fale o que quiser de enzo mas ele sabia criar e cuidar de uma marca tudo que fazia na ferrari estava ligado a isso inclusive nao vende la para a ford; entendeu rapidamente que a fiat na pessoa de agnelli iria reverenciar para sempre a marca do cavalinho; para ford seria apenas um asset um dos primeiros 206 gt e la atras segurando o lençol enzo ferrari por muito tempo teve receio de vender coisas que nao fossem v12 um tipo de motor que tambem usou para elevar sua empresa nas pistas era pragmatico o que era necessario para vencer vale mas para as ruas era outro assunto mas nao quer dizer que nao investigasse outras coisas claro veja o caso da ferrarina o carro de 850 cm³ que criou em 1959; ferrari o criou para nunca ser um ferrari; queria vende lo para que outro fabricasse e assim foi virou o asa 1000 como ja contamos aqui para voces https //flatout com br/quando a ferrari fez um carro 1 0/ o que nos traz a submarca dino criada basicamente por tres motivos primeiro pela vontade de enzo em enfrentar aquele tal porsche 911 um seis cilindros dois litros sem macular sua marca ferrari com algo tao pequeno e mundano dois a homenagem a seu falecido filho alfredo dino ferrari em 1957 os v6 da empresa ja se chamavam dino em competiçao metade de um v12 era um ferrari junior literalmente tres competiçao e a ligaçao com a fiat nesta epoca os laços da ferrari com a fiat se estreitavam; desde a recusa de enzo a vender sua empresa para a ford ajudas esporadicas da empresa dos agnelli sempre ajudaram a ferrari a continuar saudavel e representando a italia em competiçoes este relacionamento culmina com a compra da ferrari pela fiat em 1969 fiat dino mas antes disso nasceriam os dino tanto da fiat quanto da ferrari uma nova regra para a formula 2 ditava nao so um deslocamento maximo de 1 6 litros mas tambem o uso de um bloco de motor de rua de produçao normal para homologa lo eram necessarios pelo menos 500 motores produzidos no ano de 1966 a ferrari pretendia usar mais uma versao de seu motor dino v6 para esta nova f2 mas produzir 500 motores era um problema intransponivel 500 carros/ano era a produçao total da empresa em media um v6 de rua mesmo se esquecendo que ferrari era sempre v12 significava dobrar a produçao a fiat projetaria um novo motor de alta produçao partindo do v6 dino projeto a cargo de aurelio lampredi ferrari so aceitou desta forma porque conhecia lampredi seu funcionario antes de se mudar para a fiat a fiat faria um carro esporte de alta produçao que usaria o motor e a ferrari tambem o usaria em um novo carro menor e mais barato que os atuais alem de resolver o problema do motor de f2 era um negocio potencialmente muito lucrativo para ambos dino iria para as ruas como uma submarca ferrari mas isso tudo e historia mais ou menos conhecida mas perdida nesta historia muito focada nos carros mais desenvolvidos de bloco de ferro fundido e 2 4 litros que vieram depois esta um carro esquecido talvez o mais sensacional carro de dois litros jamais criado um rarissimo e diferente tipo de ferrari que nao era ferrari o primeiro dino de rua o 206 gt dino 206 gt ferrari no fim dos anos 1960 ja tinha toda sua mitica montada; mas era ainda uma empresa normal que vendia carros para concorrer com outros no mercado a preços competitivos era uma empresa de carros caros claro mas nao como hoje onde o preço e quanto resolvem pedir o primeiro dino custava coisa de 80 mil dolares em dinheiro de hoje hoje o mais barato o ferrari roma custa 250 mil um mundo diferente em varias maneiras mas espera depois o 246 gtb era ainda mais barato custava na casa dos 70 mil dolares americanos significa que o desenvolvimento do carro inclusive seu motor maior com bloco de ferro fundido fez o carro ficar mais barato nao disse que era um mundo diferente o sucesso da versao posterior de 2 4 litros nos faz esquecer como o 206 anterior era tambem desejavel de muitas formas bem mais ate que a versao posterior; alguns dizem que o 246 gtb era o dino mais fiatificado se e que me entendem e facil esquecer o quao raro e o 206 gt apenas 150 dos 206 foram construidos ate o final de 1969 como uma especie de pre produçao do 246 gtb/gts todos tinham volante a esquerda e por isso no reino unido por exemplo apenas dois foram vendidos mas um deles para ninguem menos que eric clapton o preço altissimo para um carro de dois litros afastou muita gente um 911 s entao um carro de dois litros tambem oferecia 180 cv e 2+2 lugares; o 206 gt apenas dois o porsche custava tambem o equivalente a 67 mil dolares em dinheiro de hoje caro para um dois litros sim mas barato comparado ao dino mas repare que eram concorrentes; nada da ferrari de hoje na mesosfera de preços e sinceramente o dino parecia muito mais exotico e especial que o porsche com apenas um metro de altura e pesando menos de 1 000 kg o 206gt de 1967 foi uma criaçao magistral da prancheta de aldo brovarone de 41 anos um homem com um historico de 15 anos de designs fabulosos na pininfarina incluindo os carros de exposiçao dino 206 speciale e muitos outros ferrari o empacotamento de componentes no minusculo carro se beneficiou do motor v6 de quatro comandos totalmente em liga leve de aluminio montado transversalmente que era 20 cavalos mais potente que o de seus irmaos fiat dino com 180 cv o motor era extremamente superquadrado com diametro de pistao de 86 mm e curso de 57 mm para um total de 1987 cm3 a taxa era de 9 1 e os cabeçotes tinham dois comandos de valvula acionados por corrente o angulo entre bancadas era de 65° e o motor tinha duas bielas por munhao de virabrequim o que indica igniçao defasada mas nada que tornasse alguma vibraçao ruim em funcionamento o bloco de quatro mancais era bem rigido e o virabrequim nitretado tambem e qualquer vibraçao fora do normal era facilmente absorvida por coxins modernos com tres weber 40dcn14 duplos era um motor feito para gritar alto apenas os 180 cv apareciam a 7500rpm e 17 mkgf estavam disponiveis a altissimos 6000 rpm em 1969 o motor se tornaria bloco de ferro fundido e 2 4 litros no dino 246 gtb/gts precisava concorrer com o 911 que ganhara um 2 2 litros construido pela fiat em sua fabrica em rivalta o v6 ficava paralelo e a frente das rodas traseiras e enviava sua potencia por meio de pinhoes e engrenagens ao eixo primario de uma caixa de cinco marchas projetada e construida por maranello esta soberba peça de fundiçao era uma peça so em conjunto com o carter do motor e abrigava o diferencial autoblocante mas com a caixa de cambio e os oleos do motor mantidos separados se o layout do 206 era revolucionario os materiais e a construçao eram tradicionais com seus paineis externos de aluminio apoiados por um chassi de aço soldado com tubos ovais elipticos com braços sobrepostos em a classicos e os mais recentes pneus michelin de 14 polegadas o dino tinha freios a disco ventilados nas quatro rodas e antes dos v12 foi o primeiro ferrari com direçao de pinhao e cremalheira exceto pelo fato de que nao era um ferrari no 206 nao havia um logo da marca de enzo em lugar nenhum era tudo dino; as rodas campagnolo de aluminio tinham marca fiat comuns que eram com os carros de motor dianteiro de turim o carro e minusculo para os dias de hoje 4150 mm de comprimento em um entre eixos de 2280 mm e largura de 1 7 metros o carro tem a sombra praticamente identica a do renault kardian; mas como e muito mais baixo e muito mais cheio de curvas e reduçoes de seçao e nao reto nas laterais como um caixote parece muito muito menor a altura do renault e de meio metro maior e e belo e delicado de uma forma que nao conseguimos tirar os olhos dele; tamanho proporçoes e desenho perfeitos dentro dele bancos modernos de espuma e em concha encosto de cabeça flutuantes um volante momo de madeira com o logotipo dino no centro aquele monte de instrumento veglia lindo na nossa frente e no chao a famosa alavanca que faz cla clek nirvana todo mundo que anda neles volta impressionado disse martin buckley em 2019 leva um tempo para perceber a suavidade com que o 206 desliza pela superficie da estrada a facilidade e a neutralidade com que ele se vira em qualquer curva e um carro para encantar e emocionar fazendo curvas quase sem rolagem e uma direçao obediente semelhante a de um kart mas nunca instavel ele se aprofunda magnificamente parece leve e delicado mas ainda assim agil e totalmente docil com uma resposta rapida do acelerador que torna um prazer guiar a alavanca de cambio ao redor da famosa plaquinha na base existem ferraris mais raras ferraris mais rapidas e talvez ate ferraris mais bonitas mas considero o dino 206 o carro de rua mais agradavel de dirigir da era classica e provavelmente o meio mais rapido de se mover por uma estrada sinuosa ja criado no final dos anos 60 e inicio dos anos 70 e pense bem que outro caro como este existe hoje a qualquer preço uma tonelada dois litros aspirados 180 cv de um v6 vocal e que grita sem vergonha seu grito exotico de ferrari junior nao existe mais a qualquer preço mas ao nos lembrarmos que nem era tao absurdamente tao caro assim nos faz pensar que nao e so nostalgia era uma epoca melhor de verdade
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