o salao de frankfurt e o quintal da casa de uma serie de fabricantes tanto que muitas tem pavilhoes exclusivos no maior salao do mundo para mostrar suas novidades e o caso por exemplo de volkswagen e audi ainda que tenham publicos diferentes elas duas convergiram para eletrico e suvs na ediçao deste ano quando nao para as duas coisas juntas veja o caso da segunda geraçao do tiguan agora construido sobre a plataforma mqb o suv tem 4 49 m de comprimento 2 68 m de entre eixos 1 84 m de largura e 1 63 m de altura e deve ganhar uma versao hibrida chamada de gte e apresentada apenas como conceito por ora seu motor e o mesmo 1 4 tsi do golf vendido no brasil mas vem com um motor eletrico que eleva sua potencia a 218 cv em modo puramente eletrico ele chega a 130 km/h para poupar as baterias e pode percorrer ate 50 km tanto o motor eletrico quanto o a combustao impulsionam apenas as rodas dianteiras com os motores combinados o gte chega aos 200 km/h de maxima e acelera de 0 a 100 km/h em 8 1 s se ele for produzido isso deve acontecer apenas depois que o tiguan comum chegar ao mercado algo previsto para abril do ano que vem aqui segundo a revista auto esporte ele so chega em meados de 2017 depois que o utilitario passar a ser fabricado no mexico faz sentido ja que ele seria vendido sem imposto de importaçao chegou se a falar de produçao brasileira para o utilitario mas ela deve ter sido abortada pela situaçao do mercado o tiguan tera motores a gasolina de 125 cv 150 cv 180 cv ou 220 cv as duas primeiras potencias devem vir do 1 4 tsi enquanto as duas ultimas vem do 2 0 tsi o mesmo do golf gti os turbodiesel geram 115 cv 150 cv 190 cv e 240 cv os motores diesel de entrada nao foram revelados mas as duas ultimas potencias sao do 2 0 tdi com seus dois turbos e mais de 2 500 bar de pressao de injeçao de combustivel alem dele a volks tambem mostrou os conceitos multivan panamericana e golf gte sport o primeiro e uma multivan com capacidade de carregar motocicletas com uma rampa eletricamente operada para carga e descarga alem de ganchos internos para prender as motocicletas seu motor e um 2 0 tdi turbodiesel de 204 cv com transmissao dsg de sete marchas e traçao nas quatro rodas 4motion o golf gte sport e um conceito mostrado em worthersee assim como o gti clubsport o gti de 290 cv do qual ja falamos por aqui no caso do gte sport ele e um hibrido plug in de 400 cv vem com um motor 1 6 tsi de 299 cv e dois motores eletricos um para cada eixo com 115 cv cada um nao tente fazer as contas somando as potencias porque nao e assim que funciona existem perdas na integraçao dos motores e compromissos que a fabricante assume por conta de consumo e eficiencia o golf gte sport vai de 0 a 100 km/h em 4 3 s e atinge a velocidade maxima de 280 km/h o consumo e de 50 km/l algo que o esportivo consegue tambem por sua carroceria de fibra de carbono o motor 1 6 tsi move apenas as rodas dianteiras como convem a um golf em modo apenas eletrico ele percorre ate 50 km segundo o ceo da empresa martin winterkorn 20 novos modelos hibridos ou inteiramente eletricos serao lançados pela empresa ate o final da decada e ele falava apenas da volkswagen nao das demais empresas do grupo como a audi de ingolstadt vira por exemplo o audi e tron quattro concept que a imprensa mundial ja esta chamando de matador de model x isso porque ele esta com o suv da tesla na mira ainda que seja apenas um modelo conceitual pelo menos no papel segundo ulrich hackenberg o pai da plataforma mqb e responsavel pelo desenvolvimento tecnico de quase todos os novos produtos do grupo volkswagen a audi apresentara em 2018 um suv totalmente eletrico e esse tal suv esta sendo antecipado pelo conceito deste ano outra forma de ler isso e que a volkswagen ainda precisara de tres anos para chegar onde a tesla chegou dando ao model x um refresco consideravel e a chance de dominar o mercado que ele mesmo esta criando o e tron usa tres motores eletricos um esta no eixo dianteiro e os outros dois no traseiro um para cada roda com isso ele tem a disposiçao 435 cv e 81 6 mkgf e consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 4 6 s a maxima eletronicamente limitada fica nos 210 km/h o model s que começa a ser entregue no final deste mes acelera de 0 a 100 km/h em 3 2 s as baterias do e tron entregam 95 kwh permitem uma autonomia de 500 km e sao alojadas no assoalho do suv que tem um coeficiente aerodinamico de apenas 0 25 prova de que ele e mais do que um conceito sao seus dados tecnicos quase completos 4 88 m de comprimento 1 93 m de largura e 1 54 m de altura faltou entre eixos mas provavelmente foi medida estrategica para nao entregar o ouro a concorrencia outra atraçao importante da audi em frankfurt foi a quinta geraçao do a4 a b9 o seda e a perua mostraram ser evolutivos sem algo visualmente marcante para diferencia los do anteriores ainda assim o a4 fez bonito no salao tanto que e um dos candidatos a carro mundial do ano para começar ele e maior que o anterior tem 4 73 m de comprimento contra 4 70 m do anterior 2 82 m de entre eixos 2 81 m 1 84 m de largura 1 83 m e tem a mesmissima altura de 1 43 m mas e ate 120 kg mais leve que o modelo anterior com um coeficiente aerodinamico de apenas 0 23 para o seda e 0 26 para a perua essas caracteristicas combinadas aos motores de ciclo miller tambem chamados pela marca de ciclo b tornam o novo a4 um possivel campeao de economia em sua categoria o modelo tera sete motores a disposiçao quando começar a ser vendido em setembro serao tres a gasolina tfsi e quatro a diesel tdi as potencias variam de 150 cv para o 1 4 tfsi e o 2 0 tdi a 272 cv do tdi 3 0 de seis cilindros que tem uma versao mais mansa com 218 cv no modelo 2 0 tdi que pode chegar a 190 cv o consumo e de apenas 27 km/l o motor 2 0 tfsi pode ter 190 cv ou 252 cv ambos com o tal ciclo b e consumo de 20 8 km/l para um carro de quase 5 m e impressionante outras novidades sao o painel de instrumentos totalmente digital chamado de virtual cockpit que vem acompanhado de uma tela de 12 3 polegadas no console central a a4 avant tem 505 litros de porta malas e tampa do porta malas eletrica que se abre com um movimento dos pes o ponto alto do a4 porem e a variante esportiva s4 equipada com um novo 3 0 v6 tsi ele tem 354 cv a disposiçao com 51 mkgf de torque pesa 1 630 kg como seda e 1 675 kg sob a forma de perua a s4 avant o s4 e capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4 7 s e atinge a maxima eletronicamente estabelecida de 250 km/h
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.