em 1988 uma variant ii era nada mais que um carro velho do mesmo ano/modelo do comodoro cupe 250 s dourado que tinha entao carros entao desprezados por todos que podiam ser comprados por uma merreca mas o opala andava pacas a variant ii nao entao ela era ainda mais desprezada meu sogro tinha uma delas branca 1980 comprada zero quando ele estava melhor de vida; era o unico carro da familia da minha esposa que tinha tres irmaos mais novos um dia o mais velho desses irmaos que ja dirigia me levou com ela para algum lugar que as brumas do tempo apagaram completamente de minha memoria nao sei onde era o que era e o motivo de irmos ate la ja estou ficando gaga branca igual a do meu sogro em 1988 mas me lembro bem do passeio com toda aquela vontade e alegria de um jovem dos anos 1980 ele queria obviamente me mostrar que o carro da familia nao era apenas uma lerda perua sem graça tratou o acelerador como um botao liga desliga; e um que nao ficava muito tempo na posiçao desliga e talvez por usar muito ela nas suas saidas noturnas a dirigia bem soltava o pe e freava antes de curvas e no exato momento que acertava a tangencia cravava o pe de novo baixando a traseira eu fiquei deveras impressionado com aquilo tudo acostumado que estava com fuscas e brasilias que definitivamente nao eram tao benignos como aquela peruona vw confesso que ali mesmo ja sendo um manicaca furioso que buscava conhecimento automotivo a todo custo nao sabia nada sobre a variant ii na minha cabeça jovem e ignorante era apenas uma brasilia versao xxl quando sai do carro olhei carinhosamente os pneus dela e vi que eram maiores radiais e mais largos que os de uma brasilia e fiquei pensando tem algo diferente aqui depois sempre que tinha oportunidade saia com ela na maioria das vezes junto com a namorada hoje esposa mas algumas vezes sai sozinho com ela e pude ver por mim mesmo que aquilo podia sim ser lento como so e lerdo um 1600 vw a ar com muito peso nas costas afinal de contas o carro que nao devia nada em espaço interno para um opala caravan mas a variant ii definitivamente era divertidissima para guiar num estilo de tocada que depois vim a descobrir era bem parecido com o de porsche e o que era diferente na variant ii qual o seu segredo muitos de voces ja sabem; mas vou aproveitar a oportunidade e contar nao so o que e tecnicamente diferente aqui mas tambem a historia toda de como ela aconteceu que e muito mais interessante tudo claro um elaborado esquema para tentar fazer voces a enxergarem como eu a enxergo; com olhos realmente carinhosos o type 4 … eu varri da minha cabeça todas as tentaçoes de mudar o desenho e de criar novos modelos em todo carro bem projetado existem possibilidades ilimitadas e certamente o vw foi bem projetado para começar eu nao vejo nenhum sentido em começar tudo de novo a cada par de anos com os mesmos problemas as mesmas imperfeiçoes que tem que ser corrigidas com o tempo fazendo todo o passado se tornar obsoleto entao eu assumi o risco e me distanciei do caminho seguido por todos os outros fizemos algo diferente mas construtivo para uma europa faminta por transporte pessoal e na verdade essa formula funcionou tambem mundo afora heinz nordhoff e o fusca a ideia de oferecer algo de valor honesto um produto de qualidade altissima com preço de compra baixo e valor de revenda incomparavel me agradava muito mais do que ser comandado por uma turma de estilistas histericos tentando vender algo que francamente ninguem quer ou precisa e ainda penso da mesma forma entao eu decidi manter a politica que nos serviu tao bem todos estes anos baseado no desenho original do grande professor porsche o vw de hoje parece o mesmo de 20 anos atras mas cada uma de suas peças foi melhorada refinada e reprojetada e estas serao as unicas mudanças anuais que voce vera num vw e uma politica que requer coragem de nossa parte mas tem sido coroada pelo sucesso e o sucesso todo engenheiro concordara justifica tudo heinz nordhoff vw 411 variant primo alemao da nossa variant ii no inicio da vw existia so o fusca o vw tipo 1 logo apareceria o tipo 2 o carro que conhecemos como kombi por muito tempo heinz nordhoff o arquiteto do renascimento da empresa no pos guerra acreditava que so isso bastava mas nenhuma empresa consegue passar muito tempo sem diversificar em 1955 aparece o karmann ghia um carro esporte derivado do fusca type 3 fastback esses tres carros baseados no fusca sao todos fabricados aqui no brasil nos anos 1960 no inicio desta subsidiaria muito importante para a matriz em 1961 na alemanha aparecia o tipo 3 uma carroceria maior ainda baseada na sagrada mecanica do fusca mas com 1 600 cm³ de deslocamento com algumas diferenças de estilo e detalhe mecanico o tipo 3 veio ao brasil e o conhecemos como ze do caixao seda quatro portas notchback tl fastback e variant perua tl a versao nacional la nos idos de 1965 porem heinz nordhoff teve que encarar o fato de que nao conseguiria mais sobreviver somente com o fusca um carro com entao quase 30 anos de idade outras opçoes mais modernas e de qualidade comparavel ocupavam um espaço no mercado diminuindo as vendas do velho besouro vw 411 o type 4 começavam varios estudos internos para substitui lo com ajuda da porsche entao quase uma extensao da engenharia vw a maioria delas contudo se concentrava em manter o motor traseiro contraposto refrigerado a ar mudando todo o resto nordhoff defendia sua filosofia de manter o maximo possivel do antigo carro de so mudar o que era comprovadamente melhor tecnicamente nordhoff planejou que nos anos 1970 dois carros continuariam o conceito do fusca seguindo sua filosofia de melhoria continua e gradual dois carros basicos um seria um novo carro grande chamado de tipo 4 o outro um novo fusca lançado em 1971 como 1302 que usaria mcpherson na frente e braço arrastado atras este ainda usando barra de torçao como mola mas o que interessa aqui para nossa historia de hoje e o tipo 4 lançado no ano/modelo 1969 como vw 411 o tipo 4 foi desenvolvido para ser o futuro visto pelos olhos de nordhoff um carro moderno e eficiente mas que mantinha toda sua a filosofia de continuidade e aversao a modismos e obsolescencia programada um carro de luxo espaçoso mas logico como um fusca sempre fora as suspensoes eram o estado da arte de entao independente nas quatro rodas com mcpherson e direçao pinhao e cremalheira na frente e traseira por braço arrastado com molas helicoidais aqui um extremo cuidado na sua geometria e carga de molas e amortecedores foi empregado para que o eixo de rolagem fosse baixissimo o ganho de cambagem durante o movimento fosse sempre negativo e progressivo e o comportamento fosse neutro com este cuidado todo na geometria a suspensao nao precisava ser extremamente dura e atingiria a suavidade necessaria para este carro que afinal de contas seria o vw mais luxuoso de todos e todos notavam que em conceito de suspensao seguia o que de melhor existia na alemanha porsche 911 e bmw 2002 por exemplo a carroceria era monobloco com um assoalho completamente plano e grande espaço para ocupantes e bagagem sem ter peso exagerado o motor apesar de seguir o desenho basico do vw contraposto tradicional era totalmente novo e maior em tamanho e projetado com os entao novos sistemas de injeçao eletronica em mente praticamente um vw a ar big block começando na cilindrada maxima do motor do fusca original 1 7 litros foi lançado com 1 679 cm³ 90 x 66 mm e 69 cv a 4 500 rpm com dois carburadores solex 34 ou 81 cv a 4 900 rpm quando equipado com injeçao eletronica bosch d jetronic com a ventoinha de refrigeraçao deitada como nas nossas variant e tl proporcionava um porta malas extra em cima do motor o tipo 4 nao foi um sucesso muito por ser mais feio que bater na mae mas tambem pela revoluçao da traçao dianteira começada pela fiat de dante giacosa com o 128 de 1969; usando motores e expertise da audi apareceria o golf em 1974 e o futuro da vw seria diferente https //flatout com br/quando a vw fez um motor boxer refrigerado a agua de quatro e seis cilindros/ mas o type 4 continua de outras formas a nova kombi t3 de 1979 aproveitou o motor maior do type 4 em cilindradas que eventualmente chegaram ate 2 1 litros depois ate ganhou versao arrefecida a liquido o wasserboxer e ate uma versao seis cilindros porsche 914 baseado no type 4 da vw o porsche 914 tambem usou o motor type 4 num carro esporte bem como o conceito de suas suspensoes no final uma versao dois litros injetada dava 101 cv o que no carro de 950 kg dava desempenho decente mesmo visto de hoje variant ii a nossa versao do tipo 4 o tipo 4 nunca veio ao brasil mas tivemos a nossa propria versao dele quase dez anos depois do carro alemao a variant ii com uma carroceria propria mais moderna e derivada do brasilia em desenho tinha o motor vw de fusca mesmo com 1600 cm³ e ventoinha baixa e nao o motor grande alemao a suspensao traseira era por braço arrastado como o tipo 4 mas aqui era com barra de torçao como o fusca 1302 na frente mcpherson tambem mas usando um sistema de desenho compartilhado com o passat na frente era mais moderno que o 411 e atras usando a mesma geometria um passo atras com a barra de torçao isso porque quando o variant ii aparece o sonho de nordhoff acabava passat e golf eram o futuro da vw mundial e o passat ja era produzido aqui mas por que nao um passat variant aqui entao por que desenhar um carro todo novo com motor antigo a vw estava num dilema filosofico aqui sim os modernos golf e passat eram melhores claramente o futuro mas para a europa aqui o fusca e a brasilia que e na verdade um golf baseado no fusca iam muito bem obrigado num pais cheio de estradas ruins e mecanicos piores a capacidade off road e simplicidade mecanica deles parecia ainda um produto viavel esse dilema acaba nos dando inclusive o gol inicialmente com motor de fusca e o variant ii lançado em 1978 o variant ii duraria apenas ate 1982 ultimo ano tambem do brasilia e ponto no qual a vw passaria a abandonar gradativamente o motor arrefecido a ar em 1978 no lançamento era apenas um modelo com apenas dois pacotes opcionais conjunto 1 que trazia limpador e lavador eletrico do vidro traseiro protetores dos para choques em lamina de borracha e lavador do para brisa com bomba eletrica o conjunto 2 incluia radio am/fm de 18 watts de potencia de saida apoio de cabeça acendedor de cigarros friso autocolante cromado lateral e revestimento do bagageiro dianteiro em carpete o painel era moderno com instrumentos quadrados parecidos como os que veriamos em seguida no vw gol havia espaço neste painel para conta giros mas nunca sairam de fabrica com ele estes eram montados somente como acessorios nas concessionarias e hoje se fosse ter uma daria um jeito de colocar um ohhhh contagiros que exotico seu motor era o mesmo da variant anterior um quatro cilindros contraposto arrefecido a ar ohv com ventoinha baixa dois carburadores e 67 cv 56 cv no mais moderno metodo din a 4600rpm e 12 mkgf a 3200rpm o cambio era sincronizado de quatro marchas e os freios eram a disco na frente tambor atras com circuito hidraulico duplo cruzado os pneus eram excelentes radiais 185/70 sr14 o entre eixos e de ferrari 250 swb se me permitem uma aproximaçao esdruxula 2400 mm o comprimento total e de 4320 mm o que faz dela um carro grandinho ainda que menor que a caravan que tem 4 8 metros nao e pesada pelo seu tamanho 970 kg impressionante e a capacidade de carga tanto em volume com os dois porta malas como em peso 500 kg o carro muda pouco nos quatro anos de produçao alem de cores e padroes de acabamento interno em 1980 e de nota o aparecimento de um novo banco dianteiro com encosto de cabeça separavel e regulavel em 1981 esses bancos recebem regulagem milimetrica do reclinador e o volante passa a ser o de dois raios em v invertido usado no gol o comportamento impecavel do carro nao passa desapercebido ao maior fabricante de carros esportes nacionais de entao a puma como ela produzia carros baseados em vw a ar tratou de amarrar sua evoluçao ao variant ii puma p018 traseira de variant ii o resultado e o puma p018 de 1981 ultimo carro lançado pela empresa original antes acabar vendida para a araucaria veiculos do parana em 1985 alem da carroceria diferente e maior o carro usava a suspensao traseira do variant ii; ainda que na frente permanecesse a de fusca o variant ii nao foi um sucesso aqui como nao foi sucesso tambem o 411/412 na europa mas e um carro interessantissimo suas suspensoes sofisticadas e o monobloco o colocam acima de todos os outros vw arrefecidos a ar em comportamento e nao so nisso em segurança passiva tambem e superior aos fuscas e companhia com zonas de deformaçao da carroceria coluna de direçao deformavel e cintos de tres pontos alem disso tem otimo espaço interno e dois porta malas enormes otima visibilidade para fora com colunas finas e vidros grandes seu entre eixos longo e balanços pequenos o fazem tambem um carro mais confortavel e ainda assim muito bom em uso esportivo apenas o motor pequeno impede de o considerarmos uma perua esportiva ando lembrando bastante dela; eu realmente gosto do carro uma mistura de nostalgia da juventude e seu casamento perfeito com minha situaçao atual pois ao contrario das expectativas a idade nao esta me fazendo andar mais devagar; mas esta me dando uma apreciaçao cada vez maior de dirigir de carros lerdos de bom comportamento de andar rapido em carros lentos principalmente se o comportamento seja nao so previsivel e bom mas tambem divertido que exija inputs constantes do motorista como e na variantona afinal de contas nao ha carro por aqui a preço bom mais proximo desta definiçao do que a variant ii e como bonus e um veiculo de carga tambem que pode carregar tudo que normalmente eu preciso carregar aqui em casa talvez seja a hora finalmente de ter uma branca com interior preto e totalmente original fora um volante de passat ts dos primeiros por favor
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