FlatOut!
Image default
Car Culture

Lendas de Le Mans: 166MM e 375 Plus, as primeiras Ferrari a vencer no circuito de La Sarthe

Como você deve saber se acompanha o FlatOut, estamos contando em uma série especial de posts sobre a história de Enzo Ferrari — e acabamos falando brevemente de algumas das Ferrari que venceram as 24 Horas de Le Mans. Coincidentemente, chegou a hora de falar exatamente destas Ferrari em nossa outra série, sobre as lendas de Le Mans. Eis aqui a história da 166MM e da 375 Plus, os primeiros carros da Scuderia a vencer no lendário circuito de La Sarthe. Em 1947, oito anos depois de deixar a Alfa Romeo, Enzo Ferrari decidiu que era hora de começar a construir seus próprios carros usando seu sobrenome (algo que havia sido proibido de fazer por quatro anos por uma cláusula em seu contrato com a Alfa). O primeiro fruto da "nova" Scuderia Ferrari foi a Ferrari 125S, que também foi o primeiro carro a usar o novo motor V12 projetado por Gioacchino Colombo — uma brilhante obra de engenharia, com duas bancadas de cilindros separadas por um ângulo de 60°, comandos de válvulas nos cabeçotes, três