seis pais do miura capitulo 2 paolo stanzani/ https //flatout com br/os seis pais do miura capitulo 1 gianpaolo dallara/ engraçado notar que e o unico motor realmente criado por bizzarrini este v12 ele era na verdade um engenheiro de chassi empacotamento e aerodinamica basicamente; um homem de carro completo como foi para o miura nosso amigo gianpaolo dallara um criador de carros completos; por isso bizzarrini como dallara acabaria criando carros que levariam seu proprio nome foi por causa de bizzarrini tambem que dallara acaba indo para a lamborghini giotto bizzarrini 1926 2023 motores foram a primeira paixao de giotto bizzarrini; no projeto de formatura trouxe um motor funcional projetado por mim para a banca avaliar diz o engenheiro depois de formado estagia na otto melara e depois vai trabalhar na alfa romeo debaixo de consalvo sanesi o engenheiro/piloto que segundo bizzarrini mudou sua cabeça para sempre consalvo sanesi e seu time lendario trabalhava no departamento de teste e validaçao no projeto da giulietta era o responsavel por chassi suspensao e aerodinamica foi o que mudou minha carreira e minhas ambiçoes; ate ali era focado apenas em motores com sanesi o maior de todos os collaudattore aprendi um novo oficio e me apaixonei por ele com olivier gendebien pilotos bizzarrini e sua extraordinaria sensibilidade para sentir os carros veio originalmente da tradiçao alfa romeo; eventualmente como muitas outras tradiçoes da alfa acaba migrando para a ferrari bizzarrini trabalhou na ferrari como engenheiro de testes/piloto de testes um controlador de verificaçao de carros experimentais esportivos e gt disse ele a winston goodfellow nessa funçao consolidou sua reputaçao as melhores versoes das ferraris da epoca foram criadas por ele 250 gt 250 testarossa a 250 gt swb a 250 gt california spyder e a 250 mais famosa de todas a gto bizzarrini chega para uma entrevista em 1982 de fiat 500 note o adesivo com sua marca na janela traseira como era trabalhar na ferrari na sua fase aurea nunca ouvia falar de dificuldades financeiras nunca ouvi ferrari dizer gastamos muito dinheiro temos que ter cuidado isso era muito importante para um engenheiro porque tinhamos liberdade mas em seguida no ano de 1962 vem a famosa revolta dos gerentes por causa da esposa de enzo seguida da mais famosa ainda noite do facao onde todos os gerentes bizzarrini incluso foram demitidos sumariamente bizzarrini lembrou assim do caso em 1981 https //flatout com br/ferrari ameacada os ats 2500 gt e 2500 gts/ ninguem sabe a verdade do que aconteceu porque ha muitos motivos para a revolta ferrari demitiu gardini e assim que isso foi descoberto um grupo de nos tentou se unir para apoiar gardini e fazer com que ferrari o trouxesse de volta ferrari disse nao e demitiu todo mundo https //flatout com br/breadvan o ferrari rebelde/ bizzarrini funda com outros demitidos e amigos a ats; uma historia que ja contamos aqui alem de criar a famosa 250 gt breadvan para o conde volpi o breadvan foi feito nas oficinas de neri & bonacini e e por meio desse contato que bizzarrini entra na historia da lamborghini meu trabalho terminou; estou pronto para começar outro ferrucio lamborghini precisava de um motor para o seu novo gt que seria construido em uma nova fabrica que estava montando em santa agata bolonhese uma vila ali perto de modena conversando com bizzarrini decidem em um contrato e nas caracteristicas basicas com carlo chiti na ferrari diz bizzarrini um dia quando ainda estava na ats me liga giorgio neri da neri & bonacini ele me diz tem um sujeito aqui que voce precisa conhecer se chama ferruccio lamborghini e ele quer projetar um motor novo entao fui eu com alguns desenhos e esboços que trabalhei na ats e fui conhecer lamborghini o esboço original muita gente acha ate hoje que o motor de bizzarrini era um ferrari que ele levou consigo quando saiu da empresa; bizzarrini numa entrevista em 1993 garantiu que nao de jeito nenhum disse giotto quando sai da ferrari nunca imaginava fazer um motor era um homem de prototipos lembre se de qualquer forma nesse encontro bizzarrini diz que lamborghini deixou claro que nao queria um motor de competiçao lamborghini foi bem claro sobre suas ambiçoes no dia; me disse nao estou pensando em f1 ou corrida quero um carro como a ferrari para as estradas doze cilindros esta bom mas precisa ter 3 5 litros pelo menos conta giotto chegam em alguns parametros basicos pelo menos 3 5 litros de deslocamento v12 pelo menos 350 cv para garantir que os objetivos fossem alcançados o contrato tinha uma clausula interessante e importante para cada 10 cv acima ou abaixo do objetivo 350 cv a ser medido por um observador independente o valor do pagamento aumentaria ou diminuiria proporcionalmente diz o engenheiro tinha alguns meses para completar o trabalho e receberia 4 5 milhoes de liras por ele 1/3 ao iniciar o resto ao completar o serviço mas quase imediatamente os dois personagens começaram a se engraçar diz bizzarrini um dia ferruccio lamborghini passou pela oficina de desenhos tecnicos que eu estava usando exigindo copias dos desenhos do v12 como ele apareceu sem avisar o dono da loja recusou pois nao sabia quem era lamborghini esta açao assustou o engenheiro que confrontou seu cliente bastava voce pedir disse bizzarrini com raiva e eu teria dado a voce o engenheiro dali em diante confessava se desconfiado em seu empregador os dois como veremos nunca se deram muito bem ferruccio e o miura impulsivamente ele recomendou que a lamborghini contratasse gian paolo dallara um jovem engenheiro que bizzarrini conhecia dos tempos da ferrari para cuidar dos trabalhos futuros e e assim que dallara acaba entrando na empresa; bizzarrini um pai para o futuro miura por isso tambem e como era o v12 que o engenheiro criou para lamborghini um verdadeiro classico que duraria por decadas era fortemente calçado nas tradiçoes da ferrari algo inevitavel devido a sua experiencia mas ao mesmo tempo algo diferente e que hoje e considerado um dos maiores motores da historia era um v12 a 60° entre bancadas todo em aluminio fora as camisas umidas em ferro fundido bizzarrini especificou de cara algo que daria vida longa ao motor garantindo seu futuro um generoso espaçamento entre os cilindros de 95 mm centro a centro para dar espaço a futuros aumentos de diametro de cilindros por outro lado claro tal coisa fez um motor fisicamente grande tinha sete mancais de dimensoes ferrari e como ferrari a bancada da direita e a que estava mais a frente inicialmente o diametro dos cilindros era de 77 mm e o curso 62 mm para um total de 3 465 cm³ mas num tempo em que ferrari ainda usava apenas um comando em cada cabeçote nas ruas o lamborghini ja nasce dohc os cabeçotes de bizzarrini teriam duas valvulas por cilindro de diametro generoso 42 mm admissao 38 mm escape e para tanto um angulo grande entre elas foi usado 70° este angulo fez um cabeçote largo que somado ao angulo fechado de 60° entre bancadas nao deixou nenhum espaço no vale do v para a admissao bizzarrini usou uma soluçao usada por maserati de competiçao a admissao seria por cima no meio do vale formado pelos dois comandos no cabeçote as valvulas em si eram acionadas atraves de tucho tipo copo largos para abraçarem as molas duplas dois distribuidores eram acionados pela parte de tras dos comandos de admissao o virabrequim seguindo a tradiçao na regiao era uma obra de arte usinado a partir de um bloco solido de aço sae 9840 partindo de 94 kg para chegar a um peso final de 24 kg pistoes de aluminio forjado e bielas de aço forjado de 114 mm de comprimento e taxa de 10 1 completavam a configuraçao inicial a lubrificaçao era via carter seco claramente inspirado em competiçao a verdade e que olhando pragmaticamente as exigencias contratuais de seu projeto bizzarrini criou um monstro usando uma bateria de seis weber duplos verticais o primeiro teste do motor acabou com briga atingiu 358 cv a rotaçao estratosferica de 9 800 rpm e torque de 33 mkgf a altos 6 000 rpm usando carburadores de 38 mm o engenheiro tinha em maos mais seis weber de competiçao de 40 mm e pretendia testa los tambem esperando 400 cv a 11 000 rpm o que acontece em seguida era para ser um momento de alegria mas nao foi conta giotto eu esperava que a lamborghini dissesse ‘bravo obrigado’ em vez disso ele foi muito agressivo isso me fez ter uma reaçao ruim; um bate boca horrivel se seguiu e pensei que iamos sair no tapa com dallara e lamborghini e o v12 com uma semana de empresa dallara estava na sala e lembra do quiproco como o acordo entre eles era basico no tipico e franco estilo toscano bizzarrini disse meu trabalho terminou; estou pronto para começar outro mas ferruccio lamborghini provavelmente pensava que bizzarrini tinha mais trabalho a fazer refinando o motor como ambos tinham personalidades muito fortes a briga foi realmente feia o fato e que lamborghini ficou possesso e parou o teste ali mesmo aquilo era um motor de corrida ja bizzarrini pragmatico mostra o contrato e exige seu pagamento por cumprir exatamente o acordado ali mesmo acaba o relacionamento entre os dois bizzarrini so recebendo o que lhe era devido muito tempo depois na justiça por anos a historia oficial da lamborghini apaga completamente a participaçao de giotto bizzarrini na criaçao de seu primeiro motor como sabemos e stanzani que acaba com a tarefa de refinar o projeto de bizzarrini mas o fato e que a base de algo especial estava ali sem este v12 a lamborghini nunca teria tanto sucesso imediato e o miura seria apenas mais uma carinha bonita; o magnifico vocal e lindo de ver v12 parte intrinseca de sua lenda seria tambem o ultimo motor que projetaria; seguindo sua vocaçao de criar carros nao motores o engenheiro entao trabalhando para a iso de renzo rivolta descobre um motor que de qualquer forma na sua pragmatica opiniao obsoletava tudo feito na italia o v8 chevrolet small block com o chevrolet v8 o melhor em 1992 ele disse sobre ele ninguem na italia conhecia esse motor achei que era superior ao da ferrari e fiquei muito surpreso ele tinha resposta imediata do acelerador com potencia semelhante a da ferrari e era mais barato simples compacto e de peso semelhante os carros bizzarrini teriam motores gm menos um uma historia que ja contamos aqui https //flatout com br/10 motivos para voce saber mais sobre giotto bizzarrini/ ainda assim o v12 seria a base da marca do touro muito tempo depois ate de ferruccio lamborghini vender a empresa um feito que sozinho ja faria de bizzarrini um cara especial mas como sabemos ele fez muito mais que isso
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