FlatOut!
Image default
Car Culture Carros Antigos Projetos

Este Bugatti passou 73 anos no fundo de um lago – e ainda foi vendido por R$ 1,5 milhão

Leitores do FlatOut certamente sabem muito bem que a Bugatti é muito, muito mais do que o exagerado Veyron. A empresa original foi fundada em 1909 e ficou grande de verdade na década de 1930, quando começou a se destacar no selvagem automobilismo do início do século 20, culminando com duas vitórias nas 24 Horas de Le Mans em 1937 e 1939 com o Type 57 Tank. O protagonista da história de hoje é desta época: um Bugatti Type 22 Brescia. Trata-se de uma evolução direta do Bugatti Type 13, primeiro carro "de verdade" da Bugatti, que começou a ser fabricado em 1909. O Type 13 era um roadster bastante simples, não muito diferente de seus contemporâneos. Fabricado até 1920, o Type 13 teve 435 unidades produzidas. Os exemplares de rua usavam um quatro-cilindros de 1,1 litro com duas válvulas por cilindro e comando no cabeçote, mas alguns carros de corrida tinham cabeçote de 16 válvulas, um pioneirismo a favor dos franceses (como de costume). O Type 22 seguia o mesmo design básico do Type 1