na semana passada o ministro de minas e energia eduardo braga confirmou que o aumento da proporçao de etanol na gasolina tipo c de 25% para 27% começa a valer para o dia 16 de março exatamente daqui a uma semana este acordo foi firmado no dia 2 de fevereiro deste ano durante uma reuniao na casa civil entre representantes da uniao das industrias de cana de açucar unica e a associaçao nacional de fabricantes de veiculos automotores anfavea de acordo com declaraçao do presidente da anfavea luiz moan os testes de durabilidade ainda estao sendo realizados pela anfavea e por isso nos insistimos bastante que a gasolina premium nao sofresse nenhuma alteraçao na sua formulaçao em nome da defesa do consumidor para que ele tambem possa ter alguma alternativa de abastecimento no caso dos veiculos exclusivamente movidos a gasolina essa gasolina com maior percentual de etanol e segura sem duvida nenhuma mas ela e uma gasolina que deve ser usada nos veiculos chamados flex e nos colocamos uma precauçao enquanto os nossos testes de durabilidade nao forem concluidos esta afirmaçao por um lado tranquiliza os donos de carros mais antigos ou que nao foram tropicalizados existe a opçao premium por outro da a impressao de que a decisao foi tomada sem estudos conclusivos a respeito dos carros que nao sao flex um problema ainda maior se considerarmos a alta que os combustiveis sofreram recentemente afinal nem todos terao a condiçao financeira de usar a gasolina premium permanentemente mas afinal qual o impacto que essa mudança pode causar no seu motor aqui vamos buscar explorar essa questao mas antes precisamos clarificar alguns conceitos octanagem e pre detonaçao temperamento explosivo sabe aquela namorada esquentadinha que ao menor sinal de aborrecimento explode pois e ela devia se chamar gasolina ela a namorada gasolina e formada por diversos hidrocarbonetos com diferentes cadeias e assim que sai da coluna de destilaçao tem uma resistencia a detonaçao proxima das 65 octanas com os atuais processos envolvidos na pos destilaçao esse numero pode subir para ate 87 octanas vejam o video abaixo para entender melhor como funciona uma coluna de destilaçao [youtube id= vq x5lose6y width= 620 height= 349 ] o numero de octanas e um metodo desenvolvido pelo quimico russell earl marker em 1926 e introduzido em uma escala padrao por graham edgar em 1927 para avaliar a resistencia a detonaçao de um determinado combustivel dois hidrocarbonetos sao tomados como referencia de valores o hetano tem valor 0 e o iso octano tem valor 100 a combinaçao de variadas proporçoes entre estes dois hidrocarbonetos sao usadas como referencia comparativa ao combustivel que esta sendo estudado por exemplo a gasolina com 87 octanas tem tendencia a detonaçao equivalente a uma mistura de 87% de iso octano e 13% de heptano no caso do etanol que possui indice de 108 octanas um aditivo e combinado ao iso octano para que este alcance a mesma resistencia do etanol quanto maior a porcentagem de aditivo combinado ao iso octano para a equivalencia maior sera o indice de resistencia do combustivel a mediçao da resistencia e feita utilizando um motor de determinaçao de numero de octanagem num ambiente controlado a temperatura e umidade sao estaveis e determinadas a mistura estequiometrica e admitida pelo motor que trabalha com rotaçao constante a razao de compressao do cilindro vai sendo elevada ate que a pre detonaçao ocorra as mesmas condiçoes usadas para o combustivel sao aplicadas as misturas de iso octano/heptano para que seja determinado o indice de resistencia existem dois padroes de teste definidos pela associaçao americana para testes e materiais astm o metodo de pesquisa ron astm d 2699 e o metodo motor mon astm d 2700 os metodos se diferenciam pela temperatura de admissao da mistura 60°f a 120°f ron e 300°f mon e rotaçao de trabalho 600 rpm ron e 900 rpm mon essa diferença entre as condiçoes de teste cria tambem uma diferença entre os resultados de cada um sendo os valores obtidos pelo ron sempre mais altos que os resultados do mon a media entre os dois testes e chamada de indice anti detonaçao iad o iad e o valor utilizado no brasil para a classificaçao do combustivel por conta da baixa octanagem da gasolina pura tipo a o motor que ira trabalhar com esta deve ter uma taxa de compressao reduzida aproximadamente de 7 5 1 assim reduzindo o risco de pre detonaçao e sobre o assunto taxa de compressao nao se preocupem trataremos dela com toda a atençao em um outro post exclusivo sobre a cinetica da combustao [youtube id= drse33txdu4 width= 620 height= 349 ] o video acima mostra um cilindro com baixa razao de compressao porem ja pode ser observado o aquecimento excessivo da mistura e aos 17 segundos observe a porçao superior da imagem enquanto a frente de chama se desloca chegando a valvula na outra extremidade da camara podemos ver uma onda de choque indo de encontro a frente de chama a pre detonaçao e um fenomeno no qual a mistura ar combustivel atinge pressao e consequente temperatura tao elevadas que por si so ela inicia o processo de combustao sem que a frente de chama tenha entrado em contato com aquela porçao da mistura e em casos mais criticos antes mesmo que a centelha seja disparada pela vela de igniçao poison ivy chumbo tetraetila na gasolina uma menor taxa de compressao afasta o risco de pre detonaçao porem o motor gera menos potencia devido a menor eficiencia termica da combustao com a popularizaçao dos motores de combustao interna no inicio do seculo xx a procura por maior desempenho para fins comerciais e principalmente militares fez com que uma taxa de compressao mais alta fosse necessaria entao novos metodos de elevaçao da octanagem do combustivel foram buscados para entender como o etanol foi parar na gasolina temos que falar um pouco da historia dos combustiveis no fim de 1921 o engenheiro mecanico e quimico thomas midgley juntamente com seu grupo de trabalho descobriu que a adiçao de 0 044% de chumbo tetraetila elevava a resistencia a detonaçao da gasolina para um minimo de 76 octanas na epoca da descoberta essa mudança afastava completamente o risco de pre detonaçao para os motores da epoca aumentava a confiabilidade dos motores e ainda trazia ganhos significativos de desempenho em 1923 durante os treinos e provas da indianapolis 500 harry miller utilizou a ethyl gasoline nome comercial da mistura com 0 05% de concentraçao nos seus modelos miller 122 eles tinham um motor com 2 litros de deslocamento duplo comando de valvulas duas valvulas por cilindro camaras hemisfericas taxa de compressao de 7 5 1 e rendiam 150 hp o #1 chegou a alcançar os 227 14 km/h com o passar dos anos a quantidade de ethyl adicionado a gasolina foi aumentando e isso possibilitou que os motores tivessem taxas de compressao cada vez mais altas a tabela abaixo mostra alguns dos valores ao longo de uma linha do tempo o sucesso da gasolina aditivada com chumbo tretraetila foi tao grande que ofuscou outros aditivos como era o caso do etanol porem a ethyl gasoline que parecia a perfeita soluçao para os problemas da baixa octanagem tinha uma contraindicaçao extremamente perigosa o envenenamento por chumbo por tratar se de um metal pesado o chumbo nao era consumido durante a combustao entao ele contaminava a atmosfera com os gases expelidos e este era absorvido pelas pessoas atraves da pele e respiraçao os sintomas do envenenamento so apareceriam quando os niveis de chumbo no sangue fossem bastante altos na decada de 1960 estudos comprovaram de forma eficaz a contaminaçao de crianças pelo chumbo na decada seguinte o ethyl foi retirado do mercado a consequencia imediata foi a queda da taxa de compressao dos motores lançados na epoca a maior popularizaçao do etanol apos a retirada da ethyl gasoline do mercado as alternativas desenvolvidas desde a decada de 1920 começaram a ganhar espaço na segunda volta da indianapolis 500 de 1964 um acidente entre sete carros vitimou dois pilotos os veiculos incendiaram entretanto o carro de johnny rutherford tambem envolvido no acidente aparentemente nao incendiou fato atribuido ao carro usar o metanol como combustivel nota as chamas da combustao do metanol sao invisiveis a olho nu e nao produzem fumaça a partir desse evento a gasolina foi banida da indy e todos os carros passaram a usar metanol como combustivel mas sabemos bem que essa atitude nao evitou outros incendios essa mudança do regulamento foi mantida por mais de quarenta anos de forma quase concomitante a retirada do chumbo tetraetila como aditivo a gasolina em 1973 a opep iniciou o embargo do petroleo com a crise energetica a produçao de etanol e seu uso como combustivel alternativo cresceu em todo o mundo no brasil especificamente onde a industria sucroalcooleira sempre teve grande poder porte em 1975 o general ernesto geisel criou o programa de nacional do alcool proalcool para viabilizar o uso de combustiveis alternativos a gasolina com o fim do embargo a queda do preço do barril do petroleo e problemas de abastecimento de etanol no mercado consumidor o programa entrou em declinio desaparecendo na decada de 1990 para compensar artificialmente esta queda os indices de etanol adicionado a gasolina subiram mais dados do ministerio da agricultura acompanhe os dados historicos 5% 1931 10% 1966 13% a 22% 1985 13% 1990 22% 1994 24% 1997 26% 1999 25% 2010 20% 2011 25% 2013 e 27% 2015 como mostra a tabela acima e os dados do paragrafo anterior a quantidade de etanol misturado a gasolina aumentou porem a taxa de compressao dos motores nao acompanhou de forma fiel esse aumento o que nos leva a entender que as mudanças da mistura nao visavam atender principalmente as caracteristicas dos veiculos flex toma la da ca a partir de 2003 foi introduzida no mercado brasileiro a tecnologia dos veiculos bicombustivel com o gol total flex 1 6 com o caminho aberto pela vw varios outros fabricantes seguiram a trilha e o que começou como um nicho virou fatia dominante e exigencia de mercado chegando a abocanhar 88 4% do total de vendas de veiculos leves do pais em fevereiro deste ano mas como os flex conseguem trabalhar com uma variaçao tao grande de misturas sem um sensor analitico de combustivel e com uma taxa de compressao tao alta e claro fixa o segredo esta no sensor de detonaçao a estrategia de igniçao encontrada na maioria das centrais eletronicas dos carros brasileiros baseia se na rotaçao do motor pressao absoluta do coletor de admissao e posiçao de borboleta; tendo mapas de correçao por lambda temperatura e principalmente por sinal de pre detonaçao quando a central recebe um sinal da pre detonaçao o ponto de igniçao e atrasado em um numero de graus normalmente 3° ate que o sinal cesse durante todo o tempo em que o motor estiver naquela condiçao operacional carga temperatura rotaçao e mistura o ponto de igniçao atrasado sera mantido entao no final das contas a central nao sabe qual a real proporçao de etanol/gasolina esta alimentando o motor exceto em centrais mais sofisticadas como a do novo bmw 328i active flex ela sabe que tem que trabalhar com um ponto de igniçao x para evitar a pre detonaçao por isso ouvimos alguns carros flex batendo pino na saida de quebra molas sinais de transito ou qualquer outra situaçao de alta carga e baixa rotaçao como e uma soluçao de adaptaçao relativamente limitada no sentido de aproveitamento energetico da explosao pois a taxa de compressao nao e a ideal para nenhum dos dois combustiveis e o trabalho sujo de fazer tudo funcionar fica com a variaçao do ponto de igniçao muitos dos motores que eram movidos exclusivamente a gasolina ou a etanol perderam rendimento nesta transiçao especialmente os fabricantes que optaram por taxas de compressao mais conservadoras e mapeamentos mais seguros no ponto nao e o ideal mas e o que temos para hoje e o mercado impos isso as vendas do ford focus da geraçao anterior por exemplo so começaram a subir quando seus motores passaram a ser bicombustiveis toc toc quem e como ja vimos uma das consequencias da adiçao do etanol e a elevaçao da octanagem alguns estudos desenvolvidos em todo o mundo inclusive no brasil mostram que a cada 1% de volume de etanol adicionado a gasolina eleva o numero de octanas em 0 29 isto significa que com a atual porcentagem de etanol adicionado a gasolina e considerando uma gasolina de 87 octanas temos uma mistura com 95 octanas abaixo temos uma tabela das razoes de compressao minima e maxima para um determinado numero de octanas bem como a mistura etanol/gasolina equivalente vantagens uma vantagem da adiçao do etanol e a elevaçao do calor de vaporizaçao da mistura pois o etanol precisa de mais calor para vaporizar 910 kj/kg quando comparado a gasolina 390 kj/kg trocando em miudos quando o combustivel e injetado no coletor de admissao a massa de ar em contato com o liquido e resfriada pelo calor que o combustivel rouba para se vaporizar quanto mais etanol houver na gasolina mais fria a mistura que entra na camara sera menor temperatura significa maior densidade e maior densidade significa mais mistura dentro da camara que nos leva a maior potencia a menor temperatura de admissao significa tambem menor temperatura em todos os outros tempos do ciclo o que e benefico para o motor por este trabalhar com uma menor carga termica e consequente menor desgaste e a lubrificaçao o aumento da quantidade de etanol na gasolina por incrivel que pareça e ao contrario do que se pensa eleva a viscosidade da mistura em 0 006 mm2/s a cada 1% de etanol adicionado a viscosidade e determinante para a dimensao das goticulas de combustivel contidas no coletor de admissao com uma viscosidade muito alta as goticulas serao grandes e havera dificuldade na vaporizaçao ja a viscosidade baixa demais acarreta problemas de lubrificaçao ao sistema de combustivel pois nao havera formaçao de filme lubrificante nas bombas carburadores e bicos injetores estudos tambem demonstraram que a adiçao de etanol reduz a emissao de co e nox ao mesmo tempo em que eleva a emissao de co2 o que significa que a combustao e mais completa muita gente usou o truque de adicionar mais etanol a gasolina para aprovar o carro nos testes da controlar alem disso por ser de origem vegetal as emissoes totais de co2 do etanol e menor pois considera se a absorçao do dioxido de carbono da atmosfera durante o crescimento da planta que servira para a produçao do etanol efeitos colaterais aqui começam os problemas do blend e provavelmente a parte que mais preocupava voces o etanol possui menor poder calorifico 23 62mj/l em relaçao a gasolina 34 84 mj/l uma diferença de 32% pra ser mais exato o que significa que para alcançar a mesma quantidade de energia liberada na combustao da gasolina precisaremos injetar mais etanol observou se que a cada 1% de etanol adicionado a gasolina o poder calorifico da mistura cai em 0 1069 mj/l portanto a nossa atual mistura de combustivel tem um saldo negativo de 2 8863 mj/l essa diferença impacta diretamente no consumo de combustivel pelo motor ja que a cada pulso de injeçao serao necessarios mais de 8% de combustivel para atingirmos a potencia anterior em resumo com a nova proporçao de 27% de etanol no gasolina pode se esperar sensivel aumento no consumo por ser um composto oxigenado e higroscopico o etanol e reativo com determinados metais essa reaçao causa a oxidaçao de metais e borrachas nao tratadas para o contato com o etanol como e o caso da foto acima a afinidade com a agua faz com que o etanol forme um gel e haja a separaçao de fases entre a gasolina e o etanol quando o combustivel fica em repouso por longos periodos este gel obstrui venturis gicleurs bicos de injeçao filtros e bombas a gasolina que se separa tem octanagem mais baixa que nos leva novamente ao risco de pre detonaçao portanto caso seja necessario deixar o veiculo parado por periodos longos mais de 40 dias o ideal e que o tanque e as linhas de combustivel sejam drenadas a maior porcentagem de etanol acaba acelerando sensivelmente estes processos e possiveis danos especialmente em veiculos mais antigos por outro lado como a mistura gasolina/etanol e amplamente usada pelo mundo os fabricantes de componentes dos sistemas de combustivel ha alguns anos produzem peças e equipamentos aptos a trabalharem com blends ate e30 para motores otto a gasolina sem os riscos do paragrafo acima porem nao recomendam que esta barreira seja ultrapassada por isso fique ligado com o posto em que voce esta abastecendo quanto mais suspeito maiores as chances de o blend ser na verdade algo superior a 27% de etanol isso considerando apenas estas duas substancias neste caso voce estara sendo prejudicado no bolso afinal o litro de etanol e bem mais barato e tem menor poder calorifico rendendo menos e seu veiculo ainda pode sofrer com isso em medio prazo para veiculos antigos muito mais sensiveis a esta questao e recomendavel a utilizaçao de aditivos anti oxidantes ou a substituiçao de peças por partes com tratamentos adequados ao etanol especialmente o carburador e a bomba vale tambem dar uma checada no tanque e nas linhas pois eles sofrerao um pouco mais com esta nova proporçao ja os donos de veiculos flex por razoes obvias o projeto foi dimensionado para rodar com 100% de etanol caso o dono prefira nao possuem razoes para se preocupar pudemos observar apos o informe da anfavea que alguns fabricantes de veiculos recomendaram o uso somente de gasolina premium em seus veiculos principalmente os que possuem a tecnologia de injeçao direta esta recomendaçao veio pela nao inclusao da gasolina premium no aumento do percentual de etanol
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.


