enzo anselmo ferrari nasceu quase ao mesmo tempo que o automovel em si no dia 18 de fevereiro de 1898 nos arredores de modena na italia contudo so foi registrado dois dias depois pois seus pais nao conseguiram chegar ao cartorio devido ao mau tempo seu pai alfredo ferrari era dono de uma pequena fabrica de componentes de metal quando tinha dez anos enzo foi com o pai e o irmao mais velho alfredo ferrari jr assistir a uma corrida de automoveis um tipo de evento que se tornava cada vez mais popular [youtube id= vtettaf9nle width= 620 height= 350 ] naquela corrida o jovem enzo viu pessoalmente o piloto felice nazzaro vencer o chamado circuito di bologna de 1908 prova disputada nas estradas dos arredores de bolonha em um traçado de 52 km foi naquele instante que o jovem enzo ferrari decidiu que se tornaria um piloto de corridas nao seria um sonho facil de realizar especialmente depois que ainda muito jovem ele perdeu o pai e o irmao para a gripe espanhola entao com 18 anos enzo viu se obrigado a largar os estudos e encontrar um emprego para ajudar a sustentar a familia felice nazzaro o primeiro idolo de enzo ferrari em 1907 depois de um breve periodo como torneiro mecanico emprego que conseguiu graças a sua experiencia na fabrica do pai enzo ferrari ingressou no exercito italiano durante a primeira guerra mundial contudo durante o serviço militar enzo adoeceu e acabou dispensado foi a oportunidade perfeita para procurar uma forma de ganhar a vida trabalhando com o que mais gostava carros depois de ser rejeitado pela fiat em turim em 1918 enzo mudou se para milao la finalmente conseguiu um emprego em uma pequena fabricante de automoveis chamada costruzioni meccaniche nazionali cmn no ano seguinte melhor ainda como piloto de testes o que lhe garantiria boas horas ao volante das criaçoes da cmn enzo ferrari ao volante do cmn 15/20 aquela altura enzo parecia destinado a passar a vida como piloto de testes mas sua sorte mudou quando ele conheceu um homem chamado ugo sivocci na epoca sivocci era um dos melhores mecanicos da cmn para a sorte de enzo ele foi com a cara do novato e vendo seu talento ao volante decidiu ajuda lo a entrar para a equipe de competiçao da companhia assim ferrari fez sua estreia como piloto de corridas ainda naquele 1919 ao volante do cmn 15/20 que trazia um motor quatro cilindros de 2 3 litros com valvulas na lateral a prova era uma subida de montanha chamada parma poggio di bercetto e enzo foi o quarto colocado em sua categoria abaixo de tres litros em novembro daquele ano enzo leva o 15/20 para correr na targa florio e so nao termina a corrida porque o carro sofre um vazamento no tanque de combustivel o desempenho de ferrari em 1919 logo chamou a atençao da alfa romeo que no inicio da decada de 20 estava vivendo uma bela fase nas provas de grand prix por toda a europa com carros como o 40 60 hp dotado de um quatro cilindros de seis litros; e o p2 com seu inovador oito cilindros em linha nomes como giuseppe campari e antonio ascari se destacavam nas corridas com experiencia em mecanica enzo ferrari foi contratado sem problemas com a condiçao de que ugo sivocci tambem o fosse seria sua forma de retribuir o favor os quatro pilotos campari ascari ferrari e sivocci ajudaram a alfa romeo a conquistar mais glorias ferrari foi o segundo colocado na targa florio ainda em 1920 enquanto campari venceu o grand prix de mugello naquele mesmo ano em 1923 sivocci venceu a targa florio com ascari em segundo entre 1920 e 1929 enzo ferrari venceu 13 das 47 corridas em que participou entre elas a coppa accerbo de 1923 apesar disso sua vocaçao era outra algo que ficou claro em 1925 quando seu colega antonio ascari entao com 36 anos morreu em um acidente durante o grand prix da frança no circuito linas montlhery enzo continuou competindo por alguns anos e em 1927 recebeu o titulo de commendatore do estado italiano graças as suas conquistas no automobilismo o acidente fatal de antonio ascari em 1925 tudo isto levou a alfa romeo a oferece lo a oportunidade de correr em provas mais importantes mas abalado pela morte de ascari enzo recusou e preferiu focar se em preparar os carros e dirigir a equipe de corridas assim em 1929 ferrari fundou a scuderia ferrari usando como emblema o famoso cavallino rampante ja contamos sua historia aqui mas nao custa relembrar em 1923 ferrari conheceu enrico baracca pai de francesco baracca piloto de caça italiano que combateu na primeira guerra mundial e foi executado pelos inimigos em 1918 tornando se um heroi nacional em seu breve encontro com enrico baracca e sua esposa a condessa paulina enzo foi convidado a homenagear francesco usando em seus carros o brasao que o combatente usava em seus avioes um cavalo preto empinando em referencia a sua grande habilidade como cavaleiro ferrari aceitou e e adicionou o escudo com fundo amarelo cor oficial da cidade de modena a scuderia ferrari funcionava como uma equipe terceirizada que preparava os carros da alfa romeo e recrutava pilotos os melhores da regiao como tazio nuvolari rudolf caracciola e louis chiron para as corridas foi com a scuderia ferrari atuando como sua equipe de fabrica que a alfa romeo conquistou algumas de suas mais importantes vitorias entre elas as 24 horas de le mans de 1933 e 1934 alfa romeo 8c 2900 mille miglia nos anos seguintes a atuaçao da scuderia ficava cada vez mais independente os alfa romeo 8c 2900 monopostos equipados com motores de oito cilindros em linha de 2 9 litros com compressor mecanico capazes de entregar mais de 300 cv foram especialmente bem sucedidos nas ediçoes de 1936 e 1937 da mille miglia conquistando uma vitoria tripla em 1936 e uma dobradinha em 1937 em 1938 a alfa romeo decidiu retomar o automobilismo com uma verdadeira equipe de fabrica a alfa corse e colocou enzo ferrari no comando novamente com a nova equipe a alfa conseguiu mais vitorias e novamente o destaque foi para a mille miglia com clemente biondetti e carlo pintacuda ao volante de doiss 8c 2900b mille miglia roadster capazes de entregar cerca de 300 cv cada um terminando nas duas primeiras posiçoes enzo ferrari porem lentamente perdia o desejo de continuar chefiando a equipe de corrida da alfa romeo nicola romeo e enzo ferrari por volta de 1923 nao duraria muito de qualquer jeito em 1939 a alfa romeo demitiu ferrari alguns dizem que foi porque a marca decidiu retomar o controle sobre sua equipe de fabrica enquanto outros acreditam que o pulso firme de enzo no comando da equipe foi o fator principal o caso foi que no inicio da nova decada enzo viu se desempregado novamente e pronto para finalmente abrir sua propria equipe so que esta equipe nao era a ferrari pois em um acordo com a alfa romeo enzo concordou em nao usar seu proprio sobrenome em carro algum por quatro anos mas esta e uma historia que vai ficar para o proximo post
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.