i could have been someonewell so could anyone como os pogues tao eloquentemente disseram neste verso de fairytale of new york nao ha motivo para essa busca incessante de sucesso dinheiro fama que parece ser o objetivo de todos nao ha nada de diferente e especial em qualquer pessoa que a faça superior a ninguem ja disse um profeta dois mil anos atras unicos e dignos de respeito sim todos somos; melhor que o semelhante nunca mas a humanidade todos nos juntos sim e digna de admiraçao somos a unica especie que compondo a sabedoria a cada geraçao evoluimos e criamos um mundo de coisas fantasticas nao fosse a idiotice composta de filosofias e ideias arcaicas seguirem o mesmo caminho e evoluirem sempre seriamos perfeitos ainda que somente como uma especie o mundo do automovel e cheio de historias deste tipo de genios que so sao genios por subirem nos ombros de outros que vieram antes sua genialidade apenas aparente na cuidadosa vontade de aprender o que veio antes e evoluir dali quem nao conhece o passado esta condenado a repeti lo and all that a historia de hoje e entao na verdade uma reminiscencia que começa no mais incrivel carro esporte ja criado o shelby cobra original sim tem gente que diz que nao que o melhor carro esporte ja criado e o ferrari gto e eles tem um ponto aqui outros tem outras ideias mas que nao valem a pena repetir; nao o gto talvez mas prefiro concordar com a road & track por exemplo que colocou a maioria dos icones mclaren f1 inclusa na pista com um monte de gente famosa e seu staff que depois votaram quase unanimemente no cobra ha algo de simplesmente transcendente neste carro o cobra e essencialmente um bastardo um carro sem um pai ou uma mae definida e nenhuma marca ou pedigree anterior aqui o contrario do gto que tem sangue puro italiano e um pai enzo e uma mae bizzarrini que o grande engenheiro la no ceu me desculpe o momentaneo gender swap em nome de uma analogia furreca ta teve uma outra mae adotiva forghieri depois que enzo colocou bizzarrini na rua mas enfim vou parar por aqui antes que me enrole demais nas analogias https //flatout com br/ferrari 250 gto o melhor carro esporte da historia/ mas a diferença e clara o cobra e uma junçao de coisas que outros fizeram um amontoado de peças vindas de todos os lugares que nao devia funcionar; mas funciona funciona do mesmo jeito que nos funcionamos em sociedade considerando todo mundo pelo que e e o que faz e nao titulo ou honraria so entrou no cobra o melhor que havia nao importa de onde veio criado por um monte de gente sensacional que apenas pegou o que veio antes e acrescentou sua pitada de alma e um amalgama de tudo de bom em um automovel mas e menos uma obra de arte de um individuo e mais um metafora de como saimos das selvas para os arranha ceus em tao pouco tempo nao entendeu explico cronologicamente 1930 1945 giacosa o senador agnelli quer produzir um automovel pequeno um modelo economico que possa ser vendido por 5 000 liras voce se sente capaz de projetar um chassi e um motor para ele com essas palavras o caminho da fiat mudaria; professore antonio fessia ao dize las colocou no colo de dante giacosa a responsabilidade de se criar algo unico o primeiro fiat pequeno tipo de carro que depois definiria a marca o jovem engenheiro aeronautico se mostrou mais que capaz disso o resultado o primeiro fiat 500 de 1936 era inovador de uma serie de formas para faze lo giacosa desenhou os ocupantes em vista lateral em tamanho natural e ao redor deles se esforçou para fazer o menor e mais leve carro possivel queria uma carroceria autoportante em chapa estampada mas sabia que nao aprovariam tal coisa na fiat entao projetou a carroceria como tal mas colocou um chassi leve vestigial por baixo quase um subchassis que engloba todo o carro o 500 era minusculo apenas 2 metros de entre eixos e 3 2 metros de comprimento total para conseguir espaço para dois adultos o motor estava a frente do eixo dianteiro o radiador ficava atras dele praticamente em cima dos pes dos ocupantes alto o que ajudava na refrigeraçao sem bomba d’agua por termossifao suspensao dianteira era independente novidade entao como era possivel um motor a frente do eixo dianteiro e traçao traseira o motor era ridiculamente pequeno um 500 cm³ de 4 cilindros em linha e valvulas laterais irrelevante frente ao peso do motorista mais atras o carro era extremamente equilibrado em comportamento na verdade mas o importante aqui para a historia de hoje era a suspensao dianteira independente explica giacosa o seu desenho a travessa dianteira era encimada pela mola transversal da suspensao fixada no meio em uma especie de compartimento rigido com seçao transversal em forma de u invertido feito de chapa metalica no qual a mola se comprimia a medida que as rodas se moviam para cima ate perder gradualmente sua flexibilidade e absorver completamente o movimento essa estrutura que abrigava a mola tambem tinha a funçao de suportar o radiador posicionado verticalmente sobre ela atras do motor a caixa de direçao era fixada no lado esquerdo da travessa no prototipo a suspensao dianteira do topolino era como um duplo a sobreposto mas um onde o a superior na verdade e o feixe de mola entao existia so esse feixe de mola na frente que era efetivamente era a mola de ambos os lados o u invertido era como se fosse uma subchassi onde toda a simples suspensao era montada tinha grande curso e ganho de cambagem ideal e funcionava excepcionalmente bem enquanto isso a 600 km a nordeste dali em munique alemanha a bmw que começara em 1923 a fabricar carros derivados de austin 7 agora dava passos para se tornar o que a faria famosa; em 1934 o 319 ja tinha um seis em linha na frente e uma grade que parecia dois rins o bmw 319/1 havia tambem um roadster chamado 319/1; com sua bonita carroceria tinha suspensao dianteira independente e primazia da bmw aqui direçao por pinhao e cremalheira o seis em linha de 1 9 litro ohv dava porem apenas 55 cv; o que impedia um pouco das suas intençoes esportivas mesmo pesando so 750 kg o bmw 328 de 1938 resolveria os problemas do anterior 319/1 principalmente por meio de um novo motor criado por fritz fiedler nele o bloco ohv permanecia com cilindrada aumentada para 2 litros mas as valvulas eram opostas no cabeçote como um dohc via uma floresta de varetas e balancins bmw 328 a camera de combustao era hemisferica num esquema ohv hemisferico que ficaria famoso nos anos 1950 pelos chrysler v8 com o nome fantasia hemi com tres carburadores no vale entre as valvulas o novo seis em linha dava saudaveis 85 cv e fez a fama da bmw no pre guerra 1945 1950 em 1946 na inglaterra o filho de um dono de oficina e mecanico chamado john cooper sonhava com competiçoes mas competiçao dizia seu pai e coisa de gente rica ou pelo menos era uma nova categoria estreava no pos guerra feita especialmente para os tempos bicudos de entao a formula 500 john cooper no carro pai em pe essencialmente pedia para carros de ate 500 cm³ e 250 kg de peso john cooper viu ali uma chance de fazer seu primeiro carro de corrida vasculhou o ferro velho atras da oficina do pai e adivinha o que achou la um fiat 500 topolino de 1938 com uma forte batida traseira o que interessou cooper imediatamente foi justamente a nova suspensao dianteira e seu subframe o desenho de dante giacosa para o primeiro fiat pequeno gostou tanto dela que resolveu usa la tambem atras por meio de outro topolino batido dois tubos de aço parrudos ligavam as duas suspensoes e pronto um carro de corrida com suspensao independente nas quatro rodas o motor monocilindrico de 500 cm³ de moto norton ia no meio atras do piloto e pronto a suspensao do topolino no cooper o que john cooper nao sabia claro e que acabara de inventar o carro de corrida monoposto de motor central moderno eventualmente seria campeao na f1 e seu nome ainda hoje e presente em minis enquanto isso na italia na pequena cidade de maranello perto de modena e bologna estava uma nova empresa chamada ferrari em 1948 enzo ja fabricava um chassi de competiçao/turismo com um pequeno v12 projetado por gioachinno colombo ferrari 166 mm logo na primeira vez que ocorrem as 24 horas de le mans depois da guerra em 1949 luigi chinetti vence a prova com uma belissima e extremamente vocal barchetta de touring em um chassi ferrari a 166 mm nela o v12 deslocava apenas dois litros e com 3 webers duplos dava 150 cv; mas o pequeno carro com entre eixos de 2400 mm pesava apenas 800 kg e chegava a 200 km/h incrivel para aquela epoca a barchetta 166 tem uma influencia enorme na criaçao da marca ferrari imediatamente sua beleza e som junto com o fato de ser vencedora de le mans começa a ser sussurrado por entusiastas a boca miuda começando a mitica da marca imediatamente sim e a brilliant red barchetta from a better vanished time cantada por geddy lee do rush; nesta fabula de um futuro sombrio sem carros era a antiga arma ilegal herdada de um tio que fazia um jovem experimentar algo entao desaparecido o nome da musica e claro red barchetta https //www youtube com/watch v=_lxkzq0fydw na alemanha a bmw esta completamente destruida pela guerra acaba fornecendo o desenho de seu seis em linha hemi para a bristol que por meio de aldy aldington da frazer nash ajudara a empresa bavara se reerguer o motor vira bristol fabricado nas instalaçoes agora ociosa da fabrica de avioes militares da empresa em filton e equipa o primeiro carro bristol o 400 de 1948 logo por ser leve e potente o motor começa a ser usado pelos fabricantes de carros de corrida ingleses na categoria ate 2 litros com grande sucesso o carro bristol vende pouco; mas seu motor e um sucesso em competiçao em 1949 no finalzinho da decada john tojeiro um engenheiro portugues radicado na inglaterra e tambem louco por corridas cria seu primeiro special tojeiro diz que foi fortemente inspirado por john cooper dois tubos ligando dois subframes de suspensao independente com o braço superior sendo uma mola semi eliptica transversal tojeiro mg mas o carro era diferente o motor mg era dianteiro e a traçao traseira; e a suspensao apesar do desenho inspirado no cooper que sabemos ser fiat era feita por tojeiro em casa usando cubos de morris modificados e uma direçao por pinhao e cremalheira da morris 1950 1960 em 1951 um certo ingles louco por competiçoes existe outro tipo chamado lionel leonard modificou seu cooper mg com uma nova carroceria encomendada para a empresa gray & rich panelcraft de hammersmith leonard so deu uma direçao quero que ela seja igual a da ferrari barchetta que venceu le mans em 1949 o carro resultante era realmente parecido ao ferrari e correu durante a temporada amadora de 1952 com o extravagante e bigodudo cliff davis como piloto para 1953 davis e leonard queriam um motor mais potente e moderno o bristol 2 litre o bristol tojeiro com cliff davis ao volante mas rapidamente entenderam que o antigo chassi nao suportaria o motor seis em linha maior em tamanho e com potencia muito superior a do antigo mg de 1100 cm³ um novo chassi era necessario como frequentemente perdiam para um certo john tojeiro e seu special em 1952 resolvem pedir a ele para fazer um novo chassi tojeiro cria uma versao maior e mais parruda de seu mg special dois tubos ligando duas suspensoes duplo a sobreposto mas com o braço superior na forma da mola semi eliptica transversal presa no centro novos freios e mais uma rodada de aprimoramento do design da suspensao nesta segunda iteraçao tornaram o carro imbativel em competiçao onde ficou conhecido como tojeiro bristol a carroceria ainda era a mesma copia do ferrari 166 mm de touring o tojeiro bristol ainda correndo nos anos 1970 um amigo de john tojeiro estava trabalhando na ac com os ac buckland uma versao conversivel do seda ac de 2 litros a ac era uma antiga empresa com seu seis em linha ohc proprio mas era um motor antigo e ja ultrapassado naquela epoca os donos a familia hurlock sabiam que o futuro de produçao pequena era o carro esporte; mas nao sabiam nem onde começar para fazer um por isso o tal amigo apresentou tojeiro a familia hurlock charles hurlock acaba entrando num acordo com tojeiro para produzir o tojeiro bristol parecido com a ferrari 166 barchetta mas agora com o motor ac de dois litros e 90 cv o carro seria chamado ac ace e e lançado em 1953 ferrari tojeiro bristol e ace ainda um jovem com pouca experiencia comercial tojeiro nao fica rico por sua parte no mais lendarios dos carros esporte ganha apenas cinco libras esterlinas por carro vendido mas limitado a 100 carros sim quinhentas libras esterlinas no total para criar um carro imortal o chassi de tojeiro se mostraria brilhante leve rigido e eficiente basicamente dois tubos grandes de seçao redonda de fora a fora e travessas fechadas em caixa; e a suspensao fiat na frente e atras logo o velho seis em linha ac e abandonado em favor dos bristol hemi de dois e 2 2 litros e começa a vencer constantemente em pista e fazer fama ac ace 1954 na california em 1957 começa tambem a aventura do bilionario lance reventlow a scarab reventlow compra um galpao em venice beach perto da praia e contrata uma serie de mecanicos e artistas do metal com experiencia em competiçoes para criar seus carros de corrida que seriam os mais bem construidos ate ali um desses artesaos era um certo phil remington scarab mk1 1957 em 1959 carrol shelby ganha le mans com um aston martin; mas imediatamente tem que encerrar sua carreira de piloto por causa de problemas no coraçao ken miles veterano piloto de tanque na segunda guerra passa os anos 1950 vencendo quase tudo nas corridas de carros esporte americanas primeiro com seus mg specials depois como piloto contratado em ferraris e porsches 1960 1962 em 1960 a operaçao de lance reventlow a scarab termina depois de uma tentativa fracassada de entrar na f1 com um carro completamente americano e de motor dianteiro para colocar um v8 no seu compacto falcon a ford desenha no inicio da decada um novo v8 pequeno leve e barato o resultado e um dos mais lendarios motores ja criados ate hoje quando foi desenvolvido pretendia se deslocar apenas 221 cid ou 3 6 litros mesmo deslocamento do v8 flathead de 1932 o primeiro v8 da companhia mas aqui muito menor mais leve e moderno o motor seguia o template basico do v8 americano com 90° entre bancadas comando unico no vale do v operando valvulas no cabeçote por varetas e balancins e valvulas paralelas com camara triangular em seçao chamada de wedge mas era tambem um desenho compacto e versatil com curso pequeno e diametro generoso de pistoes era extremamente leve e compacto mas se mostrou capaz de chegar ate 5 7 litros de deslocamento no futuro era tambem moderno com balancins em cima de parafusos como o chevrolet de bloco pequeno e refrigeraçao e lubrificaçao bem pensados pesava 210 kg apenas o mais leve v8 de sua epoca no lançamento no novo fairlane em 1962 tinha 89 x 72 9 mm 3 6 litros 221 cid e 145 cv no mesmo ano ja receberia uma versao maior com diametro de cilindros aumentado para 96 5 mm para um total de 4 2 litros 260 cid logo depois em 1965 aumentaria para 289 cid 4 7 litros cobra repare nas suspensoes de fiat em 1961 a bristol deixou de fabricar a versao de 2 2 litros do seu motor de seis cilindros para uso interno mas concordou em continuar produzindo a versao de 2 litros para a ac ate 1963 começa a busca por um novo motor que acaba juntando todas essas historias carrol shelby convence a ford a lhe fornecer a versao hi po do seu novo v8 pequeno; compra as instalaçoes da scarab na praia de venice e com ela herda um certo phil remington shelby convence os hurlock a lhe fornecer chassis e carrocerias modificados do ace prontos para o novo v8 ford nascia o shelby cobra em 1962 e o resto e historia conhecida uma historia cheia de sonhos e realizaçoes de gente talentosissima onde nenhum deles ganhou realmente muito dinheiro; uma constante mutaçao e readaptaçao de coisas e componentes que desaguaram no mais sensacional carro esporte de todos com um chassi sensacional e um motor americano melhor que qualquer europeu da epoca uma historia de sonhos acumulados e juntos mas que nunca aconteceria sem a providencia divina e a capacidade da humanidade de caminhar melhor adiante quando nos juntamos e fazemos do antigo algo novo shelby e csx2000 o primeiro cobra you took my dreams from mewhen i first found youi kept them with me babei put them with my owncan t make it all alonei ve built my dreams around you
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