FlatOut!
Image default
Car Culture

Carros que mudaram o mundo #38: o Audi Quattro

"Não havia nada mais rápido", diz Walter Röhrl, três vezes campeão mundial de rali. "Simplesmente nada. Você pisava no acelerador e o carro desaparecia à frente. Era como mágica — mas era apenas física." Ele está falando do Audi Quattro, o cupê de quatro rodas motrizes que, entre 1980 e 1991, redefiniu o que um automóvel poderia fazer quando todas as suas rodas trabalhavam juntas. Mas Röhrl, como tantos outros que viveram aquela época, sabe que o Quattro foi mais do que um carro rápido. Foi a materialização de uma ideia considerada inviável, defendida por um punhado de engenheiros teimosos e imposta ao mundo por um visionário autoritário chamado Ferdinand Piëch — neto de Ferdinand Porsche e, àquela altura, chefe de desenvolvimento da Audi. A história, como tantas grandes histórias automobilísticas, começa com o acaso. E com a neve. No inverno de 1976, a Audi testava protótipos em uma região remota da Finlândia. As condições eram típicas do norte escandinav