em 2015 o lendario motor chevy small block esta completando 60 anos o motor nasceu de uma carta enviada a chevrolet por zora duntov o pai do corvette que previu o crescimento do cenario hot rodder e alertou a gm que ela perderia o bonde da historia se nao tivesse algo a oferecer a este publico crescente nos anos 1950 a historia toda nos contamos neste post sobre a carta de duntov o chevy small block foi usado em praticamente todos os grandes modelos da chevrolet americana que voce consegue lembrar e se tornou um motor extremamente popular resultando em um enorme mercado de peças de alto desempenho o que ajudou a populariza lo ainda mais — principalmente entre os preparadores e hot rodders para comemorar os 60 anos do motor mais famoso da chevrolet os caras da hagerty classic cars — uma seguradora e avaliadora britanica de classicos — publicou este time lapse da restauraçao de um chevy small block se voce e graxeiro e ja manda bem na bancada o video e simplesmente hipotico; cheio de detalhes para perseguir com seus olhos treinados [youtube id= w5saoyqilh8 width= 620 height= 350 ] agora se voce nunca viu um procedimento desse em detalhes ele tambem sera igualmente fascinante mas com ajuda do recurso de velocidade reduzida do youtube ele se torna um belo passo a passo de como os motores sao retificados/reconstruidos hoje e sabado nao aposto que voce tem um tempo para acompanhar começando pela desmontagem claro aqui o serviço começa pela remoçao das tampas de valvulas que deixam expostos os balancins molas e varetas de acionamento nos motores com comando no bloco a arvore de cames empurra as varetas que por sua vez levantam os balancins que abrem as valvulas no topo do motor ha uma chapa branca com tres furos circulares; trata se de uma ferramenta parafusada no lugar do carburador para içar o motor com um gancho depois a admissao e removida e em seguida as varetas e balancins note que ha duas caixas de plastico logo ao lado nao va colocar os parafusos em uma bancada para depois guarda los voce nao quer perder peças por ai quer hora de remover o cabeçote repare que a caixinha continua comendo os parafusos removidos e tambem que ele remove os parafusos de modo cruzado para nao danificar o cabeçote ao retirar toda a carga de um lado so repare tambem no video que primeiro ele solta os parafusos com uma barra e soquete e somente depois os remove com a manivela a junta vai direto para o lixo proximo passo virar o motor e deixar escorrer o restante de oleo e agua das galerias enquanto isso o outro cabeçote e removido depois o comando de valvulas sai a tampa das engrenagens e corrente e depois as proprias engrenagens e corrrente hora de tirar o carter e dar uma olhada na bomba de oleo virabrequim moentes e afins em seguida e a vez das bielas serem removidas depois os mancais do virabrequim e o virabrequim bronzinas residuos que ficaram entre a borda do carter e o bloco vedaçao restos de junta oleo etc e buchas do comando de valvulas tudo vai para uma bancada reservada de forma organizada — obviamente nao e para ficar bonito na foto mas e a melhor forma de evitar perder um pedaço ou varios pedaços do seu motor depois o bloco e os cabeçotes vao para uma estufa onde serao aquecidos a mais de 500 graus o calor queima o oleo carbonizaçao graxa tinta e demais residuos que a lavagem com solvente nao removeu enquanto isso os pistoes vao ser liberados das bielas em uma prensa como o motor do video e antigo ele ainda usava pinos de pistao prensados hoje eles sao flutuantes e usam apenas uma trava para fixaçao repare no video como a pilha de bielas no canto inferior esquerdo aumenta depois de removidas as bielas serao fechadas e reapertadas como se estivessem montadas no virabrequim esse procedimento e necessario para medir a ovalizaçao do alojamento das bronzinas se estiverem ovais voce precisara de bielas novas fora da estufa e frio o bloco do motor vai para uma bancada para inspeçao das medidas de assentamento do cabeçote dali ele vai para uma fresadora que ira retificar o topo das bancadas de cilindros isso garante que na hora de remontar o motor os cabeçotes fiquem perfeitamente assentados caso contrario podera haver vazamentos de oleo e agua para fora do motor ou para as galerias de arrefecimento ou lubrificaçao isso e potencialmente perigoso pois se a agua entrar em grande quantidade no cilindro pode ocorrer o chamado calço hidraulico uma vez que fluidos liquidos nao podem ser comprimidos como os gases em seguida o video mostra os cilindros sendo retificados para pistoes de maior diametro como as paredes estao desgastadas voce pode aumentar o diametro e instalar camisas de cilindros ou pistoes maiores nesse caso aparentemente serao usados pistoes de maior diametro de volta aos cabeçotes e hora de cuidar das sedes de valvulas de acordo com a necessidade/objetivo e feito polimento ou substiuiçao retificaçao ou aumento do diametro com as sedes prontas os cabeçotes vao para a fresadora onde receberao a mesma retifica do bloco o virabrequim passa pelo mesmo processo de inspeçao e retificaçao os novos pistoes chegaram e começam a ser montados nas novas bielas e começa a remontagem do motor fazendo o processo inverso primeiro as buchas do comando de valvulas depois as bronzinas dos mancais do virabrequim e por ultimo o proprio virabrequim e seus mancais a seguir os novos pistoes e bielas essa cinta escura serve para pressionar os aneis de pistao durante a colocaçao do pistao no cilindro como os aneis tem funçao de vedaçao e raspagem eles sao maiores que os pistoes e tensionados o procedimento acelerado no video e relativamente demorado pois e preciso colocar o pistao com cuidado a cinta nao entra no cilindro — ela e ajustada para ter o exato diametro da abertura e depois girar o bloco para prender a biela no virabrequim feita a colocaçao das bielas o video mostra a montagem do comando de valvulas e das engrenagens e corrente de sincronizaçao entre ele e o virabrequim com tudo no lugar começam os ajustes basicos essa ferramenta sobre o cilindro serve para definir o ponto morto superior pms e o enquadramento do comando de valvulas — e tambem para garantir que as valvulas nao encostarao nos pistoes caso tenha taxa de compressao elevada ou comando agressivo tampa da sincronizaçao e bomba de oleo de volta ao lugar carter fechado trem de valvulas instalado junta e cabeçote montados depois disso o motor foi preparado para a pintura de onde voltou com um belo bronzeado e pronto para a montagem das varetas e balancins de acionamento de valvulas a admissao e a proxima e depois bomba de agua polias ventoinha agora o lado de fora colocando velas coletor de escape tampas de valvulas e distribuidor por ultimo a carburaçao e pronto ai esta o v8 small block chevrolet pronto para mais algumas decadas como um hibrido a moda antiga — queimando gasolina e borracha
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