amores e odios a parte todo fa de ayrton senna com verdadeiro conhecimento do automobilismo deve concordar que alain prost foi um dos maiores pilotos de todos os tempos o unico que com carros identicos era capaz de ser tao rapido quanto o brasileiro mesmo tendo um perfil de pilotagem completamente diferente em 1998 quatro anos apos a morte de ayrton prost pela primeira vez falou sobre a pessoa que fez de tudo para se tornar seu maior inimigo e o tipo de entrevista fundamental para um exercicio um tanto dificil aqui no brasil entender melhor o outro lado sem procurar herois ou viloes sinceramente para mim e muito dificil falar sobre ayrton e nao apenas porque ele nao esta mais entre nos ele era tao diferente sabe tao completamente diferente de qualquer outro piloto qualquer outra pessoa que eu ja conheci… conversando agora mais de quatro anos apos a morte de ayrton senna alain prost esta em uma posiçao desagradavel por muito tempo os dois estiveram ligados indiscutivelmente os melhores pilotos de sua geraçao — um era praticamente o unico inimigo do outro sendo assim ao debater sobre senna prost nao pode vencer e sabe disso se disser apenas palavras gentis alguns dirao que seu tom era completamente diferente quando ayrton vivia; se for pelo caminho inverso todos o crucificarao por se atrever a criticar um icone que nao pode se defender e por isso que sempre me recusei a falar sobre ele disse prost quando ele morreu disse que senti que uma parte de mim havia morrido tambem porque nossas carreiras estavam tao interligadas e realmente quis dizer aquilo mas sei que algumas pessoas nao acharam que fui sincero bem tudo o que posso fazer e tentar ser o mais franco possivel desde o começo da carreira de ayrton senna na formula 1 em 1984 sua mira estava fixa em prost de certa forma era inevitavel ja que ayrton era um homem de uma intensidade extraordinaria alguem que precisava provar ser o melhor em todas as coisas e naquela epoca alain era a referencia seu primeiro encontro definiu o tom de sua relaçao no decorrer dos anos eu me lembro bem na primavera de 1984 o novo circuito de nurburgring foi inaugurado e houve uma corrida para pilotos da epoca e do passado todos usando carros de rua da mercedes eu fui de genebra a frankfurt em um voo comercial e ayrton chegaria meia hora depois entao gerd kremer da mercedes me pediu para que o levasse ao circuito pista no caminho conversamos e ele foi bem agradavel chegamos entao a pista e treinamos nos carros fui pole com ayrton em segundo depois disso ele nao mais falou comigo parecia engraçado na epoca entao na corrida assumi a liderança e ele me empurrou para fora da pista depois de meia volta acho que foi um bom começo aquele ano 1984 foi o primeiro de senna na f1 e seu toleman hart nao estava a altura do pelotao da frente em monaco no entanto choveu e quando a corrida foi encerrada pouco antes de completar metade das voltas previstas o novato estava prestes a tomar a liderança da mclaren de prost desde o começo ele parecia bom apesar de que nunca se pode ter certeza quando se esta em uma equipe pequena ele fez uma grande prova em monaco mas na epoca quando os chassis eram bem menos rigidos do que agora era possivel ver um carro que se saia mal no seco correr bem no molhado claro que todos nos ficamos impressionados mas com a ressalva de que as vezes um jovem piloto parece bom mas entao se junta a uma grande equipe e parece mediocre sempre ha essa duvida ate que o piloto consegue um carro veloz com ayrton no entanto ficou bem claro que ele tinha um talento especial outra coisa que todos deveriam lembrar e que 27 anos atras havia muito mais pilotos muito bons na f1 do que hoje claro que ayrton foi bem desde o começo mas ele nao mostrou nada que fosse realmente excepcional antes de monaco monaco foi o começo depois daquilo todos o descobriram e começaram a falar dele sem isso talvez demorasse um pouco mais mas a coisa que impressiona como eu digo foi que ele parecia tao bom em uma epoca com tantos bons pilotos… senna desde o começo nao mostrou muito apreço por reputaçoes e isso aborreceu muitas das estrelas da epoca depois de uma unica temporada na toleman ele foi para a lotus renault em 1985 venceu de forma brilhante o grande premio de portugal sob chuva e esteve consistentemente nos pelotoes de ponta mas em hockenheim por exemplo ele cometeu um erro na ostkurve e quando michele alboreto foi ultrapassa lo ayrton ziguezagueou a sua frente para nao ser ultrapassado na epoca esse tipo de manobra nao era bem vista pela comunidade da f1 hmmm sim senna era firme assim desde o começo na verdade uma coisa na qual acredito agora e que nao era tanto uma questao de ser durao tanto quanto ter suas proprias regras ele as tinha acreditava nelas e era isso ele era extremamente religioso e costumava falar sobre isso sobre falar a verdade sobre sua educaçao sua criaçao e tudo mais na epoca eu costumava acreditar que algumas das coisas que ele fazia na pista nao condiziam com tudo aquilo mas agora me parece que ele realmente nao sabia que estava errado como disse ele tinha essas regras as seguia e nao se interessava no resto olhando agora eu realmente acho que ele acreditava estar sempre certo sempre dizendo a verdade e na pista era a mesma coisa nao foi no entanto ate senna se tornar colega de prost em 1988 que começaram os problemas entre eles um ano antes a lotus usou motores honda e ayrton estabeleceu uma forte relaçao com os engenheiros japoneses alem de sua chegada a mclaren os japoneses chegaram tambem e uma fonte na equipe definiu assim a situaçao costumava enxergar prost como um piloto da mclaren com motor honda e senna como um piloto honda com chassi mclaren sim me parece uma boa definiçao meu maior problema foi que eu realmente amava a mclaren e queria fazer de tudo pela equipe para meu colega em 1988 as opçoes eram senna e piquet quando fui ao japao com ron dennis para encontrar o pessoal da honda eu disse que ron deveria optar por ayrton porque ele era um piloto mais talentoso e para mim a equipe vinha em primeiro lugar se eu pudesse voltar agora para o inicio de minha carreira eu teria a feito de forma diferente me concentraria em mim e em meu trabalho por sinal eu poderia ter dito nao a chegada de ayrton na mclaren um ponto forte que tenho e que normalmente quando decido algo nao me arrependo mas no meu ponto de vista atual naquele momento certamente cometi um erro no primeiro teste de pre temporada que fizeram juntos no rio prost viu que senna nao estava ali para brincadeira estavamos testando os pneus usando apenas um carro fui a pista primeiro para depois ele assumir o volante fui aos pits e os mecanicos começaram a trocar as rodas pude ver ayrton ali com o capacete apressado esperando que eu saisse entao decidi ficar no carro um pouco mais e ele ficou furioso dizendo a todos ‘nao e justo nao e justo ’ entao sai e comecei a rir ele nao… na verdade nossa relaçao de trabalho na primeira temporada foi boa o unico problema foi em estoril no final da primeira volta foi um momento que nunca sera esquecido por aqueles que o presenciaram na reta dos boxes prost pegou o vacuo de senna entao abriu para a ultrapassa lo quando ayrton jogou o carro em sua direçao o deixando talvez a cerca de 15 centimetros do muro dos pits alain nao tirou o pe e tomou a liderança que perduraria ate a bandeirada mas logo depois dela deixou claro o que pensava a manobra em estoril foi muito perigosa e sim depois eu fiquei furioso eu estava praticamente no muro e realmente achei que iriamos nos tocar e ter um grande acidente — com todo o pelotao logo atras de nos nao gostei nem um pouco e disse isso a ele mas de certa forma nao o posso culpar pelo que fez porque ele nunca teve problemas com isso quantas vezes em sua carreira na formula 1 ayrton foi punido por aquele tipo de coisa nunca [youtube id= gmriekcq 5i width= 620 height= 350 ] mas fora isso o primeiro ano nao foi ruim em algumas ocasioes ele foi rigoroso comigo mas nao tivemos outros problemas e por sinal ele me pediu desculpas pelo que aconteceu em portugal a dupla teve uma temporada sensacional em 1988 prost marcou mais pontos 105 com sete vitorias e sete segundos lugares que senna 94 com oito vitorias e tres segundos mas ayrton faturou o mundial de pilotos 90 pontos contra 87 graças a regra na epoca que considerava apenas os 11 melhores resultados no final de 1988 eu estava bastante satisfeito pela equipe fomos primeiro e segundo no campeonato e nao estava tao chateado por ele ter faturado o titulo; eu ja o havia conquistado duas vezes naquela epoca nao foi um problema em 1989 no entanto estava preocupado com a honda e acho que meu maior problema foi que eu nunca tive com eles a relaçao que ayrton teve desde o começo era algo sobre o qual eu nunca senti que tinha o controle eu nunca me preocuparia tanto se eles simplesmente preferissem um dos pilotos da equipe — mas a maneira como lidaram com a situaçao foi muito dificil para mim porque senna e eu tinhamos estilos de pilotagem bem diferentes nunca entendi porque a honda tomou tanto seu partido nao era uma questao do mercado de automoveis no brasil ou na frança ou coisa assim era algo mais humano trabalhei com a honda novamente no ano passado [1997] desta vez como dono de equipe e notei isso novamente acho que os japoneses simplesmente trabalham diferente em uma equipe eles sempre favorecem alguem em relaçao aos outros ja ouvi isso sobre suas equipes de motociclismo tambem deixe me dar um exemplo em certo ponto durante 1988 o ultimo ano em que usamos turbos pedi algumas mudanças especificas no motor para combinar com meu estilo de pilotagem e trabalhamos nisso durante dois dias em paul ricard ao final do teste fiquei bastante satisfeito mas na corrida seguinte uma semana depois nao deixaram que eu usasse a estrategia em meu motor fomos entao para o grande premio da frança — em paul ricard — e de repente o motor estava como eu queria entende o que eu digo ayrton e eu competimos juntos por duas temporadas com os mclaren honda e em ambos os grandes premios da frança eu fui pole e venci a prova todos diziam ‘veja e prost vencendo em casa’ esse tipo de coisa nao foi nada disso; foi que nessas corridas eu tive algo que me permitiu brigar… entenda bem nao e nada contra ayrton ok ayrton era muito rapido e durante os treinos de classificaçao ele era muito melhor do que eu — muito mais comprometido assim como eu acho que era na minha epoca de piloto mais jovem da equipe contra niki lauda enfim antes da temporada 1989 eu jantava no golf club em genebra com o entao presidente da honda sr kawamoto e outras quatro pessoas ele admitiu que eu estava certo em acreditar que a honda estava mais por ayrton do que por mim ele disse ‘voce quer saber por que apoiamos tanto senna bem nao posso estar 100 por cento certo ’ mas uma coisa que ele me disse foi que a nova geraçao de engenheiros trabalhando nos motores estava a favor de ayrton porque ele era mais um samurai e eu era mais um computador entao aquilo era uma explicaçao e eu fiquei satisfeito porque entao eu pelo menos sabia que algo nao estava correto parte do meu problema foi que ayrton era tao rapido e nao era facil saber o quanto isso vinha dele e quanto era a ajuda da honda entao depois desse jantar com o sr kawamoto eu pensei ‘bem pelo menos nao sou estupido algo realmente acontecia e agora entendia a situaçao ’ mesmo assim a situaçao nao iria melhorar muito pelo contrario por sinal em 1989 a fragil relaçao entre prost e senna se esfacelou e a que existia entre alain e a mclaren nao estava muito melhor ate entao eu nunca tivera problema algum com qualquer um na mclaren mas 1989 foi diferente meu contrato estava para terminar ao final do ano mas o de ayrton nao ron sabia que o futuro de sua equipe estava com a honda logo com senna ele tentou me convencer a ficar mas na realidade nao podia manter nos dois e eu lhe disse em julho que sairia ao final da temporada em minha opiniao ele nao foi justo comigo em 89 ainda somos bons amigos e apesar de tudo ainda penso na mclaren como a minha equipe mas ron sabe minha opiniao sobre aquela epoca naquele periodo estava completamente desiludido depois de tudo o que eu havia feito com a equipe e pela equipe eu nao achava que poderia ser tratado daquela forma mas no final das contas voce sabe ron tentava levar sua equipe adiante e claro que posso entender isso em imola a maior rivalidade no automobilismo foi semeada senna e prost como sempre classificaram na primeira fila um segundo e meio a frente do resto e ayrton sugeriu que nao colocassem em risco a prova em uma briga na primeira curva tosa da primeira volta quem quer que chegasse primeiro nela manteria a liderança alain concordou na largada senna assumiu a liderança e na tosa prost se manteve atras no entanto a corrida foi interrompida quando gerhard berger sofreu um grave acidente na relargada foi prost que tomou a ponta mas na tosa senna a recuperou [youtube id= cckw50ecy4y width= 620 height= 350 ] mais tarde ele argumentou que nao era a largada era a relargada entao o acordo nao se aplicava como eu disse ele tinha suas proprias regras e algumas vezes elas eram muito… bem vamos dizer estranhas foi ideia de ayrton para inicio de conversa e eu nao tinha problemas com ela depois no entanto eu disse que era o fim; continuaria a trabalhar com ele em assuntos tecnicos mas no que se referia a nossa relaçao pessoa era o fim e a atmosfera na equipe ficou muito ruim claro quando chegamos a monza eu estava a frente dele no campeonato por cerca de 10 pontos mas aquela corrida foi o verdadeiro fundo do poço entre a mclaren e eu senna tinha dois carros com 20 pessoas ao seu redor e eu tinha apenas um carro com talvez quatro ou cinco mecanicos trabalhando por mim eu estava absolutamente so em um canto da garagem e esse foi talvez o mais duro final de semana da minha carreira automotiva a honda estava pegando pesado comigo na epoca e era dificil tentar lutar pelo campeonato naquela situaçao na pratica ayrton era quase dois segundos mais rapido do que eu — ok eu disse ele certamente se classificava melhor do que eu mas dois segundos aquilo era uma piada na corrida no entanto senna abandonou e prost venceu; quando se dirigiram para suzuka e adelaide as duas ultimas provas da temporada de 1989 alain liderava por 16 pontos naquele momento a mclaren honda essencialmente trabalhava como duas equipes diferentes que por acaso operavam do mesmo boxe novamente os dois carros alvirrubros estavam na primeira fila com seus pilotos em um estado provocador senna sabia que tinha que vencer enquanto prost deixava claro que nao facilitaria as coisas eu disse a equipe e a imprensa ‘nao ha chance alguma de que eu abra passagem para ele ’ conversavamos com frequencia saiba voce sobre a primeira curva a primeira volta e ron sempre dizia que o importante era que nao batessemos um no outro deviamos pensar na equipe bem no que me dizia respeito senna pensava sobre si e era isso por exemplo na largada do grande premio da gra bretanha daquele ano chegando a copse se eu nao tivesse me movido tres ou quatro metros fora do traçado teriamos nos atingido e ambas as mclarens teriam abandonado na hora esse tipo de coisa aconteceu demais; ja era o bastante para mim quanto ao acidente entre nos na chicane sim eu sei que todos pensam que eu fiz de proposito o que eu digo e que nao abri passagem e so eu nao queria terminar a prova daquele jeito eu liderei desde a largada e queria vencer eu tinha um bom carro; fui muito mal durante a classificaçao comparado com ayrton e eu me concentrei totalmente na corrida durante o aquecimento fui quase um segundo mais rapido do que ele e na corrida em si estava bem confiante mesmo quando começou a me alcançar nao o queria muito perto claro mas queria que estivesse perto o bastante para que seus pneus se desgastassem mais rapido; meu plano entao era que eu pisasse fundo nas ultimas dez voltas entao ele tentou me ultrapassar e para mim a maneira como ele fez parecia impossivel porque ele estava muito mais rapido que o normal em uma zona de frenagem nao podia acreditar que ele tentou naquela volta porque quando chegamos na chicane ele estava longe quando voce olha nos retrovisores e o cara esta 20 metros atras de voce e impossivel julgar e eu nem imaginei que ele tentava me ultrapassar mas ao mesmo tempo eu pensei ‘nao ha chance alguma de eu deixar um espaço nem de um metro sem chance ’ eu tirei o pe do acelerador freei e virei um ano depois os dois estavam de volta a suzuka novamente para decidir o mundial e desta vez era alain que tinha que vencer apesar de nao estarem mais na mesma equipe ele e ayrton nao tinham diluido a intensidade de sua briga era melhor que prost disse senna nao tentasse fazer a primeira curva a sua frente ‘se ele tentar nao vai terminar…’ na corrida a 240 km/h a mclaren foi na traseira da ferrari bem o que se pode dizer daquilo depois que eu abandonei conversamos sobre isso e ele me admitiu assim como fez para a imprensa de que fez aquilo de proposito ele me explicou porque fez ele estava furioso com o presidente da fia balestre por nao concordar em mudar o grid para que ele pudesse começar na esquerda e nao do lado sujo e ele me disse que decidiu que se eu chegasse a primeira curva na sua frente me tiraria [youtube id= svsgjdisrnc width= 620 height= 350 ] o que aconteceu no japao em 1990 e algo que nunca esquecerei porque nao envolvia apenas ayrton algumas pessoas na mclaren varios dirigentes — e muitos na imprensa — concordaram com o que ele tinha feito e isso eu nao podia aceitar sinceramente quase me aposentei depois daquela corrida como eu sempre disse sabe ele nao queria me derrotar metaforicamente ele queria me destruir — essa era sua motivaçao desde o primeiro dia mesmo naquela corrida com carros de turismo da mercedes la em 1984 eu percebi que ele nao estava interessado em derrotar alan jones keke rosberg ou qualquer outro — era eu apenas eu por algum motivo no final da carreira de prost como piloto a situaçao nunca mudou mas no podio em adelaide em 1993 a ultima corrida de alain os dois se abraçaram e foi como se agora que alain ja nao era um rival ayrton nao via motivos para hostilidade prost ficou surpreso com o gesto sim eu fiquei e tambem um pouco desapontado para ser sincero isso ira mostrar algo sobre ayrton no japao na prova anterior ele venceu e eu fui segundo enquanto caminhavamos do podio para a coletiva de imprensa eu lhe disse ‘esta pode ser a ultima corrida em que estamos juntos em uma coletiva de imprensa e eu acho que devemos mostrar algo agradavel as pessoas talvez um aperto de maos ou algo ’ ele nao me respondeu mas nao disse nao tambem entao eu achei que talvez ele tivesse concordado fomos a coletiva e ele nem sequer olhou para mim de fato eu ate pensei que talvez na australia nos pudessemos trocar de capacetes os ultimos capacetes que usamos em uma prova um contra o outro — mas depois do japao eu esqueci disso porque ele nao parecia interessado em nenhum tipo de reconciliaçao fomos entao para adelaide e terminamos em primeiro e segundo novamente no caminho para o podio ele ja começava a conversar um pouco e ele me disse ‘o que voce vai fazer agora ’ fiquei muito surpreso ‘ainda nao sei’ eu disse ‘voce vai ficar gordo’ disse ele e sorriu entao no podio ele pos seu braço em minha volta apertou minha mao e tudo por que porque agora foi sua ideia e sob suas condiçoes ok de qualquer forma aquilo foi bom mas aquele era ayrton se fosse sua ideia certo; caso contrario esqueça mais tarde senna admitiria para um amigo proximo que somente apos a aposentadoria de prost ele percebeu o quanto de sua motivaçao vinha de brigar com seu rival apenas alguns dias antes da sua morte em uma filmagem em imola para a elf ele surpreendeu a todos com uma saudaçao espontanea ‘gostaria de dar as boas vindas ao meu amigo alain todos sentimos sua falta…’ prost ficou comovido com aquilo de fato depois que me aposentei conversamos com certa frequencia ao telefone ele me chamou diversas vezes geralmente para conversar sobre segurança; ele queria me manter envolvido com aquilo e tinhamos concordado em conversar sobre o assunto em imola naquele final de semana ele falou falou falou sobre segurança e parecia mais suave do que antes para mim ele mudou completamente em 1994 me parecia muito para baixo de certa forma sem a mesma força de antes tivemos esta conversa na sexta e o encontrei novamente na manha do domingo depois do acidente fatal de roland ratzenberger claro eu estava com diversas pessoas no motorhome da renault voce sabe como era ayrton geralmente ele iria da garagem direto para seu motorhome mas naquela manha eu fiquei muito surpreso porque ele veio no meio de todas aquelas pessoas o que ele normalmente nao fazia para chegar ate mim conversamos e ele realmente tentou ser simpatico amigavel [youtube id= _ecfyybeqd0 width= 620 height= 350 ] eu o vi rapidamente entao na garagem nao queria incomoda lo mas sabia que ele queria de ajuda que ele precisava conversar com alguem aquilo era obvio nos iriamos conversar novamente na semana seguinte… o funeral de senna aconteceu em sao paulo quatro dias depois e prost foi um dos muitos pilotos que compareceram nao foi uma decisao particularmente dificil de tomar disse ele exceto por um unico motivo sabia que queria ir mas ayrton e eu tinhamos uma historia de tanto tempo que eu realmente nao sabia como o povo brasileiro a enxergava ficariam eles incomodados se eu fosse incomodados se eu nao fosse ou o que no dia seguinte ao acidente eu estava em paris e um amigo de jean luc lagardere o presidente da matra me ligou sua esposa era brasileira e eu lhe pedi um conselho ‘ja tenho a passagem’ eu lhe disse ‘mas o que voce acha que devo fazer ’ ele me disse que deveria ir que o povo brasileiro iria gostar disso eu nao queria ser empurrado eu realmente queria ir mas ele me convenceu e eu agora sei que se nao tivesse ido teria me arrependido pelo resto de minha vida nao houve hostilidade contra mim em sao paulo muito pelo contrario por sinal ainda tenho contato com a familia de ayrton; no dia seguinte ao funeral seu pai me convidou para sua fazenda e conversamos por um bom tempo e eu vejo sua irma com frequencia faço o que posso para ajudar na fundaçao ayrton certamente foi o melhor piloto contra quem corri por uma longa margem ele foi de longe o piloto mais comprometido que eu ja vi para ser sincero eu acho que talvez o melhor piloto de corrida em termos de realmente aplicar inteligencia foi niki mas no geral ayrton era o melhor de longe ele foi muito bem sucedido em tudo o que importava para ele tudo o que ele definiu como metas para si na verdade eu acho que nao seria impossivel que com tempo nos nos tornassemos amigos dividimos muitas coisas afinal de contas e uma coisa nunca mudou mesmo quando nosso relacionamento estava no seu pior ponto que foi o grande respeito um pelo outro enquanto pilotos eu nao acho que nenhum de nos se importou muito com qualquer outro e houve ainda as vezes em que nos divertimos juntos sabe nada muito frequente mas… ele era estranho sabe em 1988 me lembro tinhamos que ir ao salao de genebra para a honda; sao apenas 40 quilometros da minha casa entao o convidei para um almoço antes e depois iriamos juntos ate la ele veio a minha casa e dormiu por duas horas quase nao falou nada entao depois do almoço saimos para caminhar e eu ainda lembro claramente de nossa conversa gostava de conversar com ele as vezes podia ser entediante se prolongava sobre algo mas geralmente era fascinante sim acho que no fim poderiamos ter ficado amigos uma vez que ja nao eramos adversarios tudo mudou olho para aqueles dias agora e penso ‘jesus o que era aquilo por que passamos por tudo aquilo ’ as vezes tudo parece um sonho ruim talvez pelo fato de geralmente estarmos tao a frente era inevitavel que houvessem problemas entre nos mas porque a relaçao se tornou tao venenosa por que precisamos viver aquilo eu costumava dizer as pessoas ‘voce e fa de ayrton senna bom tudo bem mas por favor nao me odeie ’ foi o mesmo com a imprensa a pressao era tao grande tao grande… se tivessemos que fazer tudo novamente acho que diria a ayrton ‘ouça nos somos os melhores podemos destruir todos os outros ’ com muita inteligencia poderia ter sido um sonho bom mesmo assim com tudo o que aconteceu foi uma historia fantastica voce nao acha e eu acho que de certa forma nos sentimos a falta disso hoje esta entrevista de alain prost a nigel roebuck foi publicada originalmente no dia 1º de outubro de 1998 na revista motor sport e esta disponivel em ingles no excelente site prostfan
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