sim voce leu direito o dodge viper o supercarro americano que nunca pensamos que fosse acabar chegara ao fim de sua carreira em 2017 nos ja haviamos mencionado isso no zero a 300 mas agora a informaçao foi confirmada pela divulgaçao do contrato entre a fiat chrysler fca e o sindicato dos trabalhadores da industria automobilistica dos eua e canada o united auto workers uaw o contrato proposto pela fca e aprovado por 77% dos membros do sindicato preve as atividades do grupo automotivo para os proximos quatro anos por isso ele contem detalhes dos futuros planos da fca como uma evoluçao do cambio de oito marchas adotado atualmente pelo grupo o fim do viper nao esta detalhado explicitamente mas sim nas entrelinhas pois ele nao preve a produçao de automoveis na fabrica da chrysler da conner avenue em detroit onde os vipers sao fabricados a mao desde 1992 por um grupo de cerca de 80 operarios este e sem duvida um triste fim para o carro que fez a cabeça dos entusiastas por mais de duas decadas na verdade o fim do viper e aquele tipo de realidade que nos recusamos a aceitar embora fosse seu destino mais logico a atual geraçao lançada em 2013 simplesmente nao conseguiu conquistar novos compradores e nem a admiraçao dos fas prova disso e que o viper chegou a ter sua produçao paralisada em julho do ano passado devido a baixa demanda pelo modelo sao varios os motivos que podem ser atribuidos ao desinteresse do publico pelo novo viper o design com linhas mais europeias a equivocada mudança do nome dodge para srt compare a sonoridade de dodge viper e srt viper o preço elevado muito proximo ao dos melhores corvette e ate mesmo dos esportivos europeus ou talvez a soma de tudo isso se voce quer saber o que o flatout pensa disso nas conversas informais que sempre rolam nos bastidores do site fomos quase unanimes na impressao de que a dodge talvez pudesse ter mantido a segunda geraçao ate 2013 instalando o controle de traçao obrigatorio e encerrado a produçao do carro com uma serie especial limitada ultra radical por outro lado o viper acabou muito abalado pela falencia da chrysler em 2009 — o que levou a fabricante a encerrar a primeira geraçao do modelo de certa forma o viper hoje e um carro fora de seu tempo infelizmente ele e um dos raros esportivos produzidos em serie que mantem a brutalidade e a filosofia 100% old school e fiel a sua origem leia sua historia aqui sim o corvette tambem mantem a traçao nas rodas de tras e cambio manual mas o viper ate hoje usa as polegadas cubicas para extrair toneladas de torque e potencia sem nunca ter se rendido a sobrealimentaçao — algo que o proprio carroll shelby um de seus mentores adotou com regularidade desde os anos 1980 tambem por esse motivo o viper nao compartilha plataforma ou powertrain o que tambem o torna um carro mais caro lançado em 1992 como um sucessor moderno para o shelby cobra o viper veio ao mundo como uma expressao pura de pilotagem e desempenho sua eletronica se resumia ao gerenciamento do motor 8 0 v10 de 405 cv e ao controle dos instrumentos em seus primeiros anos ele sequer tinha um teto o controle de traçao era feito a moda antiga usando apenas um diferencial de deslizamento limitado e se voce quisesse freios anti travamento sem problema bastava frear com a pressao exata que as rodas nao travariam em 1995 ele ganhou um teto e no ano seguinte a versao gts com 421 cv que cravou seu primeiro recorde em nurburgring nordschleife 8 10 com horst von saurma em um teste da revista sport auto em outubro de 1997 colocando em contexto o honda nsx fez em 8 28 naquele mesmo ano a ferrari 355 gtb fez em 8 13 e o porsche carrera 993 completou o laço norte de nur em 8 38 o corvette seu unico rival americano ficou nos 8 40 apesar de ser o mais rapido de sua especie ele ainda nao era um carro de 300 km/h isso so foi acontecer na segunda geraçao que chegou em 2003 o v10 passou a deslocar 8 3 litros e na versao srt 10 que substituiu a gts a potencia subiu para 507 cv empurrando o viper ate os 100 km/h em 3 7 segundos e depois a maxima de 310 km/h foi esse carro que cravou o segundo tempo do viper em nurburgring em 2005 em um teste conduzido pela revista americana motor trend o srt 10 completou o nordschleife em 7 59 — nao e um tempo expressivo perto de seus rivais da epoca caso do corvette z06 que fez em 7 42 com largada estatica quem conseguiu um tempo realmente impressionante foi o viper acr uma versao espartana criada para eventos de autocross e track days que removia qualquer item que nao fosse necessario para andar rapido numa pista em agosto de 2008 ele foi levado a pista pela motor trend em parceria com a chrysler e nas maos do piloto tom coronel cravou 7 22 1 — o tempo mais rapido ja obtido por um de rua produzido em serie ate entao esse tempo foi baixado pela chevrolet com o corvette z06 tres anos depois em junho de 2011 usando pneus de pista o tempo do esportivo de gravata foi 7 19 63 [youtube id= ino f5mbtkw width= 620 height= 350 ] naquele mesmo 2011 o viper voltaria a recuperar o recorde absoluto exatamente um mes depois do lexus lfa cravar 7 14 64 em um teste da fabrica com pneus de rua com dominik farnbacher ao volante o viper cravou 7 12 13 e se tornou o carro produzido em serie mais rapido de nurburgring nordscheleife [youtube id= p2euy9urcfq width= 620 height= 350 ] em 2013 veio a nova geraçao que nunca foi testada oficialmente em nurburgring o viper acr 2010 permaneceu o rei do ring ate o dia 4 de setembro de 2013 quando a porsche anunciou e provou que seu 918 spyder hybrid era capaz de completar o circuito em insanos 6 57 — e o primeiro carro produzido em serie a completar o giro no inferno verde em menos de sete minutos depois do porsche o viper foi superado pelo nissan gt r nismo com 7 08 6 e tambem pelo lamborghini aventador sv com 6 59 todos esses tem em comum duas diferenças essenciais em relaçao ao bom e velho viper eles distribuem sua força eletronicamente para as quatro rodas e as marchas sao trocadas por um computador essas caracteristicas apenas corroboram nossa impressao de que o viper esta nos deixando por ser um carro fora de seu tempo e possivelmente o ultimo carro totalmente controlado pelo homem a andar tao rapido nas ruas e nas pistas
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