fala pessoal do flatout meu nome e joao paulo falcao tenho 26 anos sou engenheiro mecanico e moro em fortaleza/ce estou muito feliz de poder participar do project cars e contar minha saga com meu focus turbo mas antes de falar do focus tenho que explicar como essa paixao por carros turbo começou por incrivel que pareça tudo começou com um ap quando eu tinha 17 anos tive a oportunidade de andar em um gol turbo e depois de ouvir o primeiro espirro pensei comigo mesmo e isso que eu quero para minha vida nao entendia nada de carros turbo entao comecei a pesquisar tudo para entender como funcionavam as coisas quando entrei na faculdade e tirei a carteira o carro que tinha para usar era o da minha mae um ford fiesta mk6 1 6 zetec rocam como eu sempre fui do contra pensei vou preparar um ford ja que ap tem tantos nao quero ser mais um na multidao entao eu tomei de propriedade o carro da mamae e começaram as modificaçoes no inicio com um orçamento curtissimo pedindo paitrocinio o carro começou a tomar forma as primeiras modificaçoes foram esteticas jogo de rodas 17’’ tsw pace e molas eibach ate que um dia dois amigos decidiram fundar a fortrace a primeira loja de performance em fortaleza eles precisavam de um funcionario em meio expediente eu me candidatei a vaga e fui escolhido agora com um orçamento maior o carro recebeu novos upgrades rodas grafite farois mascara negra xenonio e o tao sonhado kit turbo pode enfim ser comprado o kit era o famoso kit padaria turbina masterpower apl 240 escape 2 5’’ embreagem displatec de 980lbs e seis pastilhas his com um bico mono de monza velas iridium bomba de gti 12 bar para poder parar o carro na oficina e instalar o turbo tive que enrolar minha mae por um mes toda vez que ela perguntava cade o carro eu inventava uma desculpa esta pintando esta na revisao depois de um mes o carro ficou pronto e foi so alegria superou todas as expectativas a seguir um video da passagem no dinamometro e grafico [youtube id= lbnofrzt_iq width= 620 height= 350 ] o carro era uma beleza andava com 0 9bar de pressao sem problemas era meu unico carro e rodava por semana uma media de 500km minha mae andava no carro tambem apesar de reclamar o tempo todinho que dirigia ele quem tem carro turbo conhece a doença sindrome do parafuso apos meses andando com o carro a potencia nao era mais suficiente entao vem aquela frase vou aumentar so um pouquinho ganhei varios pesos de papel [youtube id= 6u3sikbm6sw width= 620 height= 350 ] ate hoje estamos a procura de duas bielas e dois pistoes desaparecidos apos esse evento tragico e comico desmontei o carro e vendi ele original e comecei a busca de um novo projeto abandonei o projeto do fiesta pois mexer no zetec rocam e muito dificil conseguir componentes forjados e impossivel e quando se encontra os valores sao altissimos e na melhor das hipoteses voce tera um carro de uns 350 cv eu queria mais fora que a carroceria mk6 so tem na europa entao importar peças era carissimo — trazer uma suspensao e outros componentes sempre ficava inviavel entao se inicio a busca por um novo projeto fiquei em duvida entre ford focus ghia 2 0 zetec vw golf mk4 gti 2p e gm astra gsi c20xe passei semanas pesquisando na internet foruns mercado livre e nao achava nada que me atraisse quando me atraia nao cabia no meu orçamento um dia navegando no fordhp com br vi um topico sobre um focus ghia o carro era um 2002 com todos os opcionais controle de traçao abs teto banco eletrico tinha tudo mandei uma mensagem perguntando se ele teria interesse de vender o carro a resposta foi negativa entao segui na busca mais ou menos um mes depois encontrei um golf gti mk4 2p em brasilia/df e que cabia no meu orçamento ja estava procurando passagem para ver o carro quando recebi uma mensagem do colega do forum dizendo vou vender o carro ainda tem interesse na hora respondi que sim e pedi fotos e informaçoes do carro recebi essas quatro fotos [gallery columns= 4 link= file ids= 66175 66174 66173 66172 ] ele me informou que o carro tinha sct tuner para quem nao conhece e um dispositivo onde voce tem acesso a injeçao do carro e pode mudar o mapa comandos comp cams estagio 3 escape filtro e amortecedores do focus svt americano mais baixos e mais rigidos o carro produz 170 cv medidos no dinamometro no calor da negociaçao e super empolgado minha resposta foi manda sua conta que vou depositar o valor do carro e do frete para envio para fortaleza isso mesmo eu comprei o carro vendo quatro fotos e depositei uma boa quantia numa conta de um desconhecido hoje em dia jamais que faria isso novamente; era jovem demais na epoca em 10 dias o carro chegou em fortaleza logo que peguei o carro na transportadora ja fui para uma rodovia acelerar o carro era uma delicia mega confortavel andava bem super completo estava mais do que satisfeito com a compra nessa epoca nao trabalha mais na fortrace ja estava envolvido na engenharia entao o ups começaram logo cedo primeiro vieram rodas 16’’ do focus xr e depois comecei a pensar no projeto e decidi que queria um carro confiavel e com 500 cv começaram as pesquisas e conheci a https //www c f m com/ uma loja de performance na florida/eua especializada em ford focus meus olhos brilharam na epoca o dolar estava na casa dos r$ 1 50 entao comecei a pedir as peças do projeto mais na frente passo a ficha do carro em detalhes no começo comprei bielas eagle pistoes je coletor de escape obx intercooler obx valvulas tial valvulas de cabeçote ford racing pratos e molas crower bomba de combustivel obx bomba de oleo hi volume parafusos arp a inspiraçao do projeto foi esse carro abaixo que encontrei na internet peguei o contato da oficina e conversei com um gringo que me passou as especificaçoes do projeto [youtube id= hd1dzvk1fec width= 620 height= 350 ] nesse meio tempo de compra de peças o carro continuou recebendo algumas mudanças farois projetores mudei a cor das rodas molas h&r entao fui andar no primeiro trackday com o focus no autodromo do eusebio o comportamento do carro na pista foi muito bom o setup de molas h&r e amortecedores svt ficou bem legal andei bastante deu para conhecer muito o carro [gallery columns= 4 link= file ids= 66183 66180 66182 66192 ] no final do evento um amigo e fotografo victor eleuterio fez essa foto do meu carro que acho sensacional e minha proteçao de tela do celular a anos um dos motivos de eu ter escolhido o focus ghia zetec 2 0 e porque esse modelo veio equipado com o cambio mtx 75 que segundo falam aguenta muita potencia o gringo que conversei e troquei alguns e mails falou que ela aguenta mais de 500cv sem problemas mas eu precisava de uma embreagem mesmo no eua uma embreagem para a cavalaria que eu pretendia era muito cara entao fui atras de uma soluçao nacional fui ao festival brasileiro de arrancada em 2012 e fui no stand da ceramic power troquei ideia com um consultor expliquei meu projeto e minhas dificuldades e ele abraçou a causa tres meses depois a minha embreagem multidisco estava em casa montada no eixo com os parafusos arp de volante tambem precisaria de uma turbina um dia andando na oficina de um amigo eu literalmente tropecei em uma garrett 3582r descobri que estava a venda liguei para o dono e a levei para casa nessa foto e comparando ela com uma masterpower 50 com reflow a turbina e grande nesse momento minha mae falava meu filho voce esta comprando um carro desmontado pela internet ’’ no fiesta andei em alguns trackdays e tinha problema de falta de combustivel nas curvas a soluçao foi fazer um catch tank entao para o focus ja resolvi providenciar um um amigo que faz arte com inox projetou e construiu o catch de cinco litros com suporte para a bomba de combustivel e o filtro todo gearhead ama uma sucata/ferro velho em uma dos meus passeios pelas sucatas da cidade consegui um motor zetec 2 0 de mondeo tampa prata tampa prata quer dizer que o tuchos sao hidraulicos; os cabeçotes zetec tampa preta sao tuchos mecanicos comprei o motor por r$ 400 ja tirei o cabeçote e enviei para o moises souza cabeçotes especiais para começar a montagens das valvulas ford racing molas e pratos crower comandos comp cams e polias regulaveis cfm tambem foi feito um trabalho de fluxo no cabeçote ate que chegou o momento de parar o carro na oficina para começar a montagem ai os problemas começaram mas essa a uma historia para o proximo post por joao paulo falcao project cars #265
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