com o fim das festas cada vez mais distante no passado voce deve estar se dando conta de que mais um ano esta começando e sabe o que isto significa mais um punhado de carros bacanas esta completando trinta anos de lançamento o que significa que eles finalmente podem entrar legalmente em solo brasileiro vamos fazer aquela brincadeira que sempre fazemos por aqui imagine que voce tem grana muita grana assim voce nao vai ficar tao deprimido ao lembrar que o pode no titulo deste post significa que nao ha mais impedimentos legais para que voce traga um destes carros de fora do pais para sua garagem entao vamos la dinheiro nao e problema ok sendo assim lembramos de um carro otimo e bem nostalgico para alguns que esta completando trinta anos o toyota supra de terceira geraçao que tal finalmente ter na garagem um daqueles esportivos japoneses bacanas de gran turismo a ideia soa atraente nao porque de fato e o supra e um dos carros que nos lembram que a toyota nao fabrica apenas sedas prata sua quarta geraçao e uma verdadeira lenda nao apenas entre os fas do jdm o mercado domestico japones mas entre qualquer um que ja tenha assistido ao primeiro velozes e furiosos quando era moleque ou simplesmente goste de carros infelizmente porem a quarta geraçao so foi apresentada em 1992 — se voce quiser um desses ainda vai ter que esperar mais seis anos de qualquer forma quem for corajoso o bastante para decidir importar um supra mk3 levara para casa um grande carro o supra mk3 foi lançado em maio de 1986 e começou a ser vendido logo em seguida por isso os carros fabricados neste ano sao conhecidos como 1986 5 as geraçoes anteriores eram na verdade uma versao com farois escamoteaveis do toyota celica chamada celica supra os motores eram variados e o mais potente celica supra tinha um seis em linha aspirado de 2 8 litros e 180 cv no entanto a toyota decidiu separar os modelos quando viu que o celica supra tinha muito mais apelo entre os fas de esportivos assim em 1986 o celica se tornou um carro de traçao dianteira enquanto o supra ficou maior mais refinado e reteve a traçao traseira a ideia era transforma lo em uma vitrine de design e tecnologia para a toyota tenha em mente que o modelo mais desejado o turbo so apareceu em 1987 e e o mais raro de todos mas nao se preocupe o toyota supra que começou a ser vendido em 1986 tambem e bem interessante [youtube id= mulrpa7ht2o width= 620 height= 350 ] apenas uma versao estava disponivel o motor ainda que nao fosse o famoso 1jz/2jz que equipou os supra mais novos tambem era um seis em linha de tres litros com comando duplo no cabeçote e injeçao eletronica deslocando tres litros 2 954 cm³ o chamado 7m ge era capaz de entregar 204 cv a 6 000 rpm e 27 mkgf de torque a 4 800 rpm a transmissao podia ser manual de cinco marchas ou automatica de quatro marchas ok nao sao numeros de colar o queixo no chao mas sao otimos para um esportivo de 1986 o primeiro supra mk3 era capaz de chegar aos 100 km/h em 6 4 segundos com maxima de 230 km/h definitivamente nada mau no entanto se voce realmente queria um supra turbo com todos os seus 276 cv no motor turbo 1jz gte talvez queira dar uma olhada nestas outras opçoes que separamos voce certamente vai encontrar algo de que goste bmw m3 e30 sim sim sabemos que ele foi apresentado em 1985 — mais precisamente no salao de frankfurt que acontece sempre entre setembro e novembro alguns exemplares foram fabricados e vendidos ainda naquele ano mas nao muitos voce ate vai encontrar um m3 e30 1985 mas a produçao so começou de verdade no ano seguinte sendo assim nos permitimos uma licença poetica aqui e temos certeza de que voce nao vai reclamar [youtube id= x2gurmpvmba width= 620 height= 350 ] continuando como voce ja deve saber especialmente se leu nosso ultimo post sobre as tres primeiras geraçoes do bmw m3 o bmw m3 e30 foi lançado como especial de homologaçao para o deutsche tourenwagen meisterschaft o campeonato alemao de carros de turismo o grande barato do m3 e30 e seu motor um girador quatro cilindros denominado s14 com comando duplo no cabeçote e projeto derivado do seis em linha do supercarro m1 e do seda esportivo m5 deslocando 2 3 litros o motor era capaz de entregar 195 cv a 6 750 rpm — suficientes para levar o cupe aos 100 km/h em menos de sete segundos considerando a epoca era mesmo impressionante e ficava ainda mais se lembrarmos que na versao de competiçao sao mais de 320 cv porsche 959 repare na expressao de concentraçao do lendario walter rohrl ao volante do porsche 959 claro o m3 e30 e um carro bacana mas o 959 e algo de outro mundo — ele foi o porsche 918 spyder de seu tempo nao que ele tivesse tecnologia hibrida e quase 900 cv nada disso mas imagine se em 1986 ano de lançamento do 959 ouvindo falar sobre um esportivo com monocoque era feito de aluminio e composito de aramida/kevlar com fundo de nomex; traçao integral com diferencial eletronico; distribuiçao de torque variavel entre 50/50 e 80/20 traseira/dianteira ; suspensao com oito amortecedores; sistema hidraulico que ajustava automaticamente a altura e ate sensor de pressao nos pneus trinta anos atras cara isto sem falar no motor um boxer de seis cilindros e 2 8 litros com dois turbos sequenciais e 450 cv capaz de fazer o carro chegar aos 100 km/h em 3 6 segundos e seguir acelerando ate os 314 km/h mind = blown e tem mais o porsche 959 começou a ser desenvolvido em 1981 e para testar seu sistema de traçao integral a porsche decidiu colocar o 911 com o qual o 959 tem alguns componentes em comum para competir no grupo b de rali isto acabou nao acontecendo mas ainda em 1986 o porsche 959 acabou competindo no rali dakar com jack ickx e rene metge protagonizando uma dobradinha da vitoria [youtube id= cc5_qlk4mam width= 620 height= 350 ] quer mais o maior rival do porsche 959 era a ferrari f40 caso encerrado — voce so precisa torcer para que um dos 337 exemplares apareça logo a venda volvo 480 todo entusiasta ja quis um volvo especialmente peruas absurdamente seguras e robustas que tambem dao bons carros de corrida como a emblematica 850 r no entanto se voce quiser algo diferente — praticamente uma curiosidade sobre rodas na verdade — aproveite que em 1986 o hatchback volvo 480 completa apenas trinta anos ao olhar para ele a primeira coisa que voce pensa e bem isto ai nao parece um volvo dos anos 80 isto porque o 480 foi um dos poucos modelos da marca escandinava a romper com o estilo caixote que dominava as pranchetas de seus designers na verdade seu visual e surpreendentemente bem resolvido para um carro tao obscuro que so foi fabricado em 1986 e 1987 a dianteira e baixa com farois escamoteaveis e a traseira traz um vigia avantajado que invadia parte da area das lanternas — inspirado diretamente pela belissima shooting brake p1800s e influencia no design do volvo c30 hatch apresentado em 2006 exatos 20 anos depois e o motor bem em sua versao mais potente o volvo 480 era movido por um motor 1 7 turbo de 120 cv para empurrar seus quase 1 150 kg ele nunca foi um hot hatch claro mas a gente compraria um desses mesmo assim ford sierra rs cosworth claro o escort e o mais famoso dos rs cosworth e o mais desejado aqui no brasil no entanto ele so foi lançado em 1992 — ou seja quando fizermos esta lista em 2022 vai ser animal e a gente tambem nao pode esquecer do carro que lhe cedeu as entranhas e mais importante ja pode começar a ser importado para o brasil o ford sierra rs cosworth o sierra cosworth foi criado para homologar o modelo no grupo a de turismo da fia para isto a ford recorreu a sua parceira cosworth para trabalhar o motor do carro a pedido da marca ele seria um 2 0 de 180 cv mas a cosworth so aceitaria um contrato para produzir 15 000 motores no minimo e eles nao teriam menos de 207 cv a ford topou e em 1985 nasceu o sierra rs cosworth lançado como modelo 1986 na epoca seu 2 0 turbo tornou se o primeiro motor de um carro produzido em serie a produzir mais de 100 cv por litro [youtube id= anmtpr2_ieg width= 620 height= 350 ] com motor longitudinal e traçao traseira o sierra era uma bela base para um carro de corrida e claro para um esportivo — que tal 0 100 km/h em 6 5 segundos e maxima de 240 km/h e isto ficou ainda mais evidente quando a ford simplesmente decidiu transplantar uma carroceria de escort sobre a plataforma do sierra a fim de transforma lo em um vencedor nos ralis e fez o mesmo com sua versao de rua claro o sierra pode nao ser tao bonito mas e o mais perto que se pode chegar de importar um escort rs cosworth atualmente shelby glhs em meados dos anos 1980 carroll shelby foi chamado por lee iacocca para trabalhar com a chrysler la o texano acostumado com motores grandes em cupes de traçao traseira teve que se virar com modelos menores e naturalmente menos empolgantes — reflexo dos tempos de crise do petroleo por sorte shelby sabia das coisas uma de suas melhores criaçoes na chrysler foi uma versao esportiva do dodge omni hatchback feito sobre um projeto da francesa simca que pertenceu a chrysler ate 1977 e lembrava muito as primeiras geraçoes do golf — nao apenas no visual mas na configuraçao de motor transversal e traçao dianteira era algo totalmente diferente do que shelby estava acostumado mas ele fez milagres [youtube id= zwv0d5yrhxk width= 620 height= 350 ] em 1984 shelby apresentou o dodge omni glh de goes like hell algo como anda pra diabo com motor 2 2 de 110 cv e capacidade de acelerar ate os 100 km/h em 8 7 segundos no entanto foi em 1986 que sua versao mais bacana foi apresentada o shelby glhs limitado a 500 unidades o shelby glhs goes like hell and s more ou anda pra diabo e mais um pouco tinha uma versao turbinada de 175 cv e e 24 2 mkgf era o bastante para reduzir o tempo de 0 a 100 km/h parta 6 5 segundos e aumentar a velocidade maxima para 210 km/h leia mais sobre ele aqui lembra de mais algum carro que foi lançado em 1986 e agora pode começar a ser importado para o brasil a caixa de comentarios e toda sua — com mais sugestoes legais quem sabe nao rola uma parte 2
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