ha cerca de um ano e meio em dezembro do ano passado contamos aqui no flatout a historia do roadster honda s600 que fez 50 anos em 2014 o grande barato do carrinho era o fato de ele ser leve a ponto de um motor de moto que deslocava apenas 600 cm³ dai seu nome ser suficiente para garantir toneladas de diversao ao volante acontece que sempre ha quem ache que um pouco de potencia a mais nao faria mal este e exatamente o caso de matt brown que encontrou um s600 velho e colocou nele outro motor de moto — claro um bem mais potente que o original para entender por que isto e tao bacana precisamos relembrar um pouco sobre a historia do s600 e ate da propria honda como ja contamos aqui a honda foi fundada como uma fabricante de motocicletas em 1955 e em 1959 ja era a maior fabricante de motos do planeta diante do sucesso soichiro honda percebeu que sua empresa poderia crescer fabricando carros e veiculos de carga assim em 1962 a marca apresentou o s360 um pequeno roadster com motor de quatro cilindros 356 cm³ e apenas 30 cv [youtube id= z7br6bf5oto width= 620 height= 350 ] o s360 era um conceito e deu origem em outubro de 1963 ao s500 a versao de produçao enquanto o design basico era o mesmo o motor era maior e mais potente com 531 cm³ e 44 cv era um carro leve de apenas 680 kg com velocidade maxima de 129 km/h apesar de nao ser veloz era agil e divertido cerca de 1 300 unidades fabricadas foram fabricadas ate 1964 quando a honda apresentou seu sucessor o s600 so os homens de negocios mais entusiastas compravam o s600 com o s600 a honda acertou a formula na mosca o motor era novamente um quatro cilindros porem com deslocamento de 606 cm³ seus 57 cv a 8 500 rpm permitiam que o s600 chegasse aos 140 km/h e roadster fez ainda mais sucesso que seu antecessor tendo cerca de 13 mil unidades produzidas ate 1966 — incluindo 1 800 unidades em versao cupe [youtube id= mtuyb2vysso width= 620 height= 350 ] agora estamos falando de um carro de mais de meio seculo de vida apesar de termos certeza de que um passeio em um s600 original e divertido neste meio tempo os carros ficaram muito muito mais potentes e por isso entendemos o americano matt brown que decidiu que seu s600 merecia uma bela atualizada bem na verdade ele nao tinha um s600 mas uma ideia colocar um motor de moto potente e girador em um carro classico e leve entao em setembro de 2010 ele comprou duas coisas a esquerda temos o motor de uma cbr1000rr 2007 trata se de um quatro cilindros em linha com bloco e cabeçote de aluminio duplo comando de valvulas e a capacidade de girar a ate 12 200 rpm torque nao e o seu forte claro mas os enxutos 715 kg do s600 nao seriam problema para um motor acostumado a levar a moto da honda ate os 100 km/h em 3 3 segundos afinal e uma superbike a direita um honda s600 1964 sem motor pronto para receber o upgrade matt encontrou o carro em um forum de entusiastas o dono anterior havia comprado o s600 para restaurar porem acabou desistindo no meio do caminho o colocou a venda apesar de judiado com componentes da carroceria e do interior ausentes e claro sem motor o carro parecia integro e perfeito para se tornar um verdadeiro hot rod japones um carro com motor de moto um motor sem moto ambos honda tudo em casa afinal de contas fica mais interessante ainda se pensarmos que o motor original do s600 ja era um quatro cilindros com comando duplo no cabeçote — coisa de ponta ha cinco decadas a transmissao sequencial de seis marchas da cbr1000rr tambem foi aproveitada e adaptada para funcionar com a embreagem a pedal e uma alavanca sequencial no assoalho usando componentes incluindo o diferencial traseiro bmw depois de rebocar o carro ate sua garagem na california matt começou a realizar as modificaçoes primeiro ele removeu a carroceria para verificar o estado do chassi e realizar as modificaçoes necessarias para acompanhar o ganho de desempenho — afinal o novo motor tem quase o triplo da potencia original a suspensao pushrod usa molas e amortecedores da yamaha r6 na dianteira e da yamaha r1 na traseira que tambem recebeu o subchassi de um mx 5 miata o roadster da mazda tambem cedeu os semieixos e o sistema de freios as rodas e pneus obviamente foram trocados por componentes mais contemporaneos nao ha informaçoes sobre as medidas mas no video do jay leno s garage da para ver que sao rodas american racing calçadas com grudentos pneus toyo proxes r888 o interior que estava deploravel recebeu bancos concha e cintos de competiçao painel de instrumentos digital aftermarket e o tanque de combustivel que foi feito sob medida e posicionado atras dos bancos na verdade matt preferiu concentrar se nos aspectos mecanicos e funcionais do carro por isso em vez de dar um jeito na funilaria na pintura e nos acabamentos ele preferiu deixar tudo como estava e quase um rat rod por isso e tao incrivel ver o carro na garagem de jay leno e compara lo com o s600 impecavel do apresentador e com os outros carros incriveis que ele tem em seu acervo incluindo o famoso ford festiva shogun que pode ser visto ao fundo [youtube id= usbfzmpcyx4 width= 620 height= 350 ] mais legal ainda e ver leno ao volante do s600 from hell levando o motor ate o limite de giro e gargalhando alto para impressionar o dono de uma das coleçoes de automoveis mais incriveis do planeta um carro precisa ser mesmo muito divertido
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