conheci o termo gearhead no finado jalop pra ser honesto inicialmente nao me identifiquei com a expressao e ha vezes em que ainda nao sei se me enquadro no perfil tipico da turma dos carros cresci no meio deles no entanto meu pai fazia manutençao de seus carros na oficina de um amigo e colocava a mao na massa provavelmente mais por hobby que por necessidade vivia em meio a graxa e lembro inclusive de um swap de cht para ap na saudosa ambulancia apelido de nossa belina branca em meados dos anos 90 contam que enquanto criança eu somente me acalmava com uma chave de carro na mao ou sentado ao volante da ambulancia veio a fase de decorar os nomes dos carros na rua logo em seguida chegou a vez dos passeios de fusca com carburaçao simples do meu vo que depois cedeu lugar a um itamar de dois carburadores hoje me faz rir pensar que meus gurus diziam que nunca se deveria preferir carburaçao dupla a carburaçao simples devido a dificuldade de se sincronizar os acionadores na familia havia um ford 1929 que nunca dei bola e chamava de fubica minha mae foi levada ao altar neste fordinho que felizmente permanece entre nos o que mudou tudo no entanto foi o opala nada de opalao opalera ou seja la como o chamam a turma do g5 nos vidros para mim era o opala e nada mais seis cilindros hidramatico 250 s com bancos inteiriços ar condicionado e teto de vinil o super luxo era algo diferente seu unico acessorio era a famigerada antena que subia e descia ao apertar do botao adaptado embaixo da coluna de direçao este opala transportava meu avo todo ano do rio grande do sul a santa catarina durante o veraneio e embora eu sonhasse com isso nao foi o carro em que aprendi a dirigir com idade insuficiente para ver a maior parte das coisas que se passavam do outro lado do painel ja passava algumas marchas no fusca 1600 mas nao podia ir ate a 3ª para a minha idade porem acelerar ate o fim da 2ª marcha do fuca era adrenalina equivalente a cravar o pe em um veyron de 1 001 cv imagine entao quando em uma ocasiao especial disseram que naquele dia eu dirigiria o opala era o xodo nao podia ser tratado como um carro havia de se tomar cuidado ao fechar as portas ao sentar delicadamente sobre o curvim dos bancos dar a igniçao seguindo um procedimento uma serie de checagens um ritual a preocupaçao em deixar uma criança guiar o opala exalava pelos poros dos adultos me aterrorizando ainda mais mas a tormenta se passou quando posicionei o cambio em d ou nao ao pisar no acelerador me empolguei com a força a traseira assentou a frente subiu e eu nao sabia se me atirava pela janela diante daquele pulo ou se desligava o carro em movimento tiraram me do carro e insinuaram que eu ainda nao estava pronto cresci mais com medo do opala do que com gana gearhead de domar a fera sinto vergonha de nunca ter dado bola para o ford 29 e fico triste em mais ter me irritado que me divertido com os episodios de quebra do cabo do acelerador do fusca o que nos forçava a acionar o carburador com um barbante puxado pela mao o tal espirito gearhead estava bem longe [youtube id= g4qmr5csv 0 width= 620 height= 349 ] em 2000 quis me tornar randall raines mais porque a eleanor era o unicornio do que por entender polegadas sobre os v8 nao queria que meu primeiro carro fosse um corsa wind branco com para choques de plastico pedi ao meu pai um maverick v8 ja imaginando a pintura grafite com faixas pretas do unicornio de memphis enquanto procuravamos o tempo passou e os mavecos eram cotados como mona lisas o processo se repetiu com o proximo exotico da lista o karmann ghia que em meses se tornaria um monet automotivo quando recebi meu primeiro bom salario decidi que em apenas uma semana encontraria meu exotico antigo e bateria o martelo antes que o mercado em processo de enlouquecimento o transformasse na proxima obra de arte barroca no dia do insight vi do outro lado da avenida uma puma gts esguia desfilando sem capota fui para a internet fiz uma pesquisa de trinta minutos descobri as diferenças esteticas no modelo ao longo dos anos identifiquei a versao que mais me agradava acessei um site de busca e agendei a visita o processo todo nao levou mais do que uma hora sim ela era originalmente branca o carro era tao baixo que mal chegava a minha cintura havia dois lugares somente atras dos bancos havia um porta algo algo muito pequeno em fotos era uma coisa ao vivo era outra eu pensava principalmente nos meus pais sabia que me matariam a ideia repentinamente parecia estapafurdia mas pensei que seria covarde se desistisse e mandei carregarem a bateria quando sentei na gts me senti completamente estranho a posiçao de dirigir com o assento literalmente colado no assoalho e os pedais altos acionava se freio e embreagem quase que com chutes rapidos ao se esticar a perna a posiçao e mais deitada do que sentada os engates de cambio eram durissimos e o volante mal saia do lugar com pneus 185 sem direçao hidraulica tive dificuldade para dar a partida era necessario tirar um pouco de gasolina das bengalas sem pressionar muito o pedal para nao afogar o motor esta foto da uma ideia de como e a cabine de uma puma do fim dos anos 70 o ronco do boxer era muito diferente do velho fuca do vo o sistema de escapes 4x1 com abafadores kadron estava corroido e deixava vazar chamas e os classicos pipocos vw em consequencia da mistura rica nao havia cintos de segurança nem espelho do lado direito era noite demorei para encontrar o interruptor da iluminaçao dentre os varios posicionados no painel forrado de couro apos ter acionado uma buzina maritima e ligado por acidente os limpadores surgiu por fim a iluminaçao verde dos seis relogios o verde estava apagado os mostradores imundos e nenhum ponteiro se movia de alguma forma inexplicavel em se tratando de um avaliador nao tao apaixonado por carros a cena era extremamente hipnotica coloquei o longo bico do carro na rua e quando os carros passaram pisei no acelerador ate ouvir o kadron berrar rouco soltei a embreagem tijolo e lembro de ter pensado se estava sendo observado por todos os seres vivos ao redor de um raio de 100 quilometros eu era um cometa automotivo varrendo a rua com chamas e pipocos saindo do escape ensurdecedor defumado por um implacavel cheiro de gasolina tudo enquanto zigue zagueava em alta velocidade lutando com a imprecisao da direçao nao havia geometria balanceamento alinhamento nada eu lidava com as famigeradas ferias pois folga nao e o suficiente no volante enquanto o final da quadra chegava olhei para o painel amedrontado pela arrancada vertiginosa e ai descobri que ainda nao estava sequer a 60 km/h que exato a puma gts 1978 mais latia que mordia por assim dizer e a proximidade do solo aumenta bastante a sensaçao de velocidade o final da quadra chegou e junto com ele a primeira curva com muita dificuldade contornei aquela esquina e lembrei que ainda restavam outras tres para completar a volta na quadra ate a revenda parecia um percurso longo demais para ser verdade cheguei vivo alucinado com minha velocidade media de 50 km/h tudo e relativo o carro nao estava bom se estivesse nao estaria convencido de que era bom a posiçao de dirigir era esquisita pipocos fogo cheiro de gasolina os bancos pareciam revestidos de carvao a capota de lona possuia alguns furos os instrumentos nao funcionavam o volante puxava aleatoriamente para todos os lados a potencia era pouca segurança inexistente o preço era absurdo para o estado de conservaçao daquela encrenca o medo era ainda maior do que o causado pelo saudoso opala durante a infancia digo que nao faço o tipo gearhead pois nunca fui a encontros em postos de combustiveis estacionamentos ou shoppings nao frequento arrancadas nao sou adepto de sistemas de som radicais nunca aderi as tribos dos rebaixados rodoes adesivos aerofolios ou outras dessas coisas que enfiam nos autos de hoje nao tenho interesse em realizar passeios com um monte de carros iguais ao meu nao quero chamar atençao apesar de gostar de dirigir conversiveis e sempre abominei a expressao carro presença gosto de vinil toca fitas e amplificadores tojo o que eu diria se aparecesse com um negocio daqueles na garagem dos meus pais o que diriam do destino do primeiro salario como adulto responsavel certamente me matariam resultado de tudo isso faço o ted amanha busco a puma de tarde por rodrigo almeida project cars #76
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