como voce deve saber se acompanha o flatout estamos contando em uma serie especial de posts sobre a historia de enzo ferrari — e acabamos falando brevemente de algumas das ferrari que venceram as 24 horas de le mans coincidentemente chegou a hora de falar exatamente destas ferrari em nossa outra serie sobre as lendas de le mans eis aqui a historia da 166mm e da 375 plus os primeiros carros da scuderia a vencer no lendario circuito de la sarthe em 1947 oito anos depois de deixar a alfa romeo enzo ferrari decidiu que era hora de começar a construir seus proprios carros usando seu sobrenome algo que havia sido proibido de fazer por quatro anos por uma clausula em seu contrato com a alfa o primeiro fruto da nova scuderia ferrari foi a ferrari 125s que tambem foi o primeiro carro a usar o novo motor v12 projetado por gioacchino colombo — uma brilhante obra de engenharia com duas bancadas de cilindros separadas por um angulo de 60° comandos de valvulas nos cabeçotes tres carburadores weber e 118 cv a 6 800 rpm a 125s venceu seis das 14 corridas que disputou naquele ano incluindo a primeira vitoria na historia da equipe ao vencer o grand prix de roma com franco cortese ao volante sua sucessora a 159s — cujo motor agora deslocava 1 9 litro graças a um aumento no diametro dos cilindros e no curso dos pistoes de 55x52 5 mm para 59x58 mm respectivamente e entregava 125 cv — tambem obteve sucesso razoavel vencendo o grand prix de turim tambem em 1947 foi nesta epoca que enzo tomou outra grande decisao deixar o orgulho de lado e começar a construir carros de rua para financiar sua equipe no automobilismo o resultado foi a ferrari 166 primeiro modelo da marca a ser produzido em serie — limitada a 39 unidades claro mas isto ja era um avanço em relaçao as anteriores pois foram feitas duas unidades da 125s e so uma unidade da 159s no novo carro o v12 projetado por colombo passou a deslocar dois litros com diametro e curso de 60x58 8 mm e a entregar entre 110 e 150 cv dependendo da configuraçao a primeira versao da 166 foi a chamada 166s apresentada no salao de turim de 1948 e produzida em duas unidades uma berlinetta e uma spider ambas bem sucedidas nas pistas a primeira venceu a mille miglia daquele ano enquanto a segunda ficou com a vitoria da targa florio ambas com clemente biondetti ao volante o sucesso levou a criaçao de um prototipo de um modelo para as ruas a ferrari 166 inter podemos dizer que a inter foi o primeiro grand tourer de verdade fabricado pela ferrari com carroceria cupe o v12 de dois litros calibrado para entregar 110 cv entre eixos mais longo de 2 420 para 2 500 mm e como de costume a possibilidade de escolher entre diversas fabricantes de carrocerias os exemplares mais famosos foram feitos pela carrozzeria touring mas tambem existem 166 inter com carrocerias ghia pininfarina vignale e bertone contudo o modelo que realmente nos interessa veio no ano seguinte esta e a ferrari 166mm seu nome vem de mille miglia visto que o carro foi feito pensando em vencer a ediçao de 1949 da famosa corrida italiana seu maior diferencial era a carroceria construida usando o metodo superleggera ou super leve no qual os paineis da carroceria feitos de uma liga de magnesio e aluminio sao colocados sobre uma fina estrutura tubular e tambem atuam como componente estrutural reduzindo peso e aumentando a rigidez da carroceria o entre eixos tambem era mais curto com 2 200 mm e a velocidade maxima era de 220 km/h nas maos novamente de clemente biondetti a 166mm conseguiu cumprir seu objetivo em uma dobradinha com outra 166mm sob o comando de felice bonetto se voce procurar informaçoes no site da ferrari so encontrara referencia as vitorias na mille miglia — como se a ferrari nem se importasse com o fato de a 166mm tambem ter vencido as 24 horas de le mans em 1949 com luigi chinetti e peter mitchell thomson ao volante foi a primeira ediçao das 24 horas de le mans depois da segunda guerra visto que as sequelas do conflito levaram algum tempo para abrandarem e uma corrida de automoveis nao era exatamente prioridade para a frança na epoca por outro lado nos anos seguintes a competiçao foi ficando cada vez mais feroz com uma equipe diferente vencendo a cada ano a ferrari so tornaria a levantar a taça no circuito de la sarthe em 1954 com jose froilan gonzalez e maurice trintignant ao volante da ferrari 375 plus [youtube id= 1kx73w1jzvo width= 620 height= 350 ] as coisas mudaram muito dentro da ferrari em cinco anos aquela altura a companhia sediada em maranello ja havia apresentado uma quantidade razoavel de modelos de rua e de pista — a 195s de 1950 com seu v12 de 2 3 litros; a 212 que nas versoes export e inter substituia a 166 nas pistas e nas ruas; e ate a primeira versao da ferrari 250 cujo v12 de tres litros entregava 230 cv e ajudou o carro a vencer a mille miglia de 1952 o que todos estes carros tem em comum e o uso do motor v12 projetado por gioacchino colombo a ferrari que venceu as 24 horas de le mans em 1954 porem tinha outro v12 — um motor maior e mais potente projetado por aurelio lampredi se a maior versao do motor colombo deslocava 3 3 litros o motor de lampredi começava aos 3 3 litros — e como ja vimos aqui foi essencial para que a ferrari vencesse nas pistas em meados da decada de 50 alem de mover os mais potentes carros de rua da marca a ferrari 375 plus era equipada com uma versao de 4 9 litros deste motor que tinha cabeçotes com comando simples e tres carburadores weber 46 dcf3 enfileirados entre as bancadas de cilindros era o bastante para entregar 330 cv — potencia muito alta para e epoca garantindo que jose froilan gonzalez e maurice trintignant revezando ao volante conquistassem a segunda vitoria da ferrari nas 24 horas de le mans vencendo o jaguar d type de duncan hamilton e tony rolt com uma volta de vantagem agora o que aconteceu nos quatro anos entre as duas vitorias da ferrari e o que veremos nos proximos posts da serie lendas de le mans
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