no ano passado a suecia chegou a um numero recorde de mortes no transito mas diferentemente daqueles que estamos acostumados a ver ano a ano nas manchetes brasileiras o recorde sueco e algo a ser comemorado apenas 264 pessoas morreram em acidentes de transito naquele pais em 2013 — o menor numero registrado desde a decada de 1970 enquanto isso no brasil cerca de 45 000 pessoas perderam suas vidas em acidentes de transito claro a comparaçao de numeros absolutos e descabida uma vez que temos 200 milhoes de habitantes enquanto a suecia tem apenas 9 5 milhoes mas comparando o numero de mortes no transito a cada 100 000 habitantes o pais nordico tem uma relaçao de apenas 3/100 000 enquanto o brasil esta esbarrando nos 25/100 000 para chegar a um indice igual ao dos suecos precisariamos reduzir as mortes no transito brasileiro para 6 000 em todo o pais como comparaçao so na cidade de sao paulo morreram 1 152 pessoas em 2013 parece impossivel nao especialmente quando se considera o aumento exponencial da frota ativa brasileira e se descobre que o numero de acidentes com motos aumentou absurdos 610% nos ultimos 10 anos acontece que mesmo com a frota ativa e a quilometragem media duplicada nos ultimos 40 anos na suecia o numero de mortes em acidentes de transito foi reduzido a um quinto nesse mesmo periodo como eles conseguiram isso com um projeto chamado vision zero esse projeto foi criado pelo parlamento sueco em 1997 estabelecendo como objetivo zerar o numero de mortes e lesoes provocadas por acidentes de transito soa pretensioso e utopico mas justamente por ter esse objetivo exigente e dificil de ser obtido ele se mostrou tao eficaz e em menos de duas decadas conseguiu reduzir pela metade o numero de mortes no transito sueco esta e a primeira liçao a ser aprendida com os suecos nossas campanhas nunca falam em um objetivo definido e quase sempre limitam se a reduzir o numero de acidentes mas para quanto os suecos sabem a zero nos nao sabemos ainda o primeiro passo foi colocar o planejamento urbano e viario em primeiro lugar as rodovias suecas passaram a ser projetadas com a segurança em primeiro plano — e isso consequentemente leva a uma possibilidade de se adotar velocidades maiores pois a estrutura e segura eles chegaram a desenvolver uma especie de evoluçao da nossa faixa adicional em rodovias de pista simples e mao dupla sao as chamadas 2+1 vag ou literalmente estradas 2+1 elas consistem em uma rodovia comum com duas faixas em um sentido e uma no sentido contrario alternando se a cada x quilometros com os sentidos separados por uma barreira de cabos metalicos assim todos tem a chance de ultrapassar com segurança sem a necessidade de duplicaçao de uma rodovia de fluxo medio nos ultimos dez anos foram construidos 1 500 km dessas rodovias e elas salvaram 145 vidas nesse periodo — e como se o brasil evitasse 1 400 mortes por ano apenas usando a engenharia viaria [youtube id= ckmuedbe dg width= 620 height= 350 ] depois ha os limites de velocidade os criterios de adoçao sao bem definidos praticos e faceis de entender ate mesmo por leigos veja so — em lugares onde ha a possibilidade de conflitos entre carros e pedestres ou ciclistas a velocidade maxima e 30 km/h — onde ha interseçoes em nivel e pode haver colisoes laterais de um carro com outro no sentido transversal a velocidade maxima e 50 km/h — em lugares com a possibilidade de impactos frontais entre carros a velocidade maxima e 70 km/h — em lugares onde nao ha a possibilidade de impactos frontais ou laterais entre carros a velocidade pode variar entre 100 km/h e 120 km/h no brasil esses criterios sao adotados em alguns casos exatamente pela influencia de programas como o visao zero mas em geral nao ha um metodo unico adotado por aqui como ja explicamos anteriormente neste post e como nao poderia deixar de ser o programa deu atençao especial aos pedestres e ciclistas de 1997 ate hoje foram construidas mais de 12 000 travessias seguras como passarelas faixas de pedestres com alerta luminoso e protegidas por lombadas e ciclofaixas com limites fisicos estima se que so com essas travessias e faixas o numero de atropelamentos foi reduzido pela metade nos ultimos cinco anos por ultimo mas nao menos importante houve um aumento na fiscalizaçao humana patrulhamento das rodovias e um cerco aos motoristas embriagados fez com que menos de 0 25% dos motoristas abordados sejam flagrados acima do limite de alcool no sangue e pouco provavel que os suecos cheguem a marca zero ambicionada pelo projeto afinal o transito e feito de pessoas e a mais marcante das caracteristicas humanas e a possibilidade de falhas mas fica evidente que o estabelecimento da meta mais ideal possivel fez com que tanto governo quanto motoristas e pedestres e ciclistas fizessem sua parte em nome de um bem comum — afinal todo motorista torna se um pedestre assim que desce de seu carro como se ve a formula dos suecos nao tem magica alguma ela apenas cumpre as noçoes basicas de um bom planejamento de transito e segurança viaria carros andam devagar perto de pessoas pedestres sao protegidos por barreiras fisicas motoristas sao fiscalizados para andar na linha o que temos a aprender com os suecos e que voce nao precisa demonizar uma categoria de veiculos em beneficio de outra em todas as grandes cidades suecas ha vias expressas exclusivas para carros e onibus sem calçadas nem ciclofaixas e que a engenharia e o planejamento estao ai justamente para encontrar uma soluçao ideal e adequada a todos nao parece dificil quando o trabalho e levado a serio
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