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Conheça o novo Subaru BRZ STI Sport Type RA

Na situação atual da indústria, todo mundo está segurando gastos; o que significa que carros como o Subaru BRZ não justificam investimentos para se fazer uma nova geração. Ainda mais quando se sabe que a parceira Toyota, para a próxima geração do carro, está abandonando a parceria e fazendo o novo carro ela mesma.
Então o que resta é continuar desenvolvendo o carro atual; o que não é, no frigir dos ovos, ruim. O carro atual, se você não lembra, é sensacional. Além de divertidíssimo e com o comportamento impecável que se espera de um carro esporte de plataforma dedicada, seu Boxer de 2,4 litros aspirado dá 232 cv, permitindo 0-100 km/h em 6,2 segundos. E agora, pelo menos no Japão, há uma nova série especial do carro, aparentemente ainda melhor.

É o Subaru BRZ STI Sport Type RA. Não, não se trata de um “STI completo”, seja lá o que isso realmente signifique. Mas se beneficia de uma ampla gama de melhorias mecânicas em relação ao modelo normal.
Sob o capô, encontra-se o já conhecido motor 2.4 litros a gasolina de aspiração natural, porém com uma diferença. A Subaru equipou o carro com uma variação do consagrado motor “FA24”, adaptado do BRZ CNF (Carbon Neutral Fuel) usado nas corridas da Super Taikyu Series durante as temporadas de 2022 e 2023, e até a segunda etapa do campeonato de 2024.

Segundo a empresa, nele “as tolerâncias de peso e equilíbrio rotacional para os pistões, bielas, virabrequim, volante e tampa da embreagem foram rigorosamente minimizadas, resultando em uma sensação de motor semelhante à de um carro de corrida, com baixa vibração e aceleração suave.” Aparentemente, sem ganho de potência, porém.
O pacote vem também com rodas BBS de 18 polegadas em bronze fosco ou cinza, amortecedores ZF em ambos os eixos e freios Brembo com pinças douradas. Herdadas do carro de corrida, as aletas de refrigeração da caixa do diferencial também são um diferencial.

Há ambém uma série de componentes da STI: spoilers dianteiro e traseiro, um escapamento melhorado, uma barra estabilizadora e um reforço na suspensão para reduzir a flexão do chassi. A mudança mais marcante é o enorme aerofólio traseiro de fibra de carbono, enquanto detalhes adicionais, como uma placa especial no motor, maçanetas pretas e costura vermelha nos bancos de tecido, completam o visual.
A edição especial vem exclusivamente com uma caixa de câmbio manual de seis marchas com função de assistência de troca de marchas. Trata-se basicamente de uma combinação de reduções de marcha com ajuste de rotação e trocas para marchas superiores sem tirar o pé do acelerador.

O preço parte de 4.972.000 ienes (R$ 170.497). Mas não só dinheiro comprará um; a produção é limitada a 300 unidades, e vai acontecer um sorteio se houverem mais pedidos que carros, o que é muito provável. As inscrições já estão abertas, no Japão. (MAO)
TVR volta da tumba, com Griffith “eletrificado”

A TVR já morreu e levantou mais vezes que todos os zumbis de “The Walking Dead”, e parece destinada a continuar assim. Da última vez que morreu, durante o final dos anos 2010, prometia; o projeto do novo Griffith era de ninguém menos que Gordon Murray. Mas o treco acabou antes mesmo de começar.
Agora, menos de uma década depois desta tentativa do empresário Les Edgar ter falhado, a Charge Holdings adquiriu a marca TVR. A empresa é a mesma por trás da Charge Cars, que em 2022 apresentou um Ford Mustang antigo restomod-elétrico. Já viu o que acontece agora né? Pois é. Como sempre, prova que as coisas mortas deviam permanecer mortas.

De acordo com diversas reportagens, a Charge pretende produzir e vender o Griffith que não aconteceu, que teria um V8 de Mustang em posição central-dianteira. Mas agora, ele será “eletrificado”. Note que a empresa tem o cuidado de dizer eletrificado e não elétrico. Disse: “A TVR continuará focada em entregar o novo Griffith aos clientes, dando continuidade ao seu legado de carros esportivos de alto desempenho com motor de combustão interna.”

Os detalhes ainda são escassos, porém, com a empresa prometendo mais detalhes no ano que vem. Será que o Griffith de Murray realmente chegará à produção? Certamente, se acontecer, estará modificado além do que deveria. Veremos. (MAO)
Peugeot insiste no volante retangular

A Peugeot parece que está decidida a ir em frente e colocar seu novo conceito de volante retangular em produção. A empresa apresentou o chamado Hypersquare pela primeira vez no conceito Inception de 2023, e seu retorno aqui é um sinal claro de que um carro de produção em breve adotará o design. A empresa se refere a ele como uma “realidade tangível”, sugerindo que está a caminho.

A Peugeot confirma que o sistema de direção eletrônica (steer-by-wire) do conceito estreará em um veículo de produção em série em 2027. Ele elimina a ligação mecânica entre o volante e as rodas dianteiras, oferecendo uma relação de direção variável que se adapta à velocidade do veículo. O Hypersquare tem uma rotação máxima de 170 graus em cada direção, ou seja, menos de uma volta completa.

A combinação da tecnologia steer-by-wire com o novo volante promete facilitar as manobras em estacionamentos e curvas fechadas. Em altas velocidades, basta um pequeno movimento para ajustar a trajetória do veículo; segura-se o volante no batente e ele esterça até o máximo para estacionar. A Peugeot se acha grande inovadora; mas é meio como o manche da Tesla. Né?

O conceito onde o volante retangular foi mostrado agora se chama Polygon, e é um conceito livre, sem possibilidade de produção. Antecipa uma nova linguagem de design que provavelmente veremos na próxima geração do 208. Mas sem as asas de gaivota, claro. (MAO)
Jeep Wrangler 392 fica mais barato nos EUA

O Jeep Wrangler V8 era para ter morrido, não tivesse sido o ex-CEO Tavares defenestrado, e a Stellantis americana mudado de curso. No início deste ano, a Jeep garantiu que o Wrangler com motor V8 não seria descontinuado.

Agora, a Jeep lançará uma edição limitada do Wrangler Moab 392 em 2026, mantendo a popular opção de motor por pelo menos mais um ano. O motor V8 de 6,4 litros continua produzindo os mesmos 470 cv e 64 mkgf de torque de antes, acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades. Vem equipado com rodas de 17 polegadas com sistema beadlock, relação de eixo de 4,56 e caixa de transferência Selec-Track de tempo integral com relação de 2,72:1.

Uma das novidades em todos os Wrangler, incluindo o “392” com o V8, é o novo “sistema de dobradiças de porta aprimorado” da Jeep. Ele foi projetado para agilizar o processo de remoção das portas, que é uma característica do carro amada por todos. Mas realmente, hoje, a remoção das portas não é fácil.

Mas a grande notícia mesmo é que além de ter voltado, baixou preço. Ainda é um carro caro, claro, mas nenhum jipe que ainda por cima é capaz de fazer o 0-100 km/h em 4,5 segundos vai ser barato. Mas agora, custa menos.
E não um pouco menos. Vinte mil dólares a menos, mais de 100 mil reais de desconto, nos EUA! Terá preço inicial de US$ 81.990. Os pedidos para o 392 já estão abertos e a produção deve começar nas próximas semanas.

O Moab 329 é o primeiro de 12 Wranglers de edição limitada que a Jeep está lançando, dando início às comemorações do 85º aniversário da marca. O próximo Wrangler de edição limitada chega às lojas americanas em 12 de dezembro. (MAO)


