depois de perguntar aos leitores quais eram seus carros de turismo favoritos e aproveitar para sugerir o nosso — o maverick berta hollywood — conseguimos diversas sugestoes bacanas que formaram a primeira parte da lista com as respostas aproveitamos tambem para esclarecer exatamente o que a fia considera um carro de turismo e que seguimos exatamente os mesmos criterios ao menos 1 000 unidades produzidas monobloco de fabrica e quatro lugares agora chegou a hora de ver a segunda e ultima leva dos carros de turismo favoritos dos leitores e do flatout omega stock car assim como seu antecessor o opala o chevrolet omega tinha motor longitudinal e traçao traseira sendo a escolha natural da chevrolet para substituir o opala na stock car da mesma forma que o opala o omega mantinha o monobloco de fabrica sua estreia na stock car foiem 1993 um ano depois de ser lançado no brasil o perfil aerodinamico era dos melhores e o motor era o mesmo dos ultimos opala que competiram — o seis em linha de 4 1 litros preparado para entregar cerca de 280 cv que acoplado a um cambio de cinco marchas e adotando o diferencial do omega com motor alemao de tres litros era capaz de chegar aos 100 km/h em cerca de 6 9 segundos se voce quer saber como estes carros andavam assista ao video onboard abaixo [youtube id= i4bo3okdeqo width= 620 height= 350 ] por cinco anos os fas do omega puderam ve lo correndo na principal categoria do automobilismo brasileiro em 1997 o modelo ja contava com um motor ainda mais potente com tres carburadores e algo proximo dos 350 cv em 1998 o omega deixou de ser produzido e no ano seguinte cedeu seu espaço na stock car ao vectra que era equipado com um v8 de 450 cv opel calibra dtm mercedes benz e bmw sao as marcas mais lembradas por sua participaçao na dtm mas nao foram as unicas a opel tambem participou do campeonato alemao de turismo com o cupe calibra como voce talvez ja saiba o calibra compartilhava a plataforma com a primeira geraçao do vectra com motor transversal e traçao dianteira ou 4x4 — o que o ajudou a ser competitivo frente aos rivais alemaes de traçao traseira [youtube id= kt o_f66r1i width= 620 height= 350 ] baseado exatamente na versao de traçao integral o calibra dtm usava um motor v6 projetado pela opel e construido pela cosworth montado em posiçao longitudinal o motor deslocava 2 5 litros e tinha comando duplo no cabeçote era capaz de produzir algo entre 420 cv e 480 cv e girar a ate 12 000 rpm a estreia do calibra na dtm aconteceu em 1993 mas o primeiro titulo so veio em 1996 quando a competiçao ja se chamava itc falamos sobre o projeto experimental que a opel desenvolveu para a temporada seguinte — o insano calibra itc zakpeed todo de fibra de carbono com aerodinamica ativa e mais de 500 cv fiat uno brasileiro de marcas para a maioria das pessoas o fiat uno e o exemplo classico de carro popular quadrado basico de acabamento espartano e funcionalidade acima de tudo no entanto sendo um hatchback leve de suspensao independente nas quatro rodas e muito bem acertado dinamicamente ele tambem fez bonito nas pistas tanto que lançado em 1984 no ano seguinte o uno ja ganhou uma versao de competiçao para o brasileiro de marcas [youtube id= 3i6ffk0lh8u width= 620 height= 350 ] o regulamento limitava o deslocamento dos motores a ate 1 3 litro no caso do uno o quatro cilindros preparado entregava 118 cv a 5 800 rpm a suspensao era mais baixa e firme e os carros tinham interior completamente depenado havia uma gaiola de proteçao integral um banco do tipo concha e o painel de instrumentos de desenho bastante rudimentar seu ano de destaque foi 1988 quando o fiat uno ficou em segundo lugar no campeonato em 1992 foi a vez da formula uno categoria monomarca criada em 1992 a versao escolhida era a 1 6r que tinha seu motor sevel de 1 6 litro e 88 cv preparado para render 105 cv e claro tinha suspensao preparada e interior aliviado toyota supra castrol tom s eis aqui outro carro de turismo que ficou ainda mais famoso por causa de gran turismo deste o primeiro game de 1997 quando nove entre dez carros disponiveis eram japoneses o supra com as cores da castrol e um dos carros mais iconicos [youtube id= jrnn8yrzlvq width= 620 height= 350 ] na vida real a equipe tom’s que atuava como equipe de fabrica da toyota no fim da decada de 1990 usou o supra com as cores da castrol para competir contra rivais do calibre do nissan skyline gt r e do porsche 911 gt1 o mais incrivel e que o motor nao era o iconico seis em linha biturbo 2jz mas sim um quatro cilindros de dois litros e 16 valvulas turbinado muito semelhante ao do corolla wrc preparado para render 480 cv com coraçao de carro de rali o tom’s supra foi superior a todos os rivais e foi campeao da categoria gtc 500 no super gt de 1997 com pedro de la rosa e michael krumm o sucesso nas pistas refletiu se em sua reputaçao no game e desde entao o carro se tornou um dos mais queridos dos fas da serie bmw 3 0 csl batmobile o bmw 3 0 csl foi uma versao aliviada do cupe new six e9 ancestral direto da atual serie 6 o modelo tinha versoes com motores 2 5 2 8 e 3 0 e junto com o 2002tii e 2002 turbo foi um dos primeiros bmw a conquistar o sucesso nas pistas no fim dos anos 1960 — mais precisamente em 1968 quando a alpina disputava os campeonatos europeus de turismo e de subida de montanha com o 2 8cs e o 3 0cs em 1971 eles precisavam de um carro mais leve para se manterem competitivos e precisando de uma produçao minima para homologaçao recorreram a bmw a fabricante respondeu em maio de 1972 com o 3 0 csl cuja sigla descreve o carro com precisao coupe sport leicht ou cupe esportivo e leve o 3 0 csl pesava 200 kg a menos que o 3 0 cs chegando a 1 310 kg — uma reduçao obtida pela remoçao de todos os acabamentos internos e isolamento acustico e pela adiçao de portas capo tampa do porta malas e para lamas dianteiros de aluminio os vidros laterais tambem foram substituidos por perspex bem mais leves o carro foi homologado em julho de 1973 e ganhou um pacote aerodinamico que incluiu para choques maiores para lamas alargados barbatanas nas laterais do capo um defletor de ar na saida do capo e uma enorme asa traseira que deu origem ao apelido batmovel ele era movido por um seis em linha de tres litros que entregava 206 cv e foi muito bem sucedido nas pistas [youtube id= bafpzmpvpei width= 620 height= 350 ] o alivio de peso deu certo a alpina faturou o campeonato de turismo europeu com derek bell harald ertl niki lauda e brian muir ao volante alem do titulo lauda a preparadora hoje fabricante tambem estabeleceu o recorde de voltas nas seis horas de nurburgring com o csl a bmw tambem passou a usar o carro e conquistou o gt championship da imsa nos eua em 1975 com sam posey brian redman e ronnie peterson chevrolet camaro sunoco em 1967 roger penske estava iniciando sua carreira como dono de equipe ele se juntou a mark donohue e se inscreveu em duas categorias do scca a us road racing championship e a trans am usando carros da lola com motor chevrolet e o entao recem lançado chevrolet camaro para aliviar o peso do carro a equipe usou banho de acido para afinar as chapas da carroceria e o camaro acabou 115 kg mais leve a carroceria ficava tao fina que so de apoiar o corpo nas superficies com um pouco mais de força elas ja amassavam — a segurança ficava por conta da gaiola em 1968 ele foi atualizado com componentes da carroceria do modelo daquele ano e participou das 12 horas de sebring e venceu na categoria trans am e terminou em terceiro lugar geral com o sucesso da tecnica comprovado logo outras equipes passaram a fazer o mesmo [youtube id= u ez8zz_no width= 620 height= 350 ] vale lembrar que estamos falando de um camaro equipado com um v8 de cinco litros com comando no bloco e capacidade para girar a mais de 7 500 rpm para entregar algo entre 450 e 500 cv brutos — potencia proxima a da formula 1 da epoca ford escort flecha de prata os fas do ford escort adoram admirar as versoes europeias do carro algumas bem bacanas que nao tivemos por aqui e project cars feitos sobre ele no entanto nosso escortinho tambem tem potencial e uma das maiores provas disso e o escort flecha de prata que competiu no campeonato brasileiro de marcas de 1992 baseado no escort xr3 o carro tinha interior aliviado gaiola de proteçao integral e um motor volkswagen ap de 1 8 litro preparado para entregar cerca de 190 cv em um carro de parcos 720 kg era mais do que o suficiente para garantir desempenho para la de competitivo — com este escort andreas mattheis conquistou os titulos das temporadas de 1992 e 1993 [youtube id= aurv91n 1w4 width= 620 height= 350 ] o ano de 1994 foi o ultimo do brasileiro de marcas e apos isto o carro acabou caindo no esquecimento ate que em 2009 o carro foi encontrado pelo piloto nene finotti que tambem e dono da preparadora lf competiçoes e decidiu recuperar o flechinha hoje o carro esta totalmente em forma para acelerar nas pistas novamente
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