todo mundo lembra dos carros que competiram no grupo b verdadeiros monstros com potencia bem maior do que a declarada visual intimidador ronco barulhento e muito muito rapidos de cara varios nomes vem a mente lancia delta s4 audi quattro s1 ford rs200 peugeot 205 t16 mas quase ninguem lembra do mg metro 64r talvez seja porque ele era mais obscuro mas para nos isto so o torna mais legal e ha ainda o fato de seu motor ter ido parar no cofre de um dos supercarros mais incriveis do planeta o jaguar xj220 vamos contar esta historia direito [youtube id= e4 8lgxjqbc width= 620 height= 350 ] o austin metro foi um carro muito popular no reino unido ao longo dos 18 anos em que foi produzido criado para ser um substituto para o ja veterano mini o metro acabou sendo vendido junto dele em uma posiçao superior do mercado mas acabou saindo de linha tres anos antes o metro deixou de ser produzido em 1997 e o mini em 2000 se voce procurar entender a historia do metro vai ver que ele ja foi chamado de austin metro mg metro rover metro e rover 100 isto aconteceu porque todas estas marcas faziam parte da mesma companhia a british leyland que costumava vender o mesmo carro com emblemas diferentes para separar as versoes por exemplo o austin metro era equipado com um motor de um litro e 41 cv enquanto o mg metro que era vendido como uma versao esportiva tinha um motor 1 3 de 79 cv com cabeçote retrabalhado valvulas maiores e um carburador mais parrudo de qualquer forma o metro era a melhor opçao que a austin tinha quando decidiu competir no wrc motivada pelo conjunto de regras bastante permissivo e pelos beneficios que uma boa campanha no mundial de rali poderiam trazer a imagem da marca a decisao foi tomada principalmente por john davenport chefe da divisao de competiçao da austin para davenport nao havia duvidas de que o carro de rali da austin deveria ser baseado no metro a principal razao era seu tamanho ele nao era diminuto como o mini mas ainda era menor que boa parte da concorrencia e isto em tese o tornaria mais agil como ele mesmo disse no lançamento do metro 64r em 1984 um carro pequeno faz a pista parecer maior ate la porem o carro passou por um longo e trabalhoso processo de desenvolvimento que começou em 1982 a primeira dificuldade era a falta de um motor apropriado para competir no wrc havia o rover v8 um v8 jura de 3 5 litros que rendia ate 190 cv no rover sd1 contudo nao demorou para que seu uso fosse descartado pois ele era grande e pesado demais era preciso criar um novo motor e rapido o que fazer entao a resposta estava literalmente estampada nos carros da equipe williams de formula 1 a austin patrocinava a williams nos anos 1980 e nao foi dificil conseguir uma ajudinha tecnica de patrick head chefe do departamento desenvolvimento da williams para projetar rapidamente um motor temporario este seria usado ate que o novo motor projetado por david wood da cosworth ficasse pronto head decidiu que o v8 da rover poderia sim ser utilizado mas com dois cilindros a menos o resultado foi um v6 de 2 5 litros com virabrequim feito sob medida carburadores weber e 250 cv nao era muito mas era o bastante para testar a dinamica do carro que a exemplo da maioria dos rivais tinha motor central traseiro e traçao integral o primeiro prototipo funcional ficou pronto 1983 e passou por uma bateria de testes de 12 meses antes de ser apresentado oficialmente no inicio de 1984 aquela altura ele ja tinha ate nome mg metro 6r4 a escolha pelos emblemas da mg se deu provavelmente pelo carater mais esportivo da marca enquanto 6r4 significava que ele tinha um motor de 6 cilindros era um carro de rali e tinha traçao nas 4 rodas [youtube id= znmi6q6askg width= 620 height= 350 ] o carro competiu em varios ralis nacionais durante aquele ano para que a equipe pudesse aperfeiçoar sua receita no processo o carro recebeu novos elementos aerodinamicos mais notavelmente a grande asa traseira entre eixos mais longo e no fim do ano seu motor definitivo um v6 de tres litros todo em aluminio com cabeçotes de quatro valvulas por cilindro por isso batizado de v64v e a capacidade de entregar 250 cv na versao de rua para homologaçao e ate 410 cv na versao de competiçao uma curiosidade este foi o primeiro motor na historia do wrc a ser desenvolvido especificamente para competir em ralis normalmente os carros usavam versoes modificadas de motores que ja existiam mas esta nao era a unica diferença em relaçao aos rivais quase todos eles usavam motores de quatro cilindros turbinados enquanto o metro 6r4 tinha um v6 aspirado bastante potente e imune ao chamado turbo lag o 6r4 prometia ser extremamente competitivo so que isto nao aconteceu como ja vimos nao demorou muito para que as outras equipes encontrassem meios de compensar o turbo lag o lancia delta s4 por exemplo usava um turbo e um compressor mecanico alem disso depois de uma estreia promissora com um terceiro lugar no rac rally do reino unido em 1985 o metro 64r nao conseguiu vencer mais nada na verdade os carros nao conseguiram nem chegar ao final das etapas em que competiram quase sempre por problemas no motor [gallery columns= 4 link= file ids= 43499 43501 43497 43504 ] para piorar a situaçao uma sequencia de acidentes fatais fez com que a fia acabasse com o grupo b naquele ano efetivamente jogando no lixo todo o trabalho de desenvolvimento em cima do metro 64r e diferentemente da lancia que ja um carro praticamente pronto o lancia delta hf integrale e com ele dominou o wrc nos anos seguintes a austin decidiu simplesmente abandonar a competiçao de uma vez [youtube id= bwvdfvliiqq width= 620 height= 350 ] contudo o legado do 64r continua vivo e em um lugar inesperado em 1987 todos os direitos sobre o design do motor v64v usado no carro de rali foram vendidos para a tom walkinshaw racing equipe de corrida envolvida de maneira muito proxima com a jaguar [youtube id= ekddeasuyru width= 620 height= 350 ] quando o supercarro xj220 começou a ser desenvolvido no fim dos anos 1980 o projeto foi aproveitado na forma de um v6 biturbo de 3 5 litros e 550 cv com este motor o xj220 foi por alguns meses o carro mais rapido do mundo em uma historia que ja contamos aqui
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