nao havia nada mais rapido diz walter rohrl tres vezes campeao mundial de rali simplesmente nada voce pisava no acelerador e o carro desaparecia a frente era como magica — mas era apenas fisica ele esta falando do audi quattro o cupe de quatro rodas motrizes que entre 1980 e 1991 redefiniu o que um automovel poderia fazer quando todas as suas rodas trabalhavam juntas mas rohrl como tantos outros que viveram aquela epoca sabe que o quattro foi mais do que um carro rapido foi a materializaçao de uma ideia considerada inviavel defendida por um punhado de engenheiros teimosos e imposta ao mundo por um visionario autoritario chamado ferdinand piech — neto de ferdinand porsche e aquela altura chefe de desenvolvimento da audi a historia como tantas grandes historias automobilisticas começa com o acaso e com a neve no inverno de 1976 a audi testava prototipos em uma regiao remota da finlandia as condiçoes eram tipicas do norte escandinavo neve compactada gelo escorregadio temperaturas abaixo de zero e estradas que serpenteavam entre pinheiros cobertos de branco entre os carros de teste estava um audi 80 com seus 127 cv um seda convencional de traçao dianteira e desempenho modesto e como carro de apoio seguia um volkswagen iltis — um jipe militar desengonçado com apenas 56 cv mas equipado com traçao nas quatro rodas jorg bensinger engenheiro de chassis da audi que supervisionava os testes logo percebeu algo que nao fazia sentido o iltis com menos da metade da potencia simplesmente desaparecia na neve enquanto o audi 80 patinava e perdia velocidade nao importava o quanto o piloto do seda tentasse — o jipe militar sempre chegava primeiro a conclusao era obvia para um engenheiro de que adianta ter toda aquela potencia se ela nao consegue ser aplicada ao solo a traçao dianteira resolvia muitos problemas de dirigibilidade e eficiencia no empacotamento o tal do packaging mas em superficies de baixa aderencia ela era ineficiente bensinger pensou e se a audi fizesse um seda esportivo com traçao integral um carro que combinasse potencia traçao e dirigibilidade como nenhum outro naquele inverno finlandes no banco do passageiro de um jipe militar nasceu a ideia do quattro mas transformar aquela visao em realidade exigiria muito mais do que inspiraçao ferdinand piech ferdinand piech nao era um homem facil autocratico visionario implacavel — essas eram as palavras mais gentis usadas para descreve lo ele havia assumido o comando de p&d da audi em 1975 com um objetivo claro transformar a pequena fabricante bavara que fazia carros comuns para açougueiros e fazendeiros — como ele mesmo dizia — em uma rival a altura da mercedes benz e da bmw era um plano de 25 anos e começaria com um carro que ninguem achava possivel quando bensinger apresentou a ideia a piech a reaçao do chefe foi imediata faça nao houve reunioes de comites analises de mercado estudos de viabilidade ou qualquer outra burocracia corporativa de gente que tem medo de suas proprias visoes piech tinha aquela rara capacidade de ver o futuro antes dos outros — e a autoridade para torna lo realidade anos mais tarde o designer martin smith que trabalhava para piech na epoca contou que o que ele sonhava no fim de semana a audi fazia na segunda feira mas havia um problema a traçao integral nos anos 1970 era sinonimo de jipes pesados lentos e primitivos os sistemas disponiveis eram volumosos ineficientes e completamente inadequados para um carro esportivo de rua adaptar a tecnologia do iltis significava lidar com um sistema de traçao sem diferencial central — o que tornava o carro instavel e dificil de controlar em curvas fechadas a soluçao veio de franz tengler engenheiro de transmissoes sua ideia era engenhosa eixos concentricos um eixo oco atraves do qual passava outro eixo o externo levava potencia para a frente; o interno para tras entre eles um diferencial central bloqueavel simples compacto eficiente e totalmente inedito em março de 1977 a pequena equipe de bensinger pegou um audi 80 e garimpando nas prateleiras de peças da vw e da audi instalou o sistema de traçao permanente do iltis o motor cinco cilindros turbo de 118 cv do audi 200 turbo e suspensoes macpherson nas quatro rodas — a traseira era simplesmente a dianteira do 80 girada em 180 graus nascia o prototipo a1 agora era hora de convencer os chefoes de wolfsburg — a matriz da volkswagen — de que aquela ideia maluca merecia virar um carro de produçao em janeiro de 1978 bensinger levou o a1 para os alpes austriacos o local escolhido foi o turracher hohe uma passagem nas montanhas com a estrada mais ingreme da europa uma inclinaçao de 34% — ingreme demais para se caminhar confortavelmente para testemunhar o teste estava presente o alto escalao de vendas e marketing da vw incluindo o diretor comercial dr werner schmidt schmidt experimentou um mercedes 280e um bmw 528i e um audi 100 todos com pneus de inverno na estrada coberta de neve os carros de traçao traseira pararam depois de cerca de 100 metros o audi de traçao dianteira avançou mais 30 metros e tambem travou o prototipo quattro sem pneus de inverno e sem correntes subiu a rampa gelada como se estivesse em uma estrada seca no verao schmidt ainda nao estava totalmente convencido ele questionou quem compraria um carro tao fora do comum novos testes mostraram que o a1 era quase tao rapido quanto um porsche 928 no circuito de hockenheim — em pista seca finalmente por ordem de piech o presidente da volkswagen toni schmucker dirigiu o prototipo atraves de um campo encharcado e inclinado nos arredores de ingolstadt schmucker impressionadissimo deu luz verde ao projeto o carro estava aprovado agora precisava de uma cara martin smith havia deixado a porsche e a ogle design para se juntar a audi em 1977 entrevistado por piech — um homem muito no comando — smith recebeu sua primeira missao dar forma ao quattro o cupe 80 estava quase pronto e minha tarefa era converte lo no quattro conta smith meu briefing era fazer algo que transmitisse visualmente a ideia do primeiro carro esportivo com traçao nas quatro rodas do mundo piech queria que o carro parecesse esportivo tecnico e agressivo mas por questoes orçamentarias mantendo a carroceria de aço do cupe 80 smith trabalhou com um modelo de argila e modificou os para lamas a dianteira o para choque traseiro e adicionou o spoiler traseiro — depois de horas no tunel de vento de wolfsburg buscando a melhor forma depois veio a carroceria alargada aqueles para lamas salientes que se tornaram a assinatura visual do quattro eles ja eram vistos em carros de corrida mas raramente em carros de rua — havia o porsche 930 o alfa romeo gtam e o bmw 3 0 csl e so o design era angular horizontal todo quadrado e reto — o oposto dos carros aerodinamicos que viriam nos anos seguintes em maio de 1978 a volkswagen aprovou o plano de produçao o nome sugerido por walter treser seria quattro — quatro em italiano que tambem era o nome do sistema de traçao integal revelado no salao de genebra em março de 1980 o quattro impressionou publico e critica o coraçao do quattro era tao pouco convencional quanto seu sistema de traçao um cinco cilindros em linha de 2 1 litros montado longitudinalmente com comando simples no cabeçote 10 valvulas um turbocompressor kkk e um intercooler a combinaçao entregava 200 cv e 28 5 kgfm de torque — numeros modestos para os padroes de hoje mas impressionantes em 1980 especialmente quando voce considerava o peso de apenas 1 300 kg para um carro de traçao integral mais importante que os numeros brutos era a forma como aquela potencia era entregue ao solo o sistema quattro dividia a força entre os eixos em uma proporçao de 50/50 atraves do diferencial central havia tambem um diferencial traseiro com bloqueio por demanda — ambos acionados por botoes no console central na pratica isso significava que o motorista tinha controle total sobre quanto de traçao o carro deveria ter em cada situaçao o cinco cilindros turbo tinha uma caracteristica sonora unica — um ronco grave e vibrante que nao se parecia com nenhum outro motor da epoca nao era o uivo agudo de um seis cilindros aspirado nem o rugido profundo de um v8 era algo intermediario um som que transmitia brutalidade e sofisticaçao ao mesmo tempo com ele o quattro acelerava de zero a 100 km/h em 7 1 segundos e alcançava 222 km/h nao eram numeros de supercarro mas tambem nao precisavam ser o que o quattro fazia nao era correr mais rapido em linha reta — era manter velocidade onde todos os outros sequer conseguiam tracionar sempre tive em mente que seria apenas um carro de rua mas naquele momento a audi nao estava em posiçao — como a bmw e a mercedes estavam — de introduzir algo assim tao novo sem investir pesado em promoçao e publicidade era um carro muito muito importante para a empresa piech e eu queriamos ser melhores que os outros; o carro com traçao nas quatro rodas tornaria isso possivel jorg bensinger a citaçao de bensinger explica como o audi quattro foi parar no mundial de rali wrc o campeonato era o palco ideal para provar que o sistema quattro nao era apenas rapido em condiçoes escorregadias mas tambem no seco walter rohrl michele mouton stig blomqvist e hannu mikkola se tornaram a campanha de marketing e que campanha o quattro de competiçao estreou no rali da austria em 1980 ainda como um carro de desenvolvimento a primeira vitoria veio em 1981 no rali da suecia com mikkola mas foi michele mouton quem fez historia em 1981 ela se tornou a primeira mulher a vencer um rali do wrc pilotando um quattro ela venceria outras tres provas e quase conquistou o titulo mundial em 1982 terminando em segundo lugar — a melhor colocaçao de uma mulher na historia do wrc mas o dominio era coletivo em 1982 os carros da audi venceram 11 das 12 provas validas do campeonato blomqvist venceu quatro provas mikkola tres mouton duas a audi conquistou o titulo de construtores em 1983 e 1984 repetiram o feito com mikkola conquistando o titulo de pilotos em 1983 e blomqvist em 1984 o segredo nao era apenas a traçao integral — embora ela fosse revolucionaria era o sistema completo a audi descobriu que com as quatro rodas trabalhando juntas o carro mantinha velocidade em situaçoes de baixa aderencia em nas saidas curvas de terra ou cascalho o quattro podia retomar aceleraçao com agressividade enquanto os outros exigiam cautela para 1983 a fia criou o grupo b com regulamento extremamente permissivo a ideia era liberar os engenheiros para criar os carros mais rapidos possiveis era exatamente o tipo de cenario para o qual o quattro havia nascido a audi respondeu com o quattro a1 e depois com o a2 a potencia do cinco cilindros turbo subiu para 350 cv o peso caiu a aerodinamica melhorou os carros ficaram absurdamente rapidos mas a verdadeira loucura começou em 1984 com o sport quattro s1 ele tinha entre eixos 320 mm mais curto carroceria de fibra de carbono e kevlar para lamas ainda mais largos e um visual que fazia o quattro original parecer comportado o motor agora com 2 1 litros e comando duplo entregava oficialmente 306 cv na versao de rua — mas nas maos dos preparadores da audi sport os carros de competiçao chegavam a 450 cv em 1985 veio a evoluçao final o sport quattro s1 e2 ele tinha um sistema de recirculaçao de ar no turbocompressor projetado para manter a turbina girando em alta rotaçao mesmo quando o piloto aliviava o acelerador — eliminando quase completamente o turbo lag a potencia oficial era de 470 cv a 8 000 rpm mas todos sabiam que os numeros reais ultrapassavam os 500 cv o carro pesava apenas 1 090 kg e acelerava de zero a 100 km/h em 3 1 segundos — um numero absurdo ate mesmo em 2025 com o s1 e2 walter rohrl e michele mouton conquistaram vitorias historicas rohrl venceu o rally de san remo em 1985 mouton venceu a subida de pikes peak no mesmo ano estabelecendo um recorde e em 1987 depois que o grupo b foi encerrado rohrl voltou a pikes peak com um s1 e2 ainda mais potente — agora com 600 cv — e venceu novamente era o canto do cisne do quattro nos ralis mas seu legado estava apenas começando enquanto o quattro dominava o wrc a audi percebeu que a traçao integral poderia ser aplicada em outras formas de competiçao em 1988 a marca entrou na trans am series nos estados unidos com um audi 200 quattro — um seda de quatro portas competindo contra corvettes e carros nascidos esportivos a vantagem da traçao integral era tao grande que a audi venceu o campeonato de construtores e hurley haywood conquistou o titulo de pilotos no ano seguinte a categoria baniu os carros com traçao nas quatro rodas https //flatout com br/os audi americanos que mudaram a historia da marca nas pistas/ a audi entao migrou para a serie imsa onde as regulamentaçoes eram mais liberais eles desenvolveram o audi 90 quattro imsa gto um monstro de 720 cv capaz de acelerar de zero a 100 km/h em cerca de 3 segundos venceram sete corridas em uma unica temporada em 1989 de volta a europa a audi entrou no campeonato alemao de turismo dtm com o audi v8 quattro hans joachim stuck venceu o campeonato em 1990 e frank biela em 1991 depois levaram o conceito quattro para a frança onde biela conquistou o campeonato frances de turismo em sua primeira tentativa a mensagem estava clara nao importava a categoria nao importava a superficie — o sistema quattro era insuperavel ao longo de 11 anos de produçao entre 1980 e 1991 a audi fabricou 11 452 unidades do quattro nao era um numero gigantesco mas tambem nao precisava ser o quattro nunca foi pensado para vender milhoes — ele foi pensado para mudar a audi e mudou em 1975 a audi vendia 205 218 carros globalmente em 2018 esse numero havia saltado para 1 871 386 e 45% de toda a produçao da audi era de modelos com traçao quattro a tecnologia que começou em um cupe angular e desengonçado agora equipava suvs sedas peruas e esportivos bmw mercedes e ate marcas como subaru e porsche passaram a oferecer sistemas de traçao integral permanente em seus modelos de alto desempenho — todos seguindo o caminho aberto pelo quattro o cupe original passou por poucas mudanças visuais ao longo de sua vida os farois foram redesenhados em 1983 e novamente em 1985 quando o carro recebeu uma grade dianteira inclinada o motor 2 1 deu lugar a um 2 2 de 10 valvulas e em 1989 a um 2 2 de 20 valvulas com 220 cv em 1987 o diferencial central bloqueavel manual foi substituido por um torsen autoblocante que distribuia o torque automaticamente conforme necessario o ultimo audi quattro original saiu da linha de montagem em 17 de maio de 1991 ha uma cena descrita por charles duke astronauta da apollo 16 em uma reuniao de veteranos do programa espacial ele fala sobre dirigir o jipe lunar — o lunar roving vehicle — na superficie da lua achei a conduçao verdadeiramente esportiva disse duke as vezes a dianteira saia do chao a traseira deslizava como se estivesse sobre o gelo mas era divertido demais walter rohrl quando perguntado sobre o quattro s1 e2 disse algo parecido era assustador a traseira deslizava as vezes ele sobre esterçava as vezes sub esterçava mas era rapido simplesmente rapido o que duke e rohrl tem em comum — alem de pilotarem maquinas em ambientes extremos — e a compreensao de que as vezes a grandeza nao vem da perfeiçao mas da ousadia de tentar algo que ninguem tentou antes o audi quattro nao foi o primeiro carro com traçao nas quatro rodas o jensen ff de 1966 ja tinha traçao integral o amc eagle de 1979 foi o primeiro carro de passeio de produçao em massa com traçao integral permanente mas o quattro foi o primeiro a provar que a traçao integral nao era apenas uma soluçao para lama e neve — era uma vantagem competitiva em qualquer condiçao ele provou que voce poderia ter um carro esportivo com traçao nas quatro rodas — algo que acabou chegando aos supercarros e que fez deles mais acessiveis ao motorista comum antes dirigir um porsche 911 turbo era um desafio mortal hoje e algo que qualquer motorista com experiencia consegue fazer ferdinand piech anos depois ja longe da audi e na presidencia da volkswagen foi questionado sobre qual havia sido sua maior realizaçao ele nao citou o bugatti veyron nem a aquisiçao da lamborghini bentley e bugatti ele disse o quattro foi o quattro que mostrou que a audi poderia ser mais do que era jorg bensinger o engenheiro que teve a ideia naquele inverno finlandes foi mais simples quando perguntado se o quattro havia sido o auge de sua carreira ele sorriu e disse com certeza os tres exemplares do quattro s1 e2 que restaram ainda existem guardados em museus e coleçoes particulares eles sao lembranças tangiveis de uma epoca em que os engenheiros podiam sonhar grande — e de um chefe que tinha coragem de transformar aqueles sonhos em realidade na segunda feira seguinte o que piech sonhava no fim de semana a audi fazia na segunda e o que a audi fez mudou o mundo dos automoveis para sempre veja aqui os capitulos anteriores
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