a historia do motor ferrari de hoje aparece nao como um ferrari mas como um dino a submarca lançada no fim dos anos 1960 para fazer ferraris de rua baratos um dos motivos para a criaçao da dino foi a ideia de criar um carro para competir com os 911 antes carros de ate 1500 cm³ os porsche evoluiram para monstros de 12 cilindros que venciam em le mans e nas ruas e pistas os 911 davam um trabalho danado para os ferrari o primeiro dino de rua o 206 gtb com enzo ao fundo dobrando lençol o dino 206/246 gtb/gts e o primeiro passo para isso um carro esporte de dois lugares seis cilindros e deslocamento similar aos 911 contemporaneos apesar de ainda ser mais caro que eles o primeiro dino nao consegue superar o 911 entao enzo passa por cima de muita gente para que acontecesse o 308 gt4 a sua particular soluçao para o problema era agora 2+2 como o porsche permitindo que uma familia com crianças pequenas pudesse ter o carro um v8 de tres litros e 255 cv tambem garantiria que o ferrari fosse mais veloz https //flatout com br/quando enzo ferrari ouviu que algo era impossivel/ colocar 4 lugares num carro de motor central traseiro era reputado como impossivel inclusive pela pininfarina casa de design exclusiva da ferrari enzo chamou nuccio bertone e os dois fizeram acontecer; o resto da empresa teve que engolir mas tambem nao foi la um grande sucesso 308 gtb 1977 v8 e ferrari a pininfarina mordida cria entao uma obra prima de desenho talvez o mais belo dos ferrari de motor central traseiro ate hoje para substituir o dino 246 gtb talvez o mais belo ponto final o 308 gtb/gts de 1977 mostrando que um desenho inspirado e quase tudo e um imediato sucesso e seria este desenho a base para o 288 gto ainda entao seis anos no futuro 308 gt4 mas vamos falar aqui e deste motor das duas 308 o primeiro v8 de rua da ferrari por ser a base da familia que desagua no f40 o motor aparece em 1973 no dino 308 gt4; era totalmente em aluminio fora as camisas umidas de ferro fundido o v8 tinha 90° entre bancadas e virabrequim plano as paredes laterais do carter estendem se bem para baixo para maior rigidez e o virabrequim de quatro mancais usinado a partir de uma peça forjada de aço possui cinco mancais principais o primeiro v8 dino 1973 media 81 x 71 mm o que lhe conferia uma capacidade de 2926 9 cm³ a taxa de compressao era de 8 8 1 e a potencia/torque na epoca de seu lançamento era de 260 cv/28 9 mkgf a 7700/5000 rpm para atender as regulamentaçoes de controle de emissoes foram citados valores tao baixos quanto 205 cv/27 mkgf a 6600/5000 rpm para os carros com especificaçoes americanas a admissao era por meio de quatro weber 40dcnf duplos os cabeçotes tinham camaras de combustao hemisfericas dohc e duas valvulas por cilindro inicialmente as sedes de valvula eram de ferro fundido e as valvulas de admissao tinham 42 mm e 36 mm no escape dispostas a 46 graus uma da outra as valvulas fechadas por molas helicoidais duplas sao abertas por meio de tuchos tipo copo uma unica correia dentada por bancada aciona os dois comandos de valvulas em cada cabeçote o 308gt4 foi o segundo carro gt da ferrari a utilizar este sistema o primeiro sendo o 365 boxer de 4 4 litros em 1975 aparece a versao barata para mercado italiano o 208 gt4 o motor teve diametro de pistao reduzido drasticamente de 81mm para 66 8 mm; como o curso era de 71 mm virou subquadrado e aos 1990 64 cm³ era o menor v8 em produçao no mundo com carburadores menores quatro weber 34 dnf o motor ainda assim era forte 170 cv a 7700 rpm; com injeçao 1980 em 1976 aparece a ferrari 308 gtb/gts sem a marca dino; o 308/208 gt4 viram ferraris na nova berlineta de 2 lugares o motor evoluia de novo com carter seco mas a mesma potencia de 260 cv 240 nos eua quattrovalvole em 1982 em 1980 foi introduzido o sistema de injeçao eletronica de combustivel bosch k jetronic nas novas 308 gtbi e gtsi o sistema de injeçao de combustivel reduziu a emissao mas a custa do desempenho com a potencia maxima caindo para 214 cv nos modelos europeus e 205 cv nos modelos americanos a injeçao de combustivel foi acoplada a um sistema de igniçao eletronica marelli med 803a digiplex que incorporava uma bobina distribuidor e modulo de igniçao para cada bancada de cilindros ferrari 328 gtb 1986 dois anos depois no salao do automovel de paris de 1982 a ferrari lançou o 308 quattrovalvole nas versoes gtb e gts a principal mudança eram as quatro valvulas por cilindro que elevaram a potencia para 240 cv recuperando parte do desempenho perdido devido aos equipamentos de controle de emissoes e unificando os motores americanos e europeus 208 gtb turbo no mesmo ano aparece o primeiro v8 turbo o 208 gtb turbo de 1982 com dois litros apenas vinha com injeçao eletronica bosch k jetronic e igniçao eletronica marelli alem de uma singela turbina kkk k26 dava 220 cv a 7 000 rpm podia acelerar de 0 100 km/h em 6 6 segundos e chegar a 240 km/h andava como o tres litros aspirado o 208 gtb turbo e o primeiro turbo de rua da ferrari e e super discreto somente a tomada naca em frente a roda traseira o identifica por fora com turbo na 208 gtb em 1986 aparecem os revisados e modernizados 328 gtb/gts usavam uma versao do v8 agora com diametro e curso aumentados para 83 mm × 73 6 mm denominada tipo f105cb esse motor naturalmente aspirado de 3 186 cm³ entregava 270 cv ferrari 208 gtb turbo 1986 mas veloz que a 328 gtb nicola materazzi o engenheiro que em breve seria pai do f40 coloca seu expertise em turbos a serviço do mais barato dos ferrari o v8 de dois litros recebia um novo turbo ihi o preferido de materazzi e um intercooler ar ar da behr agora eram nada menos que 254 cv a 6500 rpm e 33 mkgf a 4100 rpm tinha torque mais alto e desempenho superior ao da nova 328 gtb aspirada de 3 2 litros o 288 gto e a f40 ja em 1984 materazzi havia proposto a enzo ferrari a ideia de usar a categoria grupo b de 4 litros 2 8 litros se turboalimentado para aumentar o desempenho dos carros de rua e fazer um carro esporte de competiçao competitivo ferrari gosta da ideia mas nao tinha poder para fazer carros de rua; mas o grupo b permite que tudo acontecesse um novo carro de rua so para homologar competiçoes; um novo ferrari gto 288 gto materazzi faz do gto bem mais que um 308 gtb com turbos; o motor agora fica em posiçao longitudinal central traseira e nao mais transversal os turbos ficam simetricos ha mais espaço e a distribuiçao de peso melhora sobremaneira apesar da carroceria inspirada no 308 o gto e um carro totalmente diferente para materazzi o motor central nasceu em corrida longitudinal; o transversal e apenas para a imagem de motor central segundo ele; un aborto spontaneo o motor era uma verdadeira joia o v8 media agora 80 x 71mm e 2855 cm³ a cilindrada foi definida para o fator multiplicador 1 4 da fia para motores turbo com ele entraria na categoria de 4 litros continuava basicamente o mesmo mas muito alterado todo em aluminio dohc com 4 valvulas por cilindro; a injeçao era bosch lh jetronic dois turbos rhb 52 da japonesa ihi foram instalados soprando atraves de dois resfriadores de ar behr para produzir 400 cv a 7 000 rpm e 50 6 mkgf a 3800 rpm com 1400 kg apenas o gto podia acelerar de 0 a 60 mph 97 km/h em cerca de 5 segundos a ferrari reivindicava 0 a 200 km/h em 15 segundos e uma velocidade maxima de 304 km/h tornando o um dos carros de produçao de rua mais rapidos de seu tempo uma lenda instantanea mas outra lenda ainda maior aparecia em seguida no f40 um carro sem restriçoes de competiçao materazzi ficou livre para ir adiante e criar um dos mais sensacionais carros da historia f40 o v8 ainda baseado no mesmo dino de 1973 mas baseado fortemente no motor da 288 gto era aumentado de novo para 82 × 69 5 mm e 2 936 25 cm³ com intercoolers maiores novo coletor de admissao e 16 psi de pressao dos turbos ihi o motor dava nada menos que 478 cv a 7000 rpm 58 mkgf a 4000 rpm o f40 sabemos e talvez a maior lenda moderna da ferrari um simbolo do que enzo fazia e seu ultimo carro no f40 lm criado para competiçao a variaçao deste motor chamada tipo f120 b manteve a mesma cilindrada mas a pressao dos turbocompressores ihi foi aumentada para 38 psi e a taxa de compressao foi elevada para 8 0 1 resultando em 730 cv a 7500 rpm seria tambem a mais extrema versao do v8 dino original mas nao a ultima a introduçao do 348 e do mondial t em 1989 viu o motor v8 ser ampliado para 3 405 cm³ com diametro e curso de 85 × 75 mm e via um cambio transversal serem montados em posiçao longitudinal central traseira a potencia aumentou para 300 cv depois melhorada para 320 cv em 1994 uma revisao completa do motor o faz ganhar cinco valvulas por cilindro e mais 2mm de curso para um total de 3496 cm³ e nada menos que 380 cv a estratosfericos 8250 rpm; o torque era de 37 mkgf a 6000 rpm no novo ferrari f355 o motor da 360 modena ultima evoluçao finalmente o 360 modena de 1999 traz a ultima evoluçao do v8 agora para 3 6 litros via um curso de 79 mm totalizando agora 3 586 cm³ o 360 modena chegava a 400 cv aspirados ou 425 cv na 360 challenge stradale com maior taxa e admissao diferente potencia de 288 gto em um carro aspirado em 2004 o motor era substituido por um novo v8 de origem maserati na ferrari f430 a fama inicial da ferrari foi criada em cima do v12 de colombo sim mas isso foi muito tempo atras; a fama moderna da marca certamente se baseou mais nesse pequeno v8 barato e de vida longa v12 pode ser a base da marca mas os mais legais ferrari de rua parecem ser os v8 nao acha
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