ha muito mais tempo do que os muscle cars os hot rods sao um simbolo da cultura automotiva americana nos ja contamos falamos bastante sobre eles em alguns posts especiais a historia dos recordes de velocidade em bonneville contada em duas partes aqui e aqui ; e a historia das pin ups e da kustom kulture tambem em duas partes aqui e aqui o que todos os hot rods tradicionais tem em comum eles sao carros americanos dos anos 30 40 e 50 com motores preparados tambem americanos com destaque para o v8 flathead da ford pintura em cores vibrantes pin stripes rodas mais largas e carroceria rebaixada garantindo um perfil mais aerodinamico centro de gravidade mais baixo e stance mais agressivo no entanto com o passar do tempo a cultura hot rodder acabou inevitavelmente se diversificando primeiro o significado do tempo ficou muito mais amplo e nao e incomum vermos carros pequenos com motores grandes ou carros grandes com motores gigantes sendo chamados de hot rods segundo nao demorou para que aparecessem hot rods que nao eram totalmente americanos — afinal o que te impede de colocar um quatro cilindros turbinado e girador no lugar do ve oitao ou mesmo de usar como base algo que nao tenha sido fabricado nos eua [youtube id= ijmay7z6zys width= 620 height= 350 ] claro este tipo de conversa irrita um pouco os tradicionalistas mas isto nao quer dizer que um pouco de criatividade nao faça bem a um hot rod lembra daquele corolla com um v8 supercharged de 400 cv o no style hot rod as criaçoes da caresto com mecanica e design suecos motores turbinados e inspiraçao classica hot rods dos bons nem precisa ter a cabeça tao aberta assim para entender ate porque para compreender este carro voce precisa saber apreciar algumas heresias o que e pior tirar o motor de um honda s2000 classico roadster japones que conquistou o mundo com seu quatro cilindros girador e sua dinamica impecavel; ou colocar este motor em um ford modelo a que ficaria muito melhor servido com vejamos um v8 coyote 5 0 de mustang esta talvez seja a maneira errada de abordar a questao o carro foi construido por um jovem americano chamado james schwartz mas nao foi criado por ele schwartz vasculhava a internet quando topou com uma renderizaçao feita pelo designer conceitual e entusiasta automotivo aaron beck da so uma olhada no mundo virtual tudo e possivel e tolerado quando se trata de experimentos automotivos — o maximo que pode acontecer e alguem dar risada daquela sua montagem malfeita no photoshop talvez ate se a montagem for perfeita pensando bem de qualquer forma em que planeta um ford modelo a customizado como hot rod com elementos de formula 1 seria algo ruim o caso e que james viu gostou e pensou vou construir este carro — simples assim felizmente ele ja tinha certa experiencia com project cars ele tambem tem um scion fr s com kit rocket bunny e assim decidiu começar a colocar a mao na graxa a renderizaçao feita por aaron beck nao especificava o tipo de mecanica usado e por isso james decidiu ser criativo fa de motores de quatro cilindros potentes e giradores ele decidiu que colocaria a mecanica de um honda s2000 o carro doador foi comprado em fevereiro de 2015 — um s2000 com quase 220 mil km rodados e nenhum problema aparente custando us$ 8 mil r$ 30 mil em conversao direta por sorte a receita do s2000 fez bastante sucesso nos eua portanto nao estamos falando de um carro absurdamente raro ou colecionavel nos estados unidos bem ao menos nao ainda james poderia ter colocado um v8 ls chevrolet no honda ou ate mesmo um v10 de dodge viper como este cara aqui prova que e possivel mas depois de extrair a mecanica do roadster ele decidiu vender as peças que sobraram talvez porque toda sua dedicaçao precisasse ser usada no s2000 o quatro cilindros f20c desenvolve 240 cv a 7 800 rpm e um numero que nao importa 21 1 mkgf de torque e e acoplado a uma caixa manual de seis marchas alem do comando de valvulas variavel v tec que como voce ja deve saber altera a graduaçao do comando para uma mais agressiva a partir de um numero determinado de rotaçoes por minuto na pratica o motor tem seu funcionamento otimizado grita mais alto e fica mais potente ter isto em um hot rod nao nos soa como uma ideia ruim nem um pouco o conjunto mecanico inalterado foi transplantado para o chassi adaptado do modelo a o carro recebeu suspensao com amortecedores inboard e braços sobrepostos na dianteira e um eixo rigido multilink na traseira certamente modernizando seu comportamento dinamico o interior traz uma curiosa mistura de elementos de carro americano classico esportivo europeu olha so o volante nardi bolido de competiçao e claro s2000 com o belo cluster digital bem no meio do painel o carro primeiro foi montado com o novo conjunto mecanico e so depois que james viu que tudo estava funcionando em harmonia foi que ele deu inicio ao processo de customizaçao estetica [youtube id= k7bjgj43yyk width= 620 height= 350 ] a carroceria foi rebaixada na altura dos para brisas recebeu um scoop no teto que fornece ar ao radiador que fica na traseira — um enorme aerofolio para nos fica entre monoposto de formula 1 e o suzuki escudo pikes peak e pintura preta no estilo murdered out se voce reparar bem vai ate reparar nos sidepods da carroceria com direito a mais entradas de ar ate os pneus parecem slicks riscados de todo jeito e impossivel dizer que o aspecto final do projeto nao ficou ao menos intrigante ao mesmo tempo em que e bastante fiel a projeçao o carro traz uma personalidade propria que nos parece impossivel de reproduzir e mesmo que carros bastante customizados nao sejam muito sua praia e inegavel que ele ao menos chama a atençao mas como sera que ele anda infelizmente e bem provavel que a gente jamais consiga dar uma volta no hot rod que foi batizado como the great depression por ser um carro fabricado em 1929 ano da grande depressao nos eua no entanto nao duvidamos que seja uma experiencia e tanto [youtube id= f_lp04v6j7q width= 620 height= 350 ]
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