o leitor do flatout sabe da historia de como wifredo ricart depois de demitir enzo ferrari da alfa romeo e fugir da italia depois do assassinato de seu chefe ugo gobatto naqueles dificeis e caoticos anos do fim da segunda guerra criou talvez o unico carro esporte totalmente espanhol o exotico pegaso z 102 criado numa fabrica estatal de caminhoes diesel o pegaso era ainda assim um puro sangue exotico v8 de quatro comandos transeixo traseiro suspensoes independentes muito antes da ferrari https //flatout com br/pegaso o anti ferrari espanhol/ mas na verdade ha outro esportivo espanhol criado com esperanças de grandeza; anda que menos tecnicamente ambicioso tinha muito em comum com os pegaso por exemplo tambem era fruto de uma fabrica de caminhoes diesel ainda que desta vez com um dono privado eduardo barreiros sua carroceria era tambem de um famoso encarroçador da espanha com ligaçoes com o pegaso o catalao pedro serra e o dodge boulevard 3700 gt coupe 2+2 serra; uma produçao da ligaçao da barreiros diesel espanhola e a chrysler corporation americana quando a espanha era isolada do exterior durante a ditadura de franco uma cruza espanhola deveras estranha de carro esporte de luxo e muscle car americano que existiu por um breve espaço de tempo mas que por isso mesmo e uma historia sensacional como o pegaso brilhou forte mas por alguns minutos so e depois desapareceu junto com o sonho do carro esporte espanhol dodge barreiros os eua sao realmente unicos quando se fala e carros; sua geografia e sua construçao sem economizar espaço para ruas estradas e estacionamento e as vastas distancias planas do pais deram luz a um tipo bem sui generis de carro some isso uma legislaçao que nao dava imposto mais alto baseado em tamanho de motor outra raridade mundial e se tem um mercado e veiculos criados para ele bem diferente do resto do mundo eduardo barreiros basicamente criou um mercado de carros grandes e tranquilos mas potentes; motores grandes e desestressados para rodar em marcha lenta a velocidade alta nas grandes retas do pais virtualmente para sempre hoje como tudo ha uma certa convergencia mundial nos tipos de carro que compramos mas ela nao e completa nos eua todo mundo anda de picape grande hoje; no resto do mundo elas sao menos populares nao so por seu preço; tambem por seu tamanho https //flatout com br/dodge feito na espanha/ por isso carro pequeno para americano e grande para o resto do mundo alguns exemplos europeus trazidos aqui para o brasil o simca chambord nasceu ford vedette na frança; veio para o brasil por ser grande e beberrao para os franceses o seu v8 tinha so 2 4 litros e pequeno demais para os eua aero willys era compacto barato nos eua antes de vir para o brasil como carro de luxo o opala fez sucesso aqui por ser um carro grande europeu o opel rekord com motor americano e nao um compacto barato americano tornado carro de luxo nos tropicos por este mesmo motivo o dodge dart nao fez sucesso aqui era exatamente um carro barato nos eua tentando ser chique pois bem essa e a historia do dart tambem na espanha em resumo produzido desde 1962 sob licença na barreiros diesel nunca foi um sucesso; mesmo assim durou ate 1977 e se tornou simbolico de riqueza de carro oficial do governo e de empresarios na espanha de franco era o mais caro e chique carro espanhol enquanto existiu; foi so a abertura do mercado para importados que decretou seu fim a barreiros diesel era uma empresa interessante como e interessante a historia de seu fundador eduardo barreiros inventor engenheiro e empresario barreiros ajudou a cimentar o inicio da industria automobilistica espanhola ainda que numa epoca diferente e sui generis antes mesmo de se tornar um adulto ele ja havia trabalhado na oficina de seu pai que tinha uma empresa de onibus; quando a guerra civil e seu serviço militar acabou em 1939 barreiros voltou para casa na condiçao de reservista e pronto para ajudar seu pai a reconstruir o negocio usando apenas sucata barreiros conseguiu construir tres onibus praticamente sozinho e nao demorou para que ele abrisse sua propria oficina um dos serviços mais procurados pelos espanhois naquela epoca era a conversao de motores a gasolina para gas de sintese produto da queima de diversos combustiveis solidos como madeira ou carvao apos combustao parcial para produzir esse gas os veiculos eram equipados com um dispositivo chamado gasogenio uma especie de cilindro que ia instalado na traseira cujo esquema hoje encontra se em dominio publico em pouco tempo filas formavam se na porta da oficina de barreiros muita gente queria um gasogenio instalado no carro e com isso barreiros foi um dos que prosperaram na crise e isso lhe deu coragem junto com uma dose saudavel de ousadia logo começa a converter motores a gasolina para diesel e finalmente funda a barreiros diesel s a que nao apenas convertia carros a gasolina para diesel como tambem começou a realizar experiencias com seus proprios motores ainda que sob suspeitas de que o projeto era uma copia dos motores perkins os motores da barreiros diesel eram confiaveis e baratos e nao demorou para que a empresa passasse a montar veiculos inteiros sob licença como tratores hanomag vans tempo e onibus aec sempre usando seus proprios motores a diesel barreiros logo conseguiu tambem fabricar veiculos chrysler na espanha diante da chance de ter um novo mercado para explorar a chrysler concordou em pagar us$ 17 milhoes cerca de us$ 150 milhoes em valores atualizados por 35% da empresa de barreiros que passou a se chamar barreiros chrysler e foi assim que a dodge chegou a espanha o carro seria o compacto americano dodge dart modificado para ser um carro de luxo na espanha mas com uma diferença crucial em realçao a por exemplo os nossos dodge brasileiros o motor nao seria o v8 da marca e sim the leaning tower os power; o famoso seis em linha deitado slant six o dodge seis cilindros vale um parentese aqui para falar rapidamente do dart e seu motor seis em linha o dart original e seu gemeo plymouth valiant e fruto da busca americana por carros compactos no fim dos anos 1950 para competir com o sucesso do rambler american e do vw fusca a vasta maioria deles acaba com motores de seis cilindros e e um desses que a chrysler desenvolve para o seu compacto diz bill weertman um dos criadores do novo motor selecionar um motor para o valiant foi um desafio especial nos fornecemos informaçoes a equipe de projeto do valiant sobre uma serie de motores candidatos incluindo motores de quatro cilindros seis em linha e v 6s em ferro fundido e versoes de aluminio de cada tipo a necessidade de manter o comprimento do carro no minimo e ao mesmo tempo fornecer espaço para seis passageiros impediu o uso de qualquer motor de seis cilindros em linha vertical com uma bomba d’agua localizada na frente do motor a abordagem convencional um verdadeiro avanço ocorreu quando o designer chefe fred rose e o supervisor de design do motor ray latham tiveram a ideia de inclinar o motor para um lado para que a bomba d’agua pudesse ser localizada ao lado do bloco de cilindros em vez de na frente dele encurtando consideravelmente o motor nascia assim o famoso slant 6 o seis deitado o motor ficada inclinado a 30° no carro e era ohv com comando lateral os dutos de admissao eram longos fruto da experiencia pioneira da empresa neste tipo de coisa e o espaço liberado pela configuraçao o motor parecia para todos os efeitos a metade de um v12; na verdade nunca foi imaginado algo assim infelizmente foi um relativo sucesso e durou ate 1991 em sua versao mais popular deslocava 3 7 litros 86 4 x 104 8 mm e dava 145 cv; versoes de aluminio e com ate 190 cv estavam disponiveis para este popular seis em linha na argentina foi o motor dos dodge locais; tambem foi o propulsor selecionado por barreiros para os dodge espanhois no coupe boulevad serra 3 7 litros e 170 cv nos chrysler barreiros com cilindrada de 3 7 litros inicialmente no dart 270 dava 147 cv ligado a uma caixa manual de tres marchas o bastante para chegar aos 170 km/h o que era sensacional na espanha de 1963 mas o carro caro grande e beberrao nao foi um sucesso e em 1969 a chrysler comprava a empresa de barreiros a transformando em chrysler espana pedro serra e seu pony car todo mundo conhece os carrozzieri italianos e franceses; mas barcelona teve seu proprio artista famoso na pessoa de pedro serra vidal seu pai era dono de uma oficina mecanica em paris onde trabalhou com carrocerias especiais; em 1932 a familia retornou a barcelona e la o negocio de carrocerias especiais prosperou com o talento para o desenho de pedro serra no salao do automovel de barcelona de 1970 serra conheceu o engenheiro frances michele liprandi que mostrava um carro seu criado na plataforma do ford taunus como serra falava frances bem os dois se entendem e resolvem fazer algo juntos na espanha nascia ali a semente de um novo coupe espanhol liprandi e serra concordaram em projetar um chassi no qual seriam montados os componentes mecanicos do dodge dart produzido na espanha e serra seria responsavel pela construçao da carroceria o projeto praticamente coincidiu com o lançamento do novo modelo dodge na espanha ja pela chrysler espana sem barreiros era o modelo 3700 que apresentava inumeras vantagens sobre os modelos anteriores como freios a disco e direçao hidraulica o contato de pedro serra com a empresa foi dos melhores alem de fornecer os componentes mecanicos a chrysler concordou em vender o carro em suas concessionarias com marca dodge o nome seria quase um paragrafo inteiro dodge boulevard 3700 gt coupe 2+2 serra a carroceria seria em fibra de vidro pela primeira vez na serra inicialmente ele considerava o material plastico como uma especie de substituto inadequado para um construtor de carrocerias do seu nivel acostumado a moldar metal manualmente mas depois de observar a evoluçao dessa tecnica construtiva de carrocerias com este material se converteu a estrutura era tubular com tubos quadrados soldados eletricamente em um spaceframe da dodge vinha nao somente o motor mas subchassi dianteiro completo com suspensao transmissao suspensao traseira eixo rigido simples freios e muito mais alem de relogios e outros instrumentos apesar de chamada de 2+2 a carroceria era na verdade de quatro lugares com quatro bancos individuais a transmissao era a automatica dos dodge seda mas opcionalmente podia vir com cambio manual de quatro velocidades o carro vinha com a versao mais potente do seis em linha de 3 7 litros com 170 cv tambem tinha ar condicionado e direçao hidraulica mecanicamente era um dodge dart inalterado; nao ha dado de peso mas e dificil tambem que fosse mais leve que o seda do qual derivou mas como o mustang e um compacto falcon com roupa de coupe esporte e o camaro e o mesmo em relaçao ao nova pode se dizer sem medo que o boulevard e um legitimo pony car espanhol infelizmente o lançamento do boulevard nao poderia ter acontecido em pior momento a espanha estava pressionando a serra para que fosse licenciada como fabricante e nao apenas como montadora de carrocerias e o processo de registro para que o boulevard fosse legalizado para circular nas estradas espanholas era incrivelmente complicado e burocratico a pressao que a chrysler espana s a conseguiu suportar sozinha permitiu lhe registrar os carros fabricados e vendidos mas nao resolveu o problema fundamental de que os serra boulevard nunca foram homologados e foram registrados apenas como um simples dodge 3700 gt com quatro portas e cinco lugares some se a isso a crise do petroleo e o resultado era inevitavel entre 1971 e 1974 apenas 18 cupes boulevard foram fabricados antes que a chrysler espanha encerrasse a produçao um deles amarelo foi protoripo de uma versao 30 cv mais potente nomeada simplesmente motor melhorado em 30 cv sigla mm30 era agora o respire fundo dodge boulevard 3700 gt coupe 2+2 mm30 serra e este incrivel pony car espanhol entao como o pegaso permanece largamente desconhecido fora de seu pais e raro mesmo nele um classico raro e interessante vindo de um lugar pouco usual mas com uma tradiçao interessantissima como podemos ver
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