do fim dos anos 1990 ate os anos 2000 uma febre de nostalgia atacou a industria aparentemente sem nenhuma ideia nova para criar excitaçao a industria se dedicou de corpo e alma ao retrocesso ainda que fosse um retrocesso em design apenas e ainda por cima modernizado niu bitol alguns foram um sucesso estrondoso o primeiro new beetle apesar de ser fusca so em nome e vaga lembrança estilistica era um veiculo estranhissimo um golf em cosplay de fusca futurista e desenhado com ajuda apenas de circulos onde o porta malas praticamente desaparecia e a gente parecia estar dirigindo de onde antes era o banco traseiro do golf que originou a coisa toda mas fez imenso sucesso e validou a mania toda mas a mania de new beetle logo arrefeceu e apesar de aparecer uma segunda geraçao em 2013 felizmente desapareceu depois o mais engraçado e que quando o new beetle apareceu em 1998 o fusca ainda estava em produçao no mexico nao e assim que fosse algo de um passado distante; mesmo aqui no brasil a sua segunda vinda na geraçao itamar acabara de ser descontinuada em 1996 mas enfim; seu sucesso validou o esquema e imediatamente todo mundo queria entrar nele mini e maxi a bmw lançou um novo mini em 2000 uma ideia que sobreviveu ate hoje como uma marca separada embora como no new beetle nao tenha nada a ver com o antigo a nao ser uma reinterpretaçao estilistica o mini original era mini mesmo com rodas de 10 polegadas; o moderno e um hatchback alemao moderno comparativamente gigante chrysler pt cruiser a chrysler americana foi alem e criou outro sucesso ainda que tambem temporario desse tipo com o pt cruiser de 2001 este nao copiava nenhum carro especifico mas era sim uma minivan moderna em cosplay de seda generico dos anos 1930 estranhissimo foi tambem um sucesso por algum tempo ford thunderbird 2001 mas nem sempre a formula acertava a ford acreditou ter um sucesso certo retornando o thundebird a suas origens de 1955 a 1957 o novo thunderbird de 2001 era ate um carro interessante com um v8 dohc de 4 litros e plataforma de traçao traseira e suspensoes independentes compartilhada com a sua entao subsidiaria jaguar mas parece que ninguem tinha saudade de thunderbird e foi um grande fracasso e nesse cenario que entra a meio perdida general motors americana; entao apenas começando a mudar com a volta de bob lutz em 2002 a empresa nao obstante queria entrar nessa parada de nostalgia ja que nao ha sucesso ou moda passageira que a empresa nao se aplique a imitar o resultado foi um carro que tambem fracassou completamente mas que de qualquer forma parece talvez o mais interessante fruto desta estranha e infrutifera fase retro da industria o chevrolet ssr chevrolet ssr a escolha da gm para o carro que traria de volta e realmente estranha mas e explicada talvez pela facilidade de criaçao baseando se num chassi de picape s10 criar um novo carro ficaria muito mais facil e barato entao escolheu se redesenhar uma picape classica da marca chevrolet advanced design 1947 1952 e entre elas foi escolhida uma que talvez seja a mais popular entre os hot rodders outro publico que a gm desejava atingir com seu novo carro exatamente a primeira picape desenhada no pos guerra a advanced design lançada em 1947 o carro e famoso hoje em dia por ser a base de um dos mais sensacionais restomod de picape o icon thriftmaster com chassi e v8 moderno e produzido em pequena serie a partir de carrocerias antigas o icon thriftmaster e a real modernizaçao da picape original icon thriftmaster o ssr na verdade nasceu nos recem empoderados studios de design da gm rick wagoneer e bob lutz conspiraram para trazer de volta designs interessantes para a empresa antes avassalada por procedimentos de engenharia que engessavam tudo chevrolet ssr concept de 2000 era uma ideia ja estava na cabeça do entao vice presidente de design da gm wayne cherry ha algum tempo minha visao era criar uma interpretaçao moderna da picape classica do inicio dos anos 1950 que era extremamente popular no mecado de customizaçao de entao eu acreditava que havia uma oportunidade de desenvolver esse legado de uma nova maneira disse cherry chevrolet ssr concept 2000 o ssr super sport roadster era um dos doze veiculos conceito exibidos no salao internacional do automovel de detroit de 2000 uma demonstraçao entao que a gm estava de volta todos os doze eram interessantes de uma forma ou de outra mas o ssr se destacou todo mundo adorou o carro na verdade continua adorado sempre que exposto; como conceito de estilo continua incrivel cherry havia criado um estudio especial chamado speedvision o primeiro da gm a usar computadores em vez de pranchetas para desenvolver novos designs e depois o transformou em um corporate brand center cbc sob a liderança do entao designer executivo ed welburn wellburn era famoso por desenhar o oldsmobile aerotech e voce sabe se tornou o chefe do design da gm na era lutz e se aposentou em 2016 rapidamente o estudio desenvolveu diversos temas mas um design rebaixado com para lamas grandes e alargados inspirado em hot rods logo tornou se o principal candidato detalhe; ao contrario de decadas de tradiçao o estudio nao trabalhava com modelos de argila e sim direto com modelos 3d no computador e uma novidade entao sala de realidade virtual onde modelos 3d podia ser vistos em escala natural quando o estudio da gm em sao caetano do sul foi construido no meio da decada de 2000 ganhou uma sala dessas ja tinha virado pratica normal sim ha 20 anos atras mas hoje esse estudio brasileiro nao existe mais a asc especialista americano em conversiveis criada pelo amalucado alemao hans prechter foi chamada desde o inicio para contribuir com o desenho que evoluiria ora vejam so para uma picape conversivel de teto rigido mais tarde a karmann da alemanha veio tambem para ajudar desenvolver uma capota rigida retratil de duas peças que nao ocupasse muito espaço de carga o estudio porem imaginava o ssr de produçao em um chassi de seda cadillac rebaixado claro que nao foi o que aconteceu acabaria sendo mais alto e 10% maior do que o conceito em um chassi separado baseado no da trailblazer gmt 360 o chassi gmt360 e uma evoluçao do gmt330 o mesmo que recebemos aqui nas nossas s10 em 1996 mas que data de 1983 nos eua escolher o chassi de s10 foi um erro olhando em retrospectiva; mas uma escolha acertada se olharmos a velocidade de se colocar o veiculo a venda no mercado e o custo envolvido 2003 chevrolet ssr o fato e que a resposta do publico e imprensa no salao de 2000 foi sem ambiguidades todos adoraram e pediram para que fosse produzida a ideia toda de uma picape roadster de teto retratil rigido e alto desempenho era boa demais para desaparecer mas a pressa de fazer aquilo acontecer que acabou fazendo o chassi separado de caminhao parte do esquema a engenharia foi contatada para descobrir como se podia fazer o carro em um chassi existente e a equipe de manufatura para descobrir como se poderia construir o projeto em algum lugar da empresa a ansiedade tomou a frente no desenho do produto juntinha com um orçamento apertado o chassi de s10 era inevitavel no fim usava o chassi da trailblazer gmt360 de sete lugares mas reduzido para 2946 mm ainda maior que o da trailblazer de 5 lugares em 9 de agosto de 2000 apenas sete meses apos o conceito de picape ssr ter aparecido rick wagoner anunciou que a gm começaria a construir o ssr no final de 2002 em seguida desfilou orgulhosamente o conceito ssr roxo/azul no woodward dream cruise de agosto — o evento automobilistico anual que se estende pela famosa avenida woodward no suburbio de detroit com milhares de entusiastas admirando uma variedade impressionante de carros e picapes colecionaveis que passam por ali muito mudaria do conceito ate produçao claro em janeiro de 2001 foi anunciado que o ssr seria construido na pequena fabrica especializada craft centre em lansing michigan a instalaçao foi originalmente construida pela gm como oldsmobile differential plant and foundry em 1919 mas virou fabrica de carros especiais de baixo volume o primeiro foi o buick reatta de dois lugares em 1988 o ev1 o cadillac eldorado o chevrolet cavalier/pontiac sunfire conversivel e finalmente o chevrolet ssr foram feitos la; mas o eventual fracasso do ssr foi o fim da fabrica tambem o primeiro ssr de produçao saiu de la em 29 de julho de 2003 o carro era realmente agressivo com paralamas larguissimos e visual de hot rod mas a primeira rodada de avaliaçoes da imprensa fez o entusiasmo diminuir o carro media 4862 mm de comprimento em um entre eixos de 2946 mm e era alto aos quase 1 7 metros de altura era tambem pesado quase duas toneladas vazio o motor v8 ls de 6 litros do prototipo foi trocado pelo 5 3 litros de 300 cv acoplado apenas ao cambio automatico de quatro marchas a maioria achou pouco pela agressividade do conceito; fazia 0 96 km/h em 7 8 segundos e a velocidade maxima era limitada a apenas 200 km/h; o chassi era de s10 com molas elipticas e eixo rigido atras apesar de ter 5 braços de controle afinal de contas disse a car and driver sobre este primeiro ssr em 2005 na verdade a aparencia e a atitude eram apenas superficiais para serem considerados descolados e desejaveis esses brinquedos automotivos precisam nao apenas parecer rapidos mas tambem ser rapidos ou pelo menos velozes em 1º de dezembro de 2004 a gm tinha um estoque de ssrs nao vendidos para 300 dias a empresa vendeu 9 648 ssrs no ano mas previa vender 13 000 masmo assim o carro tinha rodas freios e suspensao ajustadas para a nova missao esportiva; a caçamba era na verdade um porta malas enorme e a principal atraçao era o teto rigido retratil mas a base pouco refinada impedia tambem ele ser um roadster gt como um mercedes sl nao e a toa que nao vendia em 2005 a chevy melhorou muito o ssr porem para tentar reverter a situaçao o v 8 de 5 3 litros foi substituido por um v 8 ls2 de 6 0 litros de corvette que no ssr dava 390 cv e 56 mkgf a transmissao automatica de quatro velocidades do corvette c6 ainda era equipamento basico mas opcional havia uma caixa manual tremec m10 de seis velocidades o carro de 2005 com cambio manual de seis marchas mudou totalmente os numeros mostram como 0 96 km/h em 5 5 segundos e 0 160 km/h em 14 1 segundos esse novo powertrain colocava o ssr no mesmo patamar de roadsters de alto desempenho contemporaneos como o bmw z4 o honda s2000 e o nissan 350z mas so em linha reta claro o sistema de direçao muito criticado tambem foi melhorado novo conjunto de valvulas reajustado e novos rolamentos e vedaçoes para uma sensaçao de centralizaçao mais precisa e reduçao do esforço de direçao mas permanecia o que era uma picape s10 com pneus grandes era passavel mas longe de ser um carro esporte a velocidade maxima permaneceu limitada a 200 km/h o novo motor e transmissao nao reverteram a queda o ultimo ano/modelo foi o de 2006 mas os ultimos carros foram vendidos em 2008 no total 23 479 foram produzidos muitos deles vieram ao brasil novos por impostaçao independente; aqui eram muito populares por sua aparencia inigualavel uma grande chance de um carro esporte desperdiçada na verdade e legal que existiu em qualquer forma nem tudo precisa ser um carro esporte e ainda mais quando vira um carro antigo ainda parece algo realmente especial apesar de tudo visto de hoje um carro ilogico e meio esquisito mas talvez por isso mesmo sensacional
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