depois que perguntamos a nossos leitores quais seriam os futuros classicos nacionais apontando um dos candidatos mais incontestaveis ao titulo o vectra gsi saimos com a primeira parte dos modelos escolhidos por nossos leitores e um monte de gente cobrou os seus eleitos e este e aquele caaaalma rapaziada ansiosa tinha a parte 2 essa aqui e mesmo ela talvez nao seja suficientemente abrangente para tudo que ainda pode se tornar classico falamos isso porque a quantidade de versoes memoraveis feitas no pais e imensa sempre havera aquela que teve pouquissimas unidades a que foi pioneira na rebimboca da parafuseta ou qualquer outro motivo que fara com que ele carro especificamente se valorize mais do que aplicaçao em dolar ouro ou açoes bluechip se o carro de sua devoçao nao estiver ai embaixo ou ele ja e classico e esta numa faixa de preço muito alta ou ja foi citado em nossa primeira lista ou ainda e cedo para afirmar que ele um dia sera item de colecionador tambem pode acontecer de termos esquecido e de o carro ser merecedor da mais atenta consideraçao mas e para isso que temos tambem nossa caixa de comentarios com os maiores e verdadeiros apaixonados por carros do brasil a lista abaixo foi construida com a ajuda deles voces apreciem fiat tempra turbo lançado meses depois do uno turbo em maio de 1994 o tempra turbo tambem tinha motor importado mas bem menos moderno que o usado no irmao menor era basicamente o mesmo usado pela primeira vez no fiat 124 sport nos anos 1960 mas com cilindrada aumentada e turbinado o que o levava a 165 cv a 5 250 rpm a carroceria de apenas duas portas conseguiu segundo a revista quatro rodas daquele mes abrigar o carro mais veloz do pais capaz de chegar aos 212 8 km/h tambem tinha o computador de bordo mais moderno do brasil na epoca se o turbo fosse aliado a um cabeçote de quatro valvulas por cilindro a potencia seria muito melhor mas talvez a fiat tenha feito isso de proposito nos testes a revista reclama que a ma distribuiçao de peso do carro atrapalha em velocidades altas em janeiro de 1995 o tempra turbo ganhou a versao stile de quatro portas outra que se for encontrada inteira merece o mesmo carinho do irmao mais esportivo mas o duas portas sera sempre mais valorizado olho nele chevrolet calibra apesar de ja o considerarmos um classico o carro que ja foi o mais aerodinamico do mundo em sua epoca com apenas 0 26 de coeficiente aerodinamico marca so igualada e hoje pelo mercedes benz cla o calibra vinha com o mesmo motor c20xe usado no vectra gsi com 150 cv a 6 000 rpm motor este que piorava sua eficiencia aerodinamica ainda que bem pouco por conta do cabeçote mais alto nao que ele esteja barato um bem conservado nao sai por menos de r$ 35 mil preço de carro novo o calibra foi importado de 1994 a 1996 em cerca de 1 600 unidades mas a tendencia e que os calibra em bom estado fiquem cada vez mais raros e que seu preço nao pare de subir se voce quer um e bom correr peugeot 306 s16 versao da chamada primeira fase do 306 o s16 vinha com tres portas e mais importante com o motor 2 0 xu10j4 com 155 cv a 6 500 rpm para um carro de apenas 1 110 kg essa potencia era suficiente para fazer qualquer motorista sorrir o modelo chegou ao brasil em 1995 e foi vendido ate 1997 quando chegou a segunda fase do 306 sendo substituido pelo gti 6 que tinha motor de 167 cv e tambem e uma raridade se encontrar um inteiro e tiver grana compre do s16 vieram so cerca de 500 unidades o que torna a busca por este futuro classico frances uma tarefa cada vez mais dificil e a preços cada vez mais altos chevrolet corsa gsi a prova de que este cara e serio candidato a classico foi nosso achados meio perdidos de ontem vendido a r$ 18 mil ele precisou de apenas meio dia exposto por nossa reportagem para ser arrematado certamente fara algum novo proprietario muito feliz equipado com o motor 1 6 16v ecotec importado da hungria ele tinha apenas 945 kg e 108 cv a 6 200 rpm bateu o gol gti de sua epoca e foi fabricado ate 1996 em cerca de 2 500 unidades por sua raridade alem de candidato a classico o corsa gsi tambem e muito visado para roubos ja tivemos amigos nossos roubados porque o gsi deles havia sido encomendado segundo o ladrao que apontou a arma para a cabeça deles nao custa redobrar a atençao se voce tiver a sorte de ja ter um desses na garagem ou estiver em vias de comprar o seu ford fiesta 1 4 clx o renascimento da ford começou com a produçao de seu modelo de entrada no brasil o fiesta mas a empresa deu o azar de iniciar a produçao por aqui justamente da quarta geraçao do compacto rapidamente apelidado de fiesta tristonho por causa da caida dos farois o estilo nao agradou assim como o pouco espaço interno e o porta malas muito inferior ao dos concorrentes mas pelo menos uma versao mereceu a atençao dos petrolheads a clx 1 4 16v nao era seu motor 1 4 de 16v com 88 8 cv a 5 600 rpm que fazia as alegrias de seu motorista inclusive porque com 1 009 kg sua relaçao peso/potencia era de nada impressionantes 11 36 kg/cv o que o tornava especial era seu comportamento dinamico exemplar tanto que a clx era uma versao de luxo nao voltada a esportividade acabou virando para quem o dirigiu e sao esses os caras que no futuro vao dizer o que e colecionavel ou nao apostamos pesado no clx pelo menos nos que conseguirem resistir chevrolet tigra o tigra era chamado por muita gente de um corsa com bolha engraçadinha tudo porque o interior dos dois carros era exatamente igual maldade com o mesmo motor do corsa gsi o fato de o interior ser igual ao do corsa pode ate ajudar na manutençao ja que o desempenho e decisivamente diferente quando voce encontrar algum em bom estado repare se ele traz duplo airbag e abs se trouxer voce esta diante de uma das unidades importadas da alemanha ele tambem veio da espanha mas sem estes equipamentos vale a pena contar com eles a nao ser que voce prefira ter dois itens a menos com que se preocupar na manutençao honestamente os alemaes um dia valerao mais considerando que apenas pouco mais de 2 600 foram vendidos por aqui talvez nao haja muito o que escolher diante de um exemplar bem conservado ford focus mk1 sim ele ainda e relativamente recente esta começando a ser considerado carro velho com preços cada vez mais baixos e e isso que o torna muito interessante tudo porque o focus de primeira geraçao nao era apenas um modelo de estilo vanguardista o chamado new edge mas tambem porque conseguiu ser bem vendido apesar disso e ele foi alem seu motor 1 8 16v zetec conferia ao carro desempenho bastante honesto mas era seu acerto de suspensao que chamava a atençao alem do fato de ser o unico hatchback medio da epoca a ter suspensao traseira independente as versoes mais valorizadas talvez sejam as mais raras como a ghia e a xr que vinham com o motor 2 0 16v de 126 cv a xr ainda que seja uma versao esportiva de butique como se costuma dizer das meramente esteticas sera rara de encontrar como foi concebida pela fabrica com as mesmas rodas e equipamentos vw gol 1 0 turbo a volkswagen pisou na bola com o primeiro modelo feito no brasil a arriscar o downsizing considerando as faixas de ipi do mercado o motor 1 0 16v turbo feito aqui seria uma sacada de genio custaria menos do que um modelo 2 0 por causa dos impostos mas ofereceria desempenho parecido a um preço bem mais baixo o problema foi terem empetecado o carro e caido na tentaçao de chama lo de esportivo foi o suficiente para o carro ser moido por ai por pessoas que queriam provar a esportividade do golzinho mexeram no motor ate nao dar mais e por isso que hoje ele pode ser encontrado pela media de r$ 14 mil no caso das unidades mais bem conservadas mas de tambem poder ser comprado a menos de r$ 10 mil se voce tiver a chance de encontrar algum inteiro ele pode ser um belo candidato a investimento o mesmo vale para a parati 1 0 turbo tambem rara mas para ela vale a mesma recomendaçao que fizemos no caso do corsa gsi ela e muito visada com seguro proibitivo justamente por isso cuidado com a preciosidade o mais prudente talvez seja guarda la em local bem protegido ate o dia em que seja seguro rodar por ai vai virar capsula do tempo mas que remedio dodge dakota r/t o sonho de muitos fas da dodge se realizou no brasil com a volta da fabricaçao nao de um automovel mas de uma picape foi a dodge dakota que começou a ser produzida em campo largo no parana em 1998 e resistiu apenas ate 2002 quando a fabrica foi fechada a picape nao seguia o gosto da clientela brasileira deste tipo de produto a exemplo da vw amarok que foi lançada sem o essencial cambio automatico o pecado da dakota e justamente o que hoje a torna colecionavel a falta de um motor diesel que so chegou em 1999 e era fraco tambem faltava a picape uma rede de concessionarios mais robusta nos lugares em que as picapes sao mais populares os grandes centros agropecuarios do pais sem fabrica as dakota perderam valor rapidamente entre as que ainda resistem as mais raras sao as r/t com motores v8 5 2 de 232 cv roncam bonito que so ouvindo e sao nossa maior aposta de colecionaveis testemunhas de um tempo em que a dodge tentou voltar ao pais mas de uma tentativa muito distante de dar certo ford ka xr se o ka tinha o mesmo estilo new edge do focus de primeira geraçao ele sempre careceu de bom desempenho fosse com o motor 1 0 ou com 1 3 ambos endura de concepçao antiga a coisa começou a mudar com a reestilaçao da traseira do carrinho que o tornou muito mais interessante visualmente falando e com a chegada do motor 1 0 zetec rocam mas a cereja do bolo veio em 2001 com o motor 1 6 tambem da familia zetec rocam sob o capo do ka que foi chamado de xr ainda que o estilo fosse exagerado com grandes saias laterais o ford andava como gente grande nao so porque acelerava com animaçao mas tambem porque era dinamicamente interessante o entre eixos curto exigia cuidado e experiencia especialmente dos mais empolgado mas recompensava quem sabia lidar com ele pouco tempo depois em 2003 o ka ganhou tambem a versao action que vinha com o mesmo motor 1 6 mas sem as firulas de aparencia tambem e candidata a classico com a facilidade de nao ter tantos detalhes com que se preocupar quem compra um ka xr pensando em restaura lo ja nao vai encontrar as saias e outros detalhes em suma ka xr so se estiver inteiro se estiver com algo em falta pode virar carro de track day deixe o action para colecionar citroen c4 vtr o volante com centro que nao se mexia o mostrador principal acima do console central nao foram suficientes para a vontade que este citroen como quase todos ate bem recentemente mostrou de ser um ponto fora da curva o vtr tambem tinha de ter uma traseira provocativa angulosa bacana para quem ve de fora mas horrivel de lidar ao volante por causa da visibilidade outro ponto negativo do vtr era o motor de apenas 143 cv a 6 000 rpm era suficiente mas a aparencia do carro alem de seu nome prometia um desempenho que ele nao era capaz de oferecer mas ele e suficientemente inusitado para ganhar status de item de colecionador aos fas da marca do doble chevron e uma belissima pedida assim como o xsara vts 2 0 16v de 167 cv mas esse ja e classico
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