quem ja ouviu seja a bordo ou do lado de fora um carro com sistema de admissao modificado sabe muito bem o quanto que o ronco do bicho muda o sopro do ar sendo tragado o timbre mais encorpado e rouco um grande barato pois e o sistema de escape nao e nem de longe o unico elemento a alterar o timbre da musica mecanica [youtube id= 7sfx_ldeph8 width= 620 height= 349 ] a simples adiçao de um sistema de captaçao de ar frio cai cold air intake deixou o subaru brz do video acima com um ronco muito mais profundo e organico da pra ouvir perfeitamente o momento da abertura dos corpos de borboleta no video abaixo voces poderao conferir que mesmo dentro do universo dos carros preparados uma alteraçao simples como o comprimento das cornetas de admissao velocity stacks pode mudar bastante o som do motor alem e claro da velocidade de resposta do fluxo de admissao pense em um canudinho curto e em um comprido [youtube id= miadjvwxoys width= 620 height= 349 ] por que e como esse fenomeno acontece e quais os seus beneficios tecnicos sao parte do assunto que iremos tratar hoje vamos falar sobre sistemas de admissao o sistema de admissao em um motor tem como principais funçoes captar o ar num ponto de temperatura mais baixa que a encontrada dentro do cofre do motor; filtrar o ar que entra no motor para que impurezas nao causem danos; controlar a quantidade de ar admitida pelo motor ajustando assim a carga; distribuir igualmente o volume de ar entre os cilindros; homogeneizar o combustivel ao ar antes que a mistura chegue ao cilindro com todas estas funçoes o sistema de admissao tem grande importancia para o motor e se receber a devida atençao pode trazer otimos ganhos de performance de forma analoga ao sistema de escape fluxo e a palavra chave para qualquer motor de alto rendimento que se preze começando com o pe direito o ponto de captaçao do ar e onde tudo começa e e extremamente importante pois a temperatura tem influencia direta na densidade do ar se a captaçao for feita dentro do cofre onde nas melhores condiçoes a temperatura e ao menos 15 ˚c mais alta que a ambiente a densidade do ar sera menor menor densidade do ar significa menor potencia pois menos combustivel podera ser injetado entao os fabricantes procuram posicionar a tomada num local onde haja um grande fluxo externo normalmente na porçao inferior interna dos para lamas em algum canto do cofre do motor ou atras das grades frontais porem a quantidade de curvas caixas de ar diametro de dutos e localizaçao das tomadas encontradas nos sistemas originais muitas vezes nao sao ideais quando se busca uma maior performance pois para boa parte destes veiculos ha uma serie de compromissos especialmente relacionados a emissao de ruidos consumo de combustivel e respostas do acelerador para atender a uma demanda mais esportiva sao utilizados os cold air intake cai leia mais sobre estes sistemas aqui de performance como o que vimos no subaru brz do começo deste post visando maior desempenho utilizam dutos com maior diametro e principalmente um posicionamento que favoreça a captaçao do ar mais frio e mais denso more powah abaixo temos um cai da steeda instalado num ford mustang 2009 4 6 note a caixa de isolamento de aluminio alem de aumentar sensivelmente a pressao nesta regiao ela isola boa parte do calor irradiado pelo motor no cofre sem esta proteçao e sem um minimo de estudo de posicionamento o cai pode performar pior do que um sistema original indo alem neste conceito e se o ponto de captaçao de ar frio recebesse uma ajuda da pressao aerodinamica causada pelo proprio deslocamento do veiculo eis ai entao o sistema ram air veja os sistemas da apr e do camaro iroc z nas fotos abaixo cuja preocupaçao principal e captar ar frio num num local onde a pressao seja superior a atmosferica para entender onde e como esses pontos de maior pressao se formam temos de conhecer a aerodinamica do veiculo no qual queremos instalar este tipo de sistema todo carro possui um coeficiente aerodinamico e uma determinada area frontal esses dois combinados determinam a força de arrasto que e a força de resistencia do ar para o deslocamento deste carro quando o veiculo se desloca e o ar se opoe a este deslocamento areas de junçao como as formadas pela grade e capo ou pelo capo e para brisa tendem a reter o fluxo de ar comprimindo o e o que acontece quando colocamos a cara pra fora do carro clarkson que o diga quanto maior for a velocidade de deslocamento maior sera a resistencia e consequentemente maior sera a pressao gerada nesses pontos e se a pressao e maior a densidade tambem sera sacaram a ma intençao maior densidade mais oxigenio mais combustivel e mais pocotos veremos mais adiante alguns desdobramentos mais refinados do ramming tudo limpo voce leva seu carro por varios lugares rodovias muito movimentadas engarrafamentos na cidade estradinhas de terra e regioes litoraneas em todos esses lugares seu motor respira um ar que e tudo menos puro com boa quantidade de particulas em suspensao caso nao haja uma barreira absorvente todo esse material ira chegar aos cilindros e causar desgaste prematuro por vezes catastrofico nas partes moveis entao e papel do filtro de ar garantir que este material particulado fique retido logo no inicio do sistema de admissao normalmente os filtros utilizados em carros de passeio sao de papel e estes tem uma determinada porosidade quanto menor for a porosidade do papel maior sera a quantidade de particulas que este filtro ira reter entretanto a resistencia ao fluxo deste filtro tambem sera maior nos regimes de rotaçao mais altas o motor sofrera maiores perdas por bombeamento caso o filtro nao esteja bem dimensionado para o sistema e nesse nicho que os filtros esportivos se encaixam como estes filtros utilizam camadas de espuma com diferentes micragens particulas com dimensoes variadas ficam retidas em camadas diferentes sem que isso gere uma grande resistencia ao fluxo existe certo debate sobre a capacidade de filtragem destes elementos de alta performance especialmente acerca de seu decaimento em medio e longo prazo mas nao cabe entrarmos neste assunto agora vale lembrar que parte significativa dos motores de competiçao nunca ouviu falar de um filtro de ar muitos utilizam apenas uma trama metalica para evitar a entrada de pedriscos enquanto alguns nao usam nada alem da caixa de ar questao de aplicaçao e demanda controle de carga todo motor precisa de um meio para controlar a sua carga esse controle acontece por uma valvula que varia a area do duto de acordo com o seu angulo de abertura em carros de rua a valvula deve possuir um bom range de modulaçao garantindo a boa dirigibilidade do veiculo valvulas do tipo borboleta atendem bem as necessidades de dirigibilidade por terem uma curva de vazao chamada de igual porcentagem na qual a taxa de crescimento da vazao e exponencial ja valvulas como as esfera e guilhotina que possuem passagem plena o diametro do orificio de passagem e igual ao diametro interno do duto de admissao apresentam uma curva chamada abertura rapida na qual a vazao tem crescimento logaritmico este tipo de valvula e mais indicado para o uso nas pistas pois a maior preocupaçao de controle se da no contorno das curvas momento onde a distribuiçao de grip entre as forças transversais e longitudinais e mais delicada entao o compromisso com a aceleraçao mais progressiva e menor quando comparado as ruas um dos assuntos bastante abordados em foruns por todo o mundo e o aumento do diametro da borboleta de admissao essa mudança e valida mas somente em determinadas situaçoes explico numa analise superficial o maior diametro permite uma maior area e com isso a passagem de um maior volume de ar alem de uma menor restriçao ao fluxo mas para cada açao ha uma consequencia e nesse caso e a reduçao da velocidade do fluxo para explicar como isso acontece temos de entender ou relembrar alguns conceitos a vazao volumetrica q e a mediçao da quantidade em volume v de um fluido que atravessa um trecho de tubulaçao ou duto s por um determinado tempo t entao e o que e o volume para a geometria volume de um solido e a area de sua base a multiplicado pela sua altura h como estamos analisando um duto a altura equivale ao comprimento do duto s entao analisando a equaçao anterior sob o ponto de vista da cinematica o produto da divisao do espaço pelo tempo e a velocidade pois entao substituindo temos dessa forma encontramos como a velocidade se encaixa no fluxo e mais que isso vemos que ela e inversamente proporcional a area ou seja quanto maior a area do duto menor sera a velocidade desse fluxo para uma determinada vazao essa menor velocidade impacta a eficiencia volumetrica do motor pois com menor velocidade a massa de ar admitida tem menor energia cinetica que resulta num menor enchimento dos cilindros e em casos mais extremos pode ocorrer a reversao de fluxo nas rotaçoes mais baixas entao aumentar o diametro da borboleta so e realmente valido quando outras alteraçoes que venham a melhorar o enchimento do motor tambem sejam feitas como a troca do comando de valvulas a instalaçao de um coletor de escape corretamente dimensionado ou ainda um coletor de admissao dimensionado se aumentarmos o diametro de uma borboleta de 35 milimetros para 45 milimetros o que significa um aumento de 28 5% de diametro teremos uma vazao maxima 65% maior portanto nao se enganem o que temos na verdade e uma perda na progressividade de aceleraçao temos sim um motor mais arisco aos comandos do acelerador porem um motor que mantem a mesma potencia que ja possuia distribuiçao do fluxo o coletor de admissao basicamente e um conjunto de dutos interligados por uma camara principal que deve distribuir o fluxo de ar de forma igualitaria entre os cilindros coletores simetricos possuem uma melhor distribuiçao do fluxo e atenuam a maior parte das pulsaçoes do sistema de admissao coletores assimetricos tem a distribuiçao do fluxo prejudicada pela sua geometria porem este tipo de coletor tem otimas respostas as oscilaçoes de pressao existem ainda os coletores hibridos como os dual plenum e os coletores decrescentes estes coletores apresentam uma reduçao da area de sua secçao transversal para assim manterem a distribuiçao e velocidade do fluxo a longo de todo o seu comprimento estima se que a camara principal do coletor de admissao mais conhecida como plenum deve ter um volume entre 70% e 95% do deslocamento total do motor ou seja num motor de 2 litros o plenum deve ter um volume ente 1 4 e 1 9 litro garantindo assim a boa distribuiçao do fluxo de ar outra caracteristica dos coletores de admissao direcionados a maior performance e o uso de cornetas nas tomadas dos dutos essas cornetas possuem taxa de abertura exponencial isso faz com que o ar admitido seja acelerado rapidamente em direçao ao cilindro esta maior velocidade e vital para a formaçao de uma mistura ar/combustivel mais homogenea afinando os instrumentos mas porque estamos falando tanto sobre ondas e pulsos o primeiro movimento da massa de ar no duto se da quando a valvula de admissao se abre e ha um cruzamento com a valvula de exaustao ainda aberta a inercia da saida dos gases da combustao anterior e tao forte que gera uma grande depressao na camara essa depressao ocorre ainda no ponto morto superior pms o movimento descendente do pistao associado a depressao gerada pelo escape suga a mistura fresca para dentro da camara ao mesmo tempo em que um pulso de rarefaçao negativo sobe e se desloca pelo duto de admissao em direçao ao plenum este pulso possui uma grande quantidade de energia porem uma baixa capacidade de deslocamento entao o duto de admissao deve aumentar de diametro a medida que se afasta da valvula de admissao e preferencialmente deve terminar em uma boca de sino dessa forma havera o casamento entre a impedancia acustica do duto e do plenum veja o destaque no final do post sobre impedancia acustica quando o pulso de rarefaçao chega ao plenum ele e refletido e retorna para o duto defasado em 180˚ tornando se um pulso de compressao positivo se a chegada deste pulso de compressao coincidir com o momento que antecede o fechamento total da valvula de admissao frequencia de rotaçao do motor = frequencia de ressonancia do duto de admissao uma carga extra de mistura sera literalmente comprimida para dentro do cilindro mas o grande problema em sintonizar o sistema para frequencia principal e que o comprimento do duto torna se inviavel se fossemos ajustar o coletor para que o pico de pressao ocorresse aos 3 000 rpm o duto de admissao teria 4 90 m de comprimento estudos mostraram que sintonizando o coletor para as frequencias do terceiro quarto e quinto harmonico da frequencia principal e possivel alcançar ganhos muito proximos dos encontrados com a frequencia principal dessa forma temos uma razao entre as frequencias que pode ser encontrada por fazendo uma analise simples do deslocamento da onda para determinar o comprimento do duto temos a seguinte formula dessa forma conseguimos rapidamente encontrar o comprimento ideal para a sintonia do sistema devemos lembrar que o comprimento total ja inclui o comprimento do duto dentro do cabeçote como este nao pode ser modificado ele deve ser subtraido do total para chegarmos ao comprimento do duto do coletor de admissao outro efeito ligado ao fluxo de ar no coletor de admissao e o ram induction ou carneiro pneumatico o ram acontece quando o pistao chega ao pmi ponto morto inferior e devido a inercia dos gases o fluxo nao cessa de imediato pois a massa de ar adquiriu boa quantidade de energia cinetica durante seu deslocamento e o movimento continuara ate que toda essa energia se dissipe esse acumulo de energia e diretamente proporcional ao comprimento do duto e inversamente proporcional ao diametro entao dutos extremamente largos e curtos acumulam menos energia e com isso o deslocamento do ar tem menor inercia o que e benefico por reduzir as perdas por bombeamento mas e extremamente prejudicial para os regimes mais baixos de rotaçao por permitir a reversao do fluxo coletores com dutos longos e estreitos apresentam grandes ganhos com o ram charge em regimes baixos e medios entretanto aumentam consideravelmente as perdas por bombeamento nas rotaçoes mais altas tomando conhecimento de todos esses efeitos do sistema de admissao os fabricantes de veiculos procuraram aumentar a flexibilidade de seus motores entao eles criaram os coletores de admissao de geometria variavel este modelo de coletor normalmente consiste um plenum ligado a um ou dois conjuntos de dutos com diferentes comprimentos os dutos inicialmente mais longos para favorecer os regimes mais baixos tornam se curtos a uma dada rotaçao para favorecer os regimes mais altos a seleçao do duto ativo e feita a partir da ecu que envia um sinal de tensao para uma valvula eletropneumatica acionando o conjunto movel que pode ser composto por valvulas dutos ou palhetas assim vimos que o ajuste do sistema de admissao deve primeiramente passar pelo objetivo de uso do motor e sua faixa ideal de operaçao para que assim todos os componentes sejam corretamente dimensionados e que sempre tenhamos a melhor performance na faixa de trabalho desejada impedancia acustica e a resistencia que um determinado volume apresenta para transmitir uma onda sonora o casamento entre as impedancias faz com que a perda de energia da onda seja minima na transiçao das ondas entre duas areas diferentes como e o caso dos coletores de admissao trazendo este amplificador acustico para o nosso dia a dia encontramos exemplos nas cornetas usadas para amplificar o som reproduzido pelos smartphones [youtube id= rdgt9yipntq width= 620 height= 349 ]
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