ha alguns dias a citroen anunciou que seu sistema de suspensao hidropneumatica sera descontinuado assim que o atual c5 sair de linha as palavras vieram de linda jackson ceo da citroen que disse ao site automotive news europe que a suspensao hidraulica sera descontinuada porque e uma tecnologia antiga assim sem meias palavras em 2015 a tecnologia completa 61 anos no mercado sua estreia foi em 1954 instalada na traseira do traction avant este inovador por si so ao provar que a traçao dianteira poderia ser utilizada de forma pratica se voce e como este escriba e cultiva um apreço especial por carros europeus certamente ja fantasiou com um citroen xantia modelo medio da marca francesa que foi vendido no brasil entre 1994 e 2001 e teve mais de 6 000 unidades vendidas com carroceria elegante e retilinea tipica dos designs do estudio bertone nos anos 1990 motores potentes e rodar extremamente macio — tudo por ate r$ 15 000 em media — de fato e um carro atraente e foi o primeiro carro equipado com suspensao hidropneumatica disponivel no brasil mas qual e o grande barato da suspensao hidropneumatica como ela funciona por que devemos sentir falta dela sao estas as perguntas que iremos responder neste post talvez nesta ordem talvez nao [youtube id= 6gpuhtrvbn4 width= 620 height= 350 ] verdade seja dita a suspensao hidropneumatica era so uma das qualidades do citroen ds quando ele foi lançado em 1955 era um carro que rompia com os padroes esteticos da decada especialmente os extravagantes carros americanos e ia na contramao ao adotar o layout de motor e traçao dianteiros a fim de garantir mais estabilidade e espaço para os ocupantes a suspensao hidropneumatica contudo foi talvez sua maior contribuiçao para a linhagem dos topo de linha da citroen ironicamente os primeiros experimentos com um sistema de suspensao hidropneumatica começaram em 1944 com o modelo mais barato e frugal da citroen o 2cv que no periodo pos guerra foi o automovel que colocou a frança sobre rodas robusto barato e exemplar no aproveitamento de espaço dez anos depois o sistema chegou as ruas no traction avant citroen traction avant com a traseira toda levantada como ele funciona o principio de funcionamento da suspensao hidropneumatica da citroen sempre foi em essencia o mesmo desenvolvido pelo engenheiro paul meges o sistema consiste em um circuito hidraulico com oleo mineral e nitrogenio pressurizado no lugar das molas e amortecedores o que se tem sao as chamadas esferas acumuladoras contendo gas e o fluido hidraulico o gas e o elemento elastico da suspensao comprimindo se e expandindo se de acordo com as irregularidades da superficie o fluido hidraulico fornece a sustentaçao e controlado por uma bomba possibilita que se altere a altura da suspensao e ate mesmo caso necessario se dirija o carro sobre apenas tres rodas no citren ds que foi o primeiro a empregar a suspensao hidropneumatica nas quatro rodas era possivel alternar entre tres niveis de altura selecionados por uma alavanca no assoalho alem de controlar a altura da suspensao o fluido hidraulico tambem atuava a embreagem e o circuito dos freios o sistema permaneceu relativamente inalterado por quase duas decadas [youtube id= and_pmawexi width= 620 height= 350 ] em 1974 ao ser aplicado no citroen cx o sucessor do ds recebeu subchassis que unidos a carroceria por suportes flexiveis que melhorava ainda mais a capacidade de absorçao de impactos a eficiencia era tamanha que em um teste da epoca a revista britanica car comparou o rodar do cx sobre irregularidades a um navio deslizando sobre o oceano evoluçao a maior transformaçao na suspensao hidropneumatica aconteceu depois que os sistemas eletronicos invadiram os automoveis em 1989 o citroen xm era apresentado como o novo topo de linha da marca e com ele estreava o sistema hydractive derivado da suspensao hidropneumatica original o hydractive empregava sensores e uma central eletronica para controlar o nivel de altura e rigidez da suspensao [youtube id= 09 c33srji8 width= 620 height= 350 ] os sensores sao localizados no sistema de direçao nos freios no pedal do acelerador e na caixa de transmissao as informaçoes a respeito da aceleraçao da velocidade do carro e das condiçoes do asfalto sao enviadas a central que em questao de milissegundos conectam ou desconectam um terceiro par de esferas uma no centro de cada eixo estas esferas tambem sao ligadas entre si e quando entram no circuito permitem que o nitrogenio e o fluido se desloquem tanto entre as rodas quanto entre os eixos aumentando sua eficiencia assim com as esferas ativadas o carro esta no modo soft e rodava com o maximo de conforto ao desativa las o motorista aciona o modo sport e a suspensao ficava mais baixa firme e resistente a rolagem caso aconteça algum problema nas leituras dos sensores o sistema entra automaticamente em sua configuraçao mais rigida [youtube id= h3yxqjd8rh4 width= 620 height= 350 ] alem do xm o sistema hydractive estava disponivel no xantia que ficava logo abaixo dele na linha de la para ca os modelos mais caros da marca continuaram a usufruir do sistema e de suas evoluçoes hydractive 2 e hydractive 3 este ultimo e o mais recente introduzido em 2001 no citroen c5 de primeira geraçao as mudanças foram a substituiçao do fluido mineral por um fluido sintetico alem das funçoes anteriores o hydractive 3 incorporava tres modos automaticos que alteravam a altura de rodagem do carro dependendo da velocidade e das condiçoes do piso [youtube id= 0uxf0pcsqao width= 620 height= 350 ] o citroen c6 tambem foi equipado com o sistema e o pessoal do top gear demonstrou de forma pratica a suavidade da rodagem do sistema nos anos 1970 antes dos estabilizadores de cameras os citroen eram usados como carro camera nas corridas de cavalos britanicas entao eles levaram um bmw serie 5 e um citroen c6 ao hipodromo e compararam os videos produzidos em cada carro citroen c6 bmw serie 5 top gear por svgibson fora de casa [youtube id= ivjnobeqjps width= 620 height= 350 ] o sistema hidropneumatico nao foi empregado apenas pelos automoveis da citroen outras marcas o utilizaram sob licença a rolls royce no silver ghost; a maserati no quattroporte e a mercedes benz nos modelos 450sel 6 9 no 500sel w126 e nos classe e w124 e w210 alem disso os tanques fv 4034 challenger 2 do exercito britanico fabricados desde 1998 contam com uma variaçao do sistema que melhora a qualidade do rodar para os tripulantes e permite melhor pontaria e agora o fim da suspensao hidropneumatica como declarado por linda jackson e justificado pela constante evoluçao dos sistemas de suspensao convencionais que ao associar tecnologias mais atuais — como a suspensao magnetica da general motors empregada em modelos de alto desempenho como o camaro z28 ou os sistemas a ar — a arranjos mais convencionais com molas amortecedores e braços conseguem resultados tao eficientes quanto o sistema hidropneumatico frances a um custo mais baixo e uma morte inevitavel aos sete anos de idade o c5 ja entra na reta final de seu ciclo de vida uma nova geraçao esta prevista para ser vendida futuramente na china mas no momento nao ha datas ou informaçoes sobre seu futuro em outros mercados a unica certeza e que ele nao tera suspensao hidropneumatica
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