leitores do flatout certamente sabem muito bem que a bugatti e muito muito mais do que o exagerado veyron a empresa original foi fundada em 1909 e ficou grande de verdade na decada de 1930 quando começou a se destacar no selvagem automobilismo do inicio do seculo 20 culminando com duas vitorias nas 24 horas de le mans em 1937 e 1939 com o type 57 tank o protagonista da historia de hoje e desta epoca um bugatti type 22 brescia trata se de uma evoluçao direta do bugatti type 13 primeiro carro de verdade da bugatti que começou a ser fabricado em 1909 o type 13 era um roadster bastante simples nao muito diferente de seus contemporaneos fabricado ate 1920 o type 13 teve 435 unidades produzidas os exemplares de rua usavam um quatro cilindros de 1 1 litro com duas valvulas por cilindro e comando no cabeçote mas alguns carros de corrida tinham cabeçote de 16 valvulas um pioneirismo a favor dos franceses como de costume o type 22 seguia o mesmo design basico do type 13 porem era um carro maior e trazia a famosa grade oval marca registrada dos bugatti que vieram depois produzido na cidade italiana de brescia o carro costumava ser chamado de type 22 brescia roadster e ele era bem mais bonito quando novo do que na foto que abre este post pode ter certeza quando foi comprado novo em 1925 este carro provavelmente era assim e ele tem uma historia bastante interessante ainda que um tanto confusa diz se que o dono anterior do carro foi o piloto frances de grand prix rene dreyfus que participou das 24 horas de spa de 1934 ao volante de um bugatti type 44 naquele mesmo ano dreyfus perdeu seu type 22 para um amigo o playboy frances adalbert bode durante uma partida de poquer em paris agora pense nisso que tipo de cara aposta um bugatti em uma partida de poquer do tipo que sabia que o carro nao valia muito na epoca talvez em 1934 um bugatti com quase dez anos de idade nao fosse exatamente algo precioso para um playboy da epoca bode que morava na suiça levou o carro para casa no entanto acabou nao ficando muito mais que um ou dois anos com ele o motivo ele nao queria pagar os impostos de importaçao conta se que durante alguns meses um fiscal de impostos visitava bode e dizia que ja havia passado da hora de oficializar a importaçao do carro e registra lo de uma vez no entanto o novo dono do bugatti nao queria pagar as taxas ou nao tinha condiçoes de acordou com outras fontes e assim em 1936 mudou se para a frança deixando o carro na suiça isto acabou deixando os fiscais em uma situaçao bastante delicada claramente o dono do carro nao se importava mais com ele e caso fosse confiscado o carro provavelmente ficaria ocupando espaço em um deposito — nao esqueça que um bugatti com alguns anos de idade nao era nada astronomicamente valioso na epoca e simplesmente nao justificaria o esforço e a burocracia assim a soluçao facil encontrada pelas autoridades suiças foi jogar o carro no fundo de um lago mais precisamente no lago maggiore em portugues lago maior que fica no sul dos alpes na fronteira entre italia e suiça a maquina ficou submersa a mais de 50 metros da superficie do corpo d agua por mais de tres decadas as autoridades provavelmente esqueceram do carro e bode tambem deve ter seguido com sua vida quem nao esqueceu no entanto foi o povo que morava nos arredores a historia logo se espalhou e com o passar dos anos passou a fazer parte do folclore local e se tornou um mito — aparentemente nao havia tecnologia acessivel o bastante para que pessoas comuns procurassem um carro que supostamente estava no fundo do lago e quem realmente poderia faze lo se e que era possivel nao tinha interesse algum contudo na decada de 1960 isto mudou buscas começaram a ser feitas e em 1967 o carro foi localizado por um mergulhador chamado ugo pillon decidiu encontrar o bugatti e ele conseguiu confirmando a historia no entanto ainda levaria algumas decadas ate que o carro fosse removido do lago neste meio tempo outras informaçoes a respeito do bugatti emergiram sacaram mas em vez de esclarecer a historia do carro tudo foi ficando cada vez mais confuso pillon notou que o carro tinha uma plaqueta que dizia george nielly 48 rue nollet paris descobriu se entao que o carro foi registrado em nome de nielly em 1930 e antes disso pertenceu a um arquiteto chamado marco schmuklerski que morava em nancy na frança que comprou o carro novo em 1925 e por isso que outras fontes dizem que o carro na verdade foi levado para a suiça tres anos depois por este primeiro dono esta outra versao da historia diz que o carro ficou com este primeiro dono ate meados dos anos 1930 quando ele decidiu voltar para a frança e deixou o carro na casa de um amigo na cidade de ticino na suiça este amigo temendo que o carro fosse encontrado pelas autoridades acabou jogando o carro no lago maior em 1937 de qualquer forma depois que foi encontrado e sua historia parcialmente desvendada o bugatti foi meio que esquecido isto durou ate 2009 quando outro clube de mergulho o centro sport subacquei salvataggio de ascona na italia decidiu tira lo do fundo do lago maior e assim eles o fizeram descobrindo que o carro estava surpreendentemente bem conservado apesar dos mais de 70 anos debaixo d agua [gallery columns= 4 link= file ids= 87909 87914 87903 87902 ] em seguida o bugatti foi leiloado as is durante a ediçao de 2010 do retromobile evento promovido anualmente pela agencia de leiloes bonham s em paris o carro foi arrematado pelo equivalente a us$ 360 mil — ou us$ 380 mil em dinheiro de hoje isto da cerca de r$ 1 5 milhao em 2015 o vencedor do leilao foi o museu mullin em oxnard na california eles decidiram nao restaurar o bugatti que esta exposto ate hoje em uma sala propria com luzes feitas para reproduzir as condiçoes de iluminaçao no fundo do lago maior e provavel que jamais vejamos o carro restaurado e rodando novamente mas isto nao e de todo ruim certas coisas devem ser deixadas exatamente como estao
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