FlatOut!
Image default
Car Culture Carros Antigos

Ferrari Pinin, o sedã de Maranello que jamais foi produzido em série

Há alguns anos, algumas fabricantes de automóveis que sempre foram famosas por seus superesportivos decidiram que era hora de expandir seu portifólio com carros maiores, mais práticos e luxuosos. Foi o que a Aston Martin fez com o sedã Rapide e a Porsche com Panamera, que também costuma ser chamado de sedã mas, na verdade, é um grand tourer de quatro portas. Estamos falando isto porque a Ferrari nunca teve um modelo de quatro portas produzido em série, fosse ele um sedã, cupê ou qualquer outra coisa. O mais perto que tivemos disto, talvez, foi a 365 GT4 2+2 (e as sucessoras 400 e 412), de duas portas, que era parente próxima da Ferrari Daytona mas tinha três volumes bem definidos, além de espaço de sobra para quatro pessoas. E, é claro, um V12 na dianteira. Mas esta história poderia ter sido diferente. No Salão do Automóvel de Turim, em 1980, a Ferrari apresentou o conceito Pinin. Projetada pelo designer italiano Diego Ottina,